Cadastre seu e-mail para receber notícias do Vitória

Você receberá um e-mail com um link, clique nele para ativar e confirmar sua inscrição. Caso não tenha recebido, cadastre-se novamente.

Marketing do Vitória em 2009 (balanço)

Escudo Vitória 110 anos
Está completando 1 ano desde que Ricardo Azevedo assumiu o marketing do EC Vitória. A torcida rubro-negra criou boas expectativas nas ações que visam o fortalecimento e aproximação entre torcedor e clube, bem como na valorização da marca "Vitória" e na busca de novos investidores (patrocinadores, empresa de material esportivo e sócios SMV).

Este ano não começou muito bom para o marketing do Vitória, teve a crise(?) mundial que afastou investidores e teve o planejamento feito em curto prazo para 2009. Mas isso não é motivo para pânico, um dos objetivos do marketing é buscar investidores e achar soluções que podem ser simples ou não para fortalecer a paixão do torcedor pelo clube.

Muitos torcedores reclamam que muitas coisas que a equipe de marketing prometeu acabou não sendo cumpridas, vou fazer um balanço:

NÃO FEZ
-Setorização do Barradão [veja no blog do mkt]
-Vitória BUS [veja no blog do mkt]
-Preliminar Bola Cheia [veja no blog do mkt]
-Apresentar o novo fornecedor de material esportivo 2010 [apresentou em 17/12]
-Construção do Memorial do ECV [veja]
-Construção da lanchonete HABIB'S

Comentário - A não realização da setorização do Barradão é a campeã de reclamação, principalmente por ter sido prometida pela diretoria. Em jogos com apêlo da torcida adversária os rubro-negros sofrem bastante. E o que decepcionou foi o "Preliminar Bola Cheia", que até teve início, mas não foi finalizado

FEZ EM PARTE/OU NÃO FOI SATISFATÓRIO
-Melhoria do SMV (carteiras com chips) [veja no blog do mkt]
-Melhoria do SMV (novas catracas) [veja no blog do mkt]
-Entrega das camisas atrasadas do SMV antigo [veja justificativa no blog do mkt]
-Novo mascote do Vitória [veja]
-Campanha SOU MAIS VITÓRIA 2009 em setembro [veja]
-Novo layout do site oficial [veja]
-Manteve o contrato (acordo) com a CHAMPS [veja]

Comentário - Apesar de tentar melhorar o tratamento com os sócios do SMV, muita gente ainda reclama das falhas, deslizes e falta de organização nas portarias do Barradão. O novo mascote já foi "devolvido", ficou muito estranho pra não dizer "bizarro". E sem falar na novela com a CHAMPS, esse vai não vai, fica não fica... e mesmo com os problemas decorrentes, existe possibilidade de permanecer em 2010.

FEZ DE FORMA SATISFATÓRIA
-UPDATE 17/12: Apresentou o novo fornecedor de material esportivo 2010 [veja]
-Nova Central do SMV no Ed. Capemi
-Consulados Rubro-Negros [veja no blog do mkt]
-Produtos licenciados (energético, cachaça, etc.)
-Modelos dos ingressos (fotos) [veja no blog do mkt]
-Vitória presenteia filho de Ivete Sangalo [veja]
-Patrocinador master nos últimos meses de 2009 [veja]
-Patrocinador master para 2010 com a OAS [veja]
-Lançamento das camisas: do Memorial, Vanderon Pitbull e Retrô [veja / veja / veja no blog do mkt]
-Novo site do SOU MAIS VITÓRIA [veja]
-Patrocinador HABIB'S [veja]
-Promoveu a extra-jogo contra o Grêmio [veja]
-Ajudou na divulgação da queima de fogos dos 110 anos [veja]
-Patrocinio da Insinuante [veja]
-Concurso para a escolha da camisa 110 anos [veja]
-Novo SOU MAIS VITÓRIA [veja]
-Lançamento no blog do marketing e captação de ideias [veja]
-Material Esportivo: CHAMPS [veja]
-E outras pequenas ações que nã relatei aqu, em sua maioria sugerida pelos torcedores.

Comentário - Apesar de não ter cumprido tudo o que prometeu, é notório o esforço do marketing do Vitória. A pressão é enorme, porém ainda falta investimento e/ou reconhecimento de sua importância no atual modelo do futebol. Essa semana o próprio Alexi Portela se contradisse, em um dia ele afirmou que o SMV é muito importante para o clube e que reconhece os erros e as falhas ocorridas em 2009, inclusive falou que 7 ou 8 mil sócios é pouco, porém em outra oportunidade foi questionado sobre os erros do marketing (que relatei neste artigo) ele disse que o importante são os resultados, os títulos...

Parece que às vezes Alexi Portela se esquece que para ter mais dinheiro precisa de mais torcedores, e que para ter mais torcedores é necessário planejamento para ações de curto a longo prazo. O marketing é muito importante para o Vitória, principalmente para o crescimento futuro, tem que deixar de pensar um pouco como político que priorizam as ações rápidas visando votos nas eleições.

Por: Lucas Serra

PS- Se esqueci de mencionar alguma coisa, pode comentar que eu adiciono. :-)
__________
Comentários
3 Comentários

3 comentário(s):

Anônimo disse...

faltou a lanchote do habib's

Anônimo disse...

O grande obstaculo do Vitória é o dinheiro e é verdade, não temos. Mas podemos ter ciatividade e isso surge de algumas idéias que varios torcedores podem dar quando existe um relacionamento mais intenso entre torcedor e Marketing. Noto que a única pessoa aberta a ouvir é Bruno, o Ricardo me parede muito fehado e não rende muita conversa com torcedor. Acho isso um ponto negativo. Espero que um dia melhore.Mas gostaria de sugerir para o marketing a criação visando cativar novos torcedores e torcedoras nosso grande trunfo penso eu, pois sempre leva mais um. Cativar torcedores de outras cidades como exemplo: Feira de Santana, trabalho tanbém nesta cidade e vejo o grande de simpatizantes pelo Vitória e que só precisam de um empurrão para se tornarem fanaticos.Pode ser pensado uma maneira de associação com alguma vantagem para este torcedor. No interior o cara paga para ajudar o time. Para se ter uma idéia no jogo do Flamengo várias ruas foram fechadas para comemoração.
Outra sugestão para o SMV, seria voltar a vestir a carater os garçons que servem nesta área. O pessoal que atende é pessimo, fora meu sorveteiro favorito. São coisas pequenas que chamam a atenção.

Lucas Serra disse...

A falta de investiomento é mesmo o maior problema.

Eu acho Ricardo atencioso, sempre quando mando um e-mail para ele eu tenho resposta.

O pessoal do interior pode se associar por R$ 180,00 anual, acredito mesmo que falta uma campanha pesada para o pessoal virar sócio.

SRN

Postar um comentário

Siga o ECVitóriaNotícias no Twitter: @ecvnoticias

Últimas notícias

Postagens populares (última semana)

Postagens populares (últimos 30 dias)

CAMPEONATO BRASILEIRO 2014 (28ª rodada)

Jogo ao vivo: Sport x VITÓRIA .


Dia: 12/10/14 (domingo)

Horário: 18:30h (hor. de Brasilia)


Links das rádios/tv na web:


Rádio Metrópole 101,3 FMRádio Transamérica 100,1 FMRádio TudoFM 102,5Rádio Itapoan 97,5 FMRádio CBN 100,7 FMRádio Sociedade 740 AMRádio Excelsior 840 AM