Cadastre seu e-mail para receber notícias do Vitória

Você receberá um e-mail com um link, clique nele para ativar e confirmar sua inscrição. Caso não tenha recebido, cadastre-se novamente.

Resumo do Regulamento do Campeonato Baiano de Futebol 2013 (Profissional e Sub-20)

Resumo do Regulamento da 1ª divisão do Campeonato Baiano de Futebol Profissional 2013, popularmente conhecido como Baianão. A competição é organizada pela FBF (Federação Bahiana de Futebol) e está na 109ª edição. Este regulamento também se aplica para o Campeonato Baiano de Futebol SUB-20 2013.

// Tabela de jogos do Baianão 2013
// Tabela de jogos do Baianão Sub-20 2013


O Baianão 2013 terá início no dia 20 de janeiro e terminará no dia 18 de maio, onde participarão 12 equipes, confira:

FASE DE CLASSIFICAÇÃO (FASE I):
Alagoinhas Atlético Clube
Associação Desportiva Bahia de Feira
Botafogo Sport Club
Esporte Clube Jacuipense
E. C. P. P. de Vitória da Conquista
Fluminense de Feira Futebol
Juazeiro Social Clube
Serrano Sport Club
Sociedade Desportiva Juazeirense

ENTRARÃO NAS QUARTAS-DE-FINAL (FASE II):
Esporte Clube Bahia
Esporte Clube Vitória
Feirense Futebol Clube

OBS: Bahia, Feirense e Vitória entrarão no Campeonato Baiano apenas nas Quarta-de-finais (Fase II) devido à participação na Copa do Nordeste 2013.

FÓRMULA DE DISPUTA DO BAIANÃO 2013
FASE DE CLASSIFICAÇÃO (FASE I)
Nesta fase os 09 times se enfrentarão entre si, no sistema de turno único (apenas jogos de ida), classificando-se para as QUARTAS-DE-FINAL (Fase II) os 05 (cinco) primeiros colocados.

FASE QUARTAS-DE-FINAL (FASE II)
Nesta fase os 05 clubes classificados da FASE I se juntarão à Bahia, Feirense e Vitória. Estes 08 clubes serão divididos em 2 grupos, eles se enfrentarão no sistema de ida e volta, jogando grupo contra grupo, classificando-se para a SEMIFINAL, as associações primeiras e segundas colocadas de cada grupo.

GRUPO 1: Bahia, Feirense, 2º da FASE I e 4º da FASE I;
GRUPO 1 (atualizado): Bahia, Feirense, Juazeiro e Botafogo-BA.

GRUPO 2: Vitória, 1º da FASE I, 3º da FASE I e 5º da FASE I.
GRUPO 2 (atualizado): Vitória, Vitória da Conquista, Bahia de Feira e Juazeirense.

FASE SEMIFINAL (FASE III)
Os 4 clubes classificados jogarão entre si no sistema de ida e volta conforme esquema abaixo:
1º do GRUPO 1 x 2º do GRUPO 1
1º do GRUPO 2 x 2º do GRUPO 2

O mando de campo do jogo de volta e a vantagem da disputa (se ocorrer empate no “jogo de 180 minutos”) pertencerá ao clube de melhor campanha na FASE II, aplicando inclusive para definição das vantagens dos critérios de desempate (veja os critérios logo abaixo).

FASE FINAL (FASE IV)
Será em jogos de ida e volta entre os 2 clubes vencedores da Fase Semifinal.

O mando de campo do jogo de volta e a vantagem da disputa (se ocorrer empate no “jogo de 180 minutos”) pertencerá ao clube de melhor campanha a partir da FASE II, aplicando-se inclusive para definição das vantagens acima citadas, os critérios de desempate (veja os critérios logo abaixo).

REBAIXAMENTO E ACESSO
Serão rebaixados para a 2º divisão de 2014: os 2 clubes últimos colocados da Fase de Classificação (FASE I). Consequentemente 2 times (campeão e vice) subirão da 2ª divisão para disputar a 1ª divisão no próximo ano (2014).

DISPUTA DO 3º e 4º LUGAR
Poderá ser realizado em paralelo à Fase Final em sistema de ida e volta e será disputada pelos clubes perdedores da Fase Semifinal caso seja necessário para determinar o time que ganhará uma vaga para a Série D do Campeonato Brasileiro 2013.

CRITÉRIOS DE DESEMPATE
Quando houver empate em pontos ganhos, entre dois ou mais clubes, em qualquer Fase, o desempate para efeito de definição da classificação final dos clubes, em cada caso, ocorrerá pela aplicação dos critérios a seguir:

a) Maior número de vitórias;
b) Maior saldo de gols;
c) Maior número de gols marcados;
d) Maior número de pontos ganhos no confronto direto;
e) Maior saldo de gols no confronto direto;
f) Menor número de cartões vermelhos recebidos do clube;
g) Menor número de cartões amarelos recebidos do clube
h) Sorteio.


VAGAS PARA COMPETIÇÕES
O clube melhor colocado da Fase de Classificação (FASE I) ganhará uma vaga para a Copa do Nordeste de 2014. Os 2 clubes melhores colocados (excluindo o clube de melhor campanha da FASE I) no final do Baianão também disputarão a Copa do Nordeste 2014.

O clube melhor colocado a partir da FASE II do Baianão 2013 terá acesso ao Campeonato Brasileiro de Futebol Série "D" 2013, excluído os times que já estiverem nas séries A, B, ou C.

O clube Campeão e o 2º melhor colocado da FASE I do Campeonato Baiano de Futebol Profissional 2013, terão acesso à Copa do Brasil 2014. O time Campeão da Copa Governador do Estado da Bahia de 2013 também ganhrá uma vaga para a Copa do Brasil de 2014.


OS ATLETAS
As inscrições de atletas para participarem do Campeonato Baiano 2013, poderão ser feitas até 24 de abril de 2013, observando-se, rigorosamente, o horário de funcionamento do Departamento de Registros da FBF e seguindo o Horário de Brasília.

O atleta inscrito só terá condição de jogo se o seu nome for incluído no BID-E (Boletim Informativo Diário Eletrônico) da Confederação Brasileira de Futebol, até o dia útil imediatamente anterior ao do jogo.

O atleta inscrito no Campeonato por um clube poderá inscrever-se por outro clube participante do mesmo Campeonato, desde que não tenha sido relacionado para nenhuma partida, inclusive na condição de reserva. O atleta inscrito só terá condição de jogo se o seu nome for incluído no BID-E (Boletim Informativo Diário Eletrônico) da Confederação Brasileira de Futebol, até o dia útil imediatamente anterior ao do jogo.

Desde que regularmente registrados, inscritos e com condição de jogo, Os clubes poderão incluir na súmula de cada jogo até 03 (três) atletas estrangeiros.

O atleta inscrito no Campeonato por uma Associação poderá inscrever-se por outra Associação participante do mesmo Campeonato, desde que não tenha sido relacionado para nenhuma partida, inclusive na condição de reserva, devendo ser cumpridos todos os prazos estabelecidos neste Regulamento, quando da nova inscrição.


DISPOSIÇÕES GERAIS
A FBF atribuirá os títulos de Campeã e Vice-Campeã às Associações classificadas em primeiro e segundo lugares ao final da competição. À Associação Campeã fica assegurado 01 (um) troféu, de posse definitiva, e mais 35 medalhas para seus atletas e dirigentes.

As associações mandantes deverão usar obrigatoriamente o seu uniforme número um.

O Campeonato Baiano de Juniores (sub-20) 2013 será disputado, sempre que possível, nas preliminares, acompanhando obrigatoriamente o da Categoria Profissional na Fase de Classificação (Fase I).

Os cartões amarelos dos atletas integrantes das Associações classificadas da Fase I para a Fase II serão zerados, com exceção dos atletas que tenham recebido o terceiro cartão amarelo, que terão que cumprir automaticamente a suspensão por uma partida.

Os cartões amarelos dos atletas integrantes das Associações classificadas da Fase III (Semifinal) para a Fase IV (Final), bem como da disputa do 3º e 4º lugares, também serão zerados, com exceção dos atletas que tenham recebido o terceiro cartão amarelo, que terão que cumprir automaticamente a suspensão por uma partida.

Caso a arrecadação de qualquer partida não seja suficiente para cobrir as despesas da competição, inclusive a cota e respectivas despesas dos árbitros, a Associação financeiramente mandante terá que efetuar o pagamento do déficit verificado, logo após o encerramento da partida, sob pena de multa automática no valor de 02 (dois) salários mínimos e de ficar impedida de continuar na competição, sem prejuízo das penas previstas no CBJD, Normas Gerais dos Campeonatos e Resoluções de Diretoria da FBF.

Quaisquer solicitações para modificações na tabela, somente serão submetidas à análise do Departamento Técnico da FBF se recebidas até 08 (oito) dias antes da data marcada para a partida, exceto nas hipóteses comprovadas de caso fortuito ou força maior.

No contrato de patrocínio entre as Associações Participantes e a REDE BAHIA, para transmissão ao vivo no sistema TV aberta, de jogos do BAIANÃO 2013, um jogo escolhido por rodada, pela REDE BAHIA, deverá ser televisionado.

Capacidade mínima exigida nos estádios: 4.000 espectadores nas Fases I, II e III; e 6.000 na Fase IV (Final).

O clube visitante terá o direito de adquirir a quantidade de ingressos correspondente a 10% (dez por cento) da capacidade do estádio, desde que se manifeste oficialmente até 03 (três) dias úteis antes da realização da partida, efetuando o pagamento do valor integral. Em cumprimento de acordo assinado entre os clubes, inclusive para situações de reciprocidade, a disponibilidade de ingressos para o visitante poderá ser superior a 10% (dez por cento) da capacidade do estádio.

Os sócios dos clubes participantes das competições pagarão ingressos em todas as partidas, cujo valor mínimo equivalerá à 50% (cinqüenta por cento) do preço da arquibancada inteira, salvo indicação específica de outro valor, constante do regulamento da competição.

Por: Lucas Serra (@ecvnoticias)

Fonte: FBF (Regulamento completo)
__________
Comentários
0 Comentários

postar comentário(s):

Postar um comentário

Siga o ECVitóriaNotícias no Twitter: @ecvnoticias

Últimas notícias

Postagens populares (última semana)

Postagens populares (últimos 30 dias)

CAMPEONATO BRASILEIRO 2014 (28ª rodada)

Jogo ao vivo: Sport x VITÓRIA .


Dia: 12/10/14 (domingo)

Horário: 18:30h (hor. de Brasilia)


Links das rádios/tv na web:


Rádio Metrópole 101,3 FMRádio Transamérica 100,1 FMRádio TudoFM 102,5Rádio Itapoan 97,5 FMRádio CBN 100,7 FMRádio Sociedade 740 AMRádio Excelsior 840 AM