Hoje, na seção esportiva do "Jornal da Manhã" (TV Bahia), após a exibição dos melhores momentos do jogo Bahia de Feira 2 x 2 Vitória, o comentarista (?) de arbitragem Manoel Serapião Filho falou sobre a arbitragem do jogo.
Mas antes de falarmos dos comentários dele, quem é Manoel Serapião Filho (foto)? Ele é um ex-árbitro de futebol, Auditor da 1ª Comissão Disciplinar do TJD/BA, Membro da Comissão Estadual da CA/CBF, instrutor de arbitragem da FBF/CBF e comentarista de arbitragem da TV Bahia. Só por este parágrafo acima já podemos deduzir de "qual lado ele está".
Pressionado pela imprensa, dirigentes e jogadores quanto ao baixo desemepenho (nível) dos árbitros locais nos jogos do Campeonato Baiano, inclusive reforçada pelo próprio presidente (Ednaldo Rodrigues) da FBF (Federação Baiana de Futebol) em nota oficial, a CEAF (Comissão Estadual de Árbitros de Futebol) junto com a FBF decidiram escalar árbitros de outras Federações para as semifinais e finais da competição.
Bom, até aqui você deve imaginar a dor de cotovelo de Manoel Serapião ao escalarem árbitros de fora nas melhores fases da competição. Se a arbitragem baiana fosse imparcial e de qualidade, não haveria nenhum problema em ter árbitros e assistentes em clássicos e nas finais, mas como os erros são constantes, então nada mais justo que ter árbitros de fora.
Depois dessa introdução, vamos aos comentários. Primeiro ele começa reclamando dos cartões amarelos assinalados por Sálvio Spínola, mas pra quem assistiu o jogo viu que os únicos dois cartões amarelos (um para cada lado) foram suficientes, pois as duas equipes buscaram o bom futebol.
Sobre os lances duvidosos, tiveram dois. Um impedimento marcado contra o Bahia de Feira, um lance difícil e que o assistente invalidou a jogada, porém o jogador acabou perdendo o gol. E o outro que foi o gol de Reniê, que segundo ele estava impedido. Repito, o lance foi muito difícil, só ele disse que o impedimento foi claro (só na visão dele).
Não é a primeira vez que ele pisa na bola. No segundo BAVI pelas semifinais, Manoel Serapião insistiu que o árbitro invalidou incorretamente o gol de Souza, pelo Bahia. Mas só que o lance foi realmente impedimento, confirmado pelo ex-árbitro de futebol Arnaldo César Coelho e por comentaristas esportivos.
Manoel Serapião durante a transmissão do jogo Bahia de Feira x Vitória (08/05) afirmou que a arbitargem de Sálvio Spínola e seus assistentes estavam abaixo do esperado, e que por isso não precisava trazer árbitros de fora. Só ele é que achou isso. Ou seja, baixo por baixo então ele prefere os árbitros locais?! Ele utiliza a audiência da TV Bahia para fazer esses tipos de comentários.
Os jornalistas Thiago Mastroianni e Jorge Alan até deram risada da insistência de Manoel Serapião, pois eles disseram que assistiram várias vezes o lance em câmera lenta e mesmo assim ficaram na dúvida! Agora imagine para o assistente enxerfar isso lá, sem replay!?
Como Serapião é um contratado da TV Bahia, Thiago e Jorge Alan não foram contra a opinião dele, tanto que não fizeram questão de mostrar o lance novamente em câmera lenta da forma que publiquei. A qualidade da imagem que eles têm é muito superior, daria pra esclarecer facilmente o lance, inclusive com auxílio de uma linha tipo "tira-teima".
Por esses e outros motivos, o senhor Manoel Serapião Filho não pode fazer esses comentários. Ele está defendendo a sardinha dele (nada em relação ao Bahia, que fique claro), ele defende é a arbitragem baiana escancaradamente, sendo .
Sobre os comentários de um certo radialista (?), que nem gosto de citar o nome, e que eu nem coloco o link da rádio em protesto, só lamento para quem escuta e dá audiência para sua rádio e seus sites. Rubro-negro inteligente deve evitar esse tipo de jornalismo sensacionalista. Isso não acrescenta em nada no futebol. Pensem nisso.
Ah! Sabiam que Manoel Serapião já foi acusado de um esquema de arbitragem em 1991? Procurem no Google com essas palavras Manoel Serapião ABC 1991
Por: Lucas Serra