Cadastre seu e-mail para receber notícias do Vitória

Você receberá um e-mail com um link, clique nele para ativar e confirmar sua inscrição. Caso não tenha recebido, cadastre-se novamente.

Vitória 0 x 0 Atlético-MG - 19/07/09 - A Tarde dos gols perdidos

home / menu / campeonatos / brasileirão 2009 / partida 12ª rodada


VITÓRIA 0 X 0 CAM - A TARDE DOS GOLS PERDIDOS.
Por: Lucas Rochas §iquilho
lucas.rochas@yahoo.com.br

Dia chuvoso, apenas 16.101 torcedores no estádio, confronto contra o segundo colocado, zaga totalmente desfalcada, e anúncio da provável saída do atacante Roger, artilheiro do time no brasileiro, para um clube do exterior. Tais notícias anunciadas antes da partida serviram para apimentar ainda mais a partida e deixaram o torcedor rubro-negro ainda mais atento, com os olhos abertos.

Em campo as duas grandes surpresas da competição tentavam mostrar para todos que não eram meros cavalos Paraguaios, e justamente por isto o primeiro tempo foi de muita cautela com os dois times se estudando em um começo de jogo truncado.
O Vitória pecava pelo nervosismo e pela insegurança do seu sistema defensivo no inicio do jogo, enquanto o Atlético jogava pelas pontas em alta velocidade mas sentia a falta do seu goleador, Diego Tardelli, como referência na área.

Carpegiane, cauteloso, evitou escalar dois zagueiros inexperientes e montou um novo esquema: "Eu tinha a opção de escalar dois meninos, o Gabriel e o Renier, mas achei que juntos eles iam sentir muito a pressão, por isso optei por apenas um, improvisando o Carlos Alberto e o Uelliton na zaga", explicou. Logo aos 9 minutos Leandro Domingues roubou uma bola pela direita e lançou o lateral Apodi, que cara a cara com o gol tocou rasteiro na saída do goleiro, e a bola caprichosamente passou pela frente do gol. O jogo era tenso, e o Atlético também partia para cima, sempre pela direita da defesa do leão, com um ótimo toque de bola, e todas as suas jogadas em velocidade trazendo perigo à zaga rubro-negra.

Apodi, que sempre é o grande destaque do time, estava deslocado em campo.Posicionado no meio-campo, mais uma vez o lateral não rendeu muito. Acho que o treinador novamente foi infeliz neste posicionamento tático. O forte do Apodi é a sua velocidade e deixa-lo no meio campo mata completa isto. Carlos Alberto, figura que sempre recebe as minhas críticas, esteve muito bem hoje. Ainda precisa ser mais simples e objetivo, mas hoje apareceu bem na partida. Uéllington é outro que vem jogando muito! Magal, substituindo o ídolo Vanderson, tem crescido muito de produção e surpreendendo a todos.

Em um jogo muito disputado no meio-campo as claras oportunidades de gol foram poucas.
Ainda no primeiro tempo, aos 45 minutos, o lateral Leandro efetuou um excelente cruzamento, e Roger, impedido, com uma bela cabeçada marcou o gol, anulado pelo bandeirinha. Falando em arbitragem, mais uma vez esteve tendenciosa, com muitas faltas e lances sendo invertidos, mas não influenciou diretamente no resultado da partida. E com esta maresia, monotonia e chatice o primeiro tempo acabou: O Atlético com maior posse de bola e o Vitória com os lances mais perigosos.

Na volta do intervalo ambos os times voltaram com a mesma escalação, mas o leão da barra voltou com mudanças táticas. Carpegiane adiantou a marcação, dando mais volume de jogo e apertando a saída de bola do galo. A diferença era notável e o leão voltou a campo encurralando o time mineiro.

O segundo tempo da partida pode ser representado por dois jogadores:
-Leandro Domingues em uma tarde super inspirada.
-Roger, perdendo gols feitos.
Logo aos cinco minutos Leandro Domingues dominou no ar dando o chapéu em um adversário, sem a bola cair deu chapéu em outro, deixou a bola suavemente tocar o gramado, virou a cara e disse “vai meu filho, faça mais um”, deixando o artilheiro do Brasileirão cara a cara com o goleiro Aranha. “Nas condições normais de temperatura e pressão” o atacante rubro-negro simplesmente teria metido um foguete, mas querendo bater com classe deu um chute fraco e ridículo nas mãos do goleiro Aranha, quase um recuo de bola. O primeiro da série: “Como perder muitos gols em uma partida”.

Enquanto o clube mineiro apenas se defendia, o leão queria manter os 100% de aproveitamento em casa e partia para cima. Aos 16, Roger, novamente ele, perdeu mais uma, driblando dois zagueiros e finalizando em cima do goleiro aranha. Aos 26, cruzamento preciso, Roger sobe e... bola cabeceada nas mãos do goleiro aranha.

O Vitória insistia muito, com o time todo se movimentando muito, enquanto Apodi destoava de todos, parado no meio-campo. A meu ver, o treinador Paulo César Carpegiane tentou inovar, promovendo uma alternância entre os laterais. A jogada que poderia confundir a marcação adversária acabou confundindo os seus próprios jogadores e apenas em três oportunidades deu certo: Duas com Leandro caindo pela direita e uma com Apodi pela esquerda.

Enquanto isto, Roger jogava bem: Marcava, saia para receber a bola, aparecia pelas pontas, mas abusava de perder gols. Aos 30 minutos bola alçada na área, desvio leve do zagueiro adversário e sobra limpa, livre, leve e solta para o artilheiro Roger na pequena área. Ele domina a pelota com categoria, pisando na bola, olha para o goleiro e bate fraquinho, mas com classe...caprichosamente na trave!! Ele não acreditou, muito menos eu!! Assisto aos jogos sempre na curva antes da torcida uniformizada Os imbatíveis, e acompanhei o lance a menos de 50 metros. Inacreditável. Me limitei a lembrar daquelas partidas em que a pelotinha teima em não entrar e percebi que estávamos numa situação dessas, mas ainda assim achava que venceríamos, e que o gol sairia.

A entrada de Bida no lugar do Willian deu ao time mais qualidade de passe, mas tirou a velocidade. Bida deveria ter substituido o meia Gil. Bida acabou entrando bem, e aos 36 minutos recebeu uma bola pelo meio e passou pelo marcador, que acabou cometendo falta. Na cobrança, ele soltou o pé, mandando um foguete. O goleiro Aranha bateu roupa e espalmou para frente, na jogada Apodi e Domingues que percebe que não chegará a tempo e deixa a bola para Apodi, em melhores condições, que isola, no último lance de perigo da partida.

As duas equipes voltam a campo na próxima quinta-feira. O Atlético-MG recebe o Fluminense no Mineirão, enquanto o Vitória enfrenta o Corinthians no Pacaembu. Apesar do resultado o placar não representou o que foi o jogo, sendo muito injusto e horrível para o leão que agora está a 4 pontos dos lideres e ocupando a 4ª colocação ao lado do Barueri, levando vantagem por possuir uma vitória a mais. O empate de hoje obriga o Vitória a partir para cima do Corinthians na próxima partida. Não se pode chorar pelo leite derramado e agora é absorver os erros de hoje e treinar com o intuito de corrigi-los.

O time toda esteve bem, e jogadores como Roger e Apodi já salvaram o clube em outras oportunidades, por isto não devem ser crucificados. Agora é treinar e manter a constância, sempre jogando bem, buscando o resultado. Segundo o atacante Roger, grande personagem da partida devido os gols perdidos, - Tem dia que as coisas não saem como a gente quer. Procurei finalizar com qualidade, mas não deu. Vamos para a próxima – afirmou.

Para o treinador Carpegiani, o Vitória teve uma atuação instável apenas no primeiro tempo, quando teve muitas dificuldades para conter as jogadas de ataque do adversário pelo lado esquerdo, com Evandro e Eder Luís. "Mas no segundo tempo não demos a menor chance para o Atlético-MG", ponderou. - Nós só tínhamos volantes para improvisar na defesa. Na sexta-feira à noite, fizemos um treino que me deu a convicção da posição que eu deveria tomar. Eu não tinha dúvidas que o time teria que ser este, mas não merecíamos estas coisas que acontecem no futebol. Criamos demais, mas não fomos felizes nas conclusões. Hoje não fomos felizes e deixamos de ganhar mais dois pontos. Eu não acredito em azar e sim em competência. Tivemos uma maior posse de bola, mas hoje não era o nosso dia mesmo e faltou competência para colocar a bola para dentro – comentou, em entrevista ao site oficial do clube.

FICHA TÉCNICA DO JOGO
VITÓRIA 0 x 0 ATLÉTICO-MG

Vitória:Viáfara; Carlos Alberto, Uelliton e Renier (Robson); Apodi (Edson), Magal, Gil, Leandro Domingues e Leandro; Willian (Bida) e Roger. Técnico: Paulo Cesar Carpegiani.

Atlético-MG:Aranha, Carlos Alberto (Serginho), Uerlei, Welton Felipe e Thiago Feltri; Renan (Alex Bruno), Márcio Araújo, Jonílson e Evandro; Éder Luis e Alessandro (Cléber) Técnico: Celso Roth.

Data:19/07/2009 (Domingo)
Local: Barradão, em Salvador
Árbitro: Pedro Luís Vuaden (RS)
Renda: R$ 327.880,00
Público: 16.101 pagantesC
artões amarelos: Apodi, Viáfara, Gil, Aranha e Uerley

CONTRATAÇÃO

Para evitar ser novamente obrigado a recorrer ao improviso, o treinador anunciou a contratação do zagueiro Fábio Ferreira, jogador do Grêmio, com quem trabalhou no Corinthians. "A indicação foi minha. É um jogador rápido, firme, e que sabe jogar. Não podemos mais ser pegos de surpresa como fomos contra o Atlético-MG".

PROVÁVEL SAÍDA DE ROGER

Mais um vez o Vitória corre risco de perder sua referência no ataque. Neste domingo (19), a diretoria do Vitória anunciou que um clube europeu está interessado no futebol do atacante Roger. Como o jogador pertence ao São Paulo e está empresto ao Vitória, a transação nem passa pelo conhecimento dos dirigente Rubro-negros. Porém, a diretoria do São Paulo já avaliou que não vale à pena vender o jogador e a diretoria do Vitória continua alisando o tricolor paulista para não perder o artilheiro. "Realmente existe um interesse no Roger e uma cláusula no contrato dele permite uma transação do jogador com o exterior. Mas estamos em contato direto com o Juvenal Juvêncio do São Paulo e eles não estão interessados em vender o jogador. Vamos aguardar, mas eu acredito que o Roger vai ficar com a gente", afirmou o dirigente Jorginho Sampaio na rádio Transamérica. O cartola também declarou que se reuniu com o presidente Alexi Portela e decidiram correr atrás de outro camisa nove, plano esse que havia sido abortado com consentimento de toda diretoria. "Vamos arranjar um jeito de trazer outro atacante. Não podemos correr risco de ficar sem um goleador, como aconteceu ano passado com a perda de Dinei. Conversei com Alexi e ele concordou", finalizou Sampaio. Os dirigentes podem tentar retomar negociações com jogadores do Cruzeiro.


Confira os resultados dos jogos da 12ª rodada do Brasileirão 2009:
18/07/09 (sábado)
Palmeiras 1 x 0 Santo André
Fluminense 1 x 4 Goiás
19/07/09 (domingo)
Grêmio 2 x 1 Internacional
São Paulo 2 x 1 Santos
Atlético-PR 0 x 0 Coritiba
Vitória 0 x 0 Atlético-MG
Cruzeiro 1 x 2 Corinthians
Barueri 4 x 0 Náutico
Sport 1 x 3 Avaí
Flamengo 2 x 2 Botafogo

Sobre o Brasileirão 2009:
Veja a Tabela de classificação.
Veja apenas os jogos do Vitória.
Veja a artilharia completa.
__________
Comentários
10 Comentários

10 comentário(s):

Matheus Galvão disse...

Muitos Gols perdisos, mas um time guerreiro, continuando assim seremos campeões ou iremos para libertadores, no mínimo.
Aproveito para deixaro endereço do meu blog. http://rubronegroba.blogspot.com/

Lucas Serra disse...

Verdade, muitos gols perdidos, bastava um gol dentro da rede para soamrmos 3 pontos.

Acho que essa especulação da saída de Roger irá atrapalhar o clube.

ok Matheus!

meireles_show disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
meireles_show disse...

Roger precisa treinar meio dia pontaria isso sim ele precisa!!!

meireles_show disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
meireles_show disse...

Será que o professor pardal nãofaz uma sessão de pontaria não poderiamos sair com 3 pontos tranquilo caralho!

*†Lucas Rochas §iquilho†* disse...

Realmente, Roger precisa treinar finalizações e potência dos chutes.
Não quis dizer para não me chamarem de corneteiro, ou precipitado, mas acho Itacaré melhor do que Roger.

Fabio Monteiro disse...

Serra, eu n vi apodi como meia e sim como um ala que aparecia pelo meio como homem surpresa. Vc fez um belo texto hoje, sendo bem detalhista. Meus parabéns.

Ahh nossa diretoria só acorda com a faca no pescoço. Precisou o time improvisar dois volantes no jogo contra o galo pra trazer um zagueiro e agora que os times de fora tao querendo Roger eh que eles tao correndo atrás quando dias atrás afirmaram que "iam dar um tempo nas contratações".

*†Lucas Rochas §iquilho†* disse...

Fábio, normalmente o Apodi joga como ala e aparece pelo meio como homem surpresa, mas hoje, a meu ver, ele jogou de forma contrária como meia e aparecendo de surpresa como ala.Quanto ao Roger, não desmerecendo ele, mas o Vitória está conseguindo ter muitas jogadas criadas, e a bola tem chegado muito limpa pra ele, onde até Rodrigone faria estes gols.Acho Itacaré mais rápido e com um melhor chute que ele.Quanto ao zagueiro, Jeferson ainda pertence ao Vitória?Um outro bom nome.SRN

Lucas Serra disse...

Fábio, o texto é do Lucas Rochas (ou Siquilho).

Tb acho que a diretoria deve estar no pânico, como o pessoal está dizendo, poderá ser um novo caso "Dinei". Será que não dá par fazer um contrato sem essa cláusula de venda para time exterior? Já não sabe que se um jogador for destaque vão querer vender ele? Será que ele deverá ser poupado até a janela fechar?

Postar um comentário

Siga o ECVitóriaNotícias no Twitter: @ecvnoticias

Últimas notícias

Postagens populares (última semana)

Postagens populares (últimos 30 dias)

CAMPEONATO BRASILEIRO 2014 (28ª rodada)

Jogo ao vivo: Sport x VITÓRIA .


Dia: 12/10/14 (domingo)

Horário: 18:30h (hor. de Brasilia)


Links das rádios/tv na web:


Rádio Metrópole 101,3 FMRádio Transamérica 100,1 FMRádio TudoFM 102,5Rádio Itapoan 97,5 FMRádio CBN 100,7 FMRádio Sociedade 740 AMRádio Excelsior 840 AM