Cadastre seu e-mail para receber notícias do Vitória

Você receberá um e-mail com um link, clique nele para ativar e confirmar sua inscrição. Caso não tenha recebido, cadastre-se novamente.

Desenlatamos as sardinhas. Por Pedro Dórea.

Olá amigos rubro-negros!

Nenhuma contestação ou choro sobre a justiça do título do (fraquíssimo) campeonato baiano ter ficado para o rival. A arbitragem foi correta e o Vitória perdeu o título em campo, ou melhor, perdeu porque não entrou em campo para jogar.

Um time omisso, confuso, desinteressado, sem formação tática definida, foi assim que o elenco montado por Ney Franco vinha atuando nos jogos este ano e principalmente nos últimos BAVI´s. Os resultados foram mais que previsíveis: algumas vitórias sem convencer, outros empates insossos, derrotas humilhantes e finalmente, a PERDA DO TÍTULO Baiano.

Sinais claros deste baixo rendimento já vinham sendo dados, mas Ney Franco, Diretoria de Futebol e os jogadores não perceberam a tempo. O empate em casa e a acachapante derrota que nos custaram a eliminação vergonhosa para o Ceará, na Copa do Nordeste, não serviram de alerta para a Comissão Técnica que insistia numa formação de ineficiente ofensividade, meio de campo pouco produtivo e de defesa vulnerabilíssima.

Achar culpados agora é tarefa fácil, tantos foram os equívocos e creio que isto não deve ser a nossa preocupação deste momento. Corrigir imediatamente os erros no Departamento de Futebol do Vitória é que deve ser o foco principal do clube. Creio que há muito jogadores inservíveis no atual elenco e eles deveriam ser dispensados por ineficiência o quanto antes, mantê-los significaria nossa insistência no equivoco e oneração de nossa folha de pagamentos.

A atual Comissão Técnica deve ser mais cobrada pelos resultados e não somente pelas boas intenções. Futebol se mede pelos títulos conquistados e pelas boas campanhas nas competições. Ney Franco foi muito bom para o Vitória no ano passado, mas este ano ele ainda não conseguiu repetir o bom desempenho. Mas Ney ainda pode se redimir se avançar bem na Copa do Brasil.

Nosso elenco atual é muito limitado e, pior que isso, tem demonstrado descompromisso com o clube. São raras as exceções de raça e respeito ao clube, por parte dos jogadores.

Não há tempo a perder nem devemos nos lamentar, é hora de tomar atitude: o planejamento do futebol do clube deve ser reavaliado com urgência e por certo mudanças deverão ser implementadas (ainda que um tanto tardias).

Mas nem tudo está perdido. Precisamos recuperar o quanto antes a autoestima da torcida e isso só será possível com boas apresentações do time na Copa do Brasil e no Brasileiro. Precisamos de muitos reforços, de BONS e comprometidos jogadores, e forte apoio psicológico, pois o time está visivelmente abalado.

Óbvio que o rival vem utilizando nossa competência adquirida e aprendendo conosco a fazer gestão de um clube de futebol. Um exemplo disso é que eles contrataram a psicóloga que trabalhou o aspecto motivacional do Vitória no ano passado. O que se viu foi uma entrega dos jogadores do rival acima da média; já os nossos apenas passearam em campo. Outro exemplo foi a jogada de puro marketing do rival, que contrataram o nosso vice-artilheiro de 2013, Maxi, (que felizmente ainda não desencantou no rival, mas já foi útil a equipe na decisão) e nós, além não acharmos substituto à altura, demos azar com a contusão de Escudeiro.

O Vitória construiu estes caminhos e o rival está se aproveitando do nosso aprendizado e dos nossos exemplos: gestão financeira equilibrada, apoio psicológico à equipe, jogadas de mídia esportiva, participação maior e mais efetiva dos conselheiros nas decisões do clube, dentre outros tantos que ele tem nos copiado.

Ou seja, entregamos o abridor às sardinhas e eles estão conseguindo sair da lata com uma gestão no futebol e com contratações mais eficientes que as nossas, afinal de contas eles conquistaram o titulo baiano, revertendo uma grande vantagem que tínhamos, e sequer esboçamos reação. A Comissão técnica e time do Vitória aceitaram passivamente a perda.

Vamos em frente, continuaremos vigilantes e torcendo pelo sucesso do nosso Vitória, esperando que os nossos erros cometidos sejam aprendidos como lição e que eles não se repitam pela Comissão Técnica. Não somos torcedores de Ney Franco ou de qualquer outro treinador, ou mesmo dos jogadores sem compromisso, eles são empregados do clube e remunerados adequadamente para dar o melhor resultado ao Vitória. Somos torcedores do Vitória, eles passam, mas o clube fica.

Por: Pedro Dórea
Bel. Em Direito, Servidor da SEFAZ/Ba e Conselheiro do ECVitória.
__________
Comentários
5 Comentários

5 comentário(s):

Anônimo disse...

Bom texto, Dórea. Eu credito a perda do título a Ney Franco, que mesmo não tendo um bom elenco é melhor que as sardinhas. Ele escalou o time errado nos jogos decisivos, inclusive na zaga.

J Mocota disse...

Mais um belo texto Dórea!

Parabéns!

Plac, Plac, Plac...

---------------

Pedrinho, por gentileza, responde uma coisa a seu irmão Rubro-Negro, Mocota:

Por que nenhum conselheiro do Vitória pode tocar no assunto DEMOCRACIA ou lutar por esta causa?

Mocota já reparou que todo Rubro-Negro que declara que tem acesso a Carlos Falcão, Alexi Portela ou José Rocha nunca toca nessa assunto com eles e depois trás nas mídias sociais qual é a visão deles sobre este tema.

Por gentileza, prezado Pedro Dórea, faça um favor a Nação Rubro-Negra perguntando da próxima vez que você encontrar os citados:

1º) Qual a possibilidade nas eleições de 2016 cada sócio adimplente, durante 18 meses, votar em presidente sem precisar ser escolhido a dedo para tal honraria?

2º) Dos 400 eleitores escolhidos por José Rocha nas eleições de 2013 quem é que faz oposição a atual direção?

PS I - Na moral Dórea.

Você como conselheiro teria coragem de trocar um filézinho assado para fazer questionamento sobre democracia no Leão?

Hã? Hum? Hein?

PS II - Será que Dórea teria disposição de lutar com toda garra, raça e emoção por democracia no Vitória?

PS III - Na antiga Mocotópolis tinha um ditado popular que dizia bem assim:

"Os fracos ficam de longe comendo churrasco e cobrando comprometimento dos outros. Já os bravos guerreiros chamam para si a responsabilidade de escrever uma nova história."

----------------

Eleições Diretas em 2016.

Avante Leão!

Anônimo disse...

Já eu crédito à diretoria incompetente e omissa do leão

Anônimo disse...

Espero boas contratacoes para o brasileiro.

Anônimo disse...

Texto correto, bem escrito, reflete precisamente o que vem ocorrendo. Eu acrescentaria, contudo, que é preciso mais "faca nos dentes" dos dirigentes. Uma organização é reflexo dos exemplos e condutas que vem de cima. Ou seja, a diretoria tem que ser AGUERRIDA, OUSADA. Tem que ter GOSTO DE SANGUE na boca e asssim essa GARRA passa para todos. O desafio é implantar e enraizar essa CULTURA no Vitória. Acho que isso é (e talvez sempre tenha sido) um ponto fraco nosso. GARRA! LUTA! OUSADIA! DESTEMOR! FOCO! META! ESTAMOS ENTRE OS 3 CLUBES MAIS ANTIGOS DO BRASIL!!!!
AbraÇos aos rubro-negros. Cassio

Postar um comentário

Siga o ECVitóriaNotícias no Twitter: @ecvnoticias

Últimas notícias

Postagens populares (última semana)

Postagens populares (últimos 30 dias)

CAMPEONATO BRASILEIRO 2014 (28ª rodada)

Jogo ao vivo: Sport x VITÓRIA .


Dia: 12/10/14 (domingo)

Horário: 18:30h (hor. de Brasilia)


Links das rádios/tv na web:


Rádio Metrópole 101,3 FMRádio Transamérica 100,1 FMRádio TudoFM 102,5Rádio Itapoan 97,5 FMRádio CBN 100,7 FMRádio Sociedade 740 AMRádio Excelsior 840 AM