Cadastre seu e-mail para receber notícias do Vitória

Você receberá um e-mail com um link, clique nele para ativar e confirmar sua inscrição. Caso não tenha recebido, cadastre-se novamente.

Base para a glória. Por Franciel Cruz.

Antes da mais esperada, abalizada, aliterada e vilipendiada resenha do Vale das Pedrinhas e de uma banda do Boqueirão, vale recorrer à história que, igualmente ao caldo de galinha, não faz mal a ninguém.

Seguinte foi este.

No dia 20 de maio do ano da graça de 2011, o brioso Vitória estreou na Série B goleando por 1 x 0 o poderoso Vila Nova. Na ocasião, o Rubro-negro começou o jogo com seis garotos formados na base do Clube vestindo o manto de titular.

Na partida seguinte, quando recebeu um sapeca do Icasa (3x 1 ), no Romeirão, o número de jogadores da base em campo era exatamente a metade – o que na matemática moderna corresponde a três. No ferro subsequente, dentro do Santuário (Vitória 0 x 1 Guarani), existiam apenas dois puro-sangue começando a peleja. E foi assim nesta batida. Resultado. Na 12ª rodada estávamos com 17 pontos e só tínhamos frequentado o G-4 apenas uma vez, quando brocamos o Bragantino por 4 x 1.

Pois muito bem.

Na primeira partida este ano, brocança contra o Barueri, começamos com 5 jogadores da base. Na partida seguinte, derrota diante do Criciúma, havia apenas três começando o jogo. No triunfo sobre o Ipatinga, o número voltou a subir: quatro. E foi nesta batida, oscilando um pouco pra baixo ou pra cima – até que, diante do Atlético Paranaense, começamos o jogo com nada menos do que 7 titulares formados na base.

Em comparação com o ano passado, praticamente dobramos a utilização de atletas formados no Clube vestindo a camisa de titular. Resultado: estamos com 28 pontos na tabela e morada perene no G-4.

É óbvio que a simples utilização de jogadores da base não é garantia de sucesso, mas o abandono da base é a certeza do fracasso. Amigos, a verdade é uma só. Para os times que estão fora do eixo central do futebol, em economias periféricas, não há outra saída. Ou ficamos reféns dos (mal) ditos empresários da bola ou investimos nos prata da casa. E, neste segundo caso, o custo/benefício é incomparavelmente maior, já que os caras têm identificação com o Clube, a folha salarial é mais compatível com a nossa realidade, dentro outros motivos.

A única coisa que poderia azedar a relação seria uma parte da torcida, emprenhada por radialistas escrotos, ficar exigindo a contratação de medalhões, mas parece que nos livramos disso. Pelo menso este foi o indicativo dado (lá ele) pelos torcedores que reconheceram e aplaudiram a estréia, no Barradão, do amuleto Leílson. Era a faísca que faltava para incendiar nossa campanha, como profetizei no último dia 13 de julho.

Agora, é continuar com a mesma pegada, correndo para a bola do mesmo jeito que um pedreiro pula em cima do prato de comida depois de um dia de labuta. Afinal, apesar da excelência dos números, ainda não apresentamos um futebol de encher os olhos. E nem vou cobrar isto dos garotos. Eu quero é subir minha disgrama, com raça, na tora.

Por: Franciel Cruz (@ingresia)

P.S.1 Outro dado relevante no time que venceu o Atlético é que, além dos 7 da base, outros 3 (Nino Paraíba, Michel e Marcelo Nicácio) são oriundos da Região Nordeste. Nada contra os atletas de outras regiões, mas se a porra tá indo certo assim, assim será. Como já disse o filósofo: já que tá gostoso, deixa, deixa mamãe.

P.S.2 Ah, sim. Antes que os apressados venham colocar a xenofobia na minha já extensa lista de defeitos, reconhecer logo de público que o melhor jogador do elenco atualmente é Pedro Ken, que num é nordestino. Beleza?
__________
Comentários
2 Comentários

2 comentário(s):

Edval Braga Andrade disse...

Boa Franciel, gostaria de enfatizar que a tão sacaneada política do pe no chão do presidente Alex Portela começa a dar certo. É duro reconhecer que futebol é preciso de resultado e para consegui-los é preciso escolher caminhos seguros para que a viagem não seja cheia de acidentes como tem sido a nossa história de acessos e quedas. Vamos lá vitória rumando num caminho firme sem titubeios.

givaldo itatinga-sp disse...

meu amigo franciel seus numeros nao deixa duvidas,exemplo em 93 nequela gloriosa campanha do vice do brasileiro quantos garotos tinha da base em 99 outra gloriosa campanha o time era quase todo da base,esses gorotos veste nosso manto sagrado com amor e vontade de vencer e ai nao tem pra niguem,vamos atropelar geral.

Postar um comentário

Siga o ECVitóriaNotícias no Twitter: @ecvnoticias

Últimas notícias

Postagens populares (última semana)

Postagens populares (últimos 30 dias)

CAMPEONATO BRASILEIRO 2014 (28ª rodada)

Jogo ao vivo: Sport x VITÓRIA .


Dia: 12/10/14 (domingo)

Horário: 18:30h (hor. de Brasilia)


Links das rádios/tv na web:


Rádio Metrópole 101,3 FMRádio Transamérica 100,1 FMRádio TudoFM 102,5Rádio Itapoan 97,5 FMRádio CBN 100,7 FMRádio Sociedade 740 AMRádio Excelsior 840 AM