Cadastre seu e-mail para receber notícias do Vitória

Você receberá um e-mail com um link, clique nele para ativar e confirmar sua inscrição. Caso não tenha recebido, cadastre-se novamente.

Volante Neto Coruja promete cortar o cabelo "black power" caso o Vitória suba

Com o dedo enrolando os cachos, enquanto busca a melhor resposta, Neto Coruja manda: “Aquela de Edson Gomes, 'Vamos amigo lute!'”.

Fora da partida contra o ASA, pelo recebimento do terceiro cartão amarelo, o jogador lamenta não poder seguir sua programação capilar. Quando o Vitória iniciou a arrancada nesta Série B, freada com a fatídica derrota para o São Caetano, Coruja havia decidido raspar a cabeça para entrar em campo ‘estilo Ronaldinho’ no jogo em Alagoas.

Queria entrar com a cabeça zerada. Para dar um visual novo em um jogo decisivo. Mas como não vou poder jogar, e o jogo é difícil, talvez corte somente no fim... Mas sei que vou cortar com certeza, pois o Vitória vai subir”, afirma, confiante, o volante rubro-negro.

Os fios começaram a crescer e depois veio a promessa. Coruja estava se recuperando de lesão e afastado por sete longos meses dos gramados, tratando de uma tendinite crônica no joelho. Deixou o cabelo crescer por desleixo, estava plenamente focado na pronta recuperação naquele momento.

Quando voltou a jogar, achou que o ‘capacete’ estava dando sorte e resolveu cultivar. Aí, começaram as piadas. “Estão me chamando de... qual o nome daquele personagem de desenho? Isso, Capitão Caverna”, diz o jogador, diante do acerto do repórter, para depois emendar: “Isso é coisa de Uelliton, que bota apelido em todo mundo”, ri.

O passo seguinte foi a promessa. “Quis associar meu momento com o do Vitória. Então, pensei: estive numa pior, afastado dos gramados e me recuperei. O Vitória está precisando subir e cortar o cabelo talvez funcione como promessa”, diz.

Black Power - O estilo Black Power surgiu no contexto dos movimentos comportamentais, que eclodiram na Europa no fim dos anos 1960. Expressavam o orgulho pela cor negra, estimulada pelo ativismo político de Martin Luther King e Malcom X. No mundo da bola, o corte foi popular entre brasileiros nos anos 1970, fazendo a cabeça de craques como Jairzinho, Paulo César Caju e Júnior, lateral do Flamengo.

Também foi motivo de polêmica entre João Saldanha, técnico da Seleção na preparação antes da Copa de 1970, e o meia Caju. Na época, Saldanha havia pedido que o jogador cortasse o cabelo, pois atrapalharia no cabeceio. O boleiro rebateu: “Eu cabeceio com a testa, professor”. Entrou para o folclore do futebol.

Não me atrapalha. Até ajuda, porque amortece a força da bola”, apoia Coruja. Em seu caso, a inspiração para o cabelo grande veio também das músicas de reggae, das quais se diz fã. “Ouço muito Bob Marley e Lucky Dubb, além de Edson Gomes. Só que, diferente de Bob, eu lavo meu cabelo. Não sou vaidoso, mas lavo por higiene”.

Perguntado então sobre a música de reggae que marca o momento do Vitória, Coruja enrola o dedo na vasta cabeleira e manda a resposta que inicia esta matéria. E completa: “Vai ser a música da nossa subida”. (André Uzêda / Foto: Margarida Neide / A TARDE)
__________
Comentários
0 Comentários

postar comentário(s):

Postar um comentário

Siga o ECVitóriaNotícias no Twitter: @ecvnoticias

Últimas notícias

Postagens populares (última semana)

Postagens populares (últimos 30 dias)

CAMPEONATO BRASILEIRO 2014 (28ª rodada)

Jogo ao vivo: Sport x VITÓRIA .


Dia: 12/10/14 (domingo)

Horário: 18:30h (hor. de Brasilia)


Links das rádios/tv na web:


Rádio Metrópole 101,3 FMRádio Transamérica 100,1 FMRádio TudoFM 102,5Rádio Itapoan 97,5 FMRádio CBN 100,7 FMRádio Sociedade 740 AMRádio Excelsior 840 AM