Cadastre seu e-mail para receber notícias do Vitória

Você receberá um e-mail com um link, clique nele para ativar e confirmar sua inscrição. Caso não tenha recebido, cadastre-se novamente.

Maior promessa do Vitória, Arthur Maia não teme pressão: 'Estou pronto'

Enquanto Real Madrid e Barcelona se enfrentam pela Liga dos Campeões da Europa, os jogadores do Vitória acompanham a partida na sala de imprensa. Um deles parece mais atento que os demais. Ele não é titular do time, mas a maioria dos torcedores do Rubro-negro baiano o conhece muito bem. Arthur Maia. A barba no rosto dá a falsa impressão de mais idade. No entanto, ele tem apenas 18 anos.

De olho no Super Clássico, a preferência pelo Barcelona pode ser explicada por um flerte do jogador com o clube catalão há mais de um ano. O Manchester Citty, da Inglaterra, também fez sondagens para contar com o futebol de Arthur Maia.

Joia do reino do Leão da Barra, o jogador é tratado como uma verdadeira majestade. O Rei Arthur. Porém ser considerado a maior promessa das divisões de base de um clube acostumado a revelar talentos não assusta o jovem.

- Eu não me sinto pressionado em ser considerado a principal promessa da base porque isso já vem acontecendo há muito tempo em minha vida. Eu tenho consciência e assumo a responsabilidade muito tranquilo.

Para o jogador, seu histórico nos times juvenis do Vitória é o seu cartão de visitas.

- A torcida do Vitória espera muito de mim pelo que eu já fiz na base, sabe? Foram muitas conquistas. Muitos campeonatos baianos, campeonatos na Europa. E eu sempre sendo melhor jogador, artilheiro, então eu sei que a torcida espera muito de mim.

Arthur não é do tipo garoto-problema. Muito pelo contrário, humilde, cumprimenta funcionários, brinca com os colegas e mostra que, na Toca, se sente em casa.

- Eu cheguei aqui criança. Eu era um menino, com 10 anos. Então, oito anos aqui dentro criaram em mim um vínculo muito grande – conta.

Diamante lapidado
Jogadores mais jovens e com menos lobby do que Arthur Maia ganharam chances no time principal antes de meia. No entanto, isso não parece incomodar o jogador. Além disso, a ausência de Arthur entre os destaque do time de profissionais parece muito mais uma estratégia do próprio clube. A intenção é lapidar a joia. Em 2011, o jogador foi submetido a um processo de fortalecimento muscular. Mas uma convocação de Antônio Lopes abortou o trabalho.

- Estavam previstos de três a quatro meses de trabalho muscular, mas por enquanto eu só fiz um mês. Porque eu ia jogar as finais do Campeonato Baiano de Júnior. Só que eu entrei no intervalo de um jogo dos juniores e fiz três gols. O Lopes viu, gostou e pediu para eu treinar no time principal. Fiz um coletivo bom e as coisas foram fluindo. Até que ele me deu uma oportunidade e eu pude entrar no último Ba-Vi. Estou muito feliz.

Este foi o segundo clássico de Arthur. O primeiro foi 2010, no time treinado por Ricardo Silva, hoje auxiliar de Lopes. Porém, o resultado ruim da ocasião - o Vitória perdeu por 2 a 1 - fez com que o jogador considerasse o último encontro entre os dois maiores clubes do estado como sua verdadeira estreia no clássico.

- No jogo do ano passado, eu entrei e já estávamos com um homem a menos. Então, para mim, este da semana passada foi a minha verdadeira estreia. Até porque fiquei feliz de ter entrado e ter feito meu papel bem, tanto na parte defensiva como ofensiva. Fiz o papel que o professor pediu e fiquei muito feliz com a torcida gritando.

Porém, com a experiência de gente grande, Arthur lembra:

- A gente tem a convicção de que ainda não ganhou nada. Temos que ter os pés no chão.

Em campo, no time reserva, Arthur mostra uma das suas características mais marcantes: a personalidade forte. Enquanto Lopes dá instruções ao time titular, o jovem chama a responsabilidade.

- Leo, fica mais. Segura aí atrás – orienta. Com a bola nos pés, o meia mostra qualidade no passe e uma excelente finalização.

O comentarista e editor-chefe de esportes da TV Bahia, Jorge Allan, destaca as qualidades do jogador rubro-negro. Para ele, em breve, o meia está brilhando no time principal.

- Arthur é um meia moderno. Ele tem muita facilidade tanto em criação, quanto em marcação. Nas divisões de base, ele se destacou como um meia que chega muito bem para concluir. Ele joga tanto de quarto homem do meio-campo, quanto de segundo atacante. O aproveitamento no time principal é questão de tempo. Até porque o Vitória tem esse cuidado especial com a base e os jogadores saem preparados - diz.

Estágio na Europa
No começo deste ano, Arthur foi à Grécia, onde realizou um período de aprendizado no Olimpyakos.

- Muita gente acha que fui para lá fazer testes, mas não foi. Era apenas um estágio. O Vitória tem uma parceria com uma empresa, e, como meu nome era muito falado pelo que eu fiz na base, eu fui escolhido. Então foi uma experiência boa para um jogador que, futuramente, quer jogar na Europa. Fiquei muito feliz em conhecer a estrutura do Olimpyakos, que é muito boa. Em termos de experiência, para mim foi muito importante e, quem sabe um dia, eu possa voltar para lá.

Sobre o “retorno” ao continente europeu, Arthur é tranquilo. Prefere dar um passo de cada vez. Mas não nega que, no futuro, a intenção é brilhar nos gramados do velho mundo.

- É claro que eu penso na Europa, mas isso a longo prazo. Primeiro quero dar muitas alegrias à torcida do Vitória. Cresci aqui e tenho um vínculo muito com esse clube. Quero retribuir tudo o que me foi dado no Vitória. Depois de fazer história no futebol brasileiro, aí sim, é pensar em Europa.

Fonte: Globoesporte
__________
Comentários
0 Comentários

postar comentário(s):

Postar um comentário

Siga o ECVitóriaNotícias no Twitter: @ecvnoticias

Últimas notícias

Postagens populares (última semana)

Postagens populares (últimos 30 dias)

CAMPEONATO BRASILEIRO 2014 (28ª rodada)

Jogo ao vivo: Sport x VITÓRIA .


Dia: 12/10/14 (domingo)

Horário: 18:30h (hor. de Brasilia)


Links das rádios/tv na web:


Rádio Metrópole 101,3 FMRádio Transamérica 100,1 FMRádio TudoFM 102,5Rádio Itapoan 97,5 FMRádio CBN 100,7 FMRádio Sociedade 740 AMRádio Excelsior 840 AM