Canais de comunicação informam que o presidente do Vitória, Alexi Portela, está em Minas Gerais para negociar com os jogadores.
Um dos fatores para sua contratação é que o jogador já trabalhou com o atual técnico rubro-negro, Antonio Lopes. O Vitória está carente de um meia de armação e para a série B Ricardinho seria um bom nome, porém eu tenho ouvido comentários opostos sobre sua possível contratação.
// 13/04/11 - Resultado da enquete: Você aprova a contratação de Ricardinho?
Abaixo reproduzi o motivo de sua saída e a defesa do jogador. E você, concorda com a vinda de Ricardinho?
O presidente do Atlético-MG, Alexandre Kalil, se pronunciou nesta segunda-feira (4), sobre as dispensas do volante Zé Luís e do armador Ricardinho. Segundo o dirigente, os dois atletas estão sendo desligados do clube por uma questão hierárquica.
- Eu não vou dizer o que eles falavam ou faziam. Acontece que o questionamento de treinador, quando não é feito pessoalmente soa muito mal. Quando se questiona o trabalho, os horários de treinamento e as viagens com terceiros, normalmente o treinador não gosta e o departamento de futebol não gosta. Isso é feito às vezes com um pouco de maldade, mas basicamente foi isso que aconteceu. Na terceira pedida para que esses jogadores fossem dispensados eles foram.
O dirigente afirmou ainda, que os atletas estavam sendo observados há algum tempo e que os resultados ruins não são a justificativa para as dispensas.
- É um conjunto de coisas que aconteceu no Atlético-MG e que estamos realizando uma correção de rota. Essa é a primeira coisa. O motivo da dispensa deles é hierarquia. Quando o treinador notou que havia algum problema, isso foi detectado há 35, 40 dias, foi feita uma observação sobre o que estava acontecendo.
RICARDINHO SE DEFENDE
“Eu disse que aceitava a decisão, como profissional, mas que não concordava, pois jamais fui um cara de influências negativas, e muito pelo contrário. Você que me conhece há anos, sabe do meu comportamento. Os jogadores mais jovens ficaram tão surpresos quanto eu e só em olhar o semblante deles me senti confortado. Vim para o Atlético porque acreditei no projeto, estava feliz aqui e dei tudo o que pude para que as coisas funcionassem a contento. Sou um jogador que se precisar treinar em três períodos o faço, pois me cuido, não bebo, não sou da noite, da gandaia ou coisa parecida. Sou profissional ao extremo.”
“Talvez o técnico goste daqueles que dizem amém, que gostam da farra, que gostam das noitadas. Este não é o meu caso. Outra coisa importante: sou uma pessoa esclarecida, um jogador com conhecimentos técnicos e táticos, que já jogou nos principais times do Brasil, do exterior e na Seleção Brasileira. Sei que isso incomoda muita gente, pois sei quem é quem nos treinamentos, embora jamais tenha questionado. Todo jogador inteligente sofre esse tipo de discriminação.”
“Rodado que sou no futebol, sei que quando as coisas não estão bem é preciso achar um culpado e dessa vez sobrou para mim e para o Zé Luís. É preciso mudar o foco, justificar o mau momento e a nossa dispensa será assunto da semana, desviando o foco do time que não se encontra e tem sérios problemas estruturais. Eu enxergo o jogo, os treinamentos, e tenho capacidade para falar o que está certo ou errado, embora jamais tenha contestado o trabalho do Dorival. Sempre colaborei e jamais me rebelei. Não quero aqui, Jaeci, ser o dono da verdade ou coisa parecida. Estou apenas sendo o mais fiel possível sobre aquilo que aconteceu. Fui dispensado pelo que não fiz e não concordo. Amanhã, vou ao clube para acertar as questões jurídicas, mas ainda fico em BH por um tempo. Graças a Deus tenho as portas abertas no futebol, mas vou esperar para ver o que pode acontecer. Lamento muito deixar o Atlético nessas condições, pois me preparei como nunca para ajudar a equipe nesta temporada”
FICHA DO JOGADOR
Nome completo: Ricardo Luís Pozzi Rodrigues
Data de nasc.: 23/05/1976 (34 anos)
Local de nasc.: São Paulo-SP
Altura: 1,76 m
Peso: 73 Kg
Pé: Canhoto
Apelido: Ricardinho
TÍTULOS
Copa do Mundo (Seleção Brasileira): 2002
Campeonato Paranaense (Paraná): 1995, 1996, 1997
Campeonato Brasileiro (Corinthians): 1998, 1999
Campeonato Paulista (Corinthians): 1999, 2001
Mundial de Clubes (Corinthians): 2000
Copa do Brasil (Corinthians): 2002
Torneio Rio-São Paulo (Corinthians): 2002
Campeonato Brasileiro (Santos): 2004
Bola de Prata (Santos): 2004
Copa da Turquia (Beşiktaş): 2007
Campeonato Mineiro (Atlético-MG): 2010
CLUBES
1995–1997: Paraná-PR
1997–1998: Bordeaux-FRA
1998–2002: Corinthians-SP
2002–2004: São Paulo-SP
2004: Middlesbrough-ING
2004–2005: Santos-SP
2006: Corinthians-SP
2006–2008: Beşiktaş-TUR
2008–2009: Al-Rayyan-QAT
2009–2011: Atlético-MG
Por: Lucas Serra, com informações do R7 e Galo Oficial