Cadastre seu e-mail para receber notícias do Vitória

Você receberá um e-mail com um link, clique nele para ativar e confirmar sua inscrição. Caso não tenha recebido, cadastre-se novamente.

A importância do contraditório, do diferente... Por Antônio Rocha.

Olá amigos rubro-negros!

VAMOS, QUE VAMOS VITÓRIA SUB-20!!!

"Posso não concordar com nada do que você diz, mas vou defender seu direito de dizê-lo até a morte" (Voltaire - pseudônimo de François-Marie Arouet, Paris, 21 de Novembro de 1694 - 30 de Maio de 1778, foi um poeta, ensaísta, dramaturgo, filósofo e historiador iluminista francês. Ele defendia a liberdade de ser e pensar diferente.).

É obrigação de quem dirige qualquer instituição/entidade/empresa utilizar bem os recursos que lhe são disponibilizados para atingir as metas e objetivos planejados, observando, em especial, a relação custo x benefício. Quem não o faz satisfatoriamente deve ser responsabilizado por isso, ou seja, nós devemos sempre ser responsabilizados pelos erros cometidos, assim como pelas nossas omissões e/ou opiniões, pontos de vista, etc.. Deverão ser, também, responsabilizados aqueles que escolheram (elegeram ou ratificaram a escolha) os seus dirigentes. Na iniciativa privada, isso é facilmente resolvido com a substituição de um por outro mais eficiente/capaz.

Falando do Esporte Clube Vitória, que tem mais de dois milhões de torcedores (segundo a pesquisa Ibope/2010, 2,3 milhões ou 42,6% do universo de Bahia e Vitória; e pesquisa Pluri/2012, 2,0 milhões ou 45,5% do universo dos torcedores da dupla BAVI) e um orçamento para o ano de 2013 superior a cinquenta milhões de Reais, não é nenhuma benesse dos seus dirigentes aplicar bem esses recursos, procurando satisfazer os anseios da sua torcida. Para isto é preciso que se tenha um bom planejamento e, principalmente, contratações (comissão técnica e jogadores) que correspondam às expectativas.

Já escrevi, assim como outros escribas já o fizera, que o mundo (e/ou o submundo) do futebol é "mundo cão", principalmente pelas "máfias" que o rodeiam, e, por isso mesmo, não é para amadores. Sabemos, também, que uma das coisas mais importante com que se convive no futebol é a PAIXÃO do torcedor pelo seu time. E, por envolver paixão, deve ser tratado com muito cuidado e responsabilidade.

Gostaria de ratificar a nossa opinião externada no texto de 10/11 "Não podemos sair de férias", quando nos posicionamos contrários à contratação de Caio Junior para comandar a Comissão Técnica do Vitória, o qual gerou alguns comentários no blog ECVN criticando o nosso texto/ponto de vista. Como vocês notaram, jamais respondo às criticas ou aos comentários. E por que não o faço? Justamente porque respeito o direito de expressão, o direito do contraditório, o livre arbítrio, a liberdade e o ponto de vista de cada um, independente de concordar ou não comigo.

Muitas vezes, num artigo, emito minha opinião permeada de PAIXÃO; outras vezes, pela razão; e, também, às vezes, pelos dois, paixão e razão. Naquele artigo, procurei deixar registrado o meu sentimento de indignação e surpresa, pois, se me pedissem para indicar (ou adivinhar) um nome para ser o TÉCNICO do Vitória, o último nome que passaria pela minha cabeça seria o de Caio Junior. Volto a repetir: tomara que ele queime minha língua e que faça o melhor dos trabalhos possíveis para o bem do nosso GLORIOSO VITÓRIA. Por isso, acho que os pontos de vista diferentes, porém consistentes, com ou sem paixão, ajudam na tomada de consciência, na busca dos resultados positivos e na mudança ou ajuste de rumos (caminhos). Todos eles (os diferentes pontos de vista) são válidos. Precisamos ser e estar vigilantes, pró-ativos, racionais, "apaixonados", conscientes e, principalmente sábios.

Na democracia, todos nós temos o mesmo direito. Na vida, devemos fazer sempre aos outros aquilo que gostaríamos que fizessem a nós.

Independentemente do resultado do jogo contra o Atlético Mineiro, os meninos do sub-20 do ECVITÓRIA estão de parabéns, assim como a comissão técnica, por terem sempre colocado o coletivo acima do individual. PARABÉNS!!!

Vide abaixo os links da internet sobre os diversos termos * utilizados neste texto.

VITÓRIA, VOCÊ É A SOMA DE TODOS NÓS!!!

Por: Antônio Rocha

* LINKS DOS TERMOS UTILIZADOS NO TEXTO:
1-CONTRADITÓRIO
2-O DIREITO DE EXPRESSÃO
3-DEMOCRACIA
4-LIBERDADE
5-LIVRE ARBÍTRIO
6-PAIXÃO: 1 - 2 - 3 - 4
__________
Comentários
3 Comentários

3 comentário(s):

Anônimo disse...

"Uma mentira contada mil vezes, torna-se verdade..."(Joseph Goebbels)

Prezado Rocha, parabéns por essa matéria e pela forma EDUCADA com que fez uso das palavras...
Embora eu não concorde com inverdades e PRÉ-conceitos, tenho o dever de respeitar seu direito de liberdade de expressão...

Sendo assim, me desculpe pelos comentários na matéria passada.

Ratifico apenas que não foi opinião somente minha (houve outros torcedores com opiniões semelhantes). Mas concordo que é natural de se pensar como você (principalmente quando se guia pela Paixão), e que haja torcedores que concordem com seu pensamento...

Enfim, todos nós queremos o melhor para o Vitória!!!
Continue com bons textos, se possível, mais racionais... rsrs... Mas mesmo se não for, continuarei os lendo e respeitando seu ponto de vista! =)


SRN,
Kelvin

Anônimo disse...

Antonio,

Vc é um bom torcedor. O que você escreve é um besteirol sem base e com uma dose pessimismo, arrogância e falta de humildade. Ninguem presta. só vc conhece de planejamento de organização de estruturação....de tudo.

Glauber araujo disse...

Rocha, continue sempre! Afinal o Vitória,que tem a melhor BASE do Brasil,é a soma de todos nós!!!

Postar um comentário

Siga o ECVitóriaNotícias no Twitter: @ecvnoticias

Últimas notícias

Postagens populares (última semana)

Postagens populares (últimos 30 dias)

CAMPEONATO BRASILEIRO 2014 (28ª rodada)

Jogo ao vivo: Sport x VITÓRIA .


Dia: 12/10/14 (domingo)

Horário: 18:30h (hor. de Brasilia)


Links das rádios/tv na web:


Rádio Metrópole 101,3 FMRádio Transamérica 100,1 FMRádio TudoFM 102,5Rádio Itapoan 97,5 FMRádio CBN 100,7 FMRádio Sociedade 740 AMRádio Excelsior 840 AM