Cadastre seu e-mail para receber notícias do Vitória

Você receberá um e-mail com um link, clique nele para ativar e confirmar sua inscrição. Caso não tenha recebido, cadastre-se novamente.

Preparadores da dupla Ba-Vi avaliam prós e contras de intertemporada forçada

Uma moeda com duas faces bem distintas. Eliminados precocemente da Copa do Nordeste, Bahia e Vitória enfrentam uma intertemporada que possui benefícios em proporção igual à de pontos negativos. De um lado, os dois clubes terão a chance de corrigir erros, aprimorar a preparação dos jogadores e entrosar um grupo cheio de atletas contratados recentemente. Do outro, existe a falta de uma competição importante para manter o time em alto nível físico, técnico e tático.

Entre a cruz e a espada, Tricolor e Rubro-Negro tentam aproveitar da melhor forma as ‘férias’ forçadas para justificar todo o tempo sem partidas oficiais e talvez minimizar os efeitos de um ócio que se resume a treinos e jogos amistosos.

Especializado em Treinamento Desportivo pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) e com passagens por clubes como Santos, Santa Cruz e América-RN, o preparador físico tricolor, Eduardo Fontes, avalia que o período de 42 dias sem jogos oficiais ao qual o Bahia acabou submetido tem um lado negativo mais acentuado. Para o membro da comissão técnica da equipe baiana, a pré-temporada, realizada no início de janeiro, foi suficiente para colocar o elenco em forma. Além disso, a intertemporada impede que o técnico Jorginho possa ver em ação os reforços contratados em 2013.

- Esse período sem jogos nos trouxe prejuízo. Preferia que estivéssemos jogando, que tivéssemos possibilidade de ver esses jogadores em ação em partida de nível mais alto do que esses amistosos que marcamos. Fizemos uma pré-temporada de alta intensidade. Treinamos muito, e os jogadores ficaram em ótimas condições. A partir da segunda fase, eles estariam em ótimas condições competitivas e os reforços já teriam condições de jogos. Seria possível testá-los em partidas com grau de dificuldade maior – analisou.

Como lado positivo, Eduardo Fontes avalia a chance de corrigir erros cometidos na primeira fase da Copa do Nordeste. Após iniciar a competição como um dos favoritos ao título, o Bahia terminou a primeira fase como terceiro colocado do Grupo A. Foram seis jogos, com dois triunfos, dois empates e duas derrotas, aproveitamento de 44,4%.

- Detectamos erros, deficiências e dificuldades do grupo. Com a intertemporada, teremos mais tempo para treinar e corrigir isso. Os jogadores que chegaram também terão mais tempo para se adaptar ao esquema de jogo – comentou.

Na Toca do Leão, o preparador físico Sullivan Dallavale prefere ver a situação com otimismo. Apesar de reconhecer que não é o ideal, já que o Vitória iniciou a temporada e ficará 30 dias sem partidas oficiais, o membro da comissão técnica rubro-negra destaca a oportunidade de equilibrar o elenco, que possui jogadores em diferentes condições físicas por conta das diferentes datas de reapresentação da pré-temporada.

- Fiz a questão de colocar para os atletas que preferia jogar de quarta a domingo. Mas precisamos digerir rapidamente essa eliminação na Copa do Nordeste. Agora temos um tempo considerado ideal para preparação dos jogadores. Temos no elenco três grupos distintos no sentido físico. Alguns jogadores se apresentaram em dezembro, enquanto outros chegaram em janeiro e fevereiro. Temos atletas que não têm nem dez dias que se apresentaram. Com esse tempo sem jogos, temos tempo para trabalhar os atletas – ponderou Delavalle.

Para o preparador físico do Vitória, o principal fator negativo está na quebra de ritmo dos jogadores da equipe rubro-negra, que disputaram oito partidas no ano, com cinco triunfos, um empate e duas derrotas, aproveitamento de 66,6%.

- O ponto negativo é justamente por estarmos em um momento de competição e deixarmos de competir. Isso a gente sente falta. O ideal seria classificar e, como os jogos seriam somente nos finais de semana, teríamos como nos preparar de uma forma adequada. Vamos sentir falta de uma competição de alto nível. Faremos amistosos, mas não é a mesma coisa – declarou o preparador físico do Vitória.

Para minimizar o longo período sem partidas oficiais e diversificar a rotina de treinos dos jogadores, Bahia e Vitória marcaram amistosos para o período de ‘férias’ forçadas. O Tricolor enfrentará jogos-treino uma vez por semana até o dia 20 de março, quando tem início a segunda fase do Campeonato Baiano. Já o Vitória programou três partidas amigáveis, ainda sem datas definidas. (Raphael Carneiro e Thiago Pereira / GloboEsporte)emente. Do outro, existe a falta de uma competição importante para manter o time em alto nível físico, técnico e tático.

__________
Comentários
0 Comentários

postar comentário(s):

Postar um comentário

Siga o ECVitóriaNotícias no Twitter: @ecvnoticias

Últimas notícias

Postagens populares (última semana)

Postagens populares (últimos 30 dias)

CAMPEONATO BRASILEIRO 2014 (28ª rodada)

Jogo ao vivo: Sport x VITÓRIA .


Dia: 12/10/14 (domingo)

Horário: 18:30h (hor. de Brasilia)


Links das rádios/tv na web:


Rádio Metrópole 101,3 FMRádio Transamérica 100,1 FMRádio TudoFM 102,5Rádio Itapoan 97,5 FMRádio CBN 100,7 FMRádio Sociedade 740 AMRádio Excelsior 840 AM