Cadastre seu e-mail para receber notícias do Vitória

Você receberá um e-mail com um link, clique nele para ativar e confirmar sua inscrição. Caso não tenha recebido, cadastre-se novamente.

100 jogos de Viáfara no Vitória: um breve resumo de sua história com o clube

ViáfaraJulián Ramiro Viáfara Mesa, ou apenas Viáfara (veja a ficha completa) nasceu na cidade de Cali na Colômbia no dia 19 de maio de 1978. Começou no futebol em 1996 no Independiente de Medellín, depois jogou no América de Cáli e em 2007 veio para o Brasil quando jogou por 2 anos no Atlético Paranaense, onde foi reserva. Em 2008 foi emprestado do Vitória e está aqui no Vitória até hoje, onde tem contrato até o final de 2011.

Viáfara é um goleiro diferenciado, pois tem muita habilidade com os pés, essencial para tranquilizar a zaga em jogadas que seja necessário o recuo de bola com os pés. Além disso, tem um jeito irreverente de jogar, comparado muitas vezes com o conterrâneo Higuita, porém em campo tem muita responsabilidade. Por ser um bom goleiro, simpático e solidário, o paredão Viáfara é o atual ídolo rubro-negro.

HISTÓRIA
A primeira partida do "El Paredón" pelo leão aconteceu no dia 17/05/08 na 2ª rodada do Brasileirão contra o Sport Recife na Ilha do Retiro, o jogo terminou empatado em 0 a 0. Depois de uma atuação praticamnete perfeita, Viáfara deixou sinais de que o goleiro Ney não teria mais espaço na titularidade, e foi isso que aconteceu. Naquele Brasileirão o colombiano atuou 33 vezes, e o Vitória teve a terceira melhor defesa entre os 20 participantes. Ajudou o leão a ficar na 10ª posição e a se classificar para a Copa Sul-Americana 2009, a campanha foi bem razoável para um time que vinha da série B.

ViáfaraEm 2009 Viáfara tornou-se ídolo absoluto. Dos 26 jogos do Vitória no Campeonato Baiano, Viáfara foi titular em 23 oportunidades, sofreu apenas 13 gols e foi o goleiro menos vazado da competição, ájudando consideravelmente para o título baiano. Durante o Baianão 2009 o Vitória disputou a Copa do Brasil, a atuação de Viáfara foi importante para o clube se classificar para as quartas-de-finais, diante o ASA (1ª fase) e diante o Atlético-MG (3ª fase) o rubro-negro se classificou nos pênaltis, graças às defesas do paredão. Mas o leão acabou sendo desclassificado pelo Vasco. Já no Brasileirão 2009 foi bem razoável, só atuou em 27 (dos 38) jogos já que se machucou e ficou várias partidas, sendo substituído pelo 2º goleiro Gléguer. Ainda sim teve uma regularidade e ajudou o Vitória a se classificar na Copa Sul-Americana mais uma vez.

No final de 2009 torcedores demonstraram o carinho com o paredão e fizeram faixas para que seu contrato fosse renovado e poder ficar mais tempo na toca do leão. Em 2010, atuando apenas pelo Baianão, Viáfara defendeu o leão em 8 jogos, sofrendo apenas 6 gols, o time menos vazado da competição ao lado de Bahia de Feira.

BAVIS
ViáfaraO primeiro BAVI de Viáfara foi em 2009, um dia para ser esquecido na memória, o colombiano acabou contribuindo para a derrota por 2 a 0 após falhas individuais. No jogo de volta no mês seguinte se recuperou e não sofreu nenhum gol, o jogo acabou terminando empatado por 0 a 0. Já pelas finais do Baianão, o Vitória venceu o Bahia por 2 a 1 em Pituaçu e no Barradão na grande final o Vitória empatou por 2 a 2 após estar perdendo por 2 a 0. Foi um dia muito feliz para Viáfara, ele mais uma vez foi importante na conquista do título.

Em 2010 já teve um clássico BAVI e o leão venceu os tricolores por 2 a 0. Ao todo foram 5 jogos, 2 vitórias, 2 empates, 1 derrota e 5 gols sofridos.

RECORDE
Viáfara quebrou o recorde como o jogador estrangeiro que mais vestiu a camisa do Vitória na noite de ontem (18/02/10) contra o Fluminense de Feira, o leão venceu por 3 a 1. Veja a relação dos 99 jogos do Vitória no CanalECVitória. O recorde pertencia ao atacante nigeriano Ricky que em 1984, 1985 e 1994 atuou em 99 jogos com o manto sagrado. Como o contrato de Viáfara é até o final de 2011, é bem provável que Viáfara ultrapasse os 200 jogos e será por muito tempo o recordista.

Na partida de ontem Viáfara recebeu uma placa em homenagem pelos 100 jogos, que foi entregue por um dos funcionários mais antigos do clube, o pedreiro José Alberto Gomes da Costa, o "Zezão". "Tudo que faço pelo Vitória é com amor. Sou grato a este time e também a sua torcida", disse Viáfara emocionado.

Estiveram presentes o presidente Alexi Portela Júnior, o vice Carlos Sérgio Falcão, o superintendente de futebol Mauro Galvão e o supervisor Mário Silva. Viáfara entrou em campo com sua pequena Lua no colo. A mulher do goleiro também participou da homenagem dentro do campo. "Estou muito feliz com este momento e agradeço a todos de coração. Dirigentes, meus companheiros, a torcida e também à imprensa", finalizou Viáfara.


NÚMEROS
2008
Brasileirão - 33 jogos - 36 gols sofridos - média de 1,09 gol/jogo

2009
Baianão - 23 jogos - 13 gols sofridos - média de 0,56 gol/jogo
Copa do Brasil - 08 jogos - 12 gols sofridos - média 1,5 gol/jogo
Copa Sul-Americana - 1 jogo - 4 gols sofridos - média 4 gols/jogo
Brasileirão - 27 jogos - 33 gols sofridos - média 1,22 gol/jogo

2010
Baianão - 08 jogos - 06 gosl sofridos - média de 0,75 gol/jogo

TOTAL - 100 jogos - 104 gols sofridos - média de 1,04 gol/jogo

FORA DE CAMPO
ViáfaraJá em 2008 Viáfara visitou o Centro Comunitário e Educacional da Legião da Boa Vontade (LBV) para conhecer o trabalho prestado pela instituição e se colocou à disposição para ajudar a LBV, tanto que literalmente vestiu a camisa em alguns jogos. Até hoje você pode encontrar o nome de Viáfara no site da LBV como um parceiro da instituição.

ViáfaraOutro caso que chamou atenção foi da Campanha "Venha ver Manu". Essa campanha foi feita pelas pais Manuela, uma garotinha que nasceu sem enxergar, com a intenção de arrecadar dinheiro para uma arriscada cirurgia com células-tronco na China. Faixas durante as partidas, panfletos, doações em dinheiro. O goleiro Viáfara foi um dos que mais contribuíram. Ele distribuía fotos autografadas em troca de doações e muitas vezes entrou em campo com a Manu nos braços. Na final do Baianão de 2009 Viáfara vestiu a camisa da campanha.

O goleiro ainda ganhou mais destaque com os torcedores pela simpatia e educação ao encontrat rubro-negros em eventos, no Barradão e até nas ruas de Salvador. O último evento foi a noite de autógrafos na loja Centauro no Salvador Shopping em janeiro deste ano.

Você pode ler várias entrevistas, matérias e ver muitas fotos de Viáfara no blog criado pela torcedora do Vitória Naty Colucci: http://viafaraparedao.blogspot.com/

Por: Lucas Serra
__________
Comentários
5 Comentários

5 comentário(s):

Vivi disse...

Homenagem mais que merecida. Viáfara é um grande jogador e uma ótima pessoa fora de campo. Parabéns! Que ele posso nos dar muitas alegrias.

Unknown disse...

Lucas excelente trabalho cara. Ficou muito bom mesmo! Por essas e outras que ñ deixo de ler esse blog.

Agora aguardo ansiosamente seus comentários diante da recusa de Sinval Vieira ao convite feito pelo clube de Itinga.

Abraço!

Lucas Serra disse...

Homenagem merecida mesmo Vivi.

Obrigado Tierri!

Sobre Sinval, ainda não sei se vou comentar sobre o assunto, foi algo tão rápido, e ficou parecendo que a notícia foi "plantada".

SRN

Unknown disse...

Viafára é o cara

Unknown disse...

eu te amo viafara lhe idolatro

Postar um comentário

Siga o ECVitóriaNotícias no Twitter: @ecvnoticias

Últimas notícias

Postagens populares (última semana)

Postagens populares (últimos 30 dias)

CAMPEONATO BRASILEIRO 2014 (28ª rodada)

Jogo ao vivo: Sport x VITÓRIA .


Dia: 12/10/14 (domingo)

Horário: 18:30h (hor. de Brasilia)


Links das rádios/tv na web:


Rádio Metrópole 101,3 FMRádio Transamérica 100,1 FMRádio TudoFM 102,5Rádio Itapoan 97,5 FMRádio CBN 100,7 FMRádio Sociedade 740 AMRádio Excelsior 840 AM