Cadastre seu e-mail para receber notícias do Vitória

Você receberá um e-mail com um link, clique nele para ativar e confirmar sua inscrição. Caso não tenha recebido, cadastre-se novamente.

A Gestão de Futebol Profissional no EC Vitória. Uma triste constatação. Por Pedro Dórea.

Da administração de um clube de futebol profissional e de outras modalidades esportivas como o Esporte Clube Vitória entendo pouco, quase nada, mas reconheço tratar-se de uma instituição complexa e que os seus atuais administradores necessitam estar atentos a constante e natural evolução deste segmento, que cada dia mais requer PROFISSIONALIZAÇÃO, principalmente quando o assunto é futebol.

Como torcedor do Vitória desde muito e, há cerca de três anos, como Conselheiro, tenho percebido que o clube precisa evoluir, e MUITO, quando o assunto é a gestão de futebol profissional.

A atual Diretoria do clube tem obrigação e responsabilidade de assumir o comando das necessárias mudanças no processo de gestão, evitando interferências (ainda que de boa-fé) e palpites daqueles que se acham “proprietários vitalícios” do Esporte Clube Vitória, não obstante terem contribuído, em algum momento histórico, para o desenvolvimento do clube.

Mas agora o momento é outro e requer outra postura, mais ambiciosa, moderna e profissional, que as atuais lideranças lamentavelmente teimam em não querer assumir.

Não podemos desconsiderar que a atual administração do Vitória tem se notabilizado pela gestão administrativa e financeira equilibrada, mas um clube esportivo que tem no futebol profissional seu eixo maior de sustentação, necessita muito mais de ajuda PROFISSIONAL, remunerada e devidamente fiscalizada, para formação e manutenção de um elenco de jogadores vencedores, do que a de outras pessoas ainda que sejam influentes no clube – como parlamentares, empresários, conselheiros (categoria na qual me incluo), torcedores e jornalistas - que acreditam entender de futebol, mas pouco ou nada entendem.

A recente saída do gestor de futebol Newton Drumond e suas recentes, respeitosas e ponderadas declarações na imprensa, servem como um claro sinal de alerta à toda gloriosa e cansada legião de torcedores do Vitória: Estamos com uma postura equivocada e retrógrada, quando o assunto é futebol profissional no nosso clube.

Como conselheiro do Vitória, sei que não devo opinar ou indicar tal ou qual jogador para o Vitória, se ele é caro ou barato, se os jogadores da nossa valorosa base estão ou não preparados para ascender ao elenco profissional, pois este não é o meu papel institucional no clube. Porém, como torcedor que assisto os jogos da equipe, sei avaliar, como qualquer outro conselheiro ou torcedor, seja ele influente ou não, se o time está jogando bem ou mal, se está bem entrosado, se está bem comandado, enfim se o time passa confiança para a torcida.

O futebol continua sendo uma paixão da maioria dos brasileiros, mas atualmente é também um grande negócio e, como tal, necessita ser comandado com eficiência, eficácia e efetividade, para dar as vitórias e os títulos que a torcida espera e merece.

Que a respeitável Diretoria do Esporte Clube Vitória desperte o quanto antes deste sono retrógrado, que nos últimos anos só tem causado pesadelos à torcida, e entenda que necessita profissionalizar o futebol do nosso clube com urgência, contando com quem entende do “negócio futebol”.

A chegada de um gestor de futebol com muita experiência adquirida num clube como o Internacional de Porto Alegre, me deu uma grande esperança de que as coisas estavam caminhando numa direção de modernidade no clube, mas a sua saída recente e, sobretudo a motivação desta saída, é de deixar qualquer torcedor do Vitória preocupado.

Mas, vida que segue. Desejo que a diretoria do Vitória consiga contratar urgentemente um gestor de futebol com experiência e competência à altura da grandeza e tradição do nosso clube, com projetos e pretensões de muitas conquistas e com a autonomia necessária para realizar um bom trabalho, alem de devidamente fiscalizado pela Direção, que deve cobrar resultados deste gestor.

Tomara que seja um profissional sério, respeitável, confiável, e vencedor. Por fim, não seja mais um gestor a deixar o clube nos próximos meses, alegando interferência indevida no seu trabalho. A torcida do Vitória torce por isso.

Por: Pedro Dórea
Conselheiro do EC Vitória
__________
Comentários
6 Comentários

6 comentário(s):

Anônimo disse...

NÓS TIVEMOS UM DIRETOR DE FUTEBOL MUITO BOM NOS TIROU DA TERCEIRA DIVISÃO LEMBRAM? ESQUECI O NOME DELE AGORA MAS ALGUEM AI PODE ME LEMBRAR FOI EM 2006 NA TERCEIRA DIVISÃO ELE TRABALHOU TB NA SUDESB ME LEMBREM O NOME POR FAVOR SERIA UM ÓTIMO NOME PRA O VITORIA HOJE ABRÇOS.

Anônimo disse...

Não precisa de mais nenhuma constatação, o Vitória possui uma Gestão Comprovadamente Amadora e Arcaica. O Caso "Chumbinho" veio como um verdadeiro veneno de rato enfiado goela abaixo dos torcedores que começavam a acreditar em um Vitória diferente no início de 2012. Serviu apenas para Ratificar o que todos já sabiam. O Vitória é um time sem comando, onde não se tem autonomia de desenvolver um Futebol Profissional e Contemporâneo. Conselheiros mandando sem entender o básico de Futebol, Presidente que só entende de Terra e assessores entregadores de Colete vide Ricardo Silva e Flávio Tanajura que possui contrato vitalício nas suas irretocáveis funções . Foi-se um excelente profissional que tentou quebrar esse Paradigma, mas não obteve sucesso devido às barreiras encontradas nas "otoridades" mencionadas anteriormente. Boa Sorte Newton Drummond, com certeza você encontrará um clube à altura do seu trabalho. SRN!

Anônimo disse...

CARO AMIGO, VC QUER SE REFERI A SINVAL VIEIRA, CONHECE TUDO DE FUTEBOL MUITO COMPETENTE,MAS O TORCEDOR DO JAHIA DE ITINGA O BOBO, O LEVOU PARA A SUDESB PRA PREJUDICAR O VITÓRIA!

Anônimo disse...

GENTE ESTA MAIS QUE CLARO QUE T.CEREZO QUER PROMOVER FALCÃO, ELES SÃO AMIGOS E T.CEREZO NÃO QUER CLASSIFICAR O VITÓRIA PRA FALCÃO FICAR COMO HEROI QUE DEPOIS DE 10 ANOS DEU UM TÍTULO AO JAHIA,MAS ISSO NÃO VAMOS DEIXAR ACONTECER "FORA CEREZO" JÁ ESTA COMBINADO PRA DIVIDIR O PRÊMIO!ACREDITE VAMOS AGIR!!!!

Anônimo disse...

não só cerezo , este prezidente alexlerdeza que fica nas radios elogiando e parabenizando tiririquinha.

fora lerdeza

Anônimo disse...

ta na hora de toninho cerezo ir embora n aguentamos mas....chegaaaaaaaaaaaaaaaaa!!!

Postar um comentário

Siga o ECVitóriaNotícias no Twitter: @ecvnoticias

Últimas notícias

Postagens populares (última semana)

Postagens populares (últimos 30 dias)

CAMPEONATO BRASILEIRO 2014 (28ª rodada)

Jogo ao vivo: Sport x VITÓRIA .


Dia: 12/10/14 (domingo)

Horário: 18:30h (hor. de Brasilia)


Links das rádios/tv na web:


Rádio Metrópole 101,3 FMRádio Transamérica 100,1 FMRádio TudoFM 102,5Rádio Itapoan 97,5 FMRádio CBN 100,7 FMRádio Sociedade 740 AMRádio Excelsior 840 AM