Cadastre seu e-mail para receber notícias do Vitória

Você receberá um e-mail com um link, clique nele para ativar e confirmar sua inscrição. Caso não tenha recebido, cadastre-se novamente.

Que é linha burra? Por que o Vitória insiste nessa jogada?

home / menu / campeonatos / baianão 2009 / diversos

BandeirinhaO assunto voltou a ser destaque nas mesas de bares e páginas com ferramenta de discussão/diálogo na internet. A velha e conhecida "linha burra". Mas afinal, o que é a linha burra? Bom, para explicar isso é necessário saber o que é "impedimento". A maioria já deve saber o que significa os dois, mas vou explicar para que os aspirantes a "entendedores" de futebol possam ficar afiados.

Não que eu não conheça a regra impedimento, mas fui procurar no pai dos burros digital, o Google, para não me esquecer dos detalhes e para que a explicação seja a mais simples possível, e na Wikipédia eu encontrei:

O impedimento é uma regra para impedir a chamada banheira (gíria do futebol para os jogadores que ficam só dentro da área penal adversária esperando pela bola). Ela caracteriza-se quando um jogador que poderia receber um passe, no momento em que este é executado, não tem entre si e a linha de fundo adversária pelo menos dois jogadores do outro time. Os jogadores a "dar condições" ao atacante podem ser um goleiro e um jogador de linha ou dois jogadores de linha.

Bom, explicação mais plausível que essa só com o tira-teima da Globo. Só que existem os detalhes importantíssimos, não há impedimento:

* Quando o jogador em posição irregular estiver em sua própria metade do campo;
* Em cobranças de lateral e escanteios;
* Quando a bola é lançada por um jogador da equipe adversária;
* Quando o jogador "irregular" está atrás da linha de fundo, portanto, fora da área de jogo;
* Quando o jogador está atrás da linha da bola;
* Quando o jogador está na mesma linha do segundo jogador adversário mais próximo da linha de fundo;
* Quando o jogador "irregular" não interfere na jogada.

Já sabendo o que é impedimento, vamos agora para o próximo passo. Essa daqui eu que escrevi:

A linha burra constitui da manobra do time defensor (na hora da execução da jogada) para que o time adversário (que está no ataque) fique na condição de impedimento. Antes do passe ou da cobrança de falta (em questão de segundos) os jogadores do time defensor saem todos de vez, deixando vários jogadores impedidos. Isso é a teoria.

Depois da aula acima, vamos ao caso da linha burra voltada para o caso do Esporte Clube Vitória. O técnico Vagner Mancini pôs em prática a linha burra no ano passado em algumas partidas do clube pelo Campeonato Brasileiro. Por várias vezes o time foi beneficiado, mas em outras vezes a linha burra mal executada foi prejudicial (a exemplo contra o Fluminense e o São Paulo) . Alguns fatores negativos favorecem para que seja um risco grande e às vezes desnecessários:

* É uma jogada já conhecida por todos, se o time executar apenas uma vez durante a partida, é provável que o time adversário já possa ficar "ligado" nas próximas jogadas;
* Além disso, os próximos adversários também já ficarão de antenas ligadas para essa prática;
* Para que dê certo, é preciso muito treinamento e que todos os jogadores envolvidos estejam entrosados;
* Um simples deslize de um jogador, pode deixar um ou mais jogadores adversários de frente para o gol sem marcação. O jogador pode esquecer da jogada, ou ficar temeroso que o adversário não estava em posição ilegal, etc,;
* A arbitragem já conhece a linha burra, mas está vunerável ao erro, aí pode ser tarde demais.

Mancini volta a executar a jogada da linha burra em 2009 no Campeonato Baiano. Não sei porque ele ainda insiste nessa jogada mesmo sabendo de todos os riscos. Será que ao invés da linha burra não tem como criar e treinar jogadas ensaiadas do ataque?

A minha opinião é que a linha burra é um mal desnecessário. Se nós temos um time com bons jogadores, para que temer uma cobrança de falta? Eu como torcedor, fico no pânico dessa jogada dar errado, é impossível dar certo em 100% das jogadas. Acho que o time deve treinar mais a defesa com cruzamentos dentra da grande área para que a linha burra seja extinta, pois os adversários podem não ser tão burros assim.

Por: Lucas Serra

Referências:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Futebol
http://pt.wikipedia.org/wiki/Regras_do_Futebol
__________
Comentários
4 Comentários

4 comentário(s):

FUTEBOL BAIANO disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
FUTEBOL BAIANO disse...

Por falar em linha burra. Vamos fazer as contas. Estamos na quarta rodada do baiano. Venci você na 1º na 2º e na 3º rodada do bolão. Logo, tenho há receber 3 camisas na sua mão, confere?

Lucas Serra disse...

Rapaz... vc tá doido por uma camisa do Vitória né?! srsrs

Diga logo que vc é rubro-negro!!

Anônimo disse...

Mancini ainda vai quebrar a cara com essa linha-burra. Tb acho que naum tem necessidade disso.

Postar um comentário

Siga o ECVitóriaNotícias no Twitter: @ecvnoticias

Últimas notícias

Postagens populares (última semana)

Postagens populares (últimos 30 dias)

CAMPEONATO BRASILEIRO 2014 (28ª rodada)

Jogo ao vivo: Sport x VITÓRIA .


Dia: 12/10/14 (domingo)

Horário: 18:30h (hor. de Brasilia)


Links das rádios/tv na web:


Rádio Metrópole 101,3 FMRádio Transamérica 100,1 FMRádio TudoFM 102,5Rádio Itapoan 97,5 FMRádio CBN 100,7 FMRádio Sociedade 740 AMRádio Excelsior 840 AM