Em poucas horas, o plantel vimaranense deixou de de contar com os serviços de dois jogadores que eram habitualmente utilizados pelo treinador Rui Vitória.
Defendi chegou a Guimarães em 2001 e passou por um longo período sem jogar. O defesa, que fez escola no Cruzeiro e conta no seu currículo com passagens pelos italianos da Roma, Udinese e Avelino e pelo ingleses do Tottenham, não desistiu e no final da época anterior soube agarrar a oportunidade que lhe foi concedida. Esta temporada prosseguiu em alta e até se lesionar foi titular absoluto, tanto no Campeonato e como na Taça de Portugal.
A regularidade patenteada pelo futebolista cruzou fronteiras, convocando a presença de alguns observadores de clubes estrangeiros nos desafios do Vitória. O facto de Defendi terminar contrato em junho do próximo ano era outro aliciante. As negociações para a renovação com os minhotos não se concretizaram e a hipótese de uma transferência imediata acabou por ser a melhor solução para todas as partes envolvidas no negócio.
O interesse e a proposta apresentada pelo Vitória da Bahia foi bem acolhida pela Direção vimaranense, facilitando a rápida conclusão da transferência. (Pedro Manuel Couto / ABola)
Sobre o jogador (Wikipédia)
Defendi foi formado nas categorias de base do Comercial de Ribeirão Preto. Ainda muito novo, foi transferido para o Cruzeiro e de lá, para o time inglês Tottenham. Rodrigo atuou apenas 1 ano com a camisa do mesmo, sendo logo emprestado para a Udinese da Itália, onde ficou por cerca de 2 temporadas. E acertou com a Roma, onde ficou por 4 temporadas.
Em 2010, assinou com o Palmeiras, atuando apenas no time B do Palmeiras e no ano seguinte, chegou ao Paraná Clube.Em 2011/12 vai representar o Vitória Sport Clube em Portugal.