Cadastre seu e-mail para receber notícias do Vitória

Você receberá um e-mail com um link, clique nele para ativar e confirmar sua inscrição. Caso não tenha recebido, cadastre-se novamente.

Camisa do Vitória 2010: marca, modelo, qualidade...

Recentemente Jorginho Sampaio (vice-presidente executivo) disse em uma entrevista que o Esporte Clube Vitória está prestes a divulgar o seu novo fornecedor de material esportivo para 2010: Penalty ou Olympikus. E o que falta para definir são alguns detalhes, que todo mundo sabe que é o $$$.

// UPDATE 22/12/09 - Veja as fotos das camisas PENALTY do Vitória 2010 (padrões 1 e 2)

O torcedor infelizmente hoje tem que se adaptar, e nem sempre o fornecedor de material poderá ser o que a maioria da torcida quiser, questões que envolvem valores, retorno e visibilidade da marca falam mais alto que: qualidade, layout da camisa e é claro se ela vai ou não agradar o torcedor. Isso não parece lógico né, afinal as camisas a serem confeccionadas serão compradas pelos próprios torcedores!

Em 2009 tivemos uma nova marca de material esportivo, a quase desconhecida CHAMPS. Foi feito um acordo entre as partes (Vitória e Champs) em que as duas sairiam ganhando, mas não foi bem isso que aconteceu. A promessa de $$$ para o Vitória acabou parando no meio do caminho, aliás, o que era pra ser 3 anos não durou 1, além disso o material foi questionado por muitos torcedores. Para não ficar sem fornecedora, o Vitória fez um outro acordo para ficar com a Champs até o final deste ano.

Estamos agora em um momento de transição e o torcedor vive a expectativa para conhecer a nova fornecedora e os novos modelos de camisas. Sem dúvida nenhuma que a parte financeira irá ser bom para o clube, mas não vamos esquecer que do lado de cá (dos torcedores) torce para uma empresa que possa fornecer camisas (e outros itens) de qualidade. Em alguns grupos de amigos ou em comunidades a Olympikus ganha com vantagem na escolha, mas acho que o que vai valer mesmo é o conjunto de tudo que falei.

Foto: Camisa do Vitória TOPPER
E finalmente outro ponto, também ouço e leio muitos torcedores querendo que o padrão 1 do Vitória seja com listras VERTICAIS e não as atuais listras HORIZONTAIS. Até hoje eu tenho inveja das pessoas que possuem a camisa da TOPPER de 2002 e 2003 (foto) com listras VERTICAIS e o escudo no centro, nessa época eu ainda não tinha condições para comprar um camisa oficial.

Não que eu não goste das listras horizontais, mas esse modelo específico eu gostei muito. A camisa de 2007 mesmo eu gostei, ficaria melhor se não tivesse os anúncios da Canal Jeans.

Por: Lucas Serra

E você, como prefere que seja a camisa do Vitória para 2010?
__________

Fotos do Barradão em Chamas (28/10/09)

Eu já havia postado ontem alguns vídeos do Barradão em Chamas, agora eu estou postando algumas fotos:

Foto: Barradão em Chamas

Foto: Barradão em Chamas

Foto: Barradão em Chamas



__________

Fotos do novo Bandeirão da TUI - 28/10/09

Segue abaixo algumas fotos do novo bandeirão da TUI, que foi apresentado à nação rubro-negra ontem contra o Corinthians. Realmente é gigante, ficou muito bonita mesmo, parabéns á TUI pela nova bandeira e pelo apoio durante os 90 minutos dos jogos do Vitória.

Foto do novo Bandeirão da TUI - 28/10/09
Foto do novo Bandeirão da TUI - 28/10/09
Foto do novo Bandeirão da TUI - 28/10/09
__________

Vídeos do Barradão em Chamas - 28/10/09

Veja também algumas fotos do Barradão em Chamas!



__________

Vitória 0 x 1 Corinthians - 28/10/09 - Torcida faz festa mas o time não corresponde em campo

home / menu / campeonatos / brasileirão 2009 / partida 32ª rodada

Foto: Destaque para Wallace e Vanderson do Vitória
A torcida fez uma bela festa na noite de ontem (28/10) no Barradão, foram 3.000 piscas (Barradão em Chamas) nas arquibancadas para prestigiar o time, mas em campo o time não correspondeu. Poucos chutes à gol e falta de organização no meio de campo foram determinantes para a derrota por 1 a 0.

O primeiro tempo não foi um dos melhores do Vitória no Barradão, apesar de ter marcado na saída de bola do Corinthians, a equipe acabou errando na parte ofensiva, e levou pouco perigo ao gol de Felipe. O melhor lance do Vitória saiu aos 27 minutos na cabeceada de Leandrão, a bola bateu na trave esquerda de Felipe. Enquanto o Corinthians já havia levado perigo no 1º minuto do jogo no chute de Defederico e aos 9 minutos na cobrança ensaiada de falta, que para sorte do Vitória a bola bateu pelo lado de fora do gol. Ronaldo mal tocou na bola e algumas vezes estava impedido.

Infelizmente pouca coisa mudou no segundo tempo. O Vitória não conseguiu fazer nenhum gol, Leandrão não correspondeu às expectativas. Roger entrou e também não fez. Por pouco o Vitória tomava um gol no vacilo de Viáfara, mas não adiantou, pouco tempo depois aos 21 minutos Jucelei lançou em profundidade para Defederico que ficou sozinho de frente para Viáfara, ele chutou na saída do goleiro e fez o único gol da partida. Vitória 0 x 1 Corinthians. O Vitória sentiu o gol e até a partida terminar insitiu nas jogadas pela direita com Nino, entretanto a zaga do Corinthians soube neutralizá-las. O último lance do jogo Roger mandou pra fora.

// Assista o vídeo do único gol da partida.
// Assista os vídeos do Barradão em Chamas.
// Veja as fotos no novo bandeirão da TUI.

O rubro-negro baiano estava irreconhecível em campo, não parecia que estava jogando no Barradão. Perdeu a sua segunda partida em casa no Brasileirão, e acabou sendo ultrapassado pelo próprio Corinthians (9º) que agora soma 45, contra 44 do Vitória (10º).

A próxima partida do Vitória será no próximo domingo (01/11) às 17:00h (horário de Salvador) contra o Coritiba no Estádio Couto Pereira pela 33ª rodada do Brasileirão.

Por: Lucas Serra
Foto: Globoesporte.com

Resultados da 32ª rodada do Brasileirão 2009:
28/10/09 (quarta-feira)
Atlético-PR 1 x 1 Santos
Botafogo 1 x 0 Náutico
Grêmio 3 x 1 Avaí
Cruzeiro 3 x 2 Santo André
São Paulo 1 x 0 Internacional
Vitória 0 x 1 Corinthians
Barueri 2 x 0 Flamengo
29/10/09 (quinta-feira)
Palmeiras 4 x 0 Goiás
Fluminense 2 x 1 Atlético-MG
Sport 1 x 1 Coritiba

Veja a Tabela de classificação.
Veja apenas os jogos do Vitória.
Veja a artilharia completa.
__________

Vídeo do gol de Vitória 0 x 1 Corinthians - 28/10/09 - 32ª rodada do Brasileirão 2009

home / menu / campeonatos / brasileirão 2009 / partida / vídeo

Vídeo do gol:


Compacto do jogo:

Vídeos: FutebolBahiano.com

Gol: Defederico aos 21 min/2ºT.

Veja a Tabela de classificação.
Veja apenas os jogos do Vitória.
Veja a artilharia completa.
__________

10 motivos para ir ao Barradão para ver "Vitória x Corinthians" - 28/10/09

O Vitória joga hoje (28/10) contra o Corinthians pela 32ª rodada do Brasileirão 2009. O torcedor rubro-negro tem vários motivos para comparecer ao Barradão:

1- É o Vitória que está jogando, e isso já vale qualquer outro motivo;

2- O time vem jogando bem e está com o segundo melhor aproveitamento dentro de casa, precisamos apoiar para continuarmos bem.

3- Estamos na série A, ainda com chances (mesmo que seja pequena) de ir para Libertadores;

4- Ajudar o clube com a compra do ingresso. Você quer ou não quer um time mais forte?

5- Será o dia do Barradão em Chamas!! 3.000 piscas imuminará todo o Barradão!

6- A TUI inaugurará sua nova e gigante bandeira, comemorando 12 anos!

7- Os juniores do Vitória farão o baVI genérico, contra o Bahia de Feira às 18:30h pela Copa Governador do Estado.

E aí, são ou não bons motivos?

Por: Lucas Serra
__________

Mancini vetou homenagem a Ramon Menezes

Acabou de sair esta nota no LeãodaBarra.com. Vagner Mancini sabe o que faz, e se for para ter mais concentração para a partida, então que seja assim. A homenagem que me refiro é a do Reizinho da Toca.

Mancini vetou homenagem a Ramon Menezes

Treinador Vagner Mancini vetou a homenagem que os torcedores iriam fazer a Ramon, confira a nota divulgada por um dos organizadores da homenagem:

"Venho, por meio deste comunicado, dar uma triste noticia a aqueles que contribuíram e também a aqueles que torceram pelo sucesso da homenagem. Recebemos ontem a noticia de que nosso treinador, Vagner Mancini, teria vetado a homenagem a Ramon por achar que iria tirar a concentração e o foco para o jogo.

Dessa forma não poderemos mais entrar em campo para entregar a placa para Ramon, mas para a homenagem não ficar totalmente prejudicada, tentamos achar uma solução, mas para ela ocorrer vamos precisar do nosso Rei da toca mais uma vez! Caso Ramon marque um gol amanhã estará completando uma marca histórica, e seria homenageado oficialmente no próximo jogo aqui contra o Barueri, e ai teremos a autorização de fazer a NOSSA homenagem, a homenagem da torcida.

Nós vamos torcer muito para isso acontecer, mas não vamos ficar esperando um gol a cada rodada até porque está tudo pronto. Então, caso Ramon não marque um gol amanhã, existe a possibilidade de Roque Mendes convocar a imprensa local e Ramon ser homenageado durante um treino na Toca e com a torcida convocada para comparecer e prestigiar.

Sei que é uma péssima noticia para todos que estavam ansiosos para ver a bandeira, mas nós tentamos de tudo para ela acontecesse amanhã, porém o treinador e a diretoria preferiram que fosse feita em outra oportunidade e só coube a nós respeitar aquilo que nos foi passado.

Atenciosamente,

Rodrigo Fonseca Argolo (Digu Argolo)
__________

Resultado da rifa do "Barradão em Chamas"

O sorteio da rifa do "Barradão em Chamas" foi ontem (27/10), conforme a postagem do início da projeto:

Quem sorteará o prêmio é o próprio Presidente do Vitória Jorge Sampaio no dia 27/10, podendo ser acompanhado pelos concorrentes, iremos filmar o sorteio e divulgar o resultado no mesmo dia. Os prêmios serão entregues 30 minutos antes da partida contra o Avaí (08/11/09), próximo a loja do SMV no Barradão.

Confira a relação dos torcedores que foram sorteados para ganhar brindes do projeto:

Prêmio - Sorteado - Nº Bilhete - Final do Telefone

Sapato - Anselmo Mano - 350 - N/A
Bola Vôlei - Carlos Alberto - 198 - 1552
Bola Fut.- Nilton Freire - 554 - 5713
Bola Fut. - Aline Mondreto - 003 - N/A
Mochila - Digão - 431 - 7320
Agasalho - João Dantas - 445 - 7519
Camisa 08 - Grasiel - 243 - 0884
Camisa 09 - Jonas Grisante - 200 - 6040
Camisa 09 - Rodrigo Caldas - 203 - 4057
Camisa 09 + 15 Chopps - Hugo Tihuana - 608 - 4498

Os responsáveis pelo movimento agradecem ao Esporte Clube Vitória, ao Marketing do ECV, a Loygus Camisetas, ao Divino Bar e a todos os torcedores que contribuíram adquirindo as rifas e fazendo doações.

Parabéns para os idealizadores e também para os torcedores que participaram da rifa.
__________

Jorginho Sampaio fala sobre Ramon, Leandrinho, Viáfara, material esportivo e outras coisas

O Vice-Presidente Executivo do Esporte Clube Vitória, Jorge Sampaio (mais conhecido como Jorginho) falou mais uma vez ontem à noite em um rádio (Tudo FM) sobre assuntos que interessam o torcedor rubro-negro. Mais uma vez eu vou tentar reproduzir o conteúdo da pequena entrevista, lembre-se que nem sempre será as palaveas exatas que ele disse, mas muito próximo. Uma observação: já disse aqui em outra postagem que estou escutando a Tudo FM, mas a prioridade é sempre ouvir um funcionário, dirigente ou jogador do clube, independente da rádio, ok?

A primeira pergunta feita foi sobre a possível saída de Ramon Menezes para o Itumbiara-GO. Jorginho disse que é muito difícil algum time tirar Ramon do Vitória. Além do jogador gostar de Salvador, as negociações para que ele esteja no elenco em 2010 já começaram (o contrato vai até 31/12/09) e tem certeza absoluta que anunciará em breve a renovação. Disse ainda que não teve nenhum comunicado oficial do Itunbiara-GO, comentou que o time de Goiás recebe apoio da prefeitura da cidade.

Sobre a expulsão do lateral Leandrinho contra o Atlético-MG, disse que ainda não conversou com o jogador, está esperando o clime tenso se acalmar, o jogador esfriar a cabeça depois da derrota. Jorginho analisou o lance do pênalti e que de forma absurda o árbitro marcou, por isso a reclamação de Leandrinho, que por sinal está justificada. Se surpreendeu com a atitude do jogador, que é experimentado, tranquilo. A expulsão se deu em nova reclamação com o árbitro que amarelou o volante Magal. "Nós entendemos a reação e vamos conversar com ele, já adianto que nada vai acontecer com o jogador, apenas vai ter uma conversa", complementa Jorginho.

Planejamento de 2010. Foi perguntado quantos jogadores foram procurados para renovação de contrato. "Nós não vamos falar de números agora, muitos já estão em negociação. Vamos contratar poucos jogadores, o atual elenco está fazendo uma boa campanha, e como é o desejo da torcida e da diretoria, vamos renovar com vários jogadores", disse Jorginho. Ainda disse que vai focar o binômio "qualidade técnica" e "fator financeiro".

Vanderson sem sombra de dúvida está nos planos para 2010. Já são quatro temporados no Vitóiria e vai renovar para a quinta temporada. Um extraordinário jogador que tem muita história com o clube. O mesmo deve acontecer com Viáfara. Ídolo da torcida rubro-negra, o jogador está bem em Salvador, e é uma grande renovação para 2010, prioridade 0001!

A saída de Derlei praticamente está definidada, Perdiz que está negociando. O jogador está sendo muito profissional e deve receber uma parte pequena do contrato.

Penalty ou Olympikus
Perguntado sobre a empresa de material esportivo, disse que conversou com o diretor de Marketing, Ricardo Azevedo, e que as negociações já está a 45 minutos do 2º tempo, ou será a Penalty (site) ou a Olympikus (site), em breve será anunciada. Sobre a Champs, disse que pelo o que sabe, para 2010 é alguma das duas citadas.

E para finalizar, sobre a expectativa de público para a partida contra o Corinthians na quarta-feira (28), disse que espera lotação máxima, 35.000 torcedores. "A torcida precisa reconhecer o trabalho da diretoria com essa bela campanha no Campeonato Brasileiro da série A, que é muito difícil. Vamos continuar sonhando com a vaga na Libertadores, vamos ter o Barradão em Chamas, foguetório e será uma bela festa. Vamos reconhecer, que estamos no caminho certo", finalizou Jorginho.

Por: Lucas Serra [twitter]
__________

O EC Vitória (infelizmente) é um "bom visitante"

Como todos sabem, o Vitória é um "bom visitante" na visão do time adversário é claro. Das 16 partidas que jogou fora do Barradão o Vitória só conseguiu 2 vitórias e 4 empates, somando apenas 10 pontos, aproveitamento de 20,83%. Perde apenas para o Fluminense, Náutico, Grêmio e Sport. Desses 4 times só o Grêmio não está na zona de rebaixamento.


Entretanto o Vitória tem uma das melhores campanhas dentro de casa. São 10 vitórias, 4 empates e 1 derrota (para o São Paulo). Só perde para o Grêmio que tem 11 vitórias, 4 empates e nenhuma derrota (único invicto em casa). Mas esse não é o foco desta postagem.

Sabe onde está o principal fator para o Vitória ser tão ruim fora de casa? No ataque, isso mesmo. O rubro-negro é o 2º pior time com gols fora, fez apenas 12 gols em 16 partidas, só perde para o "fenomenal" Corinthians, o nosso próximo adversário, que fez apenas 11 gols em 15 partidas.

Só fizemos mais de 1 gol em 3 partidas: Atlético-PR (vencemos por 2 x0), Goiás (perdemos por 3 x 2) e Botafogo (vencemos por 3 x 1). Nota-se que das 3 vezes que fizemos mais de 1 gol, vencemos 2 partidas! Por pouco não empatamos com o Goiás.

Mas sabe por que estou escrevendo isso? Porque já estou preocupado com 2010. Alexi Portela e Jorginho Sampaio já disseram que não vão fazer muitas contratações e que vão aproveitar mais os jogadores oriundos da base, e será que entre eles tem um bom camisa 9? Será que não vão querer pagar o salário de um bom centro-avante? Quando sabemos a causa do baixo rendimento fora de casa? É bom que se liguem nisso.

Por: Lucas Serra
__________

Novo mascote do Vitória pode estrear dia 28/10 (quarta-feira) contra o Corinthians

Quarta-feira pode ter mais um estréia: o novo mascote do Esporte Clube Vitória. Pelo visto não fizeram muitas alterações para o mascote apresentado em maio/09. Alguns torcedores gostariam de ver um mascote com cara "mais feroz", mas acredito que o "foco" dos mascote seja mesmo a turma infantil.

Para este dia a torcida prepara o Barradão em Chamas, uma homenagem para Ramon Menezes e a TUI o bandeirão gigante em comemoração aos 12 anos da torcida organizada.

Sem dúvida alguma quarta-feira contra o Corinthians a torcida promete lotar o Barradão, e em troca o time do Vitória só precisa fazer uma coisa: brocar o Corinthians e conquistar mais 3 pontos!!

Confira as imagens do layout do novo mascote:




Mensagem do Marketing do Vitória:

Caros torcedores, nosso novo projeto, desenvolvido em parceria com Ziraldo, deve ser apresentado na próxima quarta, antes do jogo contra o Corinthians. Desenvolvido na oficina da empresa Big Format, em São Paulo, o boneco utiliza moderna tecnologia de construção em três dimensões, o que garante excelentes efeitos de movimento.

A entrega será feita pela empresa ainda hoje, em São Paulo, e confiamos no transporte contratado via aéreo para garantir a presença deste importante ingrediente em nossa festa de quarta. Estamos na torcida!
__________

Ingressos para Corinthians x Vitória - 28/10/09 (valores e locais de venda)

Os ingressos para Vitória x Corinthians, dia 28/10 às 20:50h (Horário de Salvador), podem ser encontrados nas bilheterias do Estádio Manoel Barradas e nos tradicionais postos. A partida é pela 32ª rodada do Brasileirão 2009.

PREÇOS

Arquibancada

R$: 40,00 Inteira
R$: 20,00 Meia

Cadeiras: (Exclusivo para torcedor do Vitória)
R$: 80,00 Inteira
R$: 40,00 Meia


LOCAIS DE VENDA

BILHETERIAS/BARRADÃO
Rua Artêmio Valente – Bairro: Nossa Senhora da Vitória
Segunda e terça-feira - das 9h às 17h
Dia do jogo: a partir das 9 horas até 15 minutos do seguindo tempo

ESTAÇÃO RUBRO-NEGRA
SHOPPING PARALELA
Loja no 1º piso – Entrada principal
Terça e Quarta-feira - das 9h às 17h

LOJA DO LEÃO
-SHOPPING CENTER LAPA
Loja no 3º Piso – próximo à Riachuelo
Terça e Quarta-feira - das 9h às 17h

-SHOPPING CAPEMI
Ao lado do Shopping Iguatemi - entrada principal
Terça e Quarta-feira - das 9h às 17h

LOJA BAHIA MULHER
Rua Frederico Costa - 130 – Bairro de Brotas (ao Bradesco/Bompreço)
Terça e Quarta-feira - das 9h às 17h


AVISO
Criança até 12 anos (apresentando RG) não paga ingresso na arquibancada, mas não tem direito a ir para as cadeiras.
__________

Atletico-MG 1 x 0 Vitória - 24/10/09 - O Vitória joga bem, mas não consegue empatar o jogo

home / menu / campeonatos / brasileirão 2009 / partida 31ª rodada

O partida começou movimentada para os dois lados. O Vitória estava todo fechado no seu campo e estava bem posicionado, mas errava muito no passe de bola e deixava o Atlético sair tocando pelo meio. Fábio Ferreira, Wallace e Uelliton foram bastante requisitados e sempre que podia tirava a bola. Já no ataque Roger ficava isolado na frente esperando os longos lançamentos de Magal, Jackson e Gláucio, e como sempre acabava se atrapalhando com a bola. O gol saiu aos 27 minutos, no contra-ataque do Atlético, Diego Tardeli tocou de primeira no canto esquerdo de Viáfara.. Atlético-MG 1 x 0 Vitória. . E não foi depois do gol que o Vitória passou a jogar mais bola?

O Vitória começou a tocar mais a bola e sair da retranca. Nas poucas chances reais de gol Roger fazia besteira. Um dos poucos chutes a gol foi de Uelliton aos 31 minutos, mas o goleiro não teve dificuldade. Nos minutos finais da primeira etapa o rubro-negro mandava no jogo. Viáfara ainda salvou o Vitória no belo chute de Serginho.

No intervalo Mancini fez 2 substituições, entraram Neto Berola e Leandrão, sairam Nino Paraíba e Roger. E o Vitória começou o 2º tempo querendo o empate. Aos 13 minutos Neto Berola toca para Gláucio que chuta, mas bate na zaga. Logo no próximo minuto Willian chuta da meia lua e pasa perto da trave de Carini. A partida estava muito corrida, o Atlético chegou perto do gol com Thiago Feltri, mas Viáfara fez bonito. O Vitória estava muito próximo do empate.

A melhor chance de gol do Vitória foi aos 24 minutos, Neto Berola chuta, o goleiro rebate e o próprio Neto cruza para Gláucio, mas a bola bate na trave passa para o outro lado da tarve pelo lado de fora! E a outra melhor chance do Atlético foi aos 29 minutos quando o árbitro marcou pênalti de Uelliton em Diego Tardeli, ele mesmo foi cobrar e chutou para fora. Antes de terminar o jogo, Leandro acabou sendo expulso após reclamar da falta e cartão amarelo de Magal.

// Assista o vídeo do gol da partida.

O próximo jogo do Vitória é na próxima quarta-feira (28/10) às 20:50h (horário de Salvador) contra o Corinthians pela 32ª rodada do Brasileirão. O jogo do Barradão em Chamas!

Por: Lucas Serra

Confira os resultados da 31ª rodada do Brasileirão 2009:
19/07/09 (domingo)
Flamengo 2 x 2 Botafogo
21/10/09 (quarta-feira)
Santo André 2 x 0 Palmeiras
24/10/09 (sábado)
Náutico 2 x 1 Barueri
Atlético-MG 1 x 0 Vitória
25/10/09 (domingo)
Santos 3 x 4 São Paulo
Coritiba 3 x 2 Atlético-PR
Internacional 1 x 0 Grêmio
Goiás 2 x 2 Fluminense
Corinthians 0 x 1 Cruzeiro
Avaí 2 x 2 Sport

Veja a Tabela de classificação.
Veja apenas os jogos do Vitória.
Veja a artilharia completa.
__________

Vídeo do gol de Atlético-MG 1 x 0 Vitória - 24/10/09 - 31ª rodada so Brasileirão 2009

home / menu / campeonatos / brasileirão 2009 / partida / vídeo


Vídeo: FutebolBahiano.com

Gol: Diego Tardeli aos 27min/1ºT.

Veja a Tabela de classificação.
Veja apenas os jogos do Vitória.
Veja a artilharia completa.
__________

Torcida vai homenagear Ramon Menezes

Ramon Menezes - EC Vitória
A partida contra o Atlético-MG ainda será amanhã (24/10) , mas parece que o foco da torcida é mesmo na partida no Barradão contra o Corinthians na próxima quarta-feira (28/10). A torcida organizou o Barradão em Chamas, a Torcida Organizada Os Imbatíveis (TUI) comemorará os seus 12 anos de fundação e agora o pessoal vai homenagear Ramon Menezes, mas para isto necessita de sua colaboração. Veja como você pode fazer isso, o texto foi copiado do LeãodaBarra.com.

Torcida se mobiliza pra fazer grande homenagem ao Reizinho da Toca

Na próxima quarta-feira, antes do confronto contra o Corinthians, a torcida do Vitória promete fazer uma grande festa no Barradão. Além dos milhares de piscas espalhados pelo estádio, os rubro-negros pretendem homenagear o grande ídolo Ramon por todos os serviços prestados ao Esporte Clube Vitória.

Torcedores devem fazer uma bandeira com o rosto do ídolo estampado, uma placa de agradecimento e coroá-lo para eternizar nosso camisa 10 como o Rei da Toca, assim como foi feito outrora com Rick e Arturzinho.

Mas para isso acontecer, é necessária a colaboração da torcida rubro-negra. Qualquer valor é muito importante. Quem puder e quiser contribuir pode depositar nas seguintes contas:

BANCO REAL
Agência: 0747
C/C: 1748195
Titular: Cesár Chammas
E-mail: a_t_e_u@hotmail.com

BRADESCO
Agência: 1707
C/C: 165.020-3
Titular: Marcus Laert Martins Motta
E-mail: marcuslaert@gmail.com

Após o depósito, favor confirmar por e-mail.

Colabore! Faça parte desta grande homenagem ao nosso Reizinho!

UPTADE 23/09/09 - Mancini vetou homenagem a Ramon Menezes
__________

Jorginho Sampaio conversou com a equipe da rádio TUDO FM

Jorginho Sampaio
Jorginho Sampaio (foto), Vice-presidente Executivo do Esporte Clube Vitória, concedeu uma breve entrevista por telefone à rádio TUDO FM (102,5) ontem à noite para e Equipe Gol* e vou mais uma vez tentar reproduzir a conversa.

*Equipe composta por: Marcos Pimenta, Sinval Vireira, Emerson Ferretti, Elton Serra, Marcelo Sant'ana, Jailson Baraúna, Bruno Queiroz e Jorge Catugy (tomara que não tenha esquecido de ninguém).

Mais uma vez a ideia de fazer uma equipe com a folha salarial menor que este ano foi afirmada, antes por Alexi Portela, e agora por Jorginho Sampaio. Disse que essa "política" já começou com a contratação de revelações do Campeonato Baiano deste ano Badio, Neto Berola, Robert e Robinho, com contratos mais longos, de 3 anos.

No planejamento para 2010 tem a preocupação de fazer um time mais enxuto, que se possa errar menos nas contratações. Comentou que o Vitória tem uma das menores folhas salariais e que pela atual posição na tabela de classificação o time está de parabéns, vide o Fluminense que tem uma folha muito alta e está na lanterna.

A conversa com o goleiro Viáfara para renovação já começou, apesar de estar bem cotado no mercado brasileiro tem vontade de continuar defendendo a camisa do Vitória para 2010. Sobre a renovação de contrato de outros jogadores preferiu não comentar agora, só depois que terminar o Campeonato Brasileiro.

Sobre Apodi, disse que o jogador está passando por uma fase muito difícil, a perda de um pai para quem já passou por isso deve saber o quanto é complicado.

Perguntado sobre Derlei, disse que essa semana o jogador está conversando com o clube sobre a sua saída. "O jogador foi aprovado em todos os exames pelo Departamento Médico", disse Jorginho, e que por um acidente doméstico acabou machucando o joelho, o médico (não deu para anotar o nome) tratou mas não conseguiu resolver. Derlei que já tem seu pé-de-meia está sendo muito profissional na questão de valores.

E para finalizar, disse que Marco Aureléio está afastado do elenco, mas que continuará recebendo o salário até o final de seu contrato, em dezembro deste ano. O passe pertence à Portuguesa, e por isso não poderia devolver o jogador.

Por: Lucas Serra

Logo Tudo FM - 102,5
PS-Estou gostando do programa da Equipe Gol, apesar de ser bem descontraído e dispojado, tem muito profissionalismo. Os comentaristas são responsáveis e informados. Talvez por ser uma equipe mais "jovem", eu tenha mudado de rádio. Antes eu escutava a Metrópole, tem um comentarista lá que peguei um pouco de antipatia, basta eu ouvir a voz dele que eu já sei que vem crítica, aliás é o que ele faz 90% das vezes.
__________

Fotos: Aniversário de Vanderson na Loja do Leão

Vanderson comemora 30 anos hoje (22/10), mas a comemoração com a torcida rubro-negra foi ontem à noite na Loja Toca do Leão do Edifício Capemi.

Vanderson, o pitbull e gladiador rubro-negro, merece o nosso parabéns pelo trabalho prestado com garra, suor e sangue ao Esporte Clube Vitória. Merece também o parabéns por sua educação e carisma com a torcida rubro-negra.

O blogueiro Fábio Monteiro fez um pequeno retrospecto de Vanderson no Vitória. Vale a pena conhecer ou relembrar um pouco mais sobre este grande jogador.

As fotos são do blog da rubro-negra Larissa Dantas.

Vanderson - EC Vitória
Vanderson - EC Vitória
Vanderson - EC Vitória
Vanderson - EC Vitória
Vanderson - EC Vitória
__________

Pai de Apodi não resistiu a câncer no fígado. Deixou quatro filhos

Segue abaixo uma matéria de Angelo Paz, que saiu no jornal impresso Correio hoje (21/10/09) sobre o falecimento do pai do lateral do nosso Vitória Apodi.

Pai de Apodi não resistiu a câncer no fígado. Deixou quatro filhos

A Toca amanheceu triste. Nem sequer uma musiquinha no vestiário dos Leões, como de costume. O sempre gaiato Apodi estava longe, em Natal, capital potiguar. A morte de seu Alcivam, papai do queridinho, mexeu geral com a rapaziada. Treino sem risos, semblantes fechados.

Um câncer no fígado interrompeu a vida do conhecido Mazarope, 43 anos, já no fim da tarde de segunda. Sem perder tempo, Apodi pegou o último voo da noite pra Natal, onde seu pai e ex-goleiro do pequenino Poço Tilom havia falecido num hospital.

A fatalidade veio apenas um mês e meio após a descoberta da doença. Tudo contado por Roberto Freitas, amigaço da família.

Em descanço do almoço esperava dar o horário pra pegar 13km da cidade de Apodi até Felipe Guerra, onde aconteceu o enterro, às 16h. "Apodi ainda gastou uns 20 mil com ele, mas não teve jeito", contou, triste ao celular.

Bem antes disso, lá pelas dez e meia da matina, os mais chegados ao lateral deixavam o trino. Vanderson desabafou: "Foi tudo sério, desanimado. Vamos dar força a ele. Sabemos como dói. O Vitória vai jogar por ele também no sábado", disse, suspenso do duelo com o Atlético Mineiro.

PLANTIO - Apesar de abatido há umas duas, três semanas, Apodi preferiu não abrir a história com a imprensa. Muito se falava da sua bola, da queda de rendimento nos últimos jogos. O papo sempre foi de questão tática. Mas agora não há dúvidas, havia algo mais nessa história de má fase.

Parceiro fiel, Leandro Domingues confirma a influência. "Mexeu com ele, sim. Ele pode até ter esquecido na hora do jogo, mas o dia-a-dia muda. O cara fica mais pra baixo. Problemas de família é complicado", comenta.

Uma infância difícil, de trabalho pesado no mato. Irritado com brigas em casa, ainda aos 12 anos, Apodi pediu moradia no sítio do tio Antonio Souza. O Titoin era considerado como pai. Com ele, plantou muito milho e feijão pra garantir o rango. Mas pai biológico, seu Alcivam, esteve sempre perto.
__________

Qual a melhor fórmula para o Vitória montar o elenco de 2010?

A questão das "contratações para o próximo ano" é um assunto recorrente todos os anos, principalmente agora com a atual gestão de Alexi Portela que tenta a todo o custo equilibrar as contas do clube e ao tempo amenizar as dívidas que a gestão anterior deixou.

E a principal discussão é:
"Aproveitar mais a base ou contratar 'craques' ou revelações de outros clubes?

Acredito que seja o meio termo. Como todos sabem os clubes brasileiros (com suas exceções) estão mal financeiramente, fazer futebol hoje requer muito jogo se cintura para conquistar investidores e criatividade para criar novas formas de captar recursos. E com o Vitória não poderia ser diferente. Este ano tivemos problemas com o patrocinador master e até com a empresa de material esportivo, e isso quer dizer menos dinheiro para contratar bons jogadores.

Outra coisa que é bem discutida entre torcedores rubro-negros e imprensa, é a quantidade de jogadores "medianos" contratados e dispensados durante o ano. O próprio Alexi Portela um dia comentou que vai tentar evitar isso no próximo ano, e que os meninos da base serão mais aproveitados. Mas para aproveitar os meninos da base o plantel tem que ser bom, e para ser bom o clube tem que ter investido no passado e continuar investindo agora.

Um outra opção que o Vitória já fez e parece que vai manter é contratar algumas "revelações" do Campeonato Baiano. Na edição deste ano o clube trouxe o atacante Neto Berola e o goleiro Badio, do Itabuna, e o atacante Robert e o lateral Robinho do Atlético de Alagoinhas. No final das contas Neto Berola parece que ainda pode se tornar um grande jogador, assim como Badio. Já Robert pouco atuou e parece que nãi vai vingar. Querendo ou não, futebol é feito de riscos, ninguém pode garantir que um jogador que jogou bem em um lugar repita o mesmo desempenho em outro clube.

Foi anunciado semana passada que o Vitória assinou contrato por 2 anos com o jogador Pelezinho (Rafael Reis dos Santos), um lateral esquerdo que foi um dos destaques do Campeonato Baiano 2009 atuando pelo Ipitanga. Isso reforça a ideia de contratar a baixo custo e apostar para que se revele um craque, para que possa ajudar o clube em campo e posteriormente os cofres, e por ser uma "aposta" acaba sendo "arriscado", temos que torcer para que dê certo, e não venha me dizer que isso é ser amador não, todos os clubes fazem isso, mas como sempre, quem tem mais dinheiro acaba contratando os melhores.

Para finalizar, o Vitória deve ficar mais atendo nos jogadores que estão contratando, ao invés de trazer um "caminhão de jogadores" a baixo custo, que se contrate 3 ou 4 bons jogadores que eles irão render muito mais que 15 jogadores juntos. As dispensas custam dinheiro e irritam os torcedores. Ainda bem que ainda temos sorte de acertamos em algumas contratações, senão estaríamos lenhados agora, até qunado a sorte estará no nosso lado?
__________

Vitória emplaca mais um nos melhores da rodada: Leandrão

O Vitória conseguiu emplacar mais um jogador nos melhores da rodada (segundo o GloboEsporte.com), desta vez Leandrão foi um dos destaques da 30ª rodada ao fazer 2 gols e dar o passe para outro gol na vitória diante o Náutico por 3 a 1. Leandrão entrou no 2º tempo e conseguiu virar o placar quando o leão baiano perdia por 1 a 0.

Na minha opinião o nosso técnico também merecia entrar na seleção, pois acertou nas modificações e conseguiu virar o placar. Mas não tem problema, nós, torcedores rubro-negros reconhecemos seu trabalho e parabeniza pela postura, e também por não ter demorado de fazer as substituições, foi na hora certa!

__________

Vitória 3 x 1 Náutico - 18/10/09 - Leão vence de virada

home / menu / campeonatos / brasileirão 2009 / partida 30ª rodada

O Vitória entrou em campo com o objetivo de recuperar uma posição perdida na abertura da rodada e conseguiu! E ainda ganhou mais outra posição, terminando a rodada com 44 pontos em 9º na classificação.

No primeiro tempo o Vitória tentou ficar mais tempo trocando passes, e até uns 30 minutos tinha o maior posse de bola. A melhor chance do rubro-negro foi o pênalti aos 16 minutos que Nino sofreu, ele foi derrubado por Michel um pouco depois da linha na direita da grande área. Roger foi para a cobrança e de forma bizonha (isso mesmo bizonha, que nem Vanuza cantou no Hino Nacional) perdeu a cobrança, chutou fraco no canto esquerdo do goleiro do Náutico que nem trabalho teve de defender. Depois disso o jogo ficou feio, um show de faltas e passes errados pelos 2 lados. A melhor chance do Náutico foi aos 30 minutos quando Carlinhos Bala (pra mim estava impedido) ficou de frente para o gol e Viáfara defendeu com os pés.

O Vitória só teve mais duas chances reais de gol na primeira etapa. A primeira com a cobrança de falta de Ramon Menezes perto da grande área, Roger cabeceou na trave e no rebote Gláucio ainda cabeceou pro gol, mas a zaga do Náutico tirou em cima da linha. E depois Nino chutou pela direita e a bola bateu por cima do travesão.

Logo no primeiro minuto do 2º tempo Fábio Ferreira falhou e Bruno Mineiro chutou para o gol e Viáfara defendeu, na sobra o próprio Bruno não desperdiçou e fez o primeiro gol da partida. Vitória 0 x 1 Náutico. O timbu começava a querer dominar a partida e o torcedor do Vitória já estava aflito.

Pontos cruciais do jogo: Aos 12 minutos Vágner Mancini faz duas substituições, troca Roger e Vanderson por Leandrão e Neto Berola, e logo em seguida, aos 14 o jogador Vágner foi expulso depois de fazer uma falta em Ramon, com isso o Náutico ficou com um a menos.

Leandrão - EC Vitória
E Leandrão acabou fazendo o gol aos 16. Depois do cruzamento de Nino o atacante Leandrão cabeceou para fazer seu 1º gol com a camisa do leão!! Vitória 1 x 1 Náutico. O jogo voltou a ficar equilibrado, e Viáfara começa a se destacar. Quando menos se espera 35 minutos Jackson tocou para Leandrão chutar para o gol. Vitória 2 x 1 Náutico, de virada.

Depois daí o Vitória acabou recuando um pouco e jogava no contra-ataque, principalmente com Nino e Berola. Em tempo Viáfara fazia bem o seu papel, Náutico foi todo pra cima e parecia que o leão iria ceder o empate quando numa jogada deLeandrão tocou para Jackson fechar o placar. Vitória 3 x 1 Náutico.

// Assista o vídeo dos gols da partida.

A próxima partida do Vitória será contra o Atlético-MG no dia 24 (sábado) às 18:30h (horário de Brasília) no Mineirão, pela 31ª rodada do Brasileirão 2009.

Por: Lucas Serra
Foto: Agência Estado

Confira os resultados da 30ª rodada do Brasileirão 2009:
17/10/09 (sábado)
São Paulo 0 x 1 Atlético-MG
17/10 18h30 Arena Barueri Barueri 0 x 0 Santos
17/10 18h30 Ressacada Avaí 2 x 1 Goiás
18/10/09 (domingo)
Palmeiras 0 x 2 Flamengo
Sport 2 x 0 Corinthians
Grêmio 2 x 0 Coritiba
Fluminense 2 x 2 Internacional
Atlético-PR 3 x 0 Santo André
Vitória 3 x 1 Náutico
Cruzeiro 1 x 0 Botafogo

Veja a Tabela de classificação.
Veja apenas os jogos do Vitória.
Veja a artilharia completa.
__________

Vídeo de Vitória 3 x 1 Náutico - 18/10/09 - 30ª rodada do Brasileirão 2009

home / menu / campeonatos / brasileirão 2009 / partida / vídeo


Vídeo: FutebolBahiano.com

Gols do Vitória: Leandrão aos 16 e 36min/2T e Jackson aos 46 min/2T.
Gol do Náutico: Bruno Mineiro no 1ºmin/2T.

Veja a Tabela de classificação.
Veja apenas os jogos do Vitória.
Veja a artilharia completa.
__________

Tirinhas de humor Javi 021 - Você sabe...

Tirinhas JAVI n. 21
Outras edições das Tirinhas Javi aqui no blog, no Orkut ou no HD Virtual.
__________

Elenco do time feminino do EC Vitória (2º semestre 2009)

Time feminino do VitóriaElenco atual
Karolina Brito (goleira), Joelma Pereira, Suelen, Marine, Larissa, Angelica, Rosimeire, Narjara, Cássia, Jaqueline Lopes, Carolina Pereira, Ednéia, Jenifer, Jaqueline Freitas, Jeangela, Patrícia.

Membros da comissão técnica
Rosana Vigas (técnica)
Jorge Santos (preparador físico)
Milena Carrera (auxiliar-técnica)
Walter (preparador de goleiras)

Coordenador do Departamento de Futebol Feminino
Raimundo Barbosa (Barbosinha)

Dir. de Esportes Olímpicos
Carlos Alberto Silveira de Souza (Beto)

// Tudo sobre o Futebol Feminino do Vitória aqui!
__________

Gléguer x Viáfara: os dois paredões do Vitória

Viáfara e GléguerE agora, quem será o número 1 do Vitória? Esse é um assunto discutido essa semana principalmente pelo fato de não ter tanto assunto a ser discutido, coisas quando só tem 1 jogo por semana.

Em agosto eu fiz um pequeno texto sobre o desempenho de Viáfara e Gléguer, agora ou vou atualizar a relação de jogos. Lembrando que esses dados são apenas para curiosidade, pois o tomar ou não gol(s) não depende exclusivamente do goleiro, e sim do time como um todo.

Veja os resultados do Vitória no Brasileirão e na Copa Sul-Americana 2009:
Atlético-PR 0 x 2 Vitória - Viáfara
Vitória 1 x 0 Sport - Viáfara
Cruzeiro 2 x 0 Vitória - Viáfara
Vitória 1 x 0 Grêmio - Viáfara
Palmeiras 2 x 1 Vitória - Viáfara
Internacional 0 x 0 Vitória - Viáfara
Vitória 4 x 3 Botafogo - Viáfara
Vitória 4 x 1 Santo André - Viáfara
Flamengo 2 x 1 Vitória - Viáfara
Vitória 6 x 2 Santos - Viáfara
Náutico 1 x 1 Vitória - Viáfara
Vitória 0 x 0 Atlético-MG - Viáfara
Corinthians 2 x 1 Vitória - Viáfara
Vitória 1 x 0 Coritiba - Gléguer
Avaí 4 x 0 Vitória - Viáfara
Vitória 0 x 1 São Paulo - Viáfara / Gléguer
Barueri 4 x 0 Vitória - Gléguer
Vitória 2 x 2 Fluminense - Gléguer
Vitória 2 x 0 Coritiba - Gléguer (Sul-Americana)
Goiás 3 x 2 Vitória - Gléguer
Vitória 2 x 1 Atlético-PR - Gléguer
Sport 2 x 0 Vitória - Gléguer
Coritiba 2 x 0 Vitória - Gléguer (Sul-Americana)
Vitória 3 x 3 Cruzeiro - Viáfara
Grêmio 1 x 1 Vitória - Viáfara
Vitória 3 x 2 Palmeiras - Viáfara
Vitória 2 x 0 Internacional - Viáfara
River Plate 4 x 1 Vitória - Viáfara (Sul-Americana)
Botafogo 1 x 3 Vitória - Gléguer
Vitória 1 x 1 River Plate - Gléguer (Sul-Americana)
Santo André 1 x 0 Vitória - Gléguer
Vitória 3 x 3 Flamengo - Gléguer
Santos 0 x 0 Vitória - Gléguer

Até agosto Viáfara tinha sofrido 19 gols e tinha a média de 1,31 gols sofridos por partida, hoje os gols sofridos subiu para 29, e a média para 1,49 gols sofridos por jogo.

Gléguer, que tinha sofrido 13 gols e média de 1,73 gols sofridos por partida, hoje o número subiu para 21, e a média foi para 1,56 gols sofridos por jogo.

Nota-se que Gléguer vem se recuperando a cada jogo, e a média de gols sofridos está quase igual ao de Viáfara. Mas em compensação neste novo período o Vitória com Gléguer conseguiu 1 vitória, 3 empates e 2 derrotas, enquanto com Viáfara o Vitória conseguiu 2 vitórias e 2 empates e 1 derrota. E foi neste período que Viáfara conseguiu pela 1ª vez ser o melhor goleiro da rodada (25ª), enquando Gléguer já havia conseguido na 14ª e 18ª rodada.

Hoje há um equilibrio entre os dois goleiros, e independente de quem esteja defendendo o gol rubro-negro, estará representando bem o Vitória.

Por: Lucas Serra
__________

Vitória segue "bem" no 2º turno do Brasileirão

O Vitória vem razoavelmente bem no 2º turno do Brasileirão 2009. Com 10 partidas (do total de 19) jogadas, soma 16 pontos de 30 possíveis, ou seja, um aproveitamento de 53,33%.

Após as 10 partidas do 1º turno, o Vitória somava 19 pontos de 30 possíveis, ou seja, um aproveitamento de 63,33%, com 6 vitórias e 1 empate.

O que pode ser "bom" agora é que só perdemos 2 partidas nesse returno, para o Sport e Santo André, por coincidência os dois times brigam para não cair para a segundona. Enquanto que no 1º turno perdemos 3 partidas (Cruzeiro, Palmeiras e Flamengo).

No geral, somando todas as 29 partidas, temos o aproveitamento de 47,13%, sendo 73,81% nos jogos dentro de casa e 22,22% nos jogos fora de casa [veja mais estatísticas].

O que faz nós estarmos no G4 deste returno é que o Campeonato Brasileiro está mais equilibrado. Os times que estão melhores classificados estão deixando de pontuar em várias partidas, a exemplo de São Paulo, Atlético-MG e Goiás que estão na 5ª, 7ª e 17ª colocações respectivamente.
10ª rodada do 2º turno Brasileirão 2009
__________

Entrevista do meia Jackson do Vitória - 14/10/09

Entrevista do jogador Jackson ao BahiaNotícias no dia 14/10/09 por Maurício Naiberg.

Bahia Notícias: Jackson, conte como começou sua carreira em Codó, no Maranhão.
Jackson - Bom, eu comecei jogando na Praça da Bandeira e todo final de tarde, entre as 16h30 e 17h, tínhamos nossa “pelada”, que é o Baba daqui. Aí, passou um senhor chamado Seu Vivi e me convidou para participar da segunda divisão de um campeonato de amadores e eu aceitei. Comecei a jogar no Grêmio, que é o nome da equipe de lá. Logo após esse campeonato, fui jogar no principal campeonato do Maranhão, que é o Codoense, pelo Fabril. Fiz algumas partidas e veio uma equipe da capital São Luís me buscar e eu acabei aceitando a proposta do MAC (Maranhão Atlético Clube), onde passei três anos e fomos tricampeões maranhenses. Depois, tive uma oportunidade de ir para o Mogi Mirim, onde fiquei um ano, e quem comandava era Vadão, meu primeiro treinador profissional. Logo após, voltei ao Maranhão de novo, pois não consegui ser vendido. No mesmo ano eu fui emprestado para o Goiás, que tinha como treinador Hélio dos Anjos e também não consegui ser vendido. Eu tinha o objetivo de não voltar mais para o Maranhão. No ano seguinte, fui para o Comercial-SP, onde participei da terceira divisão do Campeonato Brasileiro e consegui que me comprassem. Fiquei um ano lá. Depois fui vendido ao Sport-PE, onde passei dois anos e as coisas começaram a melhorar pra mim. Na minha última temporada no Sport, houve propostas de muitas equipes do Brasil e eu optei pelo Palmeiras. Por lá, fiquei mais dois anos de muita felicidade. Conquistei vários títulos. Do Palmeiras, fui para o Cruzeiro e passei mais dois anos. Consegui ter duas temporadas muito boas no Cruzeiro. Depois fui para o Internacional, com (Carlos Alberto) Parreira no comando, e fiz um dos melhores campeonatos que joguei, inclusive sendo artilheiro do meu time, mesmo sendo meia. Do Inter, eu fui para o Paulista de Jundiaí. Tinha feito um acordo com a Parmalat para pegar meu passe. Depois fui para o Gama-DF, Coritiba e Ituano. Após a passagem no Ituano, voltei para o Coritiba, onde fiz mais três temporadas no clube, o que foi muito bom pra mim. Tivemos um acesso à Libertadores, mas também caímos para a segunda divisão. Após essa passagem pelo Coxa, voltei para o Ituano e enquanto treinava ia resolvendo meu próximo contrato. Tive varias propostas, do Figueirense, São Caetano, Ponte Preta, mas tive uma lesão grave no joelho e não achei correto chegar a um novo clube machucado. Então procurei me tratar primeiro, porque você sabe, no futebol eles querem para ontem. Aí recebi a proposta do Vitória e aceitei. Tive ainda uma ida para os Emirados Árabes, jogando um ano por lá. Vou fazer minha terceira temporada no Vitória e estou muito feliz aqui dentro, tive muitas coisas boas por aqui e pretendo prolongar aqui dentro por mais tempo.

BN - Sempre jogou na meia ou tinha uma posição que gostasse mais?
Jackson - Quando joguei no Cruzeiro, o Felipão me adaptou na posição de ala. Foi uma das posições que joguei bem. Já joguei de volante e de atacante também. Fiz varias funções dentro de uma equipe. Aqui no Vitória mesmo já joguei de ala, volante. Esse ano, com Mancini, joguei até de líbero contra o Goiás, então (vem daí) essa facilidade de jogar em várias posições. Isso me deixa mais à vontade. Quando eu sinto que não vou render em uma posição, procuro sempre falar com o treinador para não me usar.

BN - Quando começou, acreditava que faria tanto sucesso no futebol?
Jackson - Não, de maneira nenhuma. Até mesmo pelo lugar de onde em vim, que é bem complicado. Antigamente, para sair de lá era a maior luta. Hoje está mais fácil, tem muitos olheiros por lá hoje. Mas antes era um problema. Tanto é que eu fui tricampeão maranhense e as propostas foram muito poucas. Por isso, a primeira que veio eu acabei aceitando. Era a minha chance de sair de lá. Na minha cabeça, era para sair e não voltar mais. Para voltar a jogar lá de maneira nenhuma. Graças a Deus eu consegui. Tive vários amigos meus que foram para o lado Fortaleza e o único que conseguiu pelo lado de São Paulo fui eu. Fico muito contente por isso e minha vida está o que é hoje pelo meu esforço. Eu amo o futebol, vou jogar até quando me quiserem. Hoje eu jogo com todo coração e aprendi a gostar do Vitória e pretendo prolongar o máximo que puder a minha passagem aqui.

Jackson - EC VitóriaBN - Você acha que faltou essa experiência em seu currículo?
Jackson - Creio que sim. Pelo meu empresário, acho que deixou um pouco a desejar. Principalmente depois que saí do Internacional, que fiz um dos meus melhores campeonatos, terminando com 11 gols e eu esperava isso dele. Mas não aconteceu e foi a única coisa que faltou na minha carreira foi uma experiência como essa.

BN - Você não teve nenhuma experiência na Europa. Os convites não te agradaram?
Jackson - Pelo que ele (empresário) me falou, não teve. Mas eu não acredito. A gente acaba sabendo das coisas, das negociações. Quando a gente sabe, as coisas já estão feitas e ficamos voando. Se não ficarmos mais espertos nas negociações, o que menos pega o dinheiro dessa negociação é o próprio atleta. E a gente nunca procura saber o que acontece fora das quatro linhas e quando as coisas acontecem, já estão todas feitas.

BN - O futebol, logo que começou, era muito diferente do de hoje em dia. Essa badalação em jogadores jovens prejudica a carreira deles ou você acha normal?
Jackson - Olha, tem os dois lados. Muitas vezes o jogador fala que não atrapalha, mas atrapalha sim. Isso aconteceu comigo já. No ano passado vieram algumas equipes atrás de mim e saiu em um monte de lugar e isso atrapalha. Porque você vai ouvir propostas, quantias, valores e isso não é bom para um atleta. Ainda mais um moleque que está começando agora, querendo ganhar o seu dinheiro, querendo fazer a vida da sua família, o que eu acho uma coisa certa, procurando ficar o mais rápido possível de bem com a vida, pois nunca sabemos o que vai acontecer amanhã. Mas eu acho que mais atrapalha do que ajuda, porque acaba prejudicando seu rendimento na equipe que está jogando e eu tenho experiência própria disso.

BN - Após uma excelente passagem pelo Sport, você foi contratado pelo Palmeiras para a disputa da Libertadores em 1999. Qual a melhor lembrança dessa competição?
Jackson - Minha melhor lembrança foi um jogo que fizemos contra o River Plate-ARG, na Argentina, onde a gente precisava de uma vitória para poder passar de fase. Nesse jogo eu atuei como volante e conseguimos vencer o River por 3 x 2. Fizemos 2 x 0 e eles empataram. No finalizinho, eu fiz o terceiro gol. Foi uma das melhores coisas que aconteceram comigo, em passar de fase com a minha colaboração, foi espetacular. Eu não esqueço esse jogo nunca.

BN - E a pior?
Jackson - A pior foi com o Cruzeiro na Libertadores também, onde eu tinha que bater um pênalti e, se eu fizesse, passaríamos de fase. E eu acabei perdendo. Esse jogo foi no Mineirão e foi minha maior decepção dentro do futebol. Foi um dos motivos que saí do clube. Acho que minha sina é essa, pois até hoje no futebol, eu não fiz uma gol de pênalti valendo três pontos em nenhum campeonato. (risos)

BN - Qual o campeonato que mais gostou de ganhar? Foi essa Libertadores? Por quê?
Jackson - Foi a Libertadores mesmo. Muito bom ganhar a Libertadores. A Copa do Brasil no mesmo ano. Foi espetacular. Eu estava em uma fase de ganhar dois títulos por ano e sempre títulos importantes e isso foi demais pra gente. Eu lembro que o São Paulo veio jogando pelo empate no Mineirão, e saiu com 1 x 0 e a gente virou o jogo. Foi um espetáculo aquilo, é um título que a gente não esquece nunca, principalmente pelos companheiros que tínhamos. Por isso mesmo que a gente vai recordando dessas lembranças.

BN - Você foi convocado três vezes para a Seleção Brasileira em 1998. Faltou o que para disputar o Mundial daquele ano?
Jackson - Eu sempre falo isso para o meu pai. Estava tendo uma sequência boa na seleção brasileira. Quando cheguei ao Palmeiras, tive umas chances ainda. Mas em uma partida pela Copa do Brasil, contra o São Raimundo, acabei tomando uma pancada no meu tornozelo, que acabou afetando meus ligamentos, em uma hora que não poderia ter acontecido. E por essa lesão, com a convocação uma semana depois, acabou atrapalhando muito. Não tive mais sequência. Passei uns dois meses machucado. Além disso, tenho problema de não tomar medicamento, complicando ainda mais.

BN - Será que a seleção perdeu o penta em 98 para a França por causa da sua ausência?
Jackson - Não digo pela minha ausência, mas se não tivesse tido essa lesão, tenho certeza absoluta que poderia ajudar. Estava em uma fase muito boa, fazendo gols, e essa contusão me deu aquela freada. O Brasil é recheado de atletas bons e logo o treinador convocou outro. Depois teve outra convocação e eu sempre machucado. E quando você não joga, machucado, acaba no esquecimento. Foi o que aconteceu.

BN - Qual o melhor treinador que já teve?
Jackson - Eu tenho uma admiração muito grande pelo Parreira, o próprio Luis Felipe Scolari, Paulo Autuori. Gostei muito de todos eles. Felipão pelo seu jeito durão. Parreira pela inteligência que tem educação, ética espetacular. Eu gostei muito de trabalhar com Parreira.

BN - E a experiência que teve no futebol árabe, valeu a pena pelo lado financeiro ou não compensa?
Jackson - De experiência no futebol, você não ganha praticamente nada. Compensa mais financeiramente mesmo. O futebol é um pouco atrasado. Eles tem lá o que a gente não tem aqui e o que a gente tem aqui eles não tem lá. Eles tem dinheiro e muita estrutura, mas não tem jogadores. Aqui a gente tem muitos jogadores e o dinheiro vai ficando escasso. Você aprende a cultura deles, que é gostosa. É um paraíso. Mas em termos de futebol, você não tem muito que aprender lá não. Acho que no Brasil as coisas estão bem mais modernas.

Jackson - EC VitóriaBN - Você foi ídolo no Sport. Como está vendo essa provável queda do Leão da Ilha?
Jackson - É preocupante. A gente fica nos bastidores falando quem vai cair, quem vai ser campeão, quem vai entrar no bolo dos quatro, quem vai ficar na Sul-Americana. E hoje está bem mais emocionante os quatro últimos, por ter times grandes lá. A queda desses times grandes vai dificultar ainda mais os que estão na Série B para subir no ano que vem. Então fica complicado, porque tem o Fluminense aí, o próprio Sport. A gente tem colocado as equipes pesadas que tem, mas não podemos dizer quem vai cair com certeza. Eu tenho um carinho muito grande pelo Sport, mas o caminho que está levando não vai ter outra saída. Nós jogadores sempre procuramos conversar sobre isso e a preocupação nossa, desde o início do ano, é procurar sempre manter um ritmo bom, uma pegada boa, para nunca entrarmos em uma situação dessa. A gente lamenta, mas alguém tem que cair.

BN - Agora falando em Vitória. Quando você chegou ao clube, o rubro-negro estava na segundona. Desde então, qual o melhor e pior momento aqui na Toca?
Jackson - Meu melhor momento dentro do Vitória foram nos últimos dois anos e alguns meses. Ganhei títulos, consegui dar minha colaboração para subir a primeira divisão. Conseguimos uma Sul-Americana, que o clube não participava. Foram três títulos baianos. Ganhar do Bahia aqui no Vitória é muito importante. Também tive decepções de perder para o Bahia, que é horrível para o Vitória. Já vivi os dois lados da moeda, mas graças a Deus, nesses três anos que estou aqui, a gente sempre levou vantagem na hora do vamos ver. A maior parte da minha carreira aqui no Vitória foi muito boa, sempre procurando dar a minha colaboração, minha ajuda. E minha pior fase está sendo agora, que pela primeira vez em minha vida não estou sendo relacionado e é uma coisa bem complicada na minha vida. Eu procuro trabalhar em prol de ter uma chance. Jamais vou procurar problema na minha vida, pois nunca tive. Então, vou procurar trabalhar, pois sei a condição que tenho, sei que posso ajudar. Tenho certeza que posso contribuir muito.

BN - Você sempre foi brincalhão assim ou o ambiente influi nessa questão? Vemos muito você ao lado de Vanderson, sempre gozando com ele. É seu parceirão dentro do Leão?
Jackson - A gente criou uma amizade muito forte aqui. Eu, Vanderson e o próprio Wallace, Anderson Martins. Acho que os meninos que estavam aqui desde o começo são os mais próximos. Aqui muitos jogadores vêm e vão, então a gente perde muito as amizades. Com os meninos, houve uma sequência muito boa aqui dentro. Os meninos que chegaram agora já tiveram entrosamento também. Mas temos a liberdade maior com os meninos que estavam aqui desde o início. Isso facilita bastante. Tenho uma amizade muito boa com Vanderson. A gente se conhece bem, um ajuda o outro dentro e fora de campo. A gente sabe muito bem o caráter de cada um que tem aqui, além do profissionalismo de todos. A minha amizade desde a tia do campo até o presidente é a mesma, pois eu trato todo mundo bem e acho que a amizade é um ponto fundamental dentro de um clube.

BN - No ano passado, você começou voando na Série A e não teve seqüência por causa de uma lesão. Acha que poderia ter ajudado mais naquele campeonato?
Jackson - Exatamente. Eu tive uma contusão que me prejudicou no ano passado, como me prejudicou esse ano. Sempre que me recuperei, tive a oportunidade de retornar à equipe. Eu tinha que começar tudo de novo. Mas voltei no final ainda e conseguimos algumas partidas boas. Ganhamos o Vasco lá dentro na última partida, o que me deu uma moral muito grande aqui dentro. Esse ano foi mais complicado pra mim. De tudo que está acontecendo esse ano, minha maior preocupação é a minha renovação de contrato. Por não estar ajudando a equipe, não podendo fazer nada, as coisas ficam mais difíceis. Espero que dê tudo certo, que possa fazer mais uma temporada aqui no Vitória.

BN - Esse ano você foi figura constante no banco de reservas. Porém, nos últimos jogos, não tem aparecido nem como opção. Problema físico ou opção do treinador?
Jackson - Várias pessoas me perguntam o que está acontecendo, se estou machucado. Eu não estou machucado, não sei o que aconteceu. E complicado. O treinador me excluiu do grupo, mas estou treinando normalmente. Eu me pergunto o que eu fiz, porque não arrumei problema com ninguém, convivo bem aqui dentro com todos. O que me pega mais é saber o que aconteceu, mas eu deixei de lado, pois não adianta ficar matando a cabeça por causa disso, sei que não fiz nada de errado. Tenho trabalhado todos os dias e o que importa é que estou com saúde e quando precisar de minha ajuda estarei à disposição para contribuir no que for possível.

BN - Tem algum clube que tenha mais carinho?
Jackson - Acho que o carinho que tenho pelo Vitória, pois aprendi a gostar daqui. É um clube que a gente já conhece todo mundo e querendo ou não, a gente acaba gostando. Eu gostei bastante daqui e é por isso que eu vou tentar renovar meu contrato por mais uma temporada para ajudar o Vitória por mais tempo.

BN - Com 36 anos, espera jogar mais quanto tempo? Quer encerrar a carreira aqui mesmo?
Jackson - É como falei para você: eu sei até onde posso aguentar. Graças a Deus tenho um preparo físico muito bom e não passa pela minha cabeça ainda isso. Vou tentar dar sequência até onde puder, até onde meu telefone tocar para que as pessoas venham me procurar. Enquanto elas estiverem me procurando, vou ajudar no que for possível. Se encerrar a carreira aqui, encerro satisfeito. O Vitória é um clube grande, que precisa de títulos todo ano. Independente se for o baiano ou não, precisamos ganhar. É um clube que tem cobrança e sem cobrança não presta. Sei que posso ajudar e tenho condições de fazer muito pelo clube ainda.

BN - Quando parar de jogar, vamos ver Jackson na beira do campo, dando instruções como treinador?
Jackson - Olha, eu não sei, ainda não parei para pensar nisso. Eu aprendi muita coisa no futebol. Mas não sei se vou levar para esse lado não, sabe? Graças a Deus tenho o respeito dos meninos daqui, não sendo rígido, mas sempre com a amizade. Acho que isso é o mais importante. Assim, todos eles me ouvem. Eu brinco, pego no pé de todo mundo, mas nas horas sérias dou dura, falo o que está certo e errado e sempre peço para que eles sigam meu conselho. Isso é bom pra mim. Não sei, não pensei nisso. Acho que mais lá pra frente vou ver o que vai ser da minha vida depois do futebol.

BN - Manda um recado ao torcedor do Vitória que lê o Bahia Notícias.
Jackson - O torcedor tem que comparecer ao estádio. Vamos tentar nos classificar para a Libertadores ainda, não está difícil. Tem que juntar a torcida com o Vitória, porque o time fica muito forte dentro do Barradão. Aqui não tem pra ninguém. A torcida está de parabéns e ficamos preocupados da torcida comparecer e não nos apresentarmos bem. Mas Graças a Deus todos estão de parabéns pela campanha que estamos fazendo esse ano.

Link da entrevista.

Leia outras entrevistas de pessoas ligadas (ou não mais) ao EC Vitória.
__________
Siga o ECVitóriaNotícias no Twitter: @ecvnoticias

Últimas notícias

Postagens populares (última semana)

Postagens populares (últimos 30 dias)

CAMPEONATO BRASILEIRO 2014 (28ª rodada)

Jogo ao vivo: Sport x VITÓRIA .


Dia: 12/10/14 (domingo)

Horário: 18:30h (hor. de Brasilia)


Links das rádios/tv na web:


Rádio Metrópole 101,3 FMRádio Transamérica 100,1 FMRádio TudoFM 102,5Rádio Itapoan 97,5 FMRádio CBN 100,7 FMRádio Sociedade 740 AMRádio Excelsior 840 AM