Cadastre seu e-mail para receber notícias do Vitória

Você receberá um e-mail com um link, clique nele para ativar e confirmar sua inscrição. Caso não tenha recebido, cadastre-se novamente.

Análise do elenco do Vitória em 2009 - parte 3 de 3 (técnicos)

Chegou a terceira e última parte da análise do elenco do Vitória em 2009. A primeira parte foi a breve análise dos goleiros, zagueiros, volantes e laterais; a segunda parte foi a análise dos meias e os atacantes; e agora a análise dos técnicos. Para iniciar o artigo, veja o quadro com a época de cada técnico no comando do leão:



Foto: Vagner Mancini
Vágner Carmo Mancini (ficha)
08 partidas pelo Campeonato Baiano
20 partidas pelo Campeonato Brasileiro
03 partidas pela Copa Sul-Americana
12 VITÓRIAS [Casa: 08 / Fora: 04]
06 EMPATES [Casa: 04 / Fora: 02]
13 DERROTAS [Casa: 03 / Fora: 10]
Aproveitamento: 45,16%

O ano começou e terminou com Vagner Mancini. Em janeiro tinha a esperança de manter o bom momento dele no final de 2008, quando terminamos o Brasileirão em 10º. Uma posição confortável para quem tinha vindo da 2ª divisão.

Vagner Mancini deixou o Vitória em fevereiro para ir pro Santos depois de montar o elenco para 2009, provavelmente quando viu que não ia dar muito certo abriu o gás. Sem falar que ele perdeu duas partidas seguidas no Baianão (Fluminense e Bahia). Veja a sequência de jogos de Mancini: V V V V V D D V + D V D D E E V V D V E D E E V D D D D D V D E. O "+" indica a época do técnico no time. O seu pior momento foi também o pior momento do clube, quando perdeu 5 partidas seguidas.


Foto: Mauro Silva
Mauro Fernandes da Silva (ficha)
07 partidas pelo Campeonato Baiano
02 partidas pela Copa do Brasil
04 VITÓRIAS [Casa: 02 / Fora: 02]
04 EMPATES [Casa: 02 / Fora: 02]
01 DERROTA [Casa: 01 / Fora: 00]
Aproveitamento: 59,26%

Mauro Fernandes voltou ao Vitória depois de comandar as últimas partidas que tirou o Vitória da série C em 2006 e acabou ficando para a temporada de 2007, porém perdeu a moral quando foi eliminado de forma precoce na Copa do Brasil para o Baraúnas.

Acreditando que seu destino estava incompleto no Vitória, acabou voltando com a promessa de ser campeão baiano. Mas algo não deu certo. Dizem que foi por falta de comando, de pulso firme. Veja a sequência de jogos de Mauro: V V E V E V E E D. A torcida ficou impaciente com o excesso de empates e por causa da apatia do time em campo. O bom aproveitamento se deve ao fato de ter sido poucas partidas, e a maioria pelo Baianão.


Foto: Paulo Carpegiani
Paulo Cesar Carpegiani (ficha)
04 partidas pelo Campeonato Baiano
05 partidas pela Copa do Brasil
18 partidas pelo Campeonato Brasileiro
11 VITÓRIAS [Casa: 08 / Fora: 03]
07 EMPATES [Casa: 05 / Fora: 02]
09 DERROTAS [Casa: 01 / Fora: 08]
Aproveitamento: 49,38%

Depois de alguns anos longe do futebol, o Vitória decidiu ter um nome forte para comandar o leão: Paulo César Carpegiani. E ele chegou em um momento decisivo, as semifinais do Baianão. Não teve muito trabalho e foi campeão Baiano em cima do Bahia. Na Copa do Brasil estava razoável, até ser goleado pelo Vasco no aniversário do Vitória por 4 a 0, naquela partida ele inventou algumas das suas.

No Brasileirão ele ia bem dentro de casa, entretanto fora de casa não pontuava muito. Aliás, não foi só com ele, com Mancini o desempenho fora de casa foi muito baixo. Veja a sequência de jogos de Carpegiani: E V V V V E D V D V E D V D E V V D V E E D V D D D E. Nas últimas partidas o clima no rubro-negro não era bom, além das invenções Carpegiani falava o que não devia à imprensa, piorando cada vez mais sua situação.


Foto: Ricardo Silva
Ricardo Neto da Silva (ficha)
07 partidas pelo Campeonato Baiano
01 partida pela Copa do Brasil
01 partida pela Copa Sul-Americana
08 VITÓRIAS [Casa: 05 / Fora: 03]
00 EMPATE [Casa: 00 / Fora: 00]
01 DERROTA [Casa: 00 / Fora: 01]
Aproveitamento: 88,89%
Deixei por último o cara que ficou no comando do Vitória na transição dos outros técnicos: Ricardo Silva. O cara que conhecia o elenco melhor que ninguém, que escalava sem invenção e com uma tremenda moral com os jogadores e com a torcida. Os jogos do Vitória em seu comando foram quase impecáveis, a única derrota foi na última partida da 1ª fase do Baianão quando jogou com o time misto. Lembrando que a derrota favoreceu na desclassificação do Vitória da Conquista, um time que era mais estruturado que o Atlético de Alagoinhas.

Ricardo ajudou o Vitória na partida contra o Juventude pela Copa do Brasil quando o time jogou bem e venceu fora de casa e na primeira partida do Copa Sul-Americana contra o Coritiba no Barradão. Sua sequência de jogos foi: V V + V V V V V D + V.

Em 2010 Ricardo Silva enfim terá uma chance como técnico oficial do Vitória, sua efetivação ocorreu em dezembro, junto com o anúncio da contratação de Mauro Galvão. Torcedores rubro-negros torcem mais do que nunca que Ricardo Silva possa trazer títulos para o clube, sua determinação e seu trabalho nós já conhecemos, que 2010 seja vitorioso.

Amanhã se der publicarei a Retrospectiva do Vitória 2009.

Por: Lucas Serra
__________
Comentários
5 Comentários

5 comentário(s):

Pedro Luis disse...

Bela análise Lucas, ficou massa.

Lucas Serra disse...

Veleu Pedro Luis.

FUTEBOL BAIANO disse...

Show de Bola Cabo Lucas. Desta forma vai virar tenente em poucos meses. Sem qq dúvida, seu BLOG é o que melhor informa quando o assunto é o eterno aspirante a campeão brasileiro. Brinvadeira fora, nota 10! dez de dez mil!

Anônimo disse...

mandar carpegiane ir embora foi a maior burrada do vitoria, ele entregou o time em quinto se nao me falha a memoria. no entanto Se tivesse mais 2 rodadas o vitoria seria rebaixado, espero ver carpegiane novamente no vitoria um dia, o trabalho dele nao foi ruim, se deixassem o vitoria poderia ter ido mais longe com ele. Culpa de Sampaio

Lucas Serra disse...

Valeu Dalmo.

Carpegiani ficou sem moral quando começou a escalar Apodi de atacante, Bida ou Jackson de lateral...

E as declaraçoes dele foram cruciais, se eu não me engano, ele mesmo disse que o elenco era limitado, deixou os jogadores com moral baixa.

SRN

Postar um comentário

Siga o ECVitóriaNotícias no Twitter: @ecvnoticias

Últimas notícias

Postagens populares (última semana)

Postagens populares (últimos 30 dias)

CAMPEONATO BRASILEIRO 2014 (28ª rodada)

Jogo ao vivo: Sport x VITÓRIA .


Dia: 12/10/14 (domingo)

Horário: 18:30h (hor. de Brasilia)


Links das rádios/tv na web:


Rádio Metrópole 101,3 FMRádio Transamérica 100,1 FMRádio TudoFM 102,5Rádio Itapoan 97,5 FMRádio CBN 100,7 FMRádio Sociedade 740 AMRádio Excelsior 840 AM