Cadastre seu e-mail para receber notícias do Vitória

Você receberá um e-mail com um link, clique nele para ativar e confirmar sua inscrição. Caso não tenha recebido, cadastre-se novamente.

O crescimento da torcida do Vitória. Por Victor Hugo. (veja o gráfico)

A pesquisa realizada pela Pluri Consultoria que contempla, entre outros estudos, o tamanho das torcidas dos clubes brasileiros, ajuda a entender como tem evoluído o desenvolvimento dos clubes, bem como aponta qual a tendência de crescimento de cada instituição.

Uma pesquisa nada mais é do que um retrato momentâneo de uma determinada questão. Nesse caso específico a pesquisa, que já tinha sido divulgada em março, foi realizada em janeiro desse ano, ouvindo 10.545 pessoas de 144 cidades representando todas as regiões do país. Para uma análise mais completa e para uma boa compreensão da evolução das torcidas, é importante comparar as pesquisas analisando o contexto temporal.

A primeira pesquisa sobre torcida de futebol que se tem conhecimento foi realizada pela Gallup em parceria com a revista placar em meados de 1983. Naquele registro a torcida do Bahia representava cerca de 4% da população brasileira, superior inclusive a grandes clubes do sul/sudeste como o Fluminense e a dupla Gre-Nal. O Vitória, que vivia uma de suas piores fases de sua história, sequer apareceu nos registros representativos, e da mesma forma foi nas pesquisas seguintes, já em 1993, ano em que o Rubro Negro chegaria a final do campeonato Brasileiro.

A partir daí a torcida Rubro-Negra começava sua curva crescente e em 1998 aparecia pela primeira vez em uma pesquisa realizada pelo IBOPE em parceria com o Lance!, e segundo ela, de cada 13 torcedores do Bahia, já existiam 8 do Vitória (a torcida do Bahia era 63% superior à do Rubro Negra). Em 2002 uma pesquisa do Datafolha em parceria com a placar praticamente confirma os dados obtidos pelo Ibope registrando 8 torcedores do Bahia para cada 5 do Vitória (torcida tricolor 60% superior).

Em uma pesquisa mais recente, novamente realizada pelo IBOPE em parceria com o Lance!, em meados de 2010, a evolução da torcida Rubro-Negra já toma contornos interessantes. Segundo os dados obtidos, para cada 4 tricolores existiam 3 Rubro-Negros, mostrando que a torcida do Bahia era 33% superior à do Vitória. E por fim no início de 2012, segundo a pesquisa da Pluri Consultoria, para cada 6 tricolores existe 5 Rubro Negros, fazendo a superioridade reduzir para 20%. (nessa pesquisa o percentual da torcida do Bahia em relação a população do Brasil é 1.3%, um terço do que foi registrado na primeira pesquisa em 83).


Esse crescimento da torcida Rubro Negra é visível nas arquibancadas. De 1995 a 2005, a média de torcedores presentes no estádio era cerca de 220 mil pessoas ao ano. De 2006 até 2011 mais do que dobrou, beirando os 500 mil torcedores ao ano. Em 2012 não será diferente, tendo a torcida Rubro Negra já superado os 400 mil pagantes.

Bom observar que outras pesquisas foram realizadas ao longo dessas décadas, mas por falta de representatividade em função do baixo espaço amostral, os dados não tinham um razoável intervalo de confiança. Algumas pesquisas inclusive colocavam as duas torcidas baianas com o mesmo número de torcedores, o que sabemos ainda não ser verdade. Quem sabe daqui a uns 5 ou 10 anos? Da maneira que os números estão evoluindo, não podemos duvidar.

Por: Victor Hugo
__________
Comentários
2 Comentários

2 comentário(s):

Anônimo disse...

A VERDADE É QUE A MAIORIA DOS JOVENS ABAIXO DE 18 ANOS SÃO VITÓRIA E A MAIORIA DOS IDOSOS SÃO BAHIA,OU SEJA A CADA ANO ESSA DIFERENÇA VAI DIMINUINDO.

Anônimo disse...

SE NOSSO ESTADIO FOSSE BEM SITUADO E NOSSA DIRETORIA FOSSE MAIS CORAJOSA E COMPETENTE , JÁ SERIAMOS A MAIOR DO NORDESTE.

Postar um comentário

Siga o ECVitóriaNotícias no Twitter: @ecvnoticias

Últimas notícias

Postagens populares (última semana)

Postagens populares (últimos 30 dias)

CAMPEONATO BRASILEIRO 2014 (28ª rodada)

Jogo ao vivo: Sport x VITÓRIA .


Dia: 12/10/14 (domingo)

Horário: 18:30h (hor. de Brasilia)


Links das rádios/tv na web:


Rádio Metrópole 101,3 FMRádio Transamérica 100,1 FMRádio TudoFM 102,5Rádio Itapoan 97,5 FMRádio CBN 100,7 FMRádio Sociedade 740 AMRádio Excelsior 840 AM