Cadastre seu e-mail para receber notícias do Vitória

Você receberá um e-mail com um link, clique nele para ativar e confirmar sua inscrição. Caso não tenha recebido, cadastre-se novamente.

Um inicio animador, mas o que esperar?

Um inicio animador, mas o que esperar?

Por: Lucas Rochas *†§iquilho†*
lucas.rochas@yahoo.com.br

Mesmo enfrentando uma tabela escrota, que impôs ao time jogar apenas duas partidas em casa, em seis disputadas, o vitória permanece firme e forte no G-4, e vem apresentando uma grande evolução técnica a cada partida jogada.

Diferentemente de 2008, onde o time largou mal e cresceu de forma gradativa, em 2009 o time está tendo um inicio animador, largando muito bem e permanecendo quase durante todo o tempo no G4, em uma luta constante contra a arbitragem, a imprensa e a tabela. Pena que o tiro deles saiu pela culatra.

Mas o que mudou de 2008 para 2009, o que esperar do time, e até onde podemos chegar? Muitos torcedores atualmente devem estar se perguntando sobre isto.

Eu, particularmente, espero e tenho plena convicção de que o leão da barra continuará a sua ascensão, que teve início na série C e atualmente encontra-se na Copa Sulamericana. Creio que o time certamente estará entre os quatro primeiros colocados, mas ainda vejo algumas pequenas limitações no elenco.

Em 2008 o Vitória tinha um bom time e isto é muito pouco para uma competição longa e de pontos corridos. Uma competição como esta requer um grande elenco, com peças de reposição à altura em todas as posições.

E o rendimento do Vitória caiu justamente porque não na época não tínhamos um bom elenco. Primeiro veio à saída de Dinei. A diretoria pelejou até o fim da competição e não conseguiu um substituto à altura. Em seguida, as contusões de Marquinhos e Willians Santana, os motores do time, que consequentemente atingiu o futebol de Ramon, que vinha jogando bem, mas todos nós sabemos que ele já não possui mais o mesmo vigor físico de anos atrás.

Com os dois garotos meia/alas em campo, Ramon exercia a função de meia[quase um pivô entre os alas], cadenciando o jogo, dominando a bola no meio e apenas distribuindo as jogadas entre as duas pontas, com Marquinhos na esquerda e Willians na direita. Ambos os garotos corriam por ele, e os três juntos tinham um ótimo rendimento: a velocidade e a técnica estavam aliadas. Mas, infelizmente os garotos não suportaram fisicamente a sequência de jogos, e aí sobrou para Ramon atuar sem a velocidade deles. Aí já viu né?

Nosso meio-campo morreu de uma só vez. Lembro que a lesma do Marco Antônio chegou a jogar de camisa 10, como meia de criação, meia de armação, volante, atacante, só faltou jogar de goleiro. Ao fim da competição Leandro Domingues chegou, fora de forma e sem ritmo de jogo. Isto sem falar nos problemas extra-campo entre o treinador e alguns jogadores.

O rendimento do Vitória caiu porque na época não tínhamos um elenco, apenas um time bom, sem reservas. Este ano temos um grupo mais coeso, um elenco mais uniforme com mais substitutos à altura.

A começar pelo Víafara, o paredão, que está numa grande fase e agarrando muito. Um ditado antigo já diz: “Um grande time começa por um grande goleiro”.



Dois laterais bons [Apodi e Leandro (Leandrinho)] e dois reservas medianos.Inclusive o lateral Apodi é o líder momentâneo dos troféus Bola de Prata [Revista Placar] e Armando Nogueira [Globo esporte].



A Zaga, nosso ponto forte, com três pratas da casa entre as cinco defesas menos vazadas da série A, sofrendo gols em apenas dois dos seis jogos disputados. O zagueiro Wallace tem a incrível estatística de ter seis partidas disputadas e nenhuma falta cometida, sendo o atual líder do troféu Frienderiech da Rede Globo.



Na meiúca encontramos um verdadeiro companheiro para o Pitbull. O garoto Uelliton está jogando muito! Marca bem, sai bem com a bola e tem uma grande visão de jogo. Ao contrário do Renan que era fraquíssimo na saída de bola e errava muitos passes. Mais uma revelação das nossas divisões de base. Leandro Domingues, o maestro, que voltou jogando muito e queimando a minha língua. O Leandro “Dormindo” mostrou que está com insônia e é o atual líder do Troféu Armando Oliveira como melhor meio campista do brasileirão. Isto sem falar em Bida, Jackson, Willian, Elkeson, Carlos Alberto, Xavie r[que só treina, come e dorme] e etc. que figuram entre os reservas.


O Ataque deste ano ainda perde para o de 2008, inclusive sendo uma das nossas grandes limitações e o motivo pelo qual o Vitória não está atualmente na liderança da competição. A ausência de Neto Baiano culminou numa escassez de gols, o que é preocupante.


Para a próxima partida apostaria nas promessas do campeonato Baiano, Robert e Berola. Caso PCC mantenha os atacantes, espero que Roger seja mais objetivo e deixe de marra em campo, que Adriano solte mais a bola e levante a cabeça e principalmente que os dois queimem a minha língua.

Acho que com a saída de Nadson e Washington a diretoria teria plenas condições de trazer o Perea, um atacante matador, e que está apenas treinando no Grêmio. Antes que alguém questione sobre a cirurgia dele, Anderson Maldini já fez duas iguais e está em campo, jogando muito! Tirando o ritmo de jogo, Perea vem treinando normalmente no Grêmio.

Outro nome, e de graça, seria o da cria rubro-negra Itacaré. O jovem atacante evoluiu muito nos últimos dois anos e acho que chegou a hora do Vitória aproveitar ele. Este ano temos um elenco muito superior, mas ainda possuímos algumas limitações:
-Não dispensaria Cristian, pois não temos um substituto para Domingues [Nem conto Ramon].
-Precisamos de mais um atacante que chegue e resolva quando necessário.
-Precisamos de uma meia de Velocidade [pena que Reina não deu certo].

Trazendo estes jogadores estaremos 100% consolidados e com um elenco fechado. Acredito em uma grande campanha do Esporte Clube Vitória, não só por ser torcedor, mas de forma consciente pelo que o time vem apresentando, acredito que o Vitória brigará sim pelo título.

O importante é manter a humildade e o trabalho intensivo, sem perder o foco e mantendo os pés no chão. Nosso maior adversário somos nós mesmos e não basta apenas ter um bom elenco, a presença do torcedor no estádio exerce uma grande influência no desempenho dos jogadores e espero que cada um faça a sua parte, rumo à história do grandioso leão da barra.
__________
Comentários
9 Comentários

9 comentário(s):

Anônimo disse...

Concordo com você em tudo! Parabéns!

*†Lucas Rochas §iquilho†* disse...

Valeu pela diagramação xará.[risos]

Nem dei ênfase e coloquei negritos em algumas partes porque estou na pressa para sair.[risos]

SRN

Lucas Serra disse...

Tranquilo Siquilho!

Gostei da análise, mas eu estou com um pé atrás com Perea. Li em algum lugar que ele foi negado pelo DM do Palmeiras.

*†Lucas Rochas §iquilho†* disse...

O Flamengo também está querendo contratá-lo.

Para isto basta ser feito um contrato de produtividade.

Anônimo disse...

O Flamengo? Deixa ele levar...

Anônimo disse...

Muito boa análise!!

Agora éramos pra estar com 16 pontos... pra depois arrancarmos na classificação!!!

Pelo menos no returno a gente ganha de Cruzeiro, Inter e Palmeiras em casa, e do Bota e do Sto André fora...

*†Lucas Rochas §iquilho†* disse...

Realmente, no returno temos grandes chances de disparar pois jogaremos a sequência atual de forma inversa com 4 partidas em casa, em seis disputadas.

De qualquer forma ão adianta assumir a liderença agora, como o náutico e o flamengo em 2008, e ser o cavalo paraguaio.

Prefiro estar sempre encostado, beirando e tomá-la no returno.

Anônimo disse...

Itacare foi comprado por um empresario portugues por U$100 mil tem uns 2 meses.

*†Lucas Rochas §iquilho†* disse...

Alexi Portela desmentiu e disse que Itacaré foi apenas emprestado.

Postar um comentário

Siga o ECVitóriaNotícias no Twitter: @ecvnoticias

Últimas notícias

Postagens populares (última semana)

Postagens populares (últimos 30 dias)

CAMPEONATO BRASILEIRO 2014 (28ª rodada)

Jogo ao vivo: Sport x VITÓRIA .


Dia: 12/10/14 (domingo)

Horário: 18:30h (hor. de Brasilia)


Links das rádios/tv na web:


Rádio Metrópole 101,3 FMRádio Transamérica 100,1 FMRádio TudoFM 102,5Rádio Itapoan 97,5 FMRádio CBN 100,7 FMRádio Sociedade 740 AMRádio Excelsior 840 AM