É fato que não há como não ficar indignado com a situação de nosso Clube. Porém, em verdade, vos digo: ficar apenas no lamento não vai adiantar zorra de nada. Portanto, vamos falar de jangada, que é pau que bóia.
Esta é a questão central: o que podemos e devemos fazer para transformar o atual estágio de coisas no Rubro-negro? Que a situação é deplorável, que os atuais (e também os antigos) dirigentes trataram nossa paixão com descaso, já estamos exaustos de saber. A hora, portanto, é de agir.
O Movimento Somos Mais Vitória – um dos mais fortes e organizados movimentos de sócios torcedores do pais e ao qual tenho um orgulho da zorra de fazer parte – propõe o caminho do fortalecimento da instituição através da democratização, profissionalismo, transparência e respeito ao torcedor. No entanto, para que estes princípios não se tornem apenas palavras ao vento, ou chavões sem maiores conseqüências, é preciso que todos nós entendamos que o futuro do Clube está em nossas mãos. Assim, temos que analisar, debater e ver as formas de transformar nosso desejo em realidade.
Neste primeiro ano, nós, do MSMV, desenvolvemos uma série de ações, tanto no plano teórico quanto prático. Logo de cara, fizemos um duro protesto sobre a condução das últimas eleições; em seguida realizamos uma vitoriosa campanha de filiação ao SMV para fortalecer o Clube; depois, mesmo sem acesso à papelada, apresentamos um detalhado estudo das contas do Clube e mostramos as falhas para a diretoria. Além disso, erguemos faixas de protesto em diversos jogos, realizamos panfletagens para disseminar na torcida nossos princípios; divulgamos nota com repercussão nacional sobre a questão dos direitos de transmissão que prejudica os clubes que não são do eixo; construímos um novo site pra facilitar a comunicação com os integrantes do MSMV, entre diversas outras ações.
É óbvio que, nesta ainda breve caminhada, já cometemos erros e nem sempre atuamos do melhor modo que a situação exigia, porém um fato é inquestionável: nunca nos omitimos.
Agora, entendemos que chegou o momento de darmos um passo adiante com a aprovação do NOSSO ESTATUTO, que nos dará personalidade jurídica, e proporcionará uma ação ainda mais efetiva para que possamos transformar nosso Clube.
Então, todos aqueles que compartilham destas idéias e ideais estão convidados a comparecer no Salvador Trade Center, no próximo dia 8 de dezembro, a partir das 8h, para que, juntos, continuemos a fazer história.
Afinal, está em nossas mãos a construção de um Movimento cada vez mais forte que tenha condições efetivas de mudar os rumos no Esporte ClubeVitória.
Por: Franciel Cruz (blog - @ingresia)