Cadastre seu e-mail para receber notícias do Vitória

Você receberá um e-mail com um link, clique nele para ativar e confirmar sua inscrição. Caso não tenha recebido, cadastre-se novamente.

Vai cuidar da sua sardinha, Tiririquinha!

Tiririquinha é o apelido que o ex-deputado federal (PMDB-BA) Marcelo Oliveira Guimarães Filho odeia. Como o nome já denuncia, ele vem a ser filho do ex-deputado baiano Marcelo Guimarães, que é o Tiririca pai, ou o Tiriricão.

Tiririca pai, há coisa de quatro anos, foi preso pela Polícia Federal, acusado de fazer parte de uma quadrilha que mantém ou mantinha tenebrosas transações com os poderes públicos estadual e federal.

O pai, que é “dono” de uma ilha de R$ 15 milhões na Baía de Todos os Santos, usava (será que ainda usa?) uma franja na testa e um bigode de cigano, características que lhe renderam a alcunha de Tiririca, pela semelhança física com o palhaço que também virou deputado.

A “Ilha dos Caras”, no fundo, não pertence ao Tiririca pai nem ao filho e muito menos ao espírito santo. Pertence à União. Mas eles a ocupam com base em um documento que dá à coisa o status de “ocupação precária”.

Tiririquinha herdou do pai a presidência do Bahia de Itinga (é preciso dizer assim porque, se há o Bahia de Feira, que é o atual campeão baiano, o seu homônimo, que tem sede em Itinga, distrito de Lauro de Freitas, só pode ser chamado Bahia de Itinga).

Pois esse Tiririquinha não "aqueta o facho" e insiste em fazer piadinhas com o Vitória.

Ele só se refere ao Vitória como “O Vitória da Bahia”, com a intenção de zombar do arquirrival. Ora, o Vitória é de Salvador (a sede fica no município de Salvador). O Vitória é da Bahia mesmo, estado que também tem o Vitória da Conquista.

Se ele acha um demérito o adjunto adnominal “da Bahia”, só pode ser um complexo. No Brasil, há Vitória em Pernambuco e no Espírito Santo. Em Portugal, há o Vitória de Setúbal e o Vitória de Guimarães.

Fala-se Vitória da Bahia da mesma forma que se fala Inter de Milão, Juventus de Turim, Ponte Preta de Campinas, Cruzeiro de Belo Horizonte, Grêmio de Porto Alegre, Santa Cruz de Recife... E agora, como o Bahia de Feira cresceu e apareceu, torna-se obrigatório citar esses times como "O Bahia de Feira" e o "Bahia de Itinga".

Em vez de manter uma linha de respeito, distanciamento ético e opiniões diplomáticas acerca do rival (conduta esperada do presidente de um clube e de outro), o mandatário do Bahia de Itinga parece querer exaltar os ânimos, pois vive a provocar a instituição Esporte Clube Vitória e seus torcedores.

As piadinhas de Tiririquinha ultrapassaram o nível do patético. No UOL e na edição online do Correio da Bahia aparece uma frase dele que é uma piada de extremo mau gosto: “Muitos torcedores do Vitória me pedem para eu ser presidente do clube”.

Como se diz na Bahia, me faça uma garapa, Tiririquinha. Ou melhor: me faça uma vitamina de abacate. Aonde que algum torcedor do Vitória iria querer o senhor como presidente do clube? Só se fosse um traíra e louco.

Para seu governo, nós já nos livramos de um presidente que o senhor acabou levando para lhe ensinar como fazer as coisas. Para quem não se lembra, foi Tiririquinha quem pagou a peso de ouro salários para o ex-presidente do Vitória ir lá ensinar seus métodos (e você deve ter sido um aluno aplicado do Paulo Carneiro).

Além disso, o que o senhor teria de meritório para dirigir outro clube? Ganhou algum título nos últimos 11 anos? Não. Mas o rival, que tanto o incomoda, ganhou oito títulos estaduais dos dez últimos disputados.

A única coisa que o senhor celebra é a volta à Série A em 2010. Mas qualquer pessoa sabe que, mais dia, menos dia, seu clube cairá, pois, à exceção do G12, os outros clubes (inclusive o Vitória) estão sempre na gangorra (cai-sobe-cai-sobe).

No ano passado, o máximo que sua gestão conseguiu foi um 3º lugar no campeonato baiano. Eliminados na segunda fase da Copa do Brasil, só se livraram do rebaixamento na 37ª rodada. Há motivos para comemoração? Esses números o credenciam a alguma coisa?

Nos últimos anos, a maior alegria de vocês foi a Copa do Brasil 2010... conquistada pelo Santos, que venceu o Vitória. "Prisidente": olhe para o ano passado e veja quais foram os três “títulos” de vocês: foi o Bahia de Feira ganhar o campeonato baiano; foi o Vitória não subir e vocês se livrarem da degola na 37ª e penúltima rodada.

Seriam essas as credenciais de um gestor? Seriam essas suas alegrias? São essas suas conquistas?

Que gestor é o senhor que não paga salários em dia (e perde atletas por isso)? Que gestor é o senhor, cujo clube não tem estádio próprio? Por acaso o senhor se lembra de quando vocês imploraram para jogar por empréstimo no Barradão (por vocês serem sem-teto)?

Que gestor é esse cujo clube é chamado de Sardinha por um técnico, e em alguns meses esse técnico é contratado? Joel Santana estava tão certo que acabou deixando a sardinha a ver navios.

Enfim, senhor "prisidente", quais foram os títulos, quais foram as conquistas, quais foram as glórias do seu "Baêa de Itinga" na sua gestão, para que algum louco quisesse-o como presidente desta ou daquela agremiação?

Não cutuque o Leão com vara curta, Tiririquinha. Com certeza, é melhor o senhor ir cuidar da sua sardinha. Ou das encrencas do seu pai com a Polícia Federal.

Marcelo Torres
Jornalista formado pela Facom/UFBA
Torcedor do Vitória
Mora em Brasília
__________
Comentários
39 Comentários

39 comentário(s):

Anônimo disse...

é isso ai marcelo, um clube como o VITÓRIA, que tem um presidente alexlerdeza que fica paparicando PALHAÇO , da nisso?

Cadu Ferrazzo disse...

Excelente texto...
Esse "prisidente" especialista em redes sociais, perde mais tempo tentando incitar a disscordia entre os torcedores e denegrir a imagem do Esporte Clube Vitoria do que administrar o bahia de Itinga...

Anônimo disse...

E tem mais. O pai Marcelo Tiririca e o filho marcelinho tiririquinha (e todo mundo sabe porque você é chamado desde MENINA de marcelinho), foram derrotados nas urnas pela própria torcida do bahia de Itinga. Já esqueceu que nas eleições recentes para presidente do bahia de Itinga a torcida te reprovou entrando na Justiça para anular a sua eleição e que graças a um desembargador do seu mesmo naipe você se manteve no cargo? Então como ter a pretensão de dirigir ou sugerir que alguém iria te querer para dirigir outra agremiação. Isso é coisa de um FRUSTADO como você marcelinho.

Anônimo disse...

TODOS ELES TEM MAIS É QUE SE LASCA.

DAIANE.

Anônimo disse...

esse cara eh um bom gestor para o jahia...no mesmo nipe

Roger disse...

AHAUAHUAHUAHUAHA Nada a acrescentar!! O líder dos itinguenses é o cara mais fracassado de todos, pois não ganha nada há anos, se mata pra permanecer na série A e comemora tudo isso como se fosse um título!!!! Tiririquinha não conseguiu ganhar o título baiano no ano passado mesmo com o Vitória na série B e ainda assim se acha mmuito competente!!! HAHUAHAUHAUAHAUHAUAH Ô coitado!!! Sai de perto carniça, ninguém quer você pelas bandas do Barradão, só se for pra contar mais uma piada como essa, Tiririquinha!!!! AHAUHAUHAUHAUAHUAHU

lula disse...

toma tiririrquinha,seu tanto!

lula disse...

toma tiririrquinha,seu tanto!

Anônimo disse...

EX-deputado... pa até nas elições ele é perdedor!!!!!!!

Anônimo disse...

Marcelo Torres só para completar o seu raciocinio a "imprensa" ajuda ainda mais divulgando "essas matérias", essa é a imprensa que ajudou tanto a esse time de itinga a roubar tantos "títulos"; eles são iguais e sem dignidade.

Anônimo disse...

Sugiro retirar essa "imagem" dessa matéria, aqui divulgada.

Anônimo disse...

Faco minhas as palavras do Sr.Marcelo Torres,excelente texto,muito bem redigido e de muito boa colocação.
Esse idiota do Marcelinho(TIRIRICA)é formado em que e qual a instituição que ele se formou,será que foi em uma dessas que paga e recebe o canudo e depois vai administrar os bens do pai,desculpe do pai não do povo sofredor que ele tanto roubou.Quem pode falar bem sobre isso é os coitados dos vigilantes que trabalham ou trabalharam para o TIRIRICÃO e sempre foram ludibriados,roubados.

Anônimo disse...

E qual o motivo para tirar a imagem?

Anônimo disse...

O pai e o filho são ladrões. Deviam vir a publico e dizer quem é o dono do passe de Gabriel que insistentemente é colocado para jogar e agora querem levar para seleção. A vinda de Falcão foi para isso!

Anônimo disse...

meu nome é andré,estou morando em fortaleza-ceará á dois meses, aqui o bahia perdeu de 5 para o fortaleza, de 7 para o ferroviario,sem falar que é freguês de carteirinha dos times dessa região;tem feito as piores campanhas do time na história,poe isso é melhor esse presidente e sua torcida fanatica e cega, cuidar do seu timinho, que só vive do passado e se vangloria com isso. gente abre o olho,voçes vão cair...

Mateus Olliveira disse...

vice até nas eleições kkkk''

Anônimo disse...

Parabéns pelo excelente texto.
A imprensa baiana precisa deixar de ser chata e tendenciosa, todos os comentários com relação ao Vitória são buscando diminuir a grandesa do glorioso Vitória e da nossa imensa torcida.

carlos. disse...

PARABÉNS PELO TEXTO. VAMOS NOS UNIR PARACALAR A BOCA DE TRIRIQUINHAZINHA!!!

Anônimo disse...

A torcida do vitória precisa é ser respeitar! Isso sim. Hoje à noite tem transmissão de jogo pela TV jahia e certamente vão mostrar algum torcedor com a camisa do Jahia. FORA THIAGO!!!!! FORA CORREIO DA BAHIA!

WILSON disse...

WILSON DISSE:
MARCELO TORRES,PARA COMPLETAR O SEU

COMENTÁRIO: O JAHIA DE ITINGA,SÓ Ñ CAIU
PARA A 2ºDIV.DO BAHIANO,AJUDADO POR ERROS
DOS SENHORES SOPRADORES DE APITO:
V.DA CONQUISTAXJAHIA = PÊNALTI O JOGADOR COM
OS BRAÇOS COLADOS AO PEITO>SÓ O SENHOR SOPRADOR VIU.
A.DE ALAGOINHASxJAHIA= A BOLA ENTRA,GOL ANULADO, NO PITUAÇU,O MESMO FILME.
JAHIA X VITORIA(PITUAÇU)UMA VERGONHA,CARTÕES PARA O VITÓRIA>PÊNALTI DEFENDIDO,VOLTA PÊNALTI.
É,ASSIM A ADMINISTRAÇÃO DO JAHIA DE ITINGA.
PARABÉNS,MARCELO TORRES.

Afonso Leal disse...

O Vitória não está interessado em mais um título Baiano, estamos só fazendo treinamento preparatório para subirmos para séria A, a qual nunca deveríamos ter saído, mas com essas declarações de Tiririquinha, vamos pra cima e deixá-los mais 15 anos sem sequer um título Baiano.

tiririquinha disse...

a inveja faz a pessoa manifesta o incomodo,que sente do vitoria,marcelinho va cuida da sua sardinha que deve diretos trabalhista para milhares de profissionais,ate mesmo os mais simples,vc e a cara de seu pai

Anônimo disse...

Tudo isso acontece, por termos um Presidente o Alexi Porteletárgico, que não se impõe.

ROBERTO disse...

entre Paulo Carneiro e Alex...prefiro Paulo Carneiro....éramos mais felises...pelo menos tínhamos alguém para responder....

Anônimo disse...

BAHIA 5 X 1 CAMAÇARI

SERRANO 1 X 0 VITÓRIA

OBRIGADO, ALEXI!!!

Anônimo disse...

NÃO CULPEM TIRIRICA!!!

CULPEM O FINADO OSÓRIO, O ETERNO!!!

Anônimo disse...

que texto maravilhoso se eu tivesse grana pagaria esse texto para sair nos outoord da cidade e nas redes socias somente torcedores do vitoria tem esse nivel para expor sua indignação sobre esse presidente que é fã de falar besteiras
vamos vitoria vencer esse campenaoto no grito

Anônimo disse...

Muito bom esse texto. Só queria lembrar que o ECVitoria tem que se impor mostrar mais garra nos jogos, mostrar superioridade e sair dessa, o time embala e logo depois é percebido um total desânimo. Isso tem que acabar paciência de torcedor tem limites.

Anônimo disse...

falou e disse passeiro rubro negro,os itinguenses são todos bostéticos. muito bom seu texto. hahahahah

Anônimo disse...

essa imprença baiana e comedia do bahia ou entao estao recebendo propina so sabe detonar o vitoria marcelo mastroiane seja proficional nao tocedor o mesmo darilho serar que tiriquiha ta fazendo mercado pra eles quanto ao vitoria por favor tira essa carniça do cerezo dai alex portela voce ja estar na hora de trabalhar em creghe cai fora seo porra velho larga o osso tanto treinador competente escolhe logo cereso material humano o vitoria tem falta quem comande como geovane pode ficar no banco pra ver lucio flavio jogar?

Anônimo disse...

viu ai!!! quem fala o que quer ouvi o que não quer. Por que não ficou sentadinho nessa sala pequena ai da "sede de clube" onde o sr. nada faz além de bater papo?

É verdade o que o sr. faz melhor é chamar atenção com suas palhaçadas tiririca.

gosta mas quando o sr cantava florentina de jesus, uauhahuahuahuuauuahuhu


que ridiculo!

Anônimo disse...

gostaria de ver esse texto bem grande no outoord nas ruas de Salvador pra acabar com arrogância dese TIRIRIQUINHA de merda, e dessa Impressa Safada.

Anônimo disse...

quem disse que esse mastroiane e locutor esportivo nao gosto que quando ele transmite os jogos do MEU QUERIDO VITORIA e uma merda .

Anônimo disse...

quem disse que esse mastroiane e locutor esportivo nao gosto que quando ele transmite os jogos do MEU QUERIDO VITORIA e uma merda .

Anônimo disse...

Para quem não sabe o Tiririquinha é Plaiboy, nunca deu um prego na barra de sabão, o pai é sanguesuga do dinheiro público, a irmã (Renata)formada em Direito e levou mil anos fazendo a prova da OAB, até para Aracaju foi para ver se passava, enquanto o prisidente ganhou um cargo de Deputado federal, belo curriculo não acham torcedores de Itinga, que adoram torcer para time pobre e enricar seus presidentes.

Anônimo disse...

É ja estar na hora de mostrar um TIME,peça tem de mais para montar um VITORIA guerreiro e calar a boca de certas pessoas ( que não adianta nem mencionar)que só fazem gozar no pau dos outros. Esse ano não tem disculpa, que o time foi montado de ultima hora,temos que subir de qualquer maneira e com o titulo,pois fora o VITORIA só vejo o atlético paranaense.Cerezo mostre para que veio.E sobre o texto muito bem escrito e detalha o que são esses abestalhados,sem ter noção da "bosta" que falam a imprensa tendenciosa. Moro no Crato-CE e acompanho sempre o maior time do mundo que é nosso VITORIA.

Anônimo disse...

Esse "rapaz" já gosta de um twiter. Nada contra quem gosta de twitar. Mas esse presidente do Bahia de Itinga não perde a oportunidade de encher o saco de quem está em paz.
E quanto ao fato dele "querer"? ser presidente do Vitória. Nós dispensamos tal "favor" pois não queremos ficar mais de 10 anos sem títulos ou ficar quase 08 anos na segunda e na terceira divisão.

Unknown disse...

pois é assim é a vida quando agente se preocupa com a vida dos outros a nossa vida não anda e assim é com o JAHIA,que so vive de passado e se preocupando com o vitoria e escreve ai, vai nadar,nadar e nadar e morrer na praia,pois não vai ganhar mais nada esse ano enquanto esse mane que não sabe nada de futebol tiver ai no jahia

Anônimo disse...

Concordo em número gênero e grau com o texto! Esse cara é uma babaca e a imprensa marrom (Itapoan FM/Galáticos) Faz questão de levantar esse incompetente filhinho de papai!

Postar um comentário

Siga o ECVitóriaNotícias no Twitter: @ecvnoticias

Últimas notícias

Postagens populares (última semana)

Postagens populares (últimos 30 dias)

CAMPEONATO BRASILEIRO 2014 (28ª rodada)

Jogo ao vivo: Sport x VITÓRIA .


Dia: 12/10/14 (domingo)

Horário: 18:30h (hor. de Brasilia)


Links das rádios/tv na web:


Rádio Metrópole 101,3 FMRádio Transamérica 100,1 FMRádio TudoFM 102,5Rádio Itapoan 97,5 FMRádio CBN 100,7 FMRádio Sociedade 740 AMRádio Excelsior 840 AM