Cadastre seu e-mail para receber notícias do Vitória

Você receberá um e-mail com um link, clique nele para ativar e confirmar sua inscrição. Caso não tenha recebido, cadastre-se novamente.

BARRADÃO, 500 jogos. Por Alexandro Ribeiro

Barradão lotadoSábado, dia 30 de outubro de 2010, o Vitória irá realizar a partida oficial de número 500 no estádio Manoel Barradas, uma marca muito importante para quem lutou muito para ter reconhecido o direito de ter um estádio próprio, onde conseguiu reverter a hegemonia do futebol local conseguindo importantes títulos e se estabelecendo em uma posição de destaque no cenário nacional.

// Confira a lista dos 499 jogos no Barradão

Foi no estádio Manoel Barradas que o Vitória levantou a maior parte de seus títulos: 14 Campeonatos baianos (92, 95, 96, 97, 99, 00, 02, 03, 04, 05, 07, 08, 09, 10), 3 Campeonatos do Nordeste (97, 99, 03) – os campeonatos baianos de 92 e 99, e os campeonatos do nordeste de 97 e 99 foi utilizado o Barradão em poucos jogos. Foi também no Barradão que conseguimos os acessos da série C para a B, da B para a A, ser semifinalista no campeonato Brasileiro de 99 e na Copa do Brasil de 2004, e mais recentemente ser Vice Campeão da Copa do Brasil com campanha irretocável no Manoel Barradas, além de conseguir o direito e disputar alguns torneios internacionais como as Copas Conmebol e a Sulamericana . Isso sem citar as inúmeras conquistas nas divisões de base que resultam em amplo domínio local, sendo 36 títulos nos últimos 16 anos apenas nos torneios da federação – infantil, juvenil e júnior.

No entanto, alguns momentos mais delicados, como é natural no futebol, foram vividos dentro de nosso estádio, como o descenso em 2004 e 2005, e atualmente, a luta pela permanecia na primeira divisão em 2011, que, assim como revertemos nos outros momentos, certamente iremos dar a volta por cima agora.

Esse jogo de número 500 deve ser encarado, por tanto, como bastante especial, tanto pelo caráter festivo, como pela sua importância para o futuro próximo do clube, e certamente a torcida saberá reconhecer esse momento e dará o incentivo esperado para que a festa seja digna de registro, empurrando o time para conquistar o resultado tão importante e desejado.

Um fato interessante dessa partida é que o adversário, o Vasco da Gama, dentre todos os times que já enfrentamos mais de 4 vezes no Manoel Barradas, é o que temos o melhor aproveitamento, impressionantes 93%, resultado de 8 vitórias e 1 empate nos 9 jogos realizados. São 25 gols pró e 9 gols contra.

Foram no total 101 adversários diferentes ao longo desses 499 jogos, com 315 vitórias, 104 empates e 80 derrotas, resultando um aproveitamento superior a 70%. Foram marcados pelo Vitória 1.113 gols, enquanto a meta rubro negra foi vazada 518 vezes. Somando todos os públicos, 4.650.627 pessoas pagaram para ver o Vitória no Barradão, mas como o número de não pagantes beira os 10%, certamente mais de 5 milhões foi o público total, sendo que nos últimos 5 anos, com a aproximação do torcedor ao clube promovida pela nova diretoria, a média anual de publico presente é superior a 500 mil (na verdade nos últimos 5 anos, ou 180 partidas, teve o mesmo público no Barradão do que nos demais anos que correspondem a 320 jogos). O que prova também de forma inconteste o crescimento da torcida rubro negra.

Os campeonatos que mais disputamos no Barradão foram o Brasileirão (esse será o jogo de número 200) e o campeonato Baiano (165 jogos). Também foram disputados campeonatos do Nordeste, Copa do Brasil, as segundas e terceira divisão, Copa Conmebol, Seletiva para Libertadores, Copa dos Campeões, e Copa Sulamericana.

Das 315 vitórias no Barradão, nada menos que em 109 a diferença de gols foi 3 ou mais, o que podemos denominar de goleadas. E os jogadores que mais colaboraram com esses gols foram Ramon, com 44 tentos no Barradão, seguido por Allan Delon com 40, Índio com 34 e Fernando com 32. Perto de 400 jogadores já defenderam a camisa Rubra Negra nessas partidas, sendo Vanderson, Bida e Flávio Tanajura os que mais envergaram o manto com 116, 110 e 108 jogos respectivamente (até o jogo 499). Tivemos inúmeros jogadores criados no Barradão que, mantendo a tradição do clube, foram destaques nacional e internacionalmente, podendo rapidamente citar David Luís, Hulk, Dudu Cearense, Felipe, Marcelo Moreno e, recentemente, Wallace, Anderson Martins, Uellinton, entre tantos outros. Os técnicos que mais comandaram o Leão foram Arthurzinho, Wagner Mancini, Chamusca e Joel Santana com 51, 39, 38 e 38 partidas respectivamente.

Além dos jogos oficiais, cerca de 30 amistosos já foram realizados no Manoel Barradas, alguns como preparação para o início das temporadas ou inter-temporadas, e outros festivos como a inauguração do estádio contra o Santos em 86, a reinauguração contra o Olímpia PAR em 91, o jogo contra o Corinthians em 97 e a comemoração do aniversário contra o PSV HOL neste ano.

Este, de fato, é um momento histórico de comemoração, mas antes de tudo de união. E é na expectativa de ver a torcida em peso incentivar o time, e os jogadores se empenharem ao máximo, que mais uma vez a mística do Barradão vai fazer a diferença e sairemos mais tranqüilos para prosseguir na luta pela manutenção na divisão de elite. São 500 jogos de muita garra, muitas alegrias e muita disposição, e certamente ao fim dos 90 minutos teremos motivos de sobra para comemorar essa marca.

Saudações Rubro Negras,

Alexandro Ribeiro
__________
Comentários
0 Comentários

postar comentário(s):

Postar um comentário

Siga o ECVitóriaNotícias no Twitter: @ecvnoticias

Últimas notícias

Postagens populares (última semana)

Postagens populares (últimos 30 dias)

CAMPEONATO BRASILEIRO 2014 (28ª rodada)

Jogo ao vivo: Sport x VITÓRIA .


Dia: 12/10/14 (domingo)

Horário: 18:30h (hor. de Brasilia)


Links das rádios/tv na web:


Rádio Metrópole 101,3 FMRádio Transamérica 100,1 FMRádio TudoFM 102,5Rádio Itapoan 97,5 FMRádio CBN 100,7 FMRádio Sociedade 740 AMRádio Excelsior 840 AM