Cadastre seu e-mail para receber notícias do Vitória

Você receberá um e-mail com um link, clique nele para ativar e confirmar sua inscrição. Caso não tenha recebido, cadastre-se novamente.

[Bahia 3 x 3 Vitória] Decisão histórica. Por Maurício Naiberg.

Já assisti alguns clássicos emocionantes, como o 6 x 5 na antiga e saudosa Fonte Nova, mas o Ba x Vi deste domingo, dia 13 de maio, data do aniversário dos 113 anos do Vitória, que terminou 3 x 3, realmente, ficou para história.

Não só pela movimentação em torno dele durante as duas últimas semanas, mas também por conta da emoção que ambas as equipes proporcionaram aos seus torcedores durante os noventa minutos de confronto.

O Bahia, com o regulamento debaixo do braço, fez o que deveria ter feito mesmo: segurou o ímpeto rubro-negro o tempo todo, atuou sempre em contra-ataques e procurou não se desesperar. E, com toda a sinceridade, mesmo tomando sufoco na semifinal, contra o Conquista, e na final, com seu maior rival, mereceu o título. Teve regularidade, algo que o próprio Leão da Toca não teve, e soube administrar sua vantagem de sempre decidir com o apoio da sua torcida.

O Vitória, por sua vez, começou a jogar bem mesmo a partir do momento que Ricardo Silva assumiu o comando da equipe. No duelo em Pituaçu, novamente o rubro-negro foi melhor e não seria diferente. Precisava do resultado positivo, ficou com ele nas mãos por duas vezes e não aproveitou. Paciência. Dos dez títulos anteriores a esse, o Leão conquistou nada menos que oito. Uma hora esse jejum para o Bahia acabaria, como ocorreu.

Mas gostei da postura do rubro-negro nesta final. Acabou a covardia. Ricardo, mais uma vez, fez tudo certinho, tanto na escalação, quanto nas substituições. Ouvi muita gente falando que ele não deveria ter tirado Neto para colocar Geovanni. Isso é um ponto de vista e eu não concordo muito. A experiência do meia faz uma diferença grande e em uma bola parada ele pode decidir. Desta vez, contudo, não foi possível.

O que Ricardo não poderia prever era a tarde infeliz do seu goleiro Douglas. Errou e ponto. Agora, crucificar o cara por conta disso, é uma brincadeira da torcida. Lembrem uma única vez que ele falhou assim desde que chegou ao clube? Nenhuma, amigos. Na raiva, até entendo que as pessoas falam sem pensar, mas se o caminho fosse esse, Rogério Ceni, Marcos, Dida e tantos outros arqueiros deveriam ter saído dos seus respectivos clubes, pois falham ou falharam em algum momento da carreira.

Sim, se Douglas não tivesse errado, tudo seria diferente, ou não. Caso o “se” não entrasse em campo, o Vitória seria campeão novamente. Quer ver? Se Romário não tivesse se lesionado. Se Saci não tivesse em campo. Se Neto não tivesse perdido um gol na cara de Lomba no primeiro tempo. Se Pedro Ken não tivesse errado dois chutes que não costuma errar. Se Mancha não tivesse chutado fraco quando teve uma oportunidade na linha do pênalti na etapa final. Essas coisas fazem parte do esporte.

No primeiro encontro, no Barradão, por exemplo, o Vitória perdeu algumas chances de matar o jogo e entrar na casa tricolor com a vantagem. Não o fez e pagou o preço. O pensamento sempre foi voltar para a primeira divisão e tenho certeza que isso vai ser realizado este ano de 2012. O foco, na verdade, tem que ser esse, independente da boa campanha na Copa do Brasil, que hoje é uma realidade.

É futebol, meu povo. Bola pra frente agora.

Parabéns ao Bahia, que conquistou o título após muitos anos sonhando com isso.

Parabéns ao Vitória, que lutou muito e não se abateu em nenhum momento, valorizando ainda mais a decisão.

Por: Maurício Naiberg
__________
Comentários
18 Comentários

18 comentário(s):

Anônimo disse...

Vilson Júnior São Mateus ES.

Mauricio,eu sou vitória de coração e alma,mas te confesso que essa perda do titulo não me encomodou em nada.Muito pelo contrario,me mostrou um VITÓRIA mais guerreiro,mais imcorporado com o espirito competitivo e me passando confiança para uma participação
convincente neste campeomato Brasileiro com grandes esperanças do acesso,pois time nós temos e o técnico está com moral.SRN
A nação Rubro Negra pode andar de cabeça erguida,pois as lagrimas vistas nos olhos dos torcedores do Bahia com o placar de 3 x 2 e a preocupação nos minutos finais foi a certeza de que nós somos superiores a eles.Abraços.

Anônimo disse...

Douglas falhou também no gol do são caetano na serie B do ano passado em jogo decisivo ele não segura a onda...e vida de goleiro é assim mesmo tem que ser praticamente perfeito e ele era pra saber disso mais nas vezes que mais se precisou dele ele deu o leite...vc citou marcos,ceni,dida realmente eles falharam mais em Compensação ele deu vários títulos importantes aos seu clubes e seleção...e Douglas?? Vida de jogador é assim e principalmente goleiro...concordo com a torcida do leão tem que criticar mesmo esse goleirinho pois ele teve responsabilidade direta nessa partida errou horrivelmente nos dois primeiro gol das sardinhas e no terceiro tb falhou...por mim ele ficava treinando um pouco mais em separado pra pegar mais confiança,pois ele já mostrou que não tem sangue frio...enfim o time do leão esta de parabens pois jogou muito e mereceu sair com a vitoria mas temos de focar no restante da temporada pois temos condições de ir bem esse ano.

Anônimo disse...

Um grande time começa pelo goleiro e isso já esta provado que não é o caso do Vitória , de novo a mesma historia ... no ano passado foi Viafra que entregou e agora foi Douglas , como é possivel que um goleiro não saiba sair do gol? que coisa bisonha é aquela, acho que nem em babá goleiro toma aquele gol e o primeiro então nem se fala... Imagino que devemos ter até treinador de goleiro que deve ser tb uma merda por que nem ao menos ver os defeitos... esse mesmo goleiro falhou no gol contra o São Caetano.... o renan tb não fica atrás por que tb não sabe sair do gol ... nossa entregamos o titulo a eles por que diferente dos nossos o Lomba é um bom goleiro e salvou o Bahia enquanto os nossos nos afundaram....
Carlos Garcia

Anônimo disse...

é mauricio mas vc esqueceu de um detalhe,quando o vitória virou o jogo pra 3x2, ricardo silva foi muito infeliz na subistituição.não era pra geovane entrar e sim neto coruja, o vitória tinha que se fechar no jogo e jogar no erro do bahia.em qualquer lugar no mundo clássico se ganha com inteligência.

Anônimo disse...

Parabéns ao Esporte Clube Bahia pelo Título de Campeão Baiano em 2012! Depois de 11 anos e Sem vencer o Vitória, teve a melhor campanha. O Regulamento existe para ser cumprido. É isto que torna o Esporte emocionante. Um dia Vencemos, ou outro, não. Temos que ter Inteligência e Aprender a Vencer e a Perder com Dignidade, respeitando o Adversário Sempre. Tenho MUITO ORGULHO de Torcer pelo VITÓRIA, este Time GUERREIRO! BOLA PARA FRENTE E QUE VENHA o Coritiba!
Um Abraço!

Anônimo disse...

Crucificaram VIAFRA ano passado e agora DOUGLAS?
Eh o tal SI, Si nao tivessa tomado os # (TRES) gols estariamos com po titulo.

Anônimo disse...

Volto a insistir temos que contratar um goleiro que passe confiança a zaga ( tb de um zaqueiro que pelo menos suba na bola) lateral direito já que Nino não quer mais jogar ( léo e Romario são verdes demais( um lateral esquerdo tb outra coisa chama Geovanni e faz um acerto e manda embora o cara é um ex jogador em atividade.
Carlos Garcia

Anônimo disse...

Fora Goleirinho safado, entregador, ano passado foi com o São caetano, este ano com a Desg. de itinga. Fora vá Jogar no Ariquemes Infeliz!
***Que mer Perdoe o Ariquemes.

Anônimo disse...

O problema não é falhar, mas sim falhar 3x no mesmo jogo. Isso é inaceitável.
E sim, ele falhou nos 3.
Faltou também um pouco de garra a Neto Baiano. Se ele não tivesse pedido p/ sair, e ficasse em campo mesmo que no sacrifício (como Souza ficou), o Vitória teria mais chancer de segurar o resultado.
Um centrovante como ele segura o time adversário e é fundamental na defesa em bolas paradas - justamente como saiu o gol do finado.
Enfim, verdade é que o Vitória foi amplamente superior ao finado em ambos os jogos, mas o título foi decidido nos goleiros.

Leo disse...

Alexi Portela como dirigente não é um homem de sorte, ao contrário, é um grande azarado. Esse é um fato curioso, todos sabemos que Alexi nao tem sabedoria para tomar decisões certas, mas além disso carrega uma urucubaca enorme. Perdeu dois pentas inéditos em casa contra times do interior. Não conseguiu vencer em casa o jogo contra o Atlético de Goias que evitaria o rebaixamento. Contra o São Caetano tomou um gol aos 43 minutos e outro aos 48 e, assim, perdeu a partida de virada e saiu do G4. No BA X Vi de hoje, em cada falha do goleiro eu só lembrava do azarado do Alexi.
Sempre achei que essa aliança de Alexi com um cara do tipo de Zé Eduardo não traz bons fluídos. Acho um pacto esquisito de um dirigente fraco e medroso que carrega um mau agouro. Não tem pé de coelho que dê jeito nessa força negativa que pode continuar a trazer reiteradas situações azaradas. Meu amor pelo Vitória é infinito e espero que nosso destino afaste esse ciclo azarado de Alexi Portela. Claro que muitas vezes o sucesso ou o fracasso são frutos de nossas escolhas, mas não podemos dar mais sopa ao azar. Fora Alexi Portela.

Cleber Leite disse...

As saídas de Romário e Neto Baiano foram cruciais. Principalmente a de Neto Baiano. Mas não dá pra culpar o técnico. Neto se machucou e não poderia ajudar o clube. No sacrifício, além de não ajudar tvz agravasse o problema e ficasse de fora da próxima decisão importante que é contra o Coritiba. Mas o ECV tem q renovar com ele. Na marcação estava melhor do que muitos jogadores de marcação do time.

Anônimo disse...

Tbm sou rubronegro mas o que passou e' passado,Ricardo vai levar nosso time longe na copa do Brasil e levar nosso time de volta a primeirona.Presidente facilite o trabalho do treinador o elenco esta quase pronto so' falta umas 4 pecas,laterais por exemplo nao e' dificil de encontrar,faca sua parte portella,o chumbinho estava buscando laterais quando ele se foi,liga pra ele talvez ele tenha bons nomes.

Thiago Machado disse...

Fala ilustres torcedores rubro negros, ontem apesar da perda do título me orgulhei do nosso grandioso leão, temos nesse momento que apoiar o time, e os jogadores que se dedicaram e deram tudo nessa emocionante final..... RICARDO SILVA cruzificado por muitos, temos que parabeniza-lo pela coragem, e por manter o grupo unidooo... Fico feliz em ver o vitória com uma postura ofensiva, pensando a todo tempo na vitória, pensando grande como é nosso glorioso time. Bola pra frente, e vamos em busca dos nossso sobjetivos!!!!

PH - Fsa disse...

Peraê... falhar em 3 gols numa final de campeonato e continuar no time soh em time pequeno!!

Douglas já comprovou q eh treme-tudo e nao merece vestir a camisa do Leao. nao tem mais clima.

pOR MUito menos, Viáfar foi execrado por ALIXO ano passado.

Anônimo disse...

Lavem a boca Para falar de Viafara.Ele é um grande goleiro que teve momentos dificil aqui. Agora vão crucificar o Douglas? Me faça uma garapa. Essa torcida precisa aprender a respeitar o Nosso elenco e apoiar o time. VEjo que temos condições de subir. Dá um tempo,vcs só fazer criticar os caras.
ASS: Guto

Anônimo disse...

QUANTO A PERDA DO TITULO ESTOU CONFORMADO PELO EMPENHO DOS JOGADORES, MENOS DOUGLAS QUE ERROU 3X NO DIA ERRADO "INCRIVEL" DEVERIA TER ERRADO NAS GOLEADAS QUE O ECVITORIA DEU NOS TIMES PEQUENOS. MAS GOSTEI DA ZAGA, EVOLUIU MUITO NOS ULTIMOS JOGOS. ASSIM TAMBEM NETO BAIANO PROGREDIU BASTANTE E O GOL QUE ELE FEZ DE CABEÇA MOSTROU QUE ELE SE TORNOU UM GRANDE MATADOR E STA EM UM BOM NIVEL, PARABENS. AGORA É SO MONTAR UM BOM TIME P/ SERIE B PORQUE COM ESSE Ñ DAR P/ SUBIR. O CAMPEONATO É LONGO E O TIME Ñ VAI JOGAR SO C/ A RAÇA QUE JOGOU ESSA FINAL. SO RAÇA Ñ GANHA CAMPEONATO. O ECVITORIA Ñ TEM TIME P/ SUBIR!!!!! MAIS ALGUEM CONCORDA COMIGO??????

Anônimo disse...

O baiano já foi, agora restou a copa do Brasil, temos que ir o mais longe possível, agora no brasileiro nós temos que subir o ano é este não dá pra adiar, acorda diretoria se não subir por favor saiam todos e o último apague a luz.

Anônimo disse...

Na fase de classificação do atual Campeonato Baiano, o Bahia terminou em primeiro com 52 pontos e o Vitória em segundo com 43.
Analisando os resultados dos seguintes jogos: Vitória 0 x 0 Itabuna, Vitória 1 x 1 Fluminense, Vitória 1 x 1 Vitória da Conquista, todos três no Barradão e Fluminense 1 x 1 Vitória, em Feira, Juazeirense 3 x 2 Vitória, em Juazeiro e Serrano 1 x 0 Vitória, em Conquista, observamos que perdemos 14 pontos nesse 6 jogos que, somados aos 43, se tivessimos vencido, somariam 57 pontos e nós entraríamos com a vantagem nos jogos finais e, como foram dois empates com o Bahia, seriamos campeões. Depois disso, gostaria de ouvir os comentários das viúvas de Toninho Cerezo que defendiam sua permanência no time.

Postar um comentário

Siga o ECVitóriaNotícias no Twitter: @ecvnoticias

Últimas notícias

Postagens populares (última semana)

Postagens populares (últimos 30 dias)

CAMPEONATO BRASILEIRO 2014 (28ª rodada)

Jogo ao vivo: Sport x VITÓRIA .


Dia: 12/10/14 (domingo)

Horário: 18:30h (hor. de Brasilia)


Links das rádios/tv na web:


Rádio Metrópole 101,3 FMRádio Transamérica 100,1 FMRádio TudoFM 102,5Rádio Itapoan 97,5 FMRádio CBN 100,7 FMRádio Sociedade 740 AMRádio Excelsior 840 AM