No Esporte Clube Vitória isso não poderia deixar de acontecer, mas parece que essa prática tem sido feita com mais frequência nos últimos meses. Até que ponto um ex-ídolo pode voltar ao clube depois de rodar por vários clubes? Este jogador voltará com o mesmo potencial de outrora? Vale a pena?
Anderson Conceição Xavier - Volante de 29 anos, chegou no Vitória em abril/09, mesmo tendo Vanderson, Uelliton, Carlos Alberto e Ramirez no elenco. Foi campeão baiano diversas vezes e já agradou a torcida. Segundo foi divulgado em portais esportivos, o atleta voltou para (também) resolver algumas dívidas que tem a receber do clube. Ainda não teve chances do elenco principal.
Leandro Domingues Barbosa - Meia de 25 anos, voltou ao Vitória depois de não ser muito aproveitado pelo último clube, o Fluminense do Rio. Já aqui ele está sendo bastante utilizado por Carpegiani, e a torcida aprova bastante a sua vinda. Revelado pelo Vitória, é a terceira vez que veste a camisa rubro-negra. Como o passe é do Cruzeiro, o que garante que não seja vendido antes do término do Brasileirão 2009?
Leandro Silva Wanderley - Lateral esquerdo de 30 anos, chamado pela torcida por Leandrinho, já passou por muitos clubes antes de voltar ao Vitória. Tem um bom histórico pelos clubes por ande passou e também por não estar sendo aproveitado pelo Fluminense, acabou voltando à Toca. Com problemas na documentação com o Porto (time que detém seu passe e o Flu do Rio) ainda não pode jogar.
Luís Dialisson de Souza Alves (Apodi) - Lateral direito de 22 anos, o velocista, parece que tem sorte com o Vitória, ainda bem! Ajudou o clube em 2006/2007 e voltou no início de 2009 com a desconfiança da torcida, mas com boas e mediadas apresentações vem caindo nas graças da torcida pelas jogadas de velocidade que atormentam os adversários.
Nadson Rodrigues de Souza - Atacante de 27 anos, voltou ao clube depois de muitos meses de expectativas e uma novela que parecia não ter fim. E a torcida aprovou a sua volta, afinal, era o Nadgol que retornava. Mas os tempos são outros. Depois de semanas de condicionamento físico, alguns gols no Baianão, medianas apresentações e idas para o Departamento Médico, o artilheiro não era o que a torcida imaginava. Atualmente não está sendo aproveitado por Carpegiani e acabou de ganhar destaque (negativo) após declarações à imprensa.
Ramon Menezes Hubner - Meia de 36 anos, o Reizinho, o mais experiente de todos que retornaram, foi importante nas duas últimas conquistas do Campeonato Baiano, mas no ano passado no Brasileirão acabou se desentendendo com o técnico Vagner Mancini e ficou no banco e posteriormente desligado do clube. Em 2009 já não rende como antes, mas foi essencial na conquista do TRI. .Parece ser importante para o elenco, a torcida está dividida.
Se já é comum entre jogadores, e o que dizer dos técnicos? Para não me alongar no assunto, lembrarei apenas de Mauro Fernandes da Silva. Questionado antes mesmo de voltar ao clube, depois de 9 partidas no comando e por não agradar nem mesmo aos jogadores acabou saindo por não escalar corretamente o clube. Mesmo com apenas 1 derrota, o time ganhou 4, mas empatou 4 vezes, o time era frouxo em campo.
Enfim, muitos desses atletas retornam ao Vitória por vários motivos, mas o principal talvez seja pela esperança (da torcida e dos dirigentes) que este jogador possa ter boas atuações que tiveram no passado, mas infelizmente isso nem sempre acontece.
Alguns desses jogadores saíram em seus tempos de juventude, de auge profissional, e hoje não tem o mesmo prestígio. A torcida torce em rever as jogadas que consagraram estes jogadores.