Muito atento acompanhei o jogo entre Criciúma X Ceará na sexta feira passada. Torcendo contra naturalmente. Secador em velocidade máxima!!
Um fato me chamou a atenção: a entrega dos jogadores catarinenses na obtenção do resultado positivo desde o início da peleja. Para eles parecia que era a decisão da série B. Tanto é verdade que o gol da vitória importante sobre o clube cearense aconteceu aos 49 minutos do 2º tempo. No último lance.
Será que é apenas sorte? Incompetência do adversário? Ajuda do juiz?
Fruto das minhas reflexões, afirmo categoricamente que não. Até porque a sorte não acompanha os incompetentes!
O time do Criciúma está focado no acesso à série A e no título da série B. Perseguem o resultado do início ao final da partida. Podem observar, gol só acontece nos minutos finais da partida quando a equipe vencedora está focada no seu objetivo.
Falando agora de Vitória: precisamos urgentemente mudar a nossa postura em campo se quisermos evitar que o time catarinense seja o campeão da série B. Tecnicamente e financeiramente não dá para comparar o Vitoria com o Criciúma, cujo orçamento para este ano é de apenas 15 milhões.
O tamanho da torcida e a expressão nacional são incomparáveis. Entretanto, futebol se ganha em campo, e nossa equipe não tem passado a confiança ao torcedor de que o título da série B são favas contadas. O torcedor não está satisfeito com o rendimento do time em campo. O esquema tático adotado por Carpegianni Teimoso ainda não deu os resultados que dê tranqüilidade em afirmamos: seremos campeões.
Observem que temos 80% de aproveitamento em jogos no Barradão, apesar disso, em nenhum dos jogos realizados na série B, o time se apresentou bem e o resultado em campo se traduziu em felicidade da torcida. Analisem: foram 11 vitórias, 02 empates e apenas uma derrota:
Vitória 1 x 0 ABC
Vitória 3 x 1 Goiás
Vitória 3 x 2 Boa
Vitória 2 x 2 Criciúma
Vitória 1 x 0 Barueri
Vitória 2 x 1 Joinville
Vitória 2 x 0 Guaratinguetá
Vitória 0 x 1 Bragantino
Vitória 1 x 0 CRB
Vitória 4 x 3 Paraná
Vitória 2 x 0 Avaí
Vitória 1 x 0 Guarani
Vitória 2 x 2 América-RN
Vitória 4 x 0 Ipatinga
Examinem cada jogo individualmente e respondam: em qual deles o Vitoria foi soberano, correspondendo por completo com atuação convincente em campo nos dois tempos da peleja? Na minha modesta opinião, em nenhum deles. Ou o time me agradava no 1º tempo ou melhorava no 2º tempo. Parece até o time treinado por Toninho Cerezzo (isola! pé-de-pato mangalou três vezes!!)
Diante desse cenário, resta torcer para que Carpegianni Teimoso modifique a estrutura tática do time, que a Diretoria chame os jogadores à responsabilidade, mostrando como o Criciúma está jogando com alma. E já ia esquecendo: Empreste Artur Maia e Léo para qualquer clube da série C, pois a paciência da torcida se esgotou com eles. Cadê Eduardo Ramos?.
CASO CONTRÁRIO O ACESSO VIRÁ, MAS A FESTA TÃO DESEJADA DO TORCEDOR NÃO SERÁ COMPLETA.
Por: Olavo Oliva
Bel. em Direito, Auditor Fiscal e Conselheiro do EC Vitória.