Cadastre seu e-mail para receber notícias do Vitória

Você receberá um e-mail com um link, clique nele para ativar e confirmar sua inscrição. Caso não tenha recebido, cadastre-se novamente.

[COPA DO BRASIL] Ficou difícil. Por Maurício Naiberg.

Ainda longe do ideal - algo que parece cada dia mais distante da Toca do Leão - o Vitória mostrou sua limitação técnica e tática e não conseguiu vencer o armengado Botafogo. O empate de 1 x 1, no primeiro jogo das oitavas de final da Copa do Brasil, só não foi pior que uma derrota dentro de casa.

Para falar a verdade, a diferença entre o rubro-negro e os cariocas é muito grande, mesmo sabendo que o alvinegro chegou em Salvador com muitos desfalques.

Mas, para falar a verdade, com dois laterais como Wellington Saci e Léo, como é que se ganha um jogo com tranquilidade? Já dizia Evaristo de Macedo: "Jogador ruim tem que mandar embora, porque uma hora você vai utilizá-lo". Preciso falar mais alguma coisa? Esses dois que citei são duas avenidas, que não apoiam, muito menos fecham a marcação com eficiência no campo defensivo.

Digo para vocês sem nenhuma dúvida: todas as jogadas do Botafogo, com Elkeson, Maicosuel e Fellype Gabriel, aconteceram nas laterais do Vitória. Porque? Saci e Léo explicaram isso durante os noventa minutos. Não ganharam uma deles e deixaram a torcida rubro-negra doida. E olha que esses três atletas do time carioca não são Neymar, Lucas ou Ganso. Se fossem...

Outra coisa que fica clara a cada semana é a lentidão na saída de bola. Tudo é na base do chutão e isso não é futebol, pelo menos aprendi assim e posso até estar errado. Se Geovanni está jogando mal, tira e ponto. Que frescura danada para fazer isso. Defendíamos ele, mas suas atuações estão abaixo da crítica. Na verdade, ele não suporta mais essa correria e isso prejudica o rendimento da equipe.

Agora, o futebol já me ensinou algumas coisas importantes. É difícil classificar no Rio de Janeiro? Muito, mas não impossível. Os cariocas já entram classificados e isso é uma vantagem para eles. Mas, contra o Treze, na fase anterior, o próprio Botafogo teve muitos problemas e decidiu sua classificação nos pênaltis. Tudo pode acontecer nesta competição e vou acreditar até o fim que a vaga será rubro-negra.

Ainda acho que o caminho pode ser esse, mas, se não reforçar, principalmente nas laterais, o sofrimento será grande, de novo.

Por: Maurício Naiberg
__________
Comentários
20 Comentários

20 comentário(s):

Anônimo disse...

Você está com a razão e a Série B já nas portas e nada de reforços de qualidade.

Anônimo disse...

Prezado Mauricio.

Para quem acompanha o futebol brasileiro sabe que o Botafogo desde 2010 vem montando uma boa equipe.

Em 2011 até o final do ano lutou pela Libertadores e em 2012 está simplesmente... INVICTO!!!

Para conseguir isso não precisa ter apenas um bom time base. Precisa ter... ELENCO!!!

O Vitória fez uma bela apresentação e foi muito elogiado pela torcida do... Botafogo e boa parte da torcida do Vitória.

Não espere e cobre o futebol do nível do Santos, Corinthians, Inter, São Paulo... lembre-se que não temos dinheiro para tanto.

O que este elenco precisa agora nas finais é de muito APOIO e não de super-criticas.

Por gentileza, deixe para você fazer sua campanha para um novo treinador após o dia 13/05.

PSI - Mocota sabe que se o Vitória ganhar mais um título com Ricardo Silva dificilmente ele sai do posto.

PSII - Se Ricardo Silva é recordista na Copa do Brasil, você quer que Mocota faça o que Mauricio?

J Mocota - Avante Leão!!!

Anônimo disse...

concordo com você, masssssssssssss, tudo passa pela C O V A R D I A no nosso técnico, então esqueça Capa do Brasil.
E, domingo se não ganhar bem, idem, beleleu!!!!
Sérgio Vigas

lula disse...

Mauricio, as veses acho que vc ve outro jogo, primeiro pare de falar que o botafogo tava armengado, pois tambem estavamos com quatro disfalques, como vc é um cronista baiano e vem com essa de botafogo armengado e nao fala que o seu tambem estava armengado.
faltava Nino titular da direita, Romario substituto imediato, Gabriel paulista titular absoluto da Zaga, e marquinho titular do ataque,. IAi concorda que tamb estavamos com disfalques, lembrese o botafogo foi campeao da taça rio vencedo o vasco time de libertadores, e ontem a nao ser por Saci horrivel e Leo q nam se fala, o Time jogou bem dando confiassa a quem assistiu o jogo.
Hoje seus comentarios foram lamentaveis e a torcida de verdade do vitoria riprime cronista cornetero que so abre a boca pra falar mau do Time.

Anônimo disse...

esse time nao pass confiança! e limitado! nao acredito que vamos subir com este time!

Anônimo disse...

Fellype gabriel nem jogou ontem...

Anônimo disse...

eu assistir o jogo vit e bota e não vi essa coisa q vc mauricio do botafogo,certo os laterais do vitoria não joga nada,tatica ate q foi boa o lado forte do bota não andou e se neto tivesse calma o vitoria ganha o jogo.

Anônimo disse...

Mauricio,se o bota estava desfalcado!imagina a falta que faz Marquinhos,Gabriel e Nino.Então por ai se percebe que tanbém jogamos desfalcados e o futebol apresentado eu daria uma nota 7,0.SRN.
Vilson Júnior-São Mateus.

Anônimo disse...

"Digo para vocês sem nenhuma dúvida: todas as jogadas do Botafogo, com Elkeson, Maicosuel e Fellype Gabriel, aconteceram nas laterais do Vitória."
F. Gabriel nem jogou ...

Anônimo disse...

eu ja falei e vou repitir este leo nao e jogador para o vitoria improvisa felipe que vai ser melhor que ele.

Anônimo disse...

Cara acho que você assistiu outro jogo, porque o Vitória jogou bem sim, agora se as laterais estivessem funcionando seria perfeito.
Lembrem-se rubro-negros, Léo veio da base se pegarmos nos pé dele agora, o garoto não irá render mais nada. Agora podem pegar no pé à vontade de Saci (experiente até demais), aliás, esse nome combina demais com ele, parece que só tem uma perna. Ontem ele não acertou uma, não fez o básico do lateral: nem marcou e nem cruzou, e vou além, até um lateral que ele cobrou, ele jogo a bola p/ cima e o botafogo pegou mais uma.
Agora, vai colocar a culpa em Ricardo? Quer que ele coloque quem? Não tem lateral esquerdo meu caro, acorda Vitória!

Léo, cabeça fria meu caro, vamos p/ frente!!

Silas Lopes disse...

Prezado Maurício,

Além de endossar o comentário do Mocota, linhas acima, permita-me lhe fazer uma sugestão: Pare um pouco de ouvir rádio e de assistir comentários de futebol na tv. Assista as coisas no mudo, apenas por uma semana, e passe a formar sua opinião de modo autêntico e pessoal. Aposto como você se surpreenderá.

Digo isso porque virou moda dizer que o botafogo tava imensamente desfalcado, já que abreu e jeferson não jogaram. O Felipe Gabriel, de quem você viu tantas jogadas, também não jogou.

Esse era o peixe que a imprensa carioca (toda imprensa brasileira é carioca) queria vender, já pra justificar o esperado aperto porque passariam cá no Barradas. A verdade, porém, é que também nós estávamos sem Marquinhos, nosso melhor jogador, sem Nino, nosso único lateral e sem Gabriel, nosso melhor zagueiro. Pra não falar de Mansur e Neto Coruja, que estão, respectivamente, fora e sem ritmo de jogo.

Pois bem assim, pau a pau, enfrentamos o único time brasileiro invicto no ano, com franca superioridade e não ganhamos por um mero capricho dos deuses (a escorregada de Leo, os dois gols perdidos de Neto).

Vamo parar com essa mania de cornetar e vamo fazer o que deveria ser o papel da imprensa local, qual seja, valorizar com lucidez, o rio que brota por aqui. Porque não dizer que as substituições de Ricardo (Rildo e Maia) que renderam um belo coro de "burro, burro" puseram fogo no jogo, melhorando o time e quase levando-o à Vitória, em, pelo menos, dois lances (uma tabela dos que entraram e um chute cruzado da jóia rubro-negra - AM).

Teria ainda mais meio quilo de ousadia pra lhe dizer, mas fico por essas. No dia 9, ligue a tv no 11 e veja o botafogo perder feio, pela primeira vez em muito tempo. Agora, veja sem volume, e depois, sinceramente, comente sobre o que viu, não sobre o que comentaram.

Abraços,
Silas Lopes.

Anônimo disse...

Tudo pode acontecer difícil sim, mas impossível
não, a esperança ainda é fato. O futebol é bom
porisso, permite resultados inesperados e vamos
acreditar num sucesso. Resultado premeditado no
futebol, nem sempre ocorre .........

Anônimo disse...

Com a nisgraça do Neto Baiano de titular, protegidinho da torcida, não vamos longe mesmo...

Anônimo disse...

é verdade mauricio, o treze empatou com o botafogo com o time completo, eu acho que está em aberto essa vaga.

Anônimo disse...

Oi! Gente
Volta a bater na mesma tônica o time têm seus limites. MASSSSSSSSSSSSSS, falta a palavra "corragem" de ser feliz. O nosso pseudo-técnico é um C O V A R D I, se Ele armasse o time ofensivo, talvez, ficassémos menos tristes.

Sérgio Vigas

Silas Lopes disse...

É dose como é tudo uma questão de perspectiva. Eu leio num blog carioca a crônica do jogo e saio acreditando que o brioso Botafogo foi um valente incansável, que enfrentou um insuperável time bárbaro, que vendeu caro um resultado duro, numa batalha épica. Leio a crônica num blog baiano e saio convencido de que se travou um jogo horroroso, com um resultado humilhante e que não vale mesmo a pena atentar pressas coisas...

A verdade é que a gente valoriza e respeita o que ama e a imprensa carioca (toda imprensa brasileira é carioca) ama o futebol carioca, enquanto a imprensa (toda imprensa brasileira é carioca) idolatra o futebol... carioca!

É uma pena. Uma grande pena.

Eu, por meu lado, embora ainda não esteja satisfeito e acredite e lute por uma série de melhoras, estou, realmente, orgulhoso do que tenho visto.

Abraços,
Silas Lopes.

Mauricio Naiberg disse...

Amigos, bom dia. Vi aqui um monte de comentários e gostei da discussão. Não sou o dono da verdade e vocês têm o direito de criticar meus textos. Na verdade, obrigação. Assim como vocês, sou um rubro-negro apaixonado e não vejo o time jogar tão bem como muitos de vocês falaram aqui. Acho que estamos longe do ideal. Precisamos de um time mais organizado taticamente e com menos individualismo, como está acontecendo.

O Botafogo estava desfalcado e olha que não é uma equipe assim tão boa. Pelo contrário, é cheia de limitações. Sobre nossos desfalques, eles são rotineiros, pois passamos mais tempo sem Nino e Marquinhos do que com eles em campo. Eu posso falar aqui tudo que vi, até porque, como muitos de vocês sabem, estou na arquibancada em todos os jogos.

Não fico em radinho. Pelo contrário. Não escuto resenhas, só a da minha equipe, na Tudo FM.

Um erro: coloquei Fellype Gabriel no texto incial, quando era para ser Felipe Menezes. Já havia consertado no Bahia Notícias. Peço desculpas.

Um abraço a todos!

Silas Lopes disse...

Olá, Maurício!

Obrigado e parabéns por responder às críticas. Entretanto, reitero cada uma delas.

Sobre resenha, sugiro mudar pra AM e ouvir a resenha na Sociedade, rs. Ainda é a menos mal intencionada que conheço, o que, pra chegar no elogiável teria que evoluir muito.

Também não achei o Vitória um super time. É óbvio que ainda não temos laterais (três deles estavam contundidos); é óbvio que faltou criatividade no meio (Geovane e Michel não iam bem, Marquinhos e Neto Coruuja contundidos ou sem ritmo de jogo.

Mas, lembremos: o Foguinho ainda não perdeu esse ano; é finalista do campeonato e seria capaz de pagar toda a nossa folha com os ganhos de Renato, Abreu e Maicossuel. E por falar em desfalque, Renato e Andrezinho não vinham nem sendo titulares, de tão irregulares na parte física que têm sido.

Quem ama valoriza, reconhece, põe pra cima, além de reconhecer os erros com paciência, e os acertos com entusiasmo. É o que você tem feito em relação ao Leão ?!

Finalizo com um fato recente: O Nacional é eliminado da libertadores na primeira fase, perdendo o último jogo dentro de casa. A torcida, nesse mesmo jogo, grita até o final e faz uma festa pro time, reconhecendo o esforço e desempenho, apesar do diminuto orçamento e da consequente limitada capacidade do plantel. Sabe o que acontece com o NAcional ? Todos os grandes crques e treinadores do Uruguai querem ir pra lá, ainda que ganhando menos do que outros times pagariam. É o que ocorre por aqui ? A culpa é (só) da diretoria ?! Devo citar: Até presos, alguns dirigentes do Nacional já foram.

A gente sempre pode fazer o nosso papel de torcedores, cronistas, jornalistas ou qualquer coisa, do melhor jeito e no melhor proveito dos que amamos, meu velho. É como penso.

Ficaria muito feliz se visse um texto seu que reconhecesse com entusiasmo os talento5s que pertencem ao nosso time ou que elevam o nome dele. Ficaria feliz em lhe ver falar da grande defesa que Renan fez no jogo; ou do belo gol (mais um!) de Neto Baiano; da incrível jogada de Tartá; da superação de um time de série b, que, jogando, também, desfalcado, pos um baita calor no único invicto (de série a e orçamento 6 vezes maior) do Brasil; do treinador que tem o maior aproveitamento no Vitória, desde não sei quem; da ótima partida (mais uma!) de Victor Ramos, cria da casa; da segurança e consistência incontestáveis de Uelington; do bom jogo de Pedro Ken; da ótima entrada de Rildo, que, em dez minutos, criou três bons lances de gol e rendeu um cartão amarelo prum alvinegro; da louvável postura de parte da torcida (tirando o coro do burro, burro, calado pelo sucesso das alterações) que gritou até o fim do jogo, inclusive quando o time perdia...

É tudo uma questão de perspectiva, meu velho. E quando a gente ama, quer ver as coisas pela melhor perspectiva possível. Desculpe o tamanho do post... rs.

Abraços,
Silas Lopes.

Abraços,
Silas Lopes.

Anônimo disse...

MAURICIO. VC QUE É UM CRONISTA INTELIGENTE,VC SABE QUE O TIME DO VITORIA PRO BRASILEIRO NÃO É ESSE.E QUE RAIMUNDO QUEIROZ QUE JÁ MOSTROU QUE É COMPETENTE, VAI CONTRATAR NAS POSIÇÕES CARENTES DO TIME.VAMOS FICAR ATENTO AS CONTRATAÇÕES PRA DEPOIS NOS AVALIARMOS, DE MANEIRA POSITIVA OU NEGATIVA VALEU!

Postar um comentário

Siga o ECVitóriaNotícias no Twitter: @ecvnoticias

Últimas notícias

Postagens populares (última semana)

Postagens populares (últimos 30 dias)

CAMPEONATO BRASILEIRO 2014 (28ª rodada)

Jogo ao vivo: Sport x VITÓRIA .


Dia: 12/10/14 (domingo)

Horário: 18:30h (hor. de Brasilia)


Links das rádios/tv na web:


Rádio Metrópole 101,3 FMRádio Transamérica 100,1 FMRádio TudoFM 102,5Rádio Itapoan 97,5 FMRádio CBN 100,7 FMRádio Sociedade 740 AMRádio Excelsior 840 AM