Cadastre seu e-mail para receber notícias do Vitória

Você receberá um e-mail com um link, clique nele para ativar e confirmar sua inscrição. Caso não tenha recebido, cadastre-se novamente.

A vilanização do artilheiro. Por Franciel Cruz.

Conforme ensinam os especialistas em platitudes, nesta reta final dos campeonatos "não há mais espaços para erros". Assim, de prima, abandono as banais e erráticas prosopopéias de praxe, saco do coldre minha falsa erudição e desfilo nesta tribuna com o auxílio luxuoso e infalível do menino Machado de Assis, que, no final de Dom Casmurro, ordenou o seguinte: "Vamos à história dos subúrbios".

Então, sem mais delongas, sigo logo o conselho do epilético do Cosme Velho, furto outro gênio da cultura nacional, o Goulart de Andrade do Comando da Madrugada, e conclamo a nação: "Vem comigo para a periferia".

Seguinte é este. Ou melhor, foi este. No início da década de 70 do século passado, o brioso bairro de Canabrava, na zona periférica de Salvador, era uma espécie de Ilha das Flores sem Jorge Furtado por perto. Mas, não pense que isso era ruim. Ao contrário. O inverso foi o verdadeiro. Afinal, em vez de virar apenas um curta-metragem, o local transformou-se no palco de transcendentais e redentores espetáculos com a chegada de algo muito mais importante do que um cineasta: um estádio.

A partir de então, o local, que era apenas um monturo de lixo rodeado de gente por todos os lados, virou um monturo de gente rodeado de lixo por todos os lados com um campo de futebol no meio. O time, porém, que, como quase todos os clubes, foi forjado nos cafés aristocráticos - isto se existissem cafés aristocráticos na Bahia - não veio imediatamente junto com o Estádio.

Então, inicialmente a fórmula não se alterou muito. Era povo, lixo e um tantinho assim de circo, pois os jogos lá ocorriam muito esporadicamente. Nos cinco primeiros anos, foram apenas quatro partidas. E o bairro continuava esquecido e humilhado pelas grandezas da Bahia como tantos outros que não têm estádio, mas apenas campinhos de futebol de várzea.

No entanto, a partir de 1991, com a definitiva transferência da agremiação para o local, Canabrava deixou de ser invisível. E os políticos oportunistas (desculpem a boba redundância) logo trataram de levar alguns benefícios para a localidade. Assim, chegaram asfalto, iluminação e gols, muito gols. E o lixão virou Parque Sócio Ambiental. Já os badameiros, ganharam direitos de (quase) cidadãos. E viraram torcedores.

E nesta relação antropofágica, como não poderia deixar de ser, os moradores também comeram, digo, acolheram, a equipe. Assim, o Leão, nascido no rico bairro da Barra, transforma-se num time do povo. Aos que pensam que blefo, vejam a pesquisa mostrando que, atualmente, o Esporte Clube Vitória tem mais torcedores nos bairros periféricos do que nos (mal) ditos bairros nobres.

Outra consequência benéfica foi que o Clube, até então marcado por um histórico de minguadas conquistas, passou a ganhar títulos e mais títulos, tornando-se hegemônico no Estado. E eram povo e time felizes. A chibança foi tanta que, talqualmente nas mineiras canções românticas, a gente chegou um dia a acreditar que tudo era para sempre.

Acontece que a porra do futebol (não sei se alguém já falou isso) é uma caixinha de... pandora. E, seja lá que disgrama isto signifique na mitologia do Ludopédio, o fato é que a maldita caixa se abriu e fomos afligidos por todos os males. Assim, em 2006, em vez de estarmos em Tóquio ou Abu Dhabi como planejado, fomos parar em Coruripe, na Terceirona.

E foi neste quadro dantesco que (res) surgiu um mecenas, filho de um ex-presidente da familiocracia oficial rubro-negra, tirando dinheiro do próprio bolso e prometendo tirar o Clube do fundo o poço. E as promessas não pareciam vãs, já que em apenas três anos o Leão saiu do subsolo do futebol para figurar novamente na (mal) dita elite.

Aliás, por falar em elite, eles não dão ponto sem nó. Vejam vocês que tipo de gente perversa. Enquanto nos iludiam com efêmeros resultados, eles arquitetavam um plano maligno. Ao mesmo tempo em que levava o Vitória para a segunda divisão, perdia a decisão do Baianão em casa. E o nosso Santuário foi sendo conspurcado de modo contínuo e desavergonhado.

Ser eliminado em nosso estádio por potências do futebol como o Botafogo (da Paraíba) ou Baraúnas passou a ser uma rotina. Mas, não percebíamos, pois estávamos anestesiados pelo vil metal do mecenas e pelos ilusórios desempenhos, a exemplo de uma final de Copa do Brasil.

Porém, em 2010, a incompetência falou mais alto do que o dinheiro e voltamos a cair, novamente dentro de casa. E eles nos fizeram passar nova vergonha no primeiro campeonato do ano ao perdermos o título do Baianão em pleno Santuário para o Bahia... de Feira de Santana.

Então, tal e qual um Émile Zola lambuzado de dendê, J'accuse: esta nova tragédia contra o São Caetano no último sábado foi apenas mais um capítulo deste plano perverso de vilanizar nosso maior artilheiro, o Barradão. O fato é que a elite do Vitória não aguenta mais suportar o cheiro do povo e, por isso, quer entregar nosso estádio para a especulação imobiliária construir casinhas de pombo e assim pavimentar o caminho de volta para a velha fonte que tantas desgraças nos causou.

Por: Franciel Cruz para o TerraMagazine
__________
Comentários
7 Comentários

7 comentário(s):

Anônimo disse...

Que bom ter um rubronegro tão letrado .Não acredito na hipótese levantada de venda do nosso santuário .Alexi e sua troupe são ruins na área futebolística , que é a nossa prioridade .( acho até que ele não sabe disto ; pensa que o mais importante ê fechar o ano no azul financeiro ) mas não tenho dúvidas que ele tem juízo .....Roberto

Anônimo disse...

Bacana o texto, mas é necessário mais que eruditismo pra nos convencer a permanecer no Barradão, depois de pronta a nova arena. Será um passo importantíssimo para o futebol baiano, economicamente (já que, hoje em dia, futebol se resume a dinheiro e capacidade gerencial temperados com paixão). Se o Vitória escolher deixar integralmente para o Jahia a utilização do estádio, estará concordando com o protagonismo deles no cenário nacional e aceitando o posto de coadjuvante. Cresci indo ao Manoel Barradas, assisti a muitos momentos gloriosos. Tive orgulho dele muitas vezes. Vi a regeneração daquela comunidade. Todos esses fatos estão na História. Mas nós, que acusamos o Jahia de viver eternamente no passado, não podemos cometer o mesmo erro, temos que dar o passo adiante. E o passo adiante, nesse caso, é a nova arena.

sapulha disse...

pro.li.xo masculino
demasiadamente longo, extenso ou demorado
enfadonho, fastidioso
que usa mais palavras e frases do que o necessário (estilo prolixo; pessoa prolixa)
muito longo (discurso prolixo)

JA TENTEI LER ALGUMAS VEZES!! IMPOSSIVEL! CHATO!

ailsondireito disse...

gosto do estilo... quem comentou ser prolixo o texto n sabe de pn... o prolixo e o parnasiano q se preocupa com a forma em detrimento do conteudo... o texto acima usa um falso eruditismo, que valoriza tao somente o conteudo, se valendo da forma como modo sarcastico de mostrar suas ideias... definitivamente esse n e um texto prolixo, mas um texto que trata do conteudo ilustrado por um formalismo ironico...

Anônimo disse...

Prezado Franciel,

De fato, o Barradão alterou a realidade de Canabrava.

Conheci o local em 1991 e, hoje, parece que estamos em outro mundo.

Não sou favorável a mudança de casa para o Fonte Nova porque somos um time popular que deve cobrar preços populares de ingressos.

Ademais, acho que nosso clube precisa de um estádio com capacidade para 30.000.

Por outro lado, pessoalmente, acho que o Vitória deveria migrar para Pituaçu.

Apesar de distar apenas 3 Km do Barradão, Pituaçu tem linhas de ônibus regulares que permitiriam um acesso facilitado das pessoas que fazem uso do transporte coletivo.

Anônimo disse...

vç nao posta nenhum dos meus comentarios sacanagem da porra sua boto cometarios e vç lima isso é direito de expressao

Lucas Serra disse...

Anônimo acima,

Só não publico os comentários com xingamentos e ofensivos.

Lucas Serra

Postar um comentário

Siga o ECVitóriaNotícias no Twitter: @ecvnoticias

Últimas notícias

Postagens populares (última semana)

Postagens populares (últimos 30 dias)

CAMPEONATO BRASILEIRO 2014 (28ª rodada)

Jogo ao vivo: Sport x VITÓRIA .


Dia: 12/10/14 (domingo)

Horário: 18:30h (hor. de Brasilia)


Links das rádios/tv na web:


Rádio Metrópole 101,3 FMRádio Transamérica 100,1 FMRádio TudoFM 102,5Rádio Itapoan 97,5 FMRádio CBN 100,7 FMRádio Sociedade 740 AMRádio Excelsior 840 AM