Cadastre seu e-mail para receber notícias do Vitória

Você receberá um e-mail com um link, clique nele para ativar e confirmar sua inscrição. Caso não tenha recebido, cadastre-se novamente.

Entre as gôndolas e a bola laranja, Chico sonha com o sucesso no basquete

Matheus Francisco dos Santos, o Chico, é um dos destaques do Vitória-BA na LDB 2013. Mas se engana quem pensa que sua vida se resume a treinar, descansar e jogar.

Chico não tem mais o privilégio de dedicar-se exclusivamente a seu sonho de tornar-se um jogador profissional de basquete. Os anos passaram, o menino cresceu, virou homem. E junto com a idade veio a responsabilidade de ser o fiador da própria vida, da família. Contas, necessidades, o mundo que não para pra gente descansar.

Chico começou a jogar basquete aos 11 anos em São Carlos (SP), sua terra natal. Conterrâneo do pivô Nenê, o menino despontou com brilho na base paulista, sendo premiado em diversos campeonatos de categorias menores.

Aos 18 anos, Chico foi tentar a sorte em São Paulo, onde defendeu o Palmeiras. De lá foi para Araçatuba, depois rápidas passagens por Limeira e Campinas pra depois chegar à Pindamonhangaba, onde ele acreditava ter colocado o ponto final em sua carreira.

Então ele voltou pra São Carlos e, já gente grande, começou a trabalhar fora do basquete. Lida de sol a sol, as oito horas diárias a que a maior parte do povo brasileiro é submetido cotidianamente.

Hoje, Chico é repositor em um supermercado de sua cidade natal, o “Tenda Atacado”. E quando pensou que o basquete havia se tornado não mais que um sonho distante, surgiu a oportunidade de disputar a LDB 2013 pelo Vitória da Bahia. E ele conta como recebeu mais esta oportunidade.

“Quando pintou a chance de disputar a LDB 2013 nem pensei duas vezes, mesmo tendo outro emprego. Eu sou de 1991, então este é meu último ano na Liga de Desenvolvimento. E, sinceramente, estou encarando o campeonato como minha última chance de virar jogador profissional de basquete. Mais visibilidade que a LDB no Brasil só mesmo o NBB, acho que nem o Paulista Adulto tem tanta visibilidade como a LDB hoje. Então tenho me esforçado muito em todas as etapas, dando meu máximo mesmo porque eu sei que essa é minha última chance”.

E ele considera que tem aproveitado bem a oportunidade!

“Acho que estou fazendo um bom campeonato sim. Claro que eu acho que poderia jogar um pouco melhor, mas no geral a avaliação da minha participação é positiva sim. A etapa de Bauru foi a que eu joguei melhor, entrei até no Top 25 da etapa. E se nas outras não joguei tão bem como em Bauru, acho que pelo menos consegui manter uma regularidade ao longo das etapas”.

Chico nos contou que a labuta no supermercado é pesada, trampo sábado, domingo, feriado, vida social é só uma expressão, bem distante da realidade do dia a dia. E conciliar a vida das gôndolas e promoções com a bola laranja é tarefa quase impossível.

“É muito difícil fazer as duas coisas porque o trabalho é bem pesado. Eu tento, mas é muito difícil. Quando dá eu treino em um time de São Carlos, mas não dá pra treinar todo dia, então só vou de vez em quando, umas duas vezes por semana, quando dá. Fora isso tento manter a forma, malho e quando sobra tempo dou uma corrida, mas nada além disso. E não tem jeito, tenho que dar prioridade pro supermercado porque tenho que viver e ele é minha única fonte de renda hoje”.

Chico é mais um exemplo de como é difícil a trilha que leva a ser um atleta profissional. Não basta ter talento e condição física, isso ele tem e nem por isto está garantido entre os que passarão o funil. Com 2m04, braços longos e um físico muito esguio, Chico é um ala pivô de talento inegável, um cara que consegue jogar tanto dentro como fora do garrafão, conciliando força e agilidade, além de muitos recursos técnicos.

Mas mesmo com tudo isso ele se encontra hoje, aos 22 anos, entre o sonho basqueteiro e a realidade da vida, o dia a dia de labuta nos corredores do supermercado.

Que a LDB não seja sua última chance, mas a porta definitiva, e aberta, ao mundo do basquete!

Matéria publicada no site da NBB (http://lnb.com.br/territorio/categorias/novos-talentos/) - Foto: Site da NBB

__________
Comentários
0 Comentários

postar comentário(s):

Postar um comentário

Siga o ECVitóriaNotícias no Twitter: @ecvnoticias

Últimas notícias

Postagens populares (última semana)

Postagens populares (últimos 30 dias)

CAMPEONATO BRASILEIRO 2014 (28ª rodada)

Jogo ao vivo: Sport x VITÓRIA .


Dia: 12/10/14 (domingo)

Horário: 18:30h (hor. de Brasilia)


Links das rádios/tv na web:


Rádio Metrópole 101,3 FMRádio Transamérica 100,1 FMRádio TudoFM 102,5Rádio Itapoan 97,5 FMRádio CBN 100,7 FMRádio Sociedade 740 AMRádio Excelsior 840 AM