Cadastre seu e-mail para receber notícias do Vitória

Você receberá um e-mail com um link, clique nele para ativar e confirmar sua inscrição. Caso não tenha recebido, cadastre-se novamente.

[Entrevista] Parte 2 de 2 - Alexi Portela fala sobre Arena FN, Barradão, jogadores, etc...

Segunda parte da entrevista de Alexi Portela ao jornal A TARDE. Confira a primeira parte da entrevista aqui.

Qual sua avaliação sobre os jogos do Vitória na Arena Fonte Nova?
Alexi Portela: É nossa casa de veraneio. Foi muito bom jogar lá. Tivemos dois jogos históricos contra nosso rival: os 5 a 1 e os 7 a 3 foram marcantes. A Fonte é um patrimônio baiano, mas ainda tenho um pé atrás. Não sei se o povo brasileiro está preparado para adotar um equipamento deste porte com a renda que temos no país. Não é barato manter uma arena. Hoje, estamos no oba-oba com Copa do Mundo, mas fico preocupado como serão geridos os estádios depois. É incompatível com a nossa realidade. Só o quadro móvel da Fonte não é menos de R$ 100 mil por jogo.

O acesso continua sendo o maior calo do Barradão?
Alexi Portela: Com certeza. Até o preço do ingresso é influenciado por isso. Porém, nos últimos jogos melhorou bastante. Já critiquei bastante a Transalvador, mas eles estão de parabéns na operação feita nas rodadas recentes. Melhorou muito. Não é apenas obra ou via expressa. Faltava vontade política para ajudar no acesso. Hoje temos novas pessoas na Transalvador que estão abraçando a causa. Melhorou 60%.

Existe algum projeto para o Barradão se tornar arena?
Alexi Portela: Três empresas mostraram interesse na revitalização do Barradão, mas até nisso o acesso ao estádio prejudica. Nenhum investidor quer colocar seu dinheiro antes de ter a via expressa saindo do papel. Queremos colocar cadeiras em todo o estádio, cobertura e camarotes. Aí, vira arena.

A oposição alegou que a lista de sócios só foi liberada por causa da liminar e assim mesmo não foi cumprida totalmente, pois não diferenciava sócios inadimplentes e votantes. Qual a versão oficial?
Alexi Portela: Nós demos a relação de todos os sócios. O que não posso dar é endereço, CPF e telefone dos sócios. É invasão de privacidade...

O Vitória Século 21 inclusive fala em intervenção, como aconteceu no rival...
Alexi Portela: É preciso ter oposição. Porém, não entendo o Século 21 como oposição. Não diz nada... São pessoas que [pausa]... É só ver o que aconteceu com quem estava na frente do projeto e era candidato. Se você analisar, não existe clube mais aberto como o Vitória. Se você quiser juntar 300 amigos e se associar ao clube pagando 40 reais por mês, depois de um ano e meio você pode se candidatar no conselho e na presidência. Eles que não conseguiram reunir 300 pessoas... Que oposição é essa? Eles querem criar confusão. Desejam, na verdade, mamar na teta do Leão. Encontramos o Leão banguelo e hoje, com o Leão de banho tomado, com os dentes afiados e a juba crescida, eles querem voltar novamente para deixar tudo da mesma maneira que largaram.

Qual sua opinião sobre o Bom Senso F.C?
Alexi Portela: Eu tenho a reivindicação deles. O documento deles se resume a uma coisa: calendário. Existem cinco tópicos no documento, mas quatro são referentes a calendário. Eles não podem querer apenas direitos. É preciso ter deveres também. Um jogador não pode simplesmente chegar e dizer que quer jogar menos. Vai ganhar menos? Eles querem o que existe de melhor na lei Pelé e na CLT. É preciso um meio termo.

No critério comprometimento, este grupo atual foi o mais disciplinado?
Alexi Portela: Sem dúvida. Demos muita sorte nisso. Este ano contratamos jogadores profissionais. Os estrangeiros ajudaram muito na disciplina deste grupo. Todos os gringos são responsáveis, assim como o restante do grupo. Todos estão ali para trabalhar e cumprir seus deveres.

Você defende a inclusão dos estrangeiros no País. Existe a possibilidade de 2014 permitir seis gringos no time titular, ao invés de três?
Alexi Portela: É verdade. É preciso aumentar o número de estrangeiros. O primeiro aspecto é reduzir um pouco o nível salarial do jogador brasileiro. Hoje, o Brasil extrapolou. Para um time que tem uma renda bem inferior aos clubes do Sul, a saída é buscar atletas de fora. Para 2014, a CBF deve liberar o uso de cinco ou seis atletas de fora em cada jogo. A conversa está avançada.

Há um clamor pela permanência de Escudero e Maxi no elenco. O que tem de avanço nestas renovações?
Alexi Portela: Já temos contrato de dois anos com Cáceres. Conversamos com o empresário de Escudero e ele viajou para Argentina prometendo voltar para termos uma conversa definitiva. Temos interesse em manter os três no grupo. Não poderemos comprar Escudero, mas queremos renovar o empréstimo. Maxi é dono do próprio passe. Não foi verdade que o Palmeiras procurou o atleta. Eu mesmo conversei com o Brunoro (vice de futebol do Verdão) e ele me garantiu que não. O importante é que Maxi e Escudero querem ficar. Precisamos ter cuidado com os leilões. Tem dois anos que queríamos William Henrique, mas o empresário só liberava por um preço astronômico. Compramos agora quase de graça.

Outros atletas podem renovar com o clube?
Alexi Portela: No último jogo, contra o Santos, a mulher e a sogra de Juan assistiram ao nosso lado na cabine. A sogra dele fez questão de me dizer que nunca mais tinha visto Juan tão feliz num clube. Juan, Ayrton e outros atletas estão na nossa lista de renovação. Precisamos fazer um esforço para mantê-los no elenco do próximo ano.

Qual sua avaliação de Ney Franco? Ele fica?
Alexi Portela: Contra o Santos, ele me falou que vai continuar no Vitória. Em 2009, após saída de Carpegiani, eu queria ele. Tínhamos dois nomes: Ney e Mancini. Eu queria o primeiro, mas Jorginho Sampaio trouxe Mancini, pois já conhecia o grupo. Uma semana depois houve um jogo no Barradão e Ney veio defendendo o Coritiba. Fiquei conversando com ele depois do jogo e perguntei porque não veio para o Vitória. Ele me falou que não tinha sido procurado por nós. Me retei, bicho...

Você só perdeu um Estadual para o Bahia na sua gestão. Aprendeu a ganhar do rival?
Alexi Portela: Na realidade, eu fiquei chateado quando o Colo-Colo e Bahia de Feira foram para as finais. Qualquer outro clube que fosse para a final eu sabia que seria complicado. Quando era o Bahia na decisão, eu já sabia que iria conquistar o título. Quando perdi em 2012 foi algo atípico. Repare que não perdemos nenhum Ba-Vi. Infelizmente, nosso goleiro levou três gols fáceis. Foi um acaso. Gosto muito de decidir com o Bahia, pois sei que será um título certo...

Qual foi seu melhor Ba-Vi como presidente? E o pior?
Alexi Portela: Foram três marcantes: os 6 a 5 (2007), 5 a 1 e os 7 a 3 (ambos em 2013). O pior foi o 3 a 3 contra o Bahia, em Pituaçu. Éramos superiores e não merecíamos perder o título.

Se você fosse convidado para trabalhar no Bahia, você iria?
Alexi Portela: De jeito nenhum...

O Bahia cai?
Não me preocupo com isto. Tenho outras coisas mais importantes para me preocupar no Vitória.

Você pretende esquecer um pouco futebol quando sair da presidência?
Alexi Portela: Futebol é uma cachaça. Eu faço parte da Liga Nordeste. Vi um futuro promissor no Nordestão e estamos crescendo muito. O presidente do Flamengo já me disse que pretende participar da Copa do Nordeste como convidado. Só está esperando o convite. Hoje, a cota por jogo do Nordestão é maior que a Série B. O clube recebe mais. Imagina o Flamengo aqui?

O crescimento do Nordestão pode engolir os estaduais?
Alexi Portela: Os estaduais não podem acabar. Nunca. O que cria a rivalidade é o estadual. Defendo a redução das datas, nunca a extinção.

O que dizer para torcida restando pouco para sua saída?
Alexi Portela: Primeiramente, agradecer. Trabalhar entre a razão e a paixão é complicado. Sempre fui respeitado. Nunca precisei de segurança. Não usei o clube para o meu favorecimento. É amor mesmo. Estamos perto da Libertadores e, na minha despedida, contra o Flamengo, quero coroar nossa vaga. (Moysés Suzart / Foto: Eduardo Martins / A TARDE))

__________
Comentários
4 Comentários

4 comentário(s):

Alberto disse...

A arena F Nova não é a nossa casa. A nossa casa é o Estádio mais bonito do mundo: BARRADÃO! quero renovar o sou mais Vitória e assistir os jogos na nossa casa!

didi disse...

Obrigado presidente Alexi Portela, a nação rubro negra, ser-lhe-a eternamente grata, pois reconheces, que antes do teu nascimento, já existia o Esporte Clube Vitória, não fizestes como outros que acreditam ter sido mais importante, esquecendo que ninguém os conheciam, e que a porta que lhes deu suporte para mostrar os teus conhecimentos fora o Esporte Clube Vitória, porém, ficou comprovado que a ganância falava mais alto que o pseudo conhecimento, daí o que observamos no outro, a derrota e a baderna generalizada. Boa sorte na tua nova caminhada Presidente, tens muito a oferecer ao esporte.

J Mocota disse...

Parabéns Presidente Alexi Portela!

Plac, Plac, Plac..

Agora que você já deu aula de Administração vá fazer o curso de Marketing e de Direito.

Por que?

Por causa disso, ó:

> Arena 51

Você diz que a casa do Vitória é o Barradão, mas é bonito sair para fazer jogos na Arena 51.

Não seria melhor declarar que a casa do Vitória é o Barradão e o Leão só sai de lá se construir uma Arena multiuso na Paralela voltada para Turismo, Eventos e Jogos?

> Manjar de futebol

Você disse que montou o elenco de 2012 sozinho. Newton Drummond só apresentou desculpas. Então pra que manter Raimundo Queiroz no clube? Jogando dinheiro do clube pelo ralo, Sr. Presidente?

> Arenas inviabilizadas após Copa do mundo

Mocota solicita sua planilha financeira comprovando que uma Arena Rubro-Negra na Paralela voltada para Turismo, Eventos e Jogos seria uma bola fora.

> Eleições

O clube ECVitória é um clube fechado. Só quem tem acesso a lista de sócios é quem ta no poder.

O modelo hoje é o seguinte:

José Rocha escolheu 300 amiguinhos para votar em Carlos Falcão.

Mesmo se qualquer outro grupo reunisse 300 sócios para votar em outro candidato, Mocota tem duvida se esta lista seria aprovada por que o conselho de ética e o grupo que ta coordenando as eleições, TODOS apoiam a situação.

Se isso for democrático e transparência...

Ou seja, Carlos Falcão comandará o clube durante 03 anos com a maioria do Conselho dizendo SIM par tudo.

Isso é bom para o futuro do Vitória?

Mocota acredita que não.

PS I - O clube sera democrático e transparente no dia que cada sócio no dia da eleição apresentar os comprovantes de pagamento e a carteira de sócio e votar em quem ele achar melhor.

PS II - Fora que no site do clube deverá constar o projeto de cada candidato para os sócios poder ter acesso e avaliar a melhor opção.

PS III - Recentemente a direção convocou todos os sócios para participar das eleições.

No minimo será muito constrangedor para os milhares de sócios, excluídos da festa da democracia, assistir três centenas de escolhidos ter o privilegio de votar para Presidente.

PS IV - Se o plano de sócios o valor é igual para todos, por que uns tem certos benefícios e outros não?

PS V - Mocota vai ali fazer uma consulta ao PROCON e volta já.

------------

Eleições Diretas em 2016.

Avante Leão!

Anônimo disse...

AQUI VAI UM RECADO DE UM TORCEDOR ORIGINAL E VERDADEIRO DO ESPORTE CLUBE VITÓRIA, ATENÇÃO VCS QUE VÃO VOTAR, QUE VÃO ESCOLHER O PRESIDENTE DESSE TIME AMADO E QUERIDO PELOS TORCEDORES DO ESPORTE CLUBE VITÓRIA, VAMOS APOIAR O CANDIDATO QUE ALEXI PORTELA, IMPORTANTE QUE O PLANEJAMENTO CONTINUE E QUE O VITÓRIA VENHA CADA ANO MAIS FORTE E BEM ESTRUTURADO E O FINANCEIRO BOM E SEGURO NO OBJETIVO DE TORNAR REALIDADE O SONHO DE CADA TORCEDOR DO ECV QUE É TER UM TITULO NACIONAL OU INTERNACIONAL. FALO ASSIM ORIGINAL E VERDADEIRO PORQUE PASSEI COM MEU VITÓRIA QUERIDO NOS TEMPOS DA VACA MAGRA, ONDE NOSSO VITÓRIA ERA MOTIVO DE CHACOTA E GOZAÇÃO POR OUTROS TORCEDORES DE OUTROS TIMES, HOJE SABEMOS QUE MUITOS DESSES CANDIDATOS QUE ESTÃO AI HOJE QUEREM SE INFILTRAR NO VITÓRIA PARA SUSTENTAR SEU EGO OU TIRAR PROVEITO DO ECV,PEÇO A VCS QUE TOMEM MUITO CUIDADO POIS HOJE NOSSO TIME É REFERENCIA NACIONAL EM TERMO DE GESTÃO E HOJE TEMOS UM BOM TIME EM CAMPO .O AMANHÃ SÓ A DEUS PERTENCE, PORÉM CABE AO HOMEM PLANEJAR E TRABALHAR EM PRÓ DO SEU OBJETIVO,VAMOS TODOS DAR AS MÃOS E VAMOS ABRAÇAR EM PRÓ DO VITÓRIA, DEIXAR DE LADO O ORGULHO, A VAIDADE AS DESAVENÇAS, E SE COLOCAR COM AS MÃOS ESTENDIDAS E OS BRAÇOS ABERTOS PARA ABRAÇAR O NOSSO ESPORTE CLUBE VITÓRIA E FAZER O MELHOR DE NOS PARA O VITÓRIA,HOJE SABEMOS COMO O ECV ESTÁ VAMOS DAR CONTINUIDADE AO TRABALHO DE ALEXI PORTELA APOIANDO O SEU CANDIDATO, ESPERO EM DEUS QUE NO DIA DA ELEIÇÃO DER TUDO CERTO PRO VITÓRIA E QUE CADA UM DE VCS VOTEM COM HONESTIDADE E INTEGRIDADE E ESCOLHAM CERTO DE QUE FIZERAM A COISA CERTA PARA NOSSO TIME QUE DEUS ABENÇOE A TODOS E SUAS FAMILIAS

Postar um comentário

Siga o ECVitóriaNotícias no Twitter: @ecvnoticias

Últimas notícias

Postagens populares (última semana)

Postagens populares (últimos 30 dias)

CAMPEONATO BRASILEIRO 2014 (28ª rodada)

Jogo ao vivo: Sport x VITÓRIA .


Dia: 12/10/14 (domingo)

Horário: 18:30h (hor. de Brasilia)


Links das rádios/tv na web:


Rádio Metrópole 101,3 FMRádio Transamérica 100,1 FMRádio TudoFM 102,5Rádio Itapoan 97,5 FMRádio CBN 100,7 FMRádio Sociedade 740 AMRádio Excelsior 840 AM