Porém, algo deu errado e na finalíssima, eles perderam pelo placar de 1 x 0 na prorrogação após estarem perdendo por 3 x 0 e empatarem no tempo normal.
O treinador da equipe chamou atenção de seu atleta, e disse que o mesmo deveria estar apoiando os companheiros que reclamavam com o juiz da partida e com os auxiliares pedindo a marcação de um pênalti a favor da equipe. E perguntou ao garoto o motivo do comportamento dele.
O garoto respondeu:
Treinador, ele me ensinou que ser homem é levantar a cabeça e encarar a dor, vencê-la, pois todo vencedor tem essa postura. Meu pai me ensinou que é na dor que se reconhece o forte, pois na felicidade é tudo muito mais fácil; que ao olhar nos olhos da derrota é simplesmente não aceitá-la, fazendo dela uma motivação para ser mais forte e ganhar experiência é uma atitude de um homem de verdade.
Sabe treinador eu tenho 14 anos, mas hoje eu me tornei mais homem, pois olhei na cara da derrota e simplesmente desdenhei dela, porque sei da capacidade de minha equipe, de onde ela é capaz de chegar e do que ela pode fazer nas demais competições onde iremos participar. Hoje é um dia de tristeza para nosso time, mas de alegria para aqueles que pensam como eu e como meu velho pai, que hoje está no céu, mas com muito orgulho de mim, e do que fizemos nessa competição.
O Vitória não venceu o Campeonato Baiano de Futebol Profissional 2012, mas mostrou força ao virar o jogo e provar que ser forte é não simplesmente não se mostrar fraco nos momentos decisivos. Com todas as limitações e dificuldades, o Rubro-Negro em momento algum baixou sua cabeça, lutando até o apito final. Aceitar a derrota é algo nobre e traz força para os demais desafios.
O Campeonato Baiano de 2012 é passado, a página está virada e a vida continua. As glórias e os méritos estão com o rival que conseguiu sair vencedor, mas é com esse espírito de luta e vontade, que esperamos a equipe dentro da Copa do Brasil e do Campeonato Brasileiro da Série B. Um Leão brigador, com jogadores aguerridos e empurrados pela sua fiel e fanática torcida durante todos os jogos.
Por: Jorge Sacramento (Blog Os Geraldinos)