Cadastre seu e-mail para receber notícias do Vitória

Você receberá um e-mail com um link, clique nele para ativar e confirmar sua inscrição. Caso não tenha recebido, cadastre-se novamente.

[DOSSIÊ] Manoel Serapião não é imparcial nos comentários e defende sua sardinha na TV Bahia

Manoel Separião
Já foi publicado fotos, vídeos e comentários sobre o gol (legal) do zagueiro Reniê em cima do Bahia de Feira no último domingo (08/05), mas neste post irei apresentar alguns outros argumentos.

Hoje, na seção esportiva do "Jornal da Manhã" (TV Bahia), após a exibição dos melhores momentos do jogo Bahia de Feira 2 x 2 Vitória, o comentarista (?) de arbitragem Manoel Serapião Filho falou sobre a arbitragem do jogo.

Mas antes de falarmos dos comentários dele, quem é Manoel Serapião Filho (foto)? Ele é um ex-árbitro de futebol, Auditor da 1ª Comissão Disciplinar do TJD/BA, Membro da Comissão Estadual da CA/CBF, instrutor de arbitragem da FBF/CBF e comentarista de arbitragem da TV Bahia. Só por este parágrafo acima já podemos deduzir de "qual lado ele está".

Na foto abaixo Serapião ministra uma palestra para os árbitros da FBF.

Pressionado pela imprensa, dirigentes e jogadores quanto ao baixo desemepenho (nível) dos árbitros locais nos jogos do Campeonato Baiano, inclusive reforçada pelo próprio presidente (Ednaldo Rodrigues) da FBF (Federação Baiana de Futebol) em nota oficial, a CEAF (Comissão Estadual de Árbitros de Futebol) junto com a FBF decidiram escalar árbitros de outras Federações para as semifinais e finais da competição.

Bom, até aqui você deve imaginar a dor de cotovelo de Manoel Serapião ao escalarem árbitros de fora nas melhores fases da competição. Se a arbitragem baiana fosse imparcial e de qualidade, não haveria nenhum problema em ter árbitros e assistentes em clássicos e nas finais, mas como os erros são constantes, então nada mais justo que ter árbitros de fora.

Depois dessa introdução, vamos aos comentários. Primeiro ele começa reclamando dos cartões amarelos assinalados por Sálvio Spínola, mas pra quem assistiu o jogo viu que os únicos dois cartões amarelos (um para cada lado) foram suficientes, pois as duas equipes buscaram o bom futebol.

Sobre os lances duvidosos, tiveram dois. Um impedimento marcado contra o Bahia de Feira, um lance difícil e que o assistente invalidou a jogada, porém o jogador acabou perdendo o gol. E o outro que foi o gol de Reniê, que segundo ele estava impedido. Repito, o lance foi muito difícil, só ele disse que o impedimento foi claro (só na visão dele). 

Não é a primeira vez que ele pisa na bola. No segundo BAVI pelas semifinais, Manoel Serapião insistiu que o árbitro invalidou incorretamente o gol de Souza, pelo Bahia. Mas só que o lance foi realmente impedimento, confirmado pelo ex-árbitro de futebol Arnaldo César Coelho e por comentaristas esportivos.

Manoel Serapião durante a transmissão do jogo Bahia de Feira x Vitória (08/05) afirmou que a arbitargem de Sálvio Spínola e seus assistentes estavam abaixo do esperado, e que por isso não precisava trazer árbitros de fora. Só ele é que achou isso. Ou seja, baixo por baixo então ele prefere os árbitros locais?! Ele utiliza a audiência da TV Bahia para fazer esses tipos de comentários.

Os jornalistas Thiago Mastroianni e Jorge Alan até deram risada da insistência de Manoel Serapião,  pois eles disseram que assistiram várias vezes o lance em câmera lenta e mesmo assim ficaram na dúvida! Agora imagine para o assistente enxerfar isso lá, sem replay!?

Como Serapião é um contratado da TV Bahia, Thiago e Jorge Alan não foram contra a opinião dele, tanto que não fizeram questão de mostrar o lance novamente em câmera lenta da forma que publiquei. A qualidade da imagem que eles têm é muito superior, daria pra esclarecer facilmente o lance, inclusive com auxílio de uma linha tipo "tira-teima".

Por esses e outros motivos, o senhor Manoel Serapião Filho não pode fazer esses comentários. Ele está defendendo a sardinha dele (nada em relação ao Bahia, que fique claro), ele defende é a arbitragem baiana escancaradamente, sendo .

Sobre os comentários de um certo radialista (?), que nem gosto de citar o nome, e que eu nem coloco o link da rádio em protesto, só lamento para quem escuta e dá audiência para sua rádio e seus sites. Rubro-negro inteligente deve evitar esse tipo de jornalismo sensacionalista. Isso não acrescenta em nada no futebol. Pensem nisso.

Ah! Sabiam que Manoel Serapião já foi acusado de um esquema de arbitragem em 1991? Procurem no Google com essas palavras Manoel Serapião ABC 1991

Por: Lucas Serra
__________
Comentários
14 Comentários

14 comentário(s):

Anônimo disse...

PRECISA DIZER MAIS ALGUMA COISA?

Ari Jones disse...

Foi por essas e muitas outras que eu postei o comentário abaixo em um outro tópico.

Quem viu Serapião apitando VI x Ba na época dele, nos anos 70 e inicio dos 80? Não preciso dizer mais nada!

Anônimo disse...

Lamentável o comentário desse senhor. A TV Bahia tem que tomar providência urgente.

Anônimo disse...

Êle não SERÁ PIÃO; já é PIÃO: pia, pia, pia e não fala nada que se aproveite! Tadinho!

Anônimo disse...

Queira ou não queira o Será pião, o vitória será penta cam peão!

Ari Jones disse...

Leiam!

http://www.abcnatal.com.br/REPORTAGEM/REPORTAGEM_HTM/reportagem_049.htm

jeferson disse...

esse fdp é assim mesmo sempre contra o vitoria!!!
nunca ouvi dizer q ele foi comentarista

Jefferson disse...

manoel serapior...

Juvenal disse...

Lucas, Serapião ja se envolveu em esquema quando era árbitro, saca só esse link:

http://www.abcnatal.com.br/REPORTAGEM/REPORTAGEM_HTM/reportagem_049.htm

Unknown disse...

Vou espalhar esse link em tudo que é lugar

Tytta Ferreira disse...

Não poderia me furtar e me pronunciar em relação a esse cara que pelo geito não entende nada de arbitragem. Acho que precisa mesmo é de exame de vista, em relação as transmissões a galera deve melhor qualificar seus quadros, pois um comentarísta de arbitragem como esse é difícil... Em vez de ajudar complica mais ainda!!!

Anônimo disse...

O grande lateral esquerdo Boquinha que jogou no ECV há tempos atrás, chamava esse cidadão de Manoel Larapião.

Anônimo disse...

temos que postar esse link com comentario rapido e basico sobre serapiao tipo o presidente da comissao de arbitragem da fbf e comentarista da globo foi protagonista da mafia do apito. quem puder poste nos seus orkut, facebook, twister etc. e na radio. cada um faz um pouquinho e o que pode e vamos causar um incendio.

Anônimo disse...

temos que postar esse link com comentario rapido e basico sobre serapiao tipo o presidente da comissao de arbitragem da fbf e comentarista da globo foi protagonista da mafia do apito. quem puder poste nos seus orkut, facebook, twister etc. e na radio. cada um faz um pouquinho e o que pode e vamos causar um incendio.

Postar um comentário

Siga o ECVitóriaNotícias no Twitter: @ecvnoticias

Últimas notícias

Postagens populares (última semana)

Postagens populares (últimos 30 dias)

CAMPEONATO BRASILEIRO 2014 (28ª rodada)

Jogo ao vivo: Sport x VITÓRIA .


Dia: 12/10/14 (domingo)

Horário: 18:30h (hor. de Brasilia)


Links das rádios/tv na web:


Rádio Metrópole 101,3 FMRádio Transamérica 100,1 FMRádio TudoFM 102,5Rádio Itapoan 97,5 FMRádio CBN 100,7 FMRádio Sociedade 740 AMRádio Excelsior 840 AM