Cadastre seu e-mail para receber notícias do Vitória

Você receberá um e-mail com um link, clique nele para ativar e confirmar sua inscrição. Caso não tenha recebido, cadastre-se novamente.

Avaí 4 x 0 Vitória - 30/07/09: O apagão rubro-negro

home / menu / campeonatos / brasileirão 2009 / partida 15ª rodada

ViáfaraAvaí 4 x 0 VITÓRIA: O APAGÃO RUBRO-NEGRO.
Por: Lucas Rochas §iquilho [lucas.rochas@yahoo.com.br]

"Vamos ter que avaliar a responsabilidade de alguns. Vou ter que tomar medidas porque isso é uma covardia. É um que sai e deixa o peso para os outros dez, depois sai outro e deixa para os nove" - Paulo César Carpegiane.

Pense naqueles dias horripilantes em que você tenta dormir, e um mosquitinho chato fica zumbindo em sua orelha. Enfim, quando o sono chega, um sacana passa de carro buzinando. Ao conseguir cochilar alguns "minutos", você acaba despertando do nada e percebe que os deliciosos minutos de sono eram na verdade horas, e que está atrasadíssimo para o trabalho, justamente no dia em que haverá uma auditoria interna. Puta que pariu a mulher do padre!! (Royaltes para Franciel). Para completar, sente uma dor de barriga infernal e o único banheiro da casa está ocupado.
É muita desgraça para um dia só!!!!

A lei de Murphy poderia explicar isto, mas até ela acaba se rendendo a tamanha série de desgraças sucessivas. Mas, após a partida de hoje, o Vitória tem argumentos, provas, fatos e materiais suficientes para comprovar tais sucessões de desastres, de forma empírica, e com o inigualável recorde de fatos negativos ocorridos em apenas 90 minutos.

É meus caros amigos, nem mesmo o mais pessimista dos rubro-negros imaginaria um resultado como estes, em uma partida onde o time sequer entrou em campo e todos os jogadores rubro-negros, sem exceções, estiveram mal. E pior do que ser goleado pelo arrumado time do Avaí, é ver Muriqui(sim, aquele mesmo jogadorzinho limitado que passou por aqui em 2008) deitando e rolando contra a zaga do leão.

Como explicar tamanho desastre?O que aconteceu?De que forma este resultado influenciará no psicológico dos jogadores? Uma série de perguntas difíceis de serem respondidas, mas que podem ser sintetizadas de uma só vez, e de uma só forma:
EM CAMPO, VENCENDO O SÃO PAULO DE QUALQUER JEITO!!!!!!

Pois bem, vamos ao show de horrores. Enquanto o avaí lutava pela quinta vitória consecutiva na competição (marca ainda inédita em 2009), o Vitória lutava pela volta ao G4 e a consolidação da sua excelente campanha. Alguns fatos desta partida merecem destaque e devem ser revisto pela diretoria e pela comissão técnica.

ESTOPIM 01: CHAMPS
De cara, o primeiro problema: A temperatura baixíssima, os jogadores do time mandante agasalhados e os jogadores do Vitória entram em campo com o uniforme 01, com mangas curtas. Desde o começo do ano o leão não recebera da CHAMPS os uniformes com mangas longas e por duas oportunidades(Inter e Avaí) seus jogadores tiveram que entra em campo com o uniforme de mangas curtas.

De antemão, deixo bem claro que a Champs não tem nada a ver com a derrota, e sim com a organização do clube. Fatores extra-campo também podem influenciar no desempenho dos jogadores.

Após o episódio dos meiões Vascaínos a Champs perdeu o meu apoio. O atraso nos pagamentos e no fornecimento dos materiais esportivos apenas agravou ainda mais a situação. O Vitória, na condição de um grande clube, não pode viver a mercê da boa vontade de uma empresa de Pequeno porte. ADEUS CHAMPS.

ESTOPIM 02: Meio de zaga e Pênaltys.
Mesmo com três zagueiros, o leão bate cabeça quando o adversário enfia uma bola pelo meio da área, entre os zagueiros. Cruzeiro, Corinthians, Santo André e mais alguns adversários já se aproveitaram disto. Logo aos 7 minutos, em um passe em profundidade pelo meio, Victor Ramos (que havia sido o melhor zagueiro do time nos últimos dois jogos) cochilou e cometeu pênalty. Víafara ainda defendeu o primeiro, o juiz mandou voltar e gol!
DETALHE: 7 PÊNALTYS COMETIDOS NA COMPETIÇÃO. TEM ALGO ERRADO AÍ!

Taticamente, o time do Avaí me lembra o time do Vitória em 2008. Joga rápido pelas extremidades do campo e sai em bloco ocasionando contra-ataques mortais. Aos 17 minutos, em um destes contra-ataques o Avaí fez o seu segundo gol. O time azulino marcava no campo adiantado e jogava em função dos erros do Vitória, que errou mais passes do que já havia errado em toda competição.

ESTOPIM 03: Excesso de Volantes e falta de Criação.
Vanderson / Magal / L. Domingues
Desconsiderando-se que Apodi também atua como meia, mas não é meia, e que Adriano é atacante, os três jogadores acima citados formaram o meio-campo "teórico" do Vitória na partida, ou seja, sem criação. A entrada de Adriano isolou completamente Leandro Domingues e fez com que Magal se tornasse meia direita. Conforme já disse nos dois últimos posts, volto a comentar: Magal me lembra o Renan, marca muito e erra muito na saída de bola. Para completar deu uma de delegado e prendeu muito a bola hoje. O Vitória deveria ter entrado com Willian, ou Bida no lugar do Adriano. Só para constar, Vanderson mais uma vez esteve mal em campo.

O Vitória sequer havia chutado em gol, e se limitava a defender e perder bolas.Aos 26 minutos, Roger conseguiu roubar uma bola do zagueiro, e mesmo a frente conseguiu perder na correria. Enquanto Domingues quase fez de falta aos 31 minutos, Víafara salvou o Vitória por 03 vezes:
-Uma aos 37 minutos.
-Duas aos 45, demonstrando reflexos, ao defender chute e rebote do Muriqui.

Vale lembrar que aos 39 Uéllington, um dos jogadores mais regulares do time, levou o segundo amarelo e foi expulso por reclamação. IMATURIDADE.

FIM DE PRIMEIRO TEMPO, MUITOS PROBLEMAS E APARENTEMENTE POUCAS SOLUÇÕES.

Na volta do intervalo PCC promoveu duas alterações:
-Saiu Apodi (com dores no joelho), entrou Jackson.
-Saiu Adriano, entrou Carlos Alberto.


O Vitória acabou voltando melhor no segundo tempo e equilibrou a partida. Como nem tudo são flores...

ESTOPIM 04: ROGER, A PACIÊNCIA ACABOU!
No primeiro lance, logo no primeiro minuto da etapa complementar, Roger, mais lento do que Rubinho Barrichello, chegou atrasado. Lance difícil, relevável. Porém, aos 18 minutos, minha paciência com ele foi às "Cucuias"! Passe Lindo do Ramon (Substituindo Vanderson), Roger ficou cara a cara com o gol. O que ele fez:

a)Dominou de esquerda, ajeitou e bateu na saída do goleiro.
b)Dominou, avançou, driblou o goleiro e saiu para abraço.
c)Dominou, ajeitou e mandou um foguete com a perna direita.
d)Deixou a bola quicar e mesmo sem ângulo tentou fazer de cobertura, acertando o travessão.
e) N.D.A.

Pergunta difícil. O "meliante" tinha diversas opções a escolher, e achando que é craque, vai justamente na "letra d" e a meu ver, este lance mostrou a falta de comprometimento dele com o time. Um gol naquele momento mudaria a história do jogo. Não sou de criticar ninguém sem motivos, ou sem argumentos, mas Roger chegou ao coeficiente de saturação. AbuSando de perder gols, pecando nas finalizações e comprometendo o time com a perca de pontos que farão a diferença a longo prazo.
Graças a Deus não jogará contra o São Paulo. Espero que o menino Itacaré, que ainda não teve chances reais e seqüência de jogos no leão, abocanhe esta vaga.

Daí pra frente, dois gols do Avaí e expulsão do Victor Ramos. Prefiro nem me aprofundar.
Considerei o jogo completamente atípico, e nenhum jogador esteve bem em campo. Agora temos que juntar os cacos e partir para cima do São Paulo. Não adianta criticar, vaiar, ou desmerecer todo o trabalho feito até aqui. Continuamos na cola do G4, ocupando a 5ª posição e a 7 pontos do líder. Temos sim, time para brigar pela libertadores, e porque não pelo título? Faltam alguns reforços e maturidade para o elenco, mas não vejo motivos para jogar toda campanha deste ano pelo ralo, afinal de contas é a primeira (espero que última também) vez que perdemos por uma diferença superior a dois gols e a segunda vez que jogamos muito mal e perdemos.

Agora é hora de sentar, analisar as últimas partidas, discutir os problemas e recomeçar, apagando de vez esta última partida. A partida de hoje deixou claro que o estilo de jogo do rubro-negro está manjado e um novo esquema deve ser testado. No mais, finalizo este texto. Odeio comentar derrotas do leão da barra quando o mesmo não joga nada!

DOMINGO, A REDENÇÃO SERÁ NO BARRAQUISTÃO!!

ESTAMOS CONTIGO LEÃO!

SRN

FICHA TÉCNICA
Avaí 4 x 0 Vitória

Avaí: Eduardo Martini; Rafael, Augusto e Emerson; Luis Ricardo, Ferdinando, Léo Gago, Marquinhos (Odair) e Eltinho; Muruqui (Caio) e William (Roberto).
Técnico: Silas

Vitória: Viáfara; Victor Ramos, Uelliton e Anderson Martins; Apodi (Carlos Alberto), Vanderson (Ramon), Magal, Leandro Domingues e Leandro; Adriano (Jackson) e Roger
Técnico: Paulo César Carpegiani

Data: 30/07/2009 (Quinta-feira)
Local: Estádio da Ressacada
Árbitro: Sandro Meira Ricci (DF)
Auxiliares: César Augusto de Oliveira Vaz(DF) e Renato Miguel Vieira(DF)
Cartão amarelo: Victor Ramos, Uelliton, Leandro Domingues e Roger (V) Léo Gago, Muriqui e Ferdinando(A)
Cartão Vermelho: Uelliton e Victor Ramos (V) Léo Gago (A)
Gol: Marquinhos, aos 8min, e Luiz Ricardo, aos 16min do primeiro tempo; Muriqui, aos 23min, e Caio, aos 43min do segundo tempo

Confira os resultados dos jogos da 15ª rodada do Brasileirão 2009:
29/07/09 (quarta-feira)
Coritiba 2 x 2 Botafogo
Náutico 1 x 2 Santos
Internacional 3 x 2 Barueri
Goiás 3 x 0 Atlético-PR
Cruzeiro 1 x 0 Sport
Palmeiras 1 x 0 Fluminense
Santo André 1 x 1 Corinthians
30/07/09 (quinta-feira)
Flamengo 3 x 1 Atlético-MG
Avaí 4 x 0 Vitória
São Paulo 2 x 1 Grêmio

Sobre o Brasileirão 2009:
Veja a Tabela de classificação.
Veja apenas os jogos do Vitória.
Veja a artilharia completa.
__________
Comentários
11 Comentários

11 comentário(s):

Diver disse...

TÁ MALUCO???????? Como o Victor Ramos conseguiu fazer 2 pênaltis na mesma partida e ainda ser expulso?? É MUITO BURRO. E o Uelinton? Q diabo ele queria confrontando o juiz já com um cartão amarelo nas costas? Ingenuidade, pra falar o mínimo. A zaga deixou o tal de Muriqui deitar e rolar com arrancadas pelo meio da área. Os 3 zagueiros batendo cabeça. E por fim, não menos importante, o INCOMPETENTE ROGER NOVAMENTE APRONTOU. Conseguiu perder um gol feito quando o Vitória ensaiava uma reação. Sem falar na outra jogada q também poderia ser convertida em gol. Ainda bem q não vai jogar contra o São Paulo. ACORDA, DIRETORIA. PRECISA CONTRATAR UM ATACANTE GOLEADOR AGORA, URGENTE. NÃO DÁ MAIS PRA AGUENTAR O ROGER. A PACIÊNCIA DA TORCIDA EXPLODIU.

Felipe Nunes disse...

Victor Ramos??? Entrou em campo ontem??? Tenho certeza que não. Comete um pênalti que é convertido em gol, deopis deixa o contra-ataque do Avaí fazer o que quer e nem se quer corre de encontro ao adversário na arrancada do mesmo, e depois ao invés de matar a jogada na lateral ou fazer a falta fora da área deixa o tal do Muriqui entrar na área pra poder cometer a falta. Brincadeira um negócio desses. Ele pode até ter jogado um bom campeonato até aqui, mas não pode deixar de ser responnzabilizado pelos maiores erros, de tantos de todo o time, no jogo contra o Avaí. E já que o vitória, e a torcida espera isso, tem pretensões de ir longe no campeonato é preciso acordar esse menino e dizer que ele joga em um time grande. Espero e torço muito pra que o vitória se reabilite contra o São-Paulo. Pra cima deles Leão.

Lucas Serra disse...

Ontem foi uma partida para esquecer, ou melhor dizendo, é para aprender com coisas que não devem ser feitas em campo!!

Uma vergonha o jogo de ontem, sei que o Vitória tem feito uma razoável/boa campanha, mas a derrota de ontem não é para times que querem se manter no G4.

Temos que seguir em frente, e domingo tem a OBRIGAÇÃO de vender.

Unknown disse...

Eu sempre disse que Victor Ramos é um bom jogador,tem futuro!
Mas tem "futuro",atualmente não tem condições de assumir uma vaga de titular na equipe!
Ele é muito CABAÇO!
Cometi erros bizarros,e muitas faltas dentro e perto da área!
No mais Viafara é o único que pode ser poupado das críticas.

Lucas Serra disse...

Estamos muito chateados com o que aonteceu, mas não acho que podemos colocar a culpa em um só jogador. Acho que a culpa é do time inteiro, que não teve nem a capacidade de fazer um gol.

*†Lucas Rochas §iquilho†* disse...

Acho que não podemos culpar apenas um jogador. Victor Ramos, a meu ver, havia sido o melhor zagueiro em campo nas últimas três partidas, tendo inclusive, sido melhor em campo do que A. Maldini(que não vem bem, desde a volta da contusão) e Wallace.Ontem tivemos uma partida atípica, que deve ser apagada e utilizada como motivação para o crescimento e amadurecimento do grupo.Não vamos estragar todo o trabalho feito nos últimos meses por causa de apenas uma partida.Nesta competição, apenas contra o Cruzeiro realmente haviamos jogado muito mal e perdido, e numa competição longa como esta, demoramos 14 rodadas para perder pela primeira vez por mais de dois gols de diferença, algo que deve ser pensado em um momento como estes!Quantos times, alem do vitória, também estavam, ou estão nestas condições?Não podemos esmorecer, muito menos confundir as coisas.

*†Lucas Rochas §iquilho†* disse...

Inclusive o Falmengo já levou5, o corinthians 4, o santos 6, o grêmio, são paulo e Inter 4...e nem por isto deixaram de pensar mais à frente.

Vamos ser coerentes.

Uma placar dilatado não pode desfazer meses de trabalho.

Anônimo disse...

Porra Lucas Rochas, vc disse tudo!!!

Skiphoot disse...

Há meses atrás comentei sobre o fato do time cometer pênaltis idiotas e perder gols incríveis. Mais uma vez digo que é preciso um trabalho de conscientização e amadurecimento da maioria dos nossos jogadores, sem falar na falta que faz um goleador, poque quando Roger faz um gol é porque ele já perdeu uns dez.

Anônimo disse...

contra o sp veremos se o vitória é ou não um cavalo paraguaio.

Anônimo disse...

Pô o vitória estava pensando que era o caribe, jogando contra o avaí, curtindo uma praia, nadou, nadaou e morreu na praia

Postar um comentário

Siga o ECVitóriaNotícias no Twitter: @ecvnoticias

Últimas notícias

Postagens populares (última semana)

Postagens populares (últimos 30 dias)

CAMPEONATO BRASILEIRO 2014 (28ª rodada)

Jogo ao vivo: Sport x VITÓRIA .


Dia: 12/10/14 (domingo)

Horário: 18:30h (hor. de Brasilia)


Links das rádios/tv na web:


Rádio Metrópole 101,3 FMRádio Transamérica 100,1 FMRádio TudoFM 102,5Rádio Itapoan 97,5 FMRádio CBN 100,7 FMRádio Sociedade 740 AMRádio Excelsior 840 AM