VAMOS, QUE VAMOS VITÓRIA SUB-20!!!
"Posso não concordar com nada do que você diz, mas vou defender seu direito de dizê-lo até a morte" (Voltaire - pseudônimo de François-Marie Arouet, Paris, 21 de Novembro de 1694 - 30 de Maio de 1778, foi um poeta, ensaísta, dramaturgo, filósofo e historiador iluminista francês. Ele defendia a liberdade de ser e pensar diferente.).
Falando do Esporte Clube Vitória, que tem mais de dois milhões de torcedores (segundo a pesquisa Ibope/2010, 2,3 milhões ou 42,6% do universo de Bahia e Vitória; e pesquisa Pluri/2012, 2,0 milhões ou 45,5% do universo dos torcedores da dupla BAVI) e um orçamento para o ano de 2013 superior a cinquenta milhões de Reais, não é nenhuma benesse dos seus dirigentes aplicar bem esses recursos, procurando satisfazer os anseios da sua torcida. Para isto é preciso que se tenha um bom planejamento e, principalmente, contratações (comissão técnica e jogadores) que correspondam às expectativas.
Já escrevi, assim como outros escribas já o fizera, que o mundo (e/ou o submundo) do futebol é "mundo cão", principalmente pelas "máfias" que o rodeiam, e, por isso mesmo, não é para amadores. Sabemos, também, que uma das coisas mais importante com que se convive no futebol é a PAIXÃO do torcedor pelo seu time. E, por envolver paixão, deve ser tratado com muito cuidado e responsabilidade.
Gostaria de ratificar a nossa opinião externada no texto de 10/11 "Não podemos sair de férias", quando nos posicionamos contrários à contratação de Caio Junior para comandar a Comissão Técnica do Vitória, o qual gerou alguns comentários no blog ECVN criticando o nosso texto/ponto de vista. Como vocês notaram, jamais respondo às criticas ou aos comentários. E por que não o faço? Justamente porque respeito o direito de expressão, o direito do contraditório, o livre arbítrio, a liberdade e o ponto de vista de cada um, independente de concordar ou não comigo.
Muitas vezes, num artigo, emito minha opinião permeada de PAIXÃO; outras vezes, pela razão; e, também, às vezes, pelos dois, paixão e razão. Naquele artigo, procurei deixar registrado o meu sentimento de indignação e surpresa, pois, se me pedissem para indicar (ou adivinhar) um nome para ser o TÉCNICO do Vitória, o último nome que passaria pela minha cabeça seria o de Caio Junior. Volto a repetir: tomara que ele queime minha língua e que faça o melhor dos trabalhos possíveis para o bem do nosso GLORIOSO VITÓRIA. Por isso, acho que os pontos de vista diferentes, porém consistentes, com ou sem paixão, ajudam na tomada de consciência, na busca dos resultados positivos e na mudança ou ajuste de rumos (caminhos). Todos eles (os diferentes pontos de vista) são válidos. Precisamos ser e estar vigilantes, pró-ativos, racionais, "apaixonados", conscientes e, principalmente sábios.
Na democracia, todos nós temos o mesmo direito. Na vida, devemos fazer sempre aos outros aquilo que gostaríamos que fizessem a nós.
Independentemente do resultado do jogo contra o Atlético Mineiro, os meninos do sub-20 do ECVITÓRIA estão de parabéns, assim como a comissão técnica, por terem sempre colocado o coletivo acima do individual. PARABÉNS!!!
Vide abaixo os links da internet sobre os diversos termos * utilizados neste texto.
VITÓRIA, VOCÊ É A SOMA DE TODOS NÓS!!!
Por: Antônio Rocha
* LINKS DOS TERMOS UTILIZADOS NO TEXTO:
1-CONTRADITÓRIO
2-O DIREITO DE EXPRESSÃO
3-DEMOCRACIA
4-LIBERDADE
5-LIVRE ARBÍTRIO
6-PAIXÃO: 1 - 2 - 3 - 4