Cadastre seu e-mail para receber notícias do Vitória

Você receberá um e-mail com um link, clique nele para ativar e confirmar sua inscrição. Caso não tenha recebido, cadastre-se novamente.

Resumo do Regulamento do Baianão 2012

Resumo do Regulamento da 1ª divisão do Campeonato Baiano de Futebol Profissional 2012, popularmente conhecido como Baianão. A competição é organizada pela FBF (Federação Bahiana de Futebol) e está na 108ª edição. Este regulamento também se aplica para o Campeonato Baiano de Futebol SUB-20 2012.

// Confira a artilharia do Baianão 2012
// Tabela de jogos do Baianão 2012


O Baianão 2012 terá início no dia 18 de janeiro e terminará no dia 13 de maio, onde participarão 12 equipes, confira:

Alagoinhas Atlético Clube
Associação Desportiva Bahia de Feira
Camaçari Futebol Clube
Esporte Clube Bahia
Esporte Clube Vitória
E. C. P. P. de Vitória da Conquista
Feirense Futebol Clube
Fluminense de Feira Futebol
Itabuna Esporte Clube
Sociedade Desportiva Juazeirense
Juazeiro Social Clube
Serrano Sport Club

FÓRMULA DE DISPUTA DO BAIANÃO 2012
FASE DE CLASSIFICAÇÃO (FASE I)
Todos os 12 times se enfrentarão entre si, no sistema de ida e volta, classificando-se para a Semifinal (Fase II) os 04 (quatro) primeiros colocados.

FASE SEMIFINAL (FASE II)
Nesta fase também haverá o sistema de ida e volta, seguindo o seguinte esquema:
1º colocado x 4º colocado
2º colocado x 3º colocado

Os vencedores de cada disputa se enfrentará na Fase Final. O mando de campo do jogo de volta e a vantagem da disputa (se ocorrer empate no “jogo de 180 minutos”) será dos 1º e 2º colocado da Fase de Classificação (Fase I).

FASE FINAL (FASE III)
Será em jogos de ida e volta entre os 2 clubes vencedores da Fase Semifinal.

O mando de campo do jogo de volta e a vantagem da disputa (se ocorrer empate no “jogo de 180 minutos”), pertencerá ao clube de melhor campanha em todo o Campeonato, somando-se as duas fases anteriormente disputadas, aplicando-se inclusive para definição das vantagens dos critérios de desempate (veja os critérios logo abaixo).

DISPUTA DO 3º LUGAR
Será disputado em paralelo à Fase Final e será disputada pelos clubes perdedores da Fase Semifinal.

REBAIXAMENTO E ACESSO
Serão 2 times rebaixados para a 2º divisão 2013: os dois clubes últimos colocados da Fase de Classificação (Fase I). Consequentemente 2 times (campeão e vice) subirão da 2ª divisão para disputar a 1ª divisão no próximo ano (2013).

CRITÉRIOS DE DESEMPATE
Quando houver empate em pontos ganhos, entre dois ou mais clubes, em qualquer Fase, ou em todo o Campeonato, o desempate para efeito de definição da classificação final dos clubes, em cada caso, ocorrerá pela aplicação dos critérios a seguir:

a) Maior número de vitórias;
b) Maior saldo de gols;
c) Maior número de gols marcados;
d) Maior número de pontos ganhos no confronto direto;
e) Maior saldo de gols no confronto direto;
f) Menor número de cartões vermelhos recebidos do clube;
g) Menor número de cartões amarelos recebidos do clube
h) Sorteio.

OBSERVAÇÕES
Os clubes Campeão e Vice-Campeão do Campeonato Baiano de Futebol Profissional 2012, terão acesso à Copa do Brasil 2013.

Os clubes classificados em 1º, 2º e 3º lugares do Campeonato Baiano de Futebol Profissional 2012 se classificarão para a disputa do Campeonato do Nordeste 2013.

O clube melhor colocado do Campeonato Baiano 1ª Divisão 2012 terá acesso ao Campeonato Brasileiro de Futebol Série "D" 2012, excluído os times que já estiverem nas séries A, B, ou C e o campeão da Copa Governador do Estado 2011 (Vitória da Conquista).

As associações mandantes deverão usar obrigatoriamente o seu uniforme número um.

O Campeonato Baiano de Juniores (sub-20) 2012 será disputado, sempre que possível, nas preliminares, acompanhando obrigatoriamente o da Categoria Profissional na Fase de Classificação (Fase I).

As inscrições de atletas para participarem do Campeonato Baiano 2012, poderão ser feitas até 72 (setenta e duas) horas antes do inicio dos jogos de ida da Fase Semifinal, observando-se, rigorosamente, o horário de funcionamento do Departamento de Registros da FBF e seguindo o Horário de Brasília.

O atleta inscrito no Campeonato por um clube poderá inscrever-se por outro clube participante do mesmo Campeonato, desde que não tenha sido relacionado para nenhuma partida, inclusive na condição de reserva. O atleta inscrito só terá condição de jogo se o seu nome for incluído no BID-E (Boletim Informativo Diário Eletrônico) da Confederação Brasileira de Futebol, até o dia útil imediatamente anterior ao do jogo.

Os cartões amarelos dos atletas dos clubes que passem fa Fase Semifinal para a Fase Final serão zerados, com exceção àqueles que receberam o 3º cartão, que terá que cumprir a suspensão automática.

Caso a arrecadação de qualquer partida não seja suficiente para cobrir as despesas da competição, inclusive a cota e respectivas despesas dos árbitros, o clube financeiramente mandante terá que efetuar o pagamento do déficit verificado, logo após o encerramento da partida, sob pena de multa.

Quaisquer solicitações para modificações na tabela, somente serão submetidas à análise do Departamento Técnico da FBF se recebidas até 08 (oito) dias antes da data marcada para a partida, exceto nas hipóteses comprovadas de caso fortuito ou força maior.

O clube visitante terá o direito de adquirir a quantidade de ingressos correspondente a 10% (dez por cento) da capacidade do estádio, desde que se manifeste oficialmente até 03 (três) dias úteis antes da realização da partida., efetuando o pagamento do valor integral. Em cumprimento de acordo assinado entre os clubes, inclusive parasituações de reciprocidade, a fisponibilidade de ingressos para o visitante poderá ser superior a 10% (dez por cento) da capacidade do estádio.

Por: Lucas Serra (@ecvnoticias)

Fonte: FBF (Regulamento completo)
__________
Comentários
3 Comentários

3 comentário(s):

Anônimo disse...

Lucas, boa tarde. Seu blog está cada vez melhor, parabéns para vc e sua equipe!

saudações rubro negra Larissa Fra Nunes

Lucas Serra disse...

Valeu Larissa!

SRN

Anônimo disse...

esse cacule ta merecendo uma vaguinha nao ta nao cereso?

Postar um comentário

Siga o ECVitóriaNotícias no Twitter: @ecvnoticias

Últimas notícias

Postagens populares (última semana)

Postagens populares (últimos 30 dias)

CAMPEONATO BRASILEIRO 2014 (28ª rodada)

Jogo ao vivo: Sport x VITÓRIA .


Dia: 12/10/14 (domingo)

Horário: 18:30h (hor. de Brasilia)


Links das rádios/tv na web:


Rádio Metrópole 101,3 FMRádio Transamérica 100,1 FMRádio TudoFM 102,5Rádio Itapoan 97,5 FMRádio CBN 100,7 FMRádio Sociedade 740 AMRádio Excelsior 840 AM