Cadastre seu e-mail para receber notícias do Vitória

Você receberá um e-mail com um link, clique nele para ativar e confirmar sua inscrição. Caso não tenha recebido, cadastre-se novamente.

Coisas do Vitória. Por João Werther.

Mais um jogo da série: “Essas coisas só acontecem com o Vitória”. São raras as vezes que vemos um time dar 3x0 e permitir a vergonhosa virada de 4x3.

Procurei me lembrar de outra virada assim no futebol mundial e colegas me lembraram de 2003, quando aconteceu a mesma coisa com o mesmo Vitória sobre o mesmo goiás. Acho que o meu cérebro tinha apagado esse desastre vergonhoso da minha memória.

Antes do jogo, comentei com um amigo meu que estaria satisfeito com o empate, visto o histórico do Vitória nos últimos anos quando joga fora. Não queria era perder.

E o time começou bem, era só pressão e com Marquinhos muito arisco pela direita. Para minha surpresa – e da grande maioria dos torcedores que conheço – estávamos ganhando de 3x0 nos primeiros 20 minutos de jogo, com direito a dois gols do maior artilheiro do Brasil, sendo um de bate-pronto muito bonito. No primeiro tempo o time se postou como dono do jogo e estava dando as cartas literalmente, até que surgiu o primeiro gol do goiás. Veio através de um chute forte de fora de área, mas bastante defensável, que passou pelas mãos do goleiro Renan, que já provou por A+B+C que não pode ser titular deste time. O lance do gol foi digno do melhor sentido da frase “mão-de-quiabo”.

Aliás, falando sobre “mão-de-quiabo”, saber que tem um goleiro fraco no gol deixa nervosa qualquer zaga, por melhor que ela seja. E, com isso, besteiras normalmente são cometidas em seguida por esta defesa, na ânsia de querer impedir que o adversário dê chutes a gol. E a nossa, que não é lá essas coisas, se desmonta toda.

Mas, além da nossa zaga, muita gente caiu de pau em cima das substituições feitas, inclusive eu no momento da partida. Mas Neto Baiano e Pedro Ken já isentaram o técnico, alegando cansaço muscular durante a partida. Inclusive NB disse que no intervalo já estava sentindo grande cansaço. E ainda teve a substituição não programada do nosso craque de vidro chamado Marquinhos.

Sobre Marquinhos, ele fez o primeiro gol em um lance de técnica e sorte e deu passe para o terceiro gol, além de ter participado do lance do segundo gol. Infelizmente, pelo que se viu, ainda dependemos muito dele para termos uma boa qualidade ofensiva e quando ele sai o ataque perde um pouco do seu poderio ofensivo. Está na hora de testar esquemas sem ele, para nos dar mais opções em jogos que ele não puder jogar, já que o cara é 1 no jogo e 10 no estaleiro. Carpe poderia testar Tartá ali fazendo dupla com NB ou até mesmo o recém chegado Marco Aurélio. Mas que teste isso em coletivo antes.

Voltando às substituições, não gostei da substituição de Marquinhos, quando entrou Eduardo Ramos. Era para ter entrado Dinei ou ter promovido a estréia do tal Marco Aurélio. Afinal o time estava taticamente bem no momento e tinha que ter trocado seis por meia dúzia. A outra substituição, de Pedro Ken por Reniê, foi o maior erro de Carpegiani no jogo, visto que com a entrada de um zagueiro no lugar de um jogador ofensivo, invariavelmente iríamos chamar o time adversário para cima de nós. E deu no que deu.

Capergiani não foi feliz nas substituições e fico confortável em criticá-lo, pois sou um dos que gostaram do seu retorno ao clube. Não entendo também porque ele não utiliza os jogadores que a diretoria contratou como laterais, o Carlinhos e o Dener. Se não prestam para que veio? Principalmente o lateral esquerda Dener, porque Saci vive um péssimo momento desde que voltou da contusão que teve no início do baiano. Se ele é pior do que o momento que Saci vem atravessando, nem deveria ter vindo. Idem para Carlinhos.

Sobre as laterais, a notícia boa é que Nino Paraíba deve voltar no próximo jogo, pelo menos é o que todos nós esperamos. Ele vai suprir a nossa sede de jogadas eficientes nas laterais dos campos, com suas grandes arrancadas e fugas constantes para o ataque e seus cruzamentos também eficientes com os dois pés.

Mas, voltando ao técnico, apesar de Carpegiani ter errado nesse jogo, ele está com um bom aproveitamento, principalmente fora de casa. Em quatro partidas que jogamos fora de casa, ganhamos duas e perdemos duas, com aproveitamento de 50%. Nos últimos 10 anos não me lembro de uma outra vez que o time vem conseguiu bons resultados fora, exceto da última vez com o próprio Carpegiani.

É muito fácil cornetar técnico quando o time perde e de forma vergonhosa como foi. No meu entender, ele só errou quando colocou Reniê no lugar de Pedro Ken no intuito de fortalecer mais a retaguarda, pois com isso chamou o adversário para cima de nós, mas é uma prática muito comum no futebol brasileiro. Mas independente de quem estivesse em campo, a grande vergonha foi os 11 que estavam ali permitirem essa virada do jeito que permitiram, jogando sem brio e deixando o goiás jogar como quis, sem esboçar nenhuma e qualquer reação.

Claro que teve aquele pênalti escandaloso que foi falta a favor do Vitória. Foi um erro de arbitragem como dificilmente vamos ver outro do mesmo nível. Aliás, a diretoria tem que fazer uma representação oficial com esse juiz de várzea. Entretanto mais escandaloso ainda foi o comportamento sem reação do time que permitiu essa virada. Isso não tem desculpa.

Não posso deixar de citar alguns fatores que contribuíram especificamente para essa vergonha nacional, como termos jogado com uma contenção reserva (Mancha e Ananias não são titulares), laterais que não existem, atacante bichado que nem Marquinhos e ter um goleiro mão-de-quiabo ali atrás. Isso dificulta qualquer esquema tático.

Moção honrosa para Neto Baiano que fez dois gols, um de bate-pronto muito bonito, e deu até toque de calcanhar eficiente na partida e, aos poucos, está se mostrando mais para o jogo e para os companheiros. Ele está no melhor momento da sua carreira e está deixando bem claro que um jogador pode mudar o que se espera normalmente dele, mesmo chegando aos 30 anos.

Avante, Vitória! Rumo ao nosso lugar de direito na série A.

Por: João Werther
__________
Comentários
5 Comentários

5 comentário(s):

Anônimo disse...

Não concordo quando você critica sempre os laterais e a defesa, você precisa entender que a frente de zaga do Vitória é uma baba, não marcar ninguém, principalmente Rodrigo jogador muito fraco fisicamente não tem pegada verdadeiro come e dorme, a coisa mais difícil esse jogador ganhar uma bola do adversário, quando consegue alguma coisa comete falta, as laterais e a defesa do Vitória sofre pressão em todos os jogos pois os adversários chegam a eles sem encontrar dificuldade nenhuma, o nome desses jogadores nem mencionados são pelos locutores de rádio e televisão, a dupla de ontem foi a pior que já atuo esse ano, jogadores omissos e sem pegada, os piores em campo Ananias e Rodrigo Mancha, esse ultimo um verdadeiro boneco de Olinda, o outro seguindo o mesmo ritmo. A menos ruim Michel e Ueliton, que joga futebol sabe entende o relato, em resumo Mauricio sua analise está sendo muito mecânica, não tem defesa que jogue bem com uma frente de zaga fraca como a nossa, os frentes de zaga são o ponto de equilíbrio, pois eles são os responsáveis pela marcação, cobertura e transição da bola para o ataque e os nossos realmente não aparece para o jogo mais uma vez nem os locutores de rádio e TV não falam o nomes deles, não marcam e nem aparece no ataque em resumo são as peças mais fracas que temos é a nossa maior deficiência.
Vitória precisa investir em dois ou três jogadores para essa posição em minha visão, ou não vai subir a não que esses caras melhore mais melhore muito, esse texto realmente está extenso e repetitivo mais quero alerta que os comentários que tenho visto são sempre os mesmos, não quero defender jogador nenhum mais é preciso sermos mais observadores.
Obrigado pelo espaço,
Ats,
Edward.

Cléber disse...

A virada veio com 10 em campo pq nosso técnico fez três substituições antes de 20 min do segundo tempo e Dinei se machucou.

Anônimo disse...

Essa derrota vergonhosa não tem desculpas...não existe tomar uma virada depois de esta ganhando por 3 a zero!! Só o "vitorinha da bahia" que faz isso com sua torcida é impressionante estou muito envergonhado e até um pouco desmotivado,o nosso time é forte o mais forte da competição,perde pra um time fraco(goias)dessa maneira!! É sempre isso na hora que todos esperam do vitoria ele faz questão de amarelar...isso é do histórico do clube e o pior é que mudam os jogadores, técnicos...e sempre a mesma coisa!!

Anônimo disse...

tem certo anoninnos...jahia doentes que ficam dando pitacos no vitoria.agora eu vou dizer umas coisas botar renier que é uma mrda no lugar de pedro kem isso dar um atestado de burrice.me poupe

Anônimo disse...

João, parabéns pelo seu comentário, mais que perfeito, esse mão de quiabo e o Sr. Douglas não era para está mais vestindo a camisa do Vitória, o Viafra que era ídolo da torcida foi dispensado por muito menos.

Postar um comentário

Siga o ECVitóriaNotícias no Twitter: @ecvnoticias

Últimas notícias

Postagens populares (última semana)

Postagens populares (últimos 30 dias)

CAMPEONATO BRASILEIRO 2014 (28ª rodada)

Jogo ao vivo: Sport x VITÓRIA .


Dia: 12/10/14 (domingo)

Horário: 18:30h (hor. de Brasilia)


Links das rádios/tv na web:


Rádio Metrópole 101,3 FMRádio Transamérica 100,1 FMRádio TudoFM 102,5Rádio Itapoan 97,5 FMRádio CBN 100,7 FMRádio Sociedade 740 AMRádio Excelsior 840 AM