Prova disso são os 37 gols marcados em 2012, contra 29 do astro santista, segundo maior goleador do país na temporada. A meta, porém, é chegar aos 60 até o final do ano.
“Estou vivendo um bom momento na carreira, amadurecido, e jogar no Vitória mexe muito comigo. Tenho uma relação de carinho enorme com o clube e quando vou a campo só quero ganhar para ver a torcida feliz. Este ano já igualei o recorde no Campeonato Baiano [27 gols marcados por Cláudio Adão em 1986] e me tornei o maior artilheiro do Barradão [46 gols, contra 44 de Ramón Menezes]”, lembrou o camisa 9 em entrevista ao UOL Esporte.
Além da paixão pelo Vitória, Neto Baiano acredita que a experiência acumulada ao longo dos anos ajuda muito na hora de receber a bola para finalizar. “Pela primeira vez estou marcando tantos gols em uma temporada e acho que com o passar do tempo você fica mais experiente, está no lugar certo no momento de finalizar para o gol. O ambiente no Vitória é outro fator determinante. O grupo aqui é muito legal”, acrescentou Neto.
Recentemente, a brilhante fase do atacante chegou a despertar interesse de clubes da Série A, como Botafogo e Vasco. O camisa 9 rubro-negro não descarta a possibilidade de transferência para ‘ganhar um bom dinheiro’, mas coloca como prioridade seguir no Vitória e ajudar o atual clube a retornar à elite.
“Meu contrato expira em dezembro e tive propostas para sair, mas quero ajudar o Vitória voltar à primeira divisão. Claro que penso em sair para ganhar um bom dinheiro, mas não descarto um bom acordo com o Vitória. Mas esse negócio quem decide mesmo é meu empresário [Antônio Gustavo, o Guga]”, disse Neto, que sonha com uma oportunidade na seleção brasileira mesmo atuando por um clube que está na Série B.
“Por que não? Se o Mano [Menezes, técnico da seleção brasileira] observa jogadores em atividade na Europa, por que não pode se dedicar a observar quem também está se destacando na Série B? Estou trabalhando para ser lembrado”, garantiu o atacante.
VITÓRIA X BAHIA X POLÊMICA
Como não podia deixar de ser, a conversa com Neto Baiano obviamente contou com certa ‘pitada’ de provocação ao rival Bahia. Questionado se o Ba-Vi estaria de volta à elite no ano que vem, o atacante respondeu: “Se o Bahia vai continuar na primeira eu não sei. Acho que vai cair, por isso não vai ter Ba-Vi”, disse o camisa 9, certo de que o Vitória conseguirá o acesso em 2012.
Apesar de ser apontado como jogador polêmico, Neto Baiano descartou este rótulo, e justificou: “Polêmico, eu? Não. Acontece que falo o que vem na minha cabeça, não estou preocupado se A ou B vai gostar. Sou sincero”.
META PARA 2012
Até agora, em 2012, Neto Baiano marcou 37 gols no total, em três torneios: a maioria (27) foi no Campeonato Baiano, além de quatro pela Copa do Brasil e seis na Série B. A marca alcançada por Messi na temporada 2011/2012, de incríveis 82 gols, está fora de questão. Mesmo assim, a projeção do atacante não deixa de ser bastante ambiciosa.
“Coloquei na cabeça que fecho o ano com 60 gols. É uma meta”, revelou Neto Baiano, que promete terminar a Série B à frente do atual artilheiro, Zé Carlos, do Criciúma, que na última terça-feira chegou aos 13. “Vou passá-lo. É uma questão de tempo e Zé pode esperar que vai ficar para trás”, brincou Neto Baiano, fã declarado de Romário e Ronaldo, suas principais inspirações no futebol. Talvez esteja explicado um dos motivos para ele fazer tantos gols. (Marcello De Vico / UOL)