O rubro-negro baiano, muito bem montado pelo técnico Carlos Amadeu, perdeu para o Atlético-MG na Arena do Jacaré, por 2 x 1, mas, por conta o resultado em Salvador (4 x 1), levantou o primeiro troféu desta disputa inédita.
Alguns desses nomes que fizeram parte desta campanha maravilhosa do time devem servir como suporte para o técnico Caio Júnior entre os profissionais e de forma justa. Afinal de contas, sempre, em todas as épocas, o Vitória trabalhou com a garotada com muita propriedade, sem medo de colocá-los em campo.
Quero enaltecer, antes de qualquer coisa, o trabalho do diretor da base, Epifânio Carneiro, e do coordenador, João Paulo, que, muitas vezes, tiram leite de pedra. Há, por parte dos dois, muita dedicação e sofrimento, mas com títulos como esse. Talvez muitos de vocês não sabem o quão difícil é se trabalhar com meninos no futebol.
Preciso lembrar também do bom papel desenvolvido por Amadeu. Sempre sério e concentrado, ele está focado em apenas uma coisa: ganhar. É muito raro ele armar uma equipe para empatar um jogo. Assisto a muitas partidas dos seus times e posso constatar esse fato. Ele aplica do futebol moderno, simples e sem covardia.
Algumas pessoas criticaram sua atitude ao afastar Willie da final. Fez certíssimo. O Vitória passou por quase todas as fases sem esse jogador, que já se mostrou irresponsável e mimado. Se nesta fase da vida ele se acha maior que todos, imagina quando ganhar mais corpo? Tem que cortar as asas dele antes que o problema seja maior mais à frente.
Mas esse elenco que conquistou o Brasil tem valores incontestáveis. Arthur Maia, apesar de não mostrar na equipe profissional o que sabe, merece ser testado mais uma vez em 2013. Muitos falam que ele é uma eterna promessa. Não concordo. Gosto da sua movimentação e consciência tática. Ele precisa mesmo de alguém ao seu lado para auxiliá-lo.
Além do camisa 10, outros garotos podem ser lembrados por Caio, como o líder Gabriel Soares, o excelente volante Edson Magal e o atacante Alan Pinheiro. Essa é a hora de utilizá-los. Coloca para jogar e vamos ver no que vai dar.
Estou feliz demais com esse troféu. Parabéns à todos que fizeram parte desta campanha fantástica. Esse é o Vitória que a torcida quer ver: ganhando, convencendo e criando ótimos valores em suas categorias inferiores.
Por: Maurício Naiberg