Minha primeira crítica está na escalação. Quando foi que o treinador Caio Júnior treinou nesta semana com Michel entre os titulares? Nenhuma vez. Não estava sem sendo cogitada a sua entrada. A dúvida estava entre Fernando Bob e Mineiro. Pois bem: ele tirou Neto Coruja, até então dono da posição.
Michel, por sinal, foi sacrificado o tempo inteiro. Ele atuou, praticamente, como um armador, quando não deveria fazer isso. Entendo a intenção dele de liberar os alas, mas com Nino em uma ponta e Mansur na outra, fica, realmente, complicado. O primeiro, mesmo esforçado, continua correndo muito e deixando a desejar na parte tática e técnica.
Já coloquei aqui neste espaço algumas vezes que tem jogadores que não podem vestir a camisa de um clube de Série A. Rodrigo Mancha é um deles. Foram várias oportunidades que ele teve desde o ano passado e contribuiu em que? Nada. Acho que garotos da base como Gabriel Soares e Edson Magal poderiam ter mais chances.
Outro que me decepciona a cada semana é Gabriel Paulista, que sempre falha em momentos decisivos. Acho que em breve ele poderá perder essa vaga na defesa para Renié – que fez um belo Campeonato Brasileiro em 2012 com o Atlético-GO – ou até mesmo Cardoso, que já mostrou nos treinamentos seu potencial.
Isso vale para Deola também. Esta já é a terceira falha dele – América-RN, Salgueiro-PE e ASA – em quatro jogos nesta temporada, só em saídas de gol. Tem que trabalhar mais para evitar problemas em jogos maiores.
Acredito que as chegadas de mais um zagueiro de qualidade e um lateral-esquerdo podem melhorar muito o sistema defensivo do Leão, que ainda terá as estreias de grande parte dos contratados nas próximas semanas.
Acho que o planejamento foi feito da melhor forma possível, diferente dos anos anteriores. Espero muito deste grupo.
Por: Maurício Naiberg