Cadastre seu e-mail para receber notícias do Vitória

Você receberá um e-mail com um link, clique nele para ativar e confirmar sua inscrição. Caso não tenha recebido, cadastre-se novamente.

[MSMV] MANIFESTO EM DEFESA DO TORCEDOR*

Somos Mais VitóriaMANIFESTO EM DEFESA DO TORCEDOR*
Por: Franciel Cruz

A primeira vítima de uma guerra, conforme sentenciou o senador americano Hiram Johnson, é a verdade. E nesta inconsequente batalha pelos direitos de transmissão dos jogos, que tem assolado o futebol brasileiro nos últimos dias, não tem sido diferente. O clima de beligerância e as acusações mútuas servem apenas para ocultar interesses inconfessáveis. No entanto, esta falta de transparência e a disseminação da mentira poderão ferir de morte a já tênue organização deste esporte que mobiliza as paixões do povo brasileiro. Aliás, nestas tenebrosas transações, como de costume, o povo/torcedor tem sido completamente escanteado.

Mas chegou a hora de mudar o jogo e colocar o torcedor no centro deste debate, que até agora tem se pautado meramente por um mercantilismo desenfreado. É inaceitável que a torcida, principal razão de ser do espetáculo, não seja levada em consideração neste momento de tão relevantes decisões que poderão definir os rumos do futebol brasileiro.

É importante ressaltar que a redenção nacional, como querem nos fazer crer, não passa pela escolha desta ou daquela TV para transmissão dos jogos. Os torcedores devem estar atentos para mudar o foco do debate. Em vez de tratar apenas de cifras, é imperioso colocar a cidadania no centro da discussão.

É preciso, portanto, que se estabeleçam garantias de que o calendário será cumprido, que não ocorrerá a tradicional e infame ‘virada de mesa”, que os jogos acontecerão em horários minimamente razoáveis e que também seja preservado, ou até ampliado, o respeito às diversidades regionais. Não se pode aceitar a ‘espanholização’ do futebol no Brasil. Somos um país com dimensões continentais, multifacetado, e não podemos ser reduzidos a uma república binária, onde apenas dois times transformem todos os outros em reféns.

Afinal, o abismo entre os clubes centrais e os periféricos já é enorme. Não é hora de aprofundá-lo, mas sim de reduzi-lo, pelo bem da própria competitividade do futebol nacional. É necessário inverter a lógica atual, garantindo mais igualdade de oportunidades e a diminuição das disparidades. Não é, definitivamente, a hora de ampliar o já injusto modelo vigente.

É necessário, porém, que os torcedores dos clubes que estão em litígio tenham consciência de que o embate não deve se dar contra os outros torcedores, mas sim contra a cartolagem e suas nefastas práticas políticas. É imperioso que saiamos desta armadilha que querem nos impor. Nossas paixões clubísticas não devem nos cegar diante da batalha maior, que é a luta por respeito ao torcedor e a democratização de nossos clubes.

Aliás, o debate só tomou este viés arbitrário porque ainda não há uma efetiva participação dos torcedores nos destinos de seus clubes, que sempre foram tratados como monarquias ou capitanias hereditárias.

Diante deste quadro, o Movimento Somos Mais Vitória (MSMV) vem a público conclamar os torcedores de todos os clubes à luta, inclusive judicial, para que o futebol seja motivo de orgulho – não de vergonha. Vamos continuar defendendo nossas cores, mas sem perder a perspectiva da batalha cotidiana por cidadania e respeito. É hora de o torcedor fazer história.

P.S. NOSSO MANIFESTO ACABA DE GANHAR REPERCUSSÃO NO TERRA MAGAZINE. CONFIRAM NESTE LINQUE http://terramagazine.terra.com.br/interna/0,,OI4966832-EI6598,00-Torcedores+do+Vitoria+criticam+briga+de+cartolas+e+emissoras.html

* Este texto é fruto da reunião extraordinária do MSMV, ocorrida no último sábado, dia 26. Na ocasião, deliberamos também que vamos cobrar, de modo firme, ações concretas da atual diretoria, assim como uma maior transparências nas ações. Tais cobranças serão feitas através de outra carta pública e também com outros tipos de ações que serão definidas em nosso próximo encontro.
__________
Comentários
0 Comentários

postar comentário(s):

Postar um comentário

Siga o ECVitóriaNotícias no Twitter: @ecvnoticias

Últimas notícias

Postagens populares (última semana)

Postagens populares (últimos 30 dias)

CAMPEONATO BRASILEIRO 2014 (28ª rodada)

Jogo ao vivo: Sport x VITÓRIA .


Dia: 12/10/14 (domingo)

Horário: 18:30h (hor. de Brasilia)


Links das rádios/tv na web:


Rádio Metrópole 101,3 FMRádio Transamérica 100,1 FMRádio TudoFM 102,5Rádio Itapoan 97,5 FMRádio CBN 100,7 FMRádio Sociedade 740 AMRádio Excelsior 840 AM