Cadastre seu e-mail para receber notícias do Vitória

Você receberá um e-mail com um link, clique nele para ativar e confirmar sua inscrição. Caso não tenha recebido, cadastre-se novamente.

Novo livro sobre o Esporte Clube Vitória, de Ricardo Azevedo

Livro Eu sou um nome na história - A história do Esporte Clube VitóriaEstá sendo lançado hoje (13/05/08) o mais novo livro dedicado ao Esporte Clube Vitória, trata-se de "Eu sou um nome na história - A história do Esporte Clube Vitória. Livro I: Tradição. 1899 - 1939: dos primeiros títulos ao fim do amadorismo" escrito por Ricardo Soares de Azevedo Lima.

Esperava fazer este lançamento há três anos, mas, com os rebaixamentos inesperados ocorridos no Campeonato Brasileiro, adiei o projeto”, revela o autor. De fato, o livro, que foi dividido numa trilogia, já tem suas duas primeiras partes prontas desde 2004, cobrindo 80 anos de história.

Este primeiro livro, chamado de “Tradição”, vai percorrer o período de 1899, ano da fundação do clube, até 1939, último ano em que somente amadores vestiram o uniforme rubro-negro nos gramados. “Tive de dividir o projeto, pois, como primeiro livro sobre o assunto, não quis fazer recortes na história”, explica.

Além de não haver recortes temporais, Ricardo também não distinguiu modalidades no livro. “Esta obra conta uma história do Vitória em suas participações nas diferentes modalidades.

Com diferentes modalidades. Com isso, o leitor vai saber que o clube inaugurou quase todos os esportes na Bahia, como futebol, remo, natação, atletismo, tênis, basquete e pólo aquático”, diz o autor.

Outra característica da obra é a contextualização dos fatos. Com o distanciamento temporal, isso se tornou inevitável, segundo o autor. “Sem isso, dificilmente alguém iria compreender o real valor das atitudes daqueles homens no início século passado”, diz.

“Tradição” chegará às livrarias para preencher uma grande lacuna da literatura esportiva sobre o futebol brasileiro, onde o Vitória é um dos precursores, e sobre o esporte baiano em geral. Uma obra para rubro-negros, pesquisadores e para quem gostar de uma boa história.

Matéria publicada pelo Barradão On-Line, link do artigo.

Leia também a matéria "109 anos em família".

// Um pouco mais sobre Ricardo Azevedo aqui.
__________
Comentários
1 Comentários

1 comentário(s):

Anônimo disse...

O lançamento do livro foi muito bom, bom mesmo, inclusive porque pude ver a minha taça de BI-CAMPEÃO de pertinho. PARABÉNS RICARDO! Já estou aguardando o lançamento do 2º livro.

Postar um comentário

Siga o ECVitóriaNotícias no Twitter: @ecvnoticias

Últimas notícias

Postagens populares (última semana)

Postagens populares (últimos 30 dias)

CAMPEONATO BRASILEIRO 2014 (28ª rodada)

Jogo ao vivo: Sport x VITÓRIA .


Dia: 12/10/14 (domingo)

Horário: 18:30h (hor. de Brasilia)


Links das rádios/tv na web:


Rádio Metrópole 101,3 FMRádio Transamérica 100,1 FMRádio TudoFM 102,5Rádio Itapoan 97,5 FMRádio CBN 100,7 FMRádio Sociedade 740 AMRádio Excelsior 840 AM