Prezados jogadores rubro-negros, querem um bom motivo para sair de férias mais cedo? Que tal vencer o Fluminense no Maracanã? Alguns jogadores mais requisitados (diga-se titulares absolutos) devem estar muito cansados desta maratona do futebol brasileiro, e até poderiam ganhar férias antecipadas se conseguir vencer o Fluminense no próximo domingo, assim na partida contra o Goiás os reservas ganhariam uma boa oportunidade de mostrar serviço.
Claro que existem alguns fatores que não são nada favoráveis para nós vercemos o Fluminense, a começar pelo retrospecto dos jogos fora de casa neste Brasileirão. Dos 18 jogos, foram 12 derrotas, 4 empates e apenas 2 triunfos rubro-negro.
Os empates foram contra:
-
Internacional - 6ª rodada 0 x 0 [O Inter estava bem na competição]
-
Náutico - 11ª rodada - 1 x 1 [Jogo com arbitragem polêmica]
-
Grêmio - 23ª rodada - 1 x 1 [Tomamos o gol no fim do jogo]
-
Santos - 29ª rodada - 0 x 0 [Jogamos recuados e sem vontade]
E os triunfos foram contra:
-
Atlético-PR - 1ª rodada - 2 x 0 [Uma bela surpresa]
-
Botafogo - 26ª rodada - 3 x 1 [Jogamos para vencer o frágil Botafogo]
Os outros fatores são: o embalo do Fluminese no final do Brasileirão, que luta desesperadamente para sair do Z4 e o faot "Maracanã", que estará lotado. Além disso, tem o fator histórico. Segundo o jornal A TARDE, são 25 confrontos das duas equipes, foram 6 partidas vencidas pelo Vitória, oito empates e 11 ganhas pelo Fluminense. São 25 gols marcados pelo rubro-negro e 33 sofridos, saldo negativo de oito. Sendo que o último triunfo no Maracanã aconteceu há 28 anos, quando o Vitória vencer por 2 x 1.
Se formos considerar os fatores positivos, os jogadores tem bons motivos para vencer. Além de alguns poderem até sair de férias mais cedo, falam-se demasiadamente no jogo das malas brancas. Clubes como o Botafogo, Coritiba e Atlético-PR torcem para a derrota do Fluminense, e uma ajuda motivacional pode pintar no pedaço. Mas não existe fator maior para vencer do que estar jogando com a camisa do Vitória. Os jogadores (em todos jogos) devem jogar com seriedade, com garra e com vontade de vencer, sem dó e sem piedade. Vamos arrancar 3 pontos e quem sabe decretar de vez a queda do Fluminense.
Mas se preferir, podemos descontar o Brasileirão de 1991, na última rodada o Vitória e o Fluminense se enfrentaram no Barradão. O Vitória precisava do triunfo para não cair para a série B, e na ocasião o Fluminense ganhou por 2 a 1. Terminamos em último (20º) com 12 pontos, sendo que o último fora da zona foi o Sport com 13 pontos. E aí, quer motivo melhor que esse?
Por: Lucas Serra