Cadastre seu e-mail para receber notícias do Vitória

Você receberá um e-mail com um link, clique nele para ativar e confirmar sua inscrição. Caso não tenha recebido, cadastre-se novamente.

Mais uma esquina: apatia ou esperança. Por Daniel Caribé.

Confesso que estou completamente anestesiado, indiferente, sou um ser apático. Não vibro com o gol, não me abalo com as derrotas. Poderia assistir aos jogos em um fino restaurante ao som de uma boa música para burguês jantar, que ninguém ousaria dizer que naquela mesa ao lado se encontra alguém que antes era um insano torcedor. Até a alegria dos outros resistentes torcedores anda a me incomodar. “Por que eles ainda fazem isto?”.

Após o jogo contra o CAP resolvi seguir por este caminho e estou conseguindo com relativo sucesso e muito antes do que esperava, até porque não imaginava que o time cooperasse com tanto afinco. Sim, eles – mas não só – estão se empenhando em nos sacanear. Se o Vitória não subir, não sei qual será a minha reação, nem por qual sentimento serei tomado. Provavelmente dê dois palavrões, ambos direcionados a Alexi Portela, e siga meu caminho de volta para casa como um bom cidadão que o Vitória acaba de me transformar. Única certeza que tenho é a de que não sairei radiante do Barradão se a nossa provável ascensão se confirmar. Talvez até tome uma, igual ao trabalhador que sou e que faz o mesmo nos primeiros dias do mês, num ato mais simbólico do que qualquer outra coisa, para logo em seguida recomeçar outra vez. Nada além disto me permito, consigo e desejo. Nem o hino no rádio, nem abraços de alegria, nem mensagens para torcedores de outras cores avisando que voltamos. Na verdade, quanto mais discreto for este momento, melhor.

A diretoria do Vitória e o atual elenco de jogadores conseguiram abalar uma paixão de uma vida inteira, colocou-me com os pés no chão e me exigiu coerência antes de voltar a ser aquele torcedor que enfrentava qualquer monstro – ou o engarrafamento de Salvador, o que dá no mesmo – para chegar nem sempre a tempo ao Barradão. Quando caímos para a terceira divisão, a relação da torcida com o time mudou completamente e isto foi fundamental para ressignificar não só a minha, mas a relação de muitos outros com o Vitória. Isto foi necessário para nos manter fiéis ao concreto e ao tosco futebol. Foi aí que torcida do Vitória cresceu, se tornou ainda mais apaixonada e, infelizmente, menos exigente. Foi este o pacto feito: devolvam-nos a dignidade e nós continuaremos com os olhos fechados. Naquele momento fomos movidos pela mística de ser torcedor, pelo dever de “não jogar a toalha”. E uma torcida de que tinha a fama de ser crítica e exigente mudou de postura rapidamente. Mas a dignidade não se chama “primeira divisão” e nem poderia ser obtida deste pacto…

Aos poucos estamos abrindo os olhos. O pacto com esta diretoria acabou. Hoje, prestes a voltar à primeira divisão, estamos com o orgulho rubro-negro ainda mais abalado do que quando jogávamos nos campos mais sombrios deste país. Já há um movimento que luta pela democratização do clube, é verdade, mas ainda sem força para impulsionar esta mudança porque boa parte da torcida ainda acredita neste modelo de futebol. Só que a história do Vitória se encontra em mais uma esquina que se não soubermos virar pro lado certo, toda uma saga de resistências, de reapaixonamentos, será abandonada. A minha decisão é esta: ou eu participo ativamente da vida do clube ou pelo menos faço parte de algo que exija isto. Se espectador, consumidor e idiota é que não dá mais.

Queria mesmo ser o único apático, indiferente. Mas não sou e há muitos outros que estão na mesma. Pior: há muitos outros que poderiam estar se apaixonados por estas cores junto conosco e não farão mais isto. Por isso é hora de deixar a paixão um pouco de lado e atuarmos mais do que torcer. Vou ao Barradão no sábado somente para nutrir o único sentimento que me resta: o da esperança que a torcida do Vitória se atreva a exigir algum tipo de democracia no clube, que é a única forma que temos de tirar este resquício de aristocracia que faz do Vitória estágio para os seus filhos menos dotados. De resto, serei só razão.

Nosso primeiro título nacional ainda não virá. Não nego a importância do que agora deixamos escapar mais uma vez, nem que seria o momento mais fantástico da recente história do Barradão. Só que não seríamos o primeiro a ganhar um, nem seremos o último quando este dia chegar. Mas podemos ser o primeiro clube democrático deste país, onde a torcida define os rumos do seu clube.

Por: Por Daniel Caribé
__________
Comentários
2 Comentários

2 comentário(s):

Anônimo disse...

PASSOU DO PONTO.VOCÊ SABE, AQUELA MULHER QUE VOCÊ TANTO QUERIA COMER, FEZ TANTA FORÇA, CRIOU-SE TANTA EXPECTATIVA E NA "HORA" VOCÊ TEVE UMA SURPRESA NEGATIVA ? ASSIM ESTÁ O VITÓRIA PARA O TORCEDOR, NÃO TEM MAIS GRAÇA, O QUE VIER JÁ NÃO INCOMODA, JÁ NÃO ABORRECE NEM ANIMA, LAMENTÁVEL !

Luciano disse...

Em parte estou com este sentimento deste torcedor. Entendo que um trabalho psicológico terá que existir permanentemente no Vitória afim de minimizar estas decepções e derrotas inexplicáveis! NÓS MERECEMOS RESPEITO E EXPLICAÇÕES. Luciano

Postar um comentário

Siga o ECVitóriaNotícias no Twitter: @ecvnoticias

Últimas notícias

Postagens populares (última semana)

Postagens populares (últimos 30 dias)

CAMPEONATO BRASILEIRO 2014 (28ª rodada)

Jogo ao vivo: Sport x VITÓRIA .


Dia: 12/10/14 (domingo)

Horário: 18:30h (hor. de Brasilia)


Links das rádios/tv na web:


Rádio Metrópole 101,3 FMRádio Transamérica 100,1 FMRádio TudoFM 102,5Rádio Itapoan 97,5 FMRádio CBN 100,7 FMRádio Sociedade 740 AMRádio Excelsior 840 AM