Cadastre seu e-mail para receber notícias do Vitória

Você receberá um e-mail com um link, clique nele para ativar e confirmar sua inscrição. Caso não tenha recebido, cadastre-se novamente.

Os Vitórias e a conclusão do livro "Crônicas de um coração rubro-negro". Por Antônio Rocha.

Olá amigos rubro-negros!

Eu já subi negô, eu já subi negô, eu já subi negôôôôô!!!

Somos de primeira, somos da primeira, somos série "A", somos elite.

Como previmos no nosso texto de 19/11, "Não poderia ser diferente", (http://www.ecvitorianoticias.com/2012/11/nao-poderia-ser-diferente-por-antonio.html), iríamos sofrer até o último minuto do jogo contra o Ceará (1 X 1, 24/11). E foi o que aconteceu. Somos Vitória, e ser Vitória é ter CORAÇÃO DE LEÃO.
Parabéns torcedor rubro-negro! Parabéns Imbatíveis! Parabéns Camisa 12! Parabéns torcidas organizadas! Parabéns sócio do SMV - Sou Mais Vitória! Parabéns torcedor rubro-negro! Vocês são a soma de todos nós!!!

Sábado e domingo foram dias de festa. "Ontens, hojes e amanhãs" são dias de reflexão. Esperamos e torcemos para que todos os erros - e que não foram poucos - cometidos pelos dirigentes e jogadores (aqueles que ficarem - esperamos que sejam pouquíssimos) tenham servido como aprendizado, e que não voltemos a cometê-los novamente em 2013 e anos futuros.

Futebol é um esporte emocionante. É esporte de massa. É paixão, e, como dizia Nelson Rodrigues, "futebol é o ópio do povo e o narcotráfico da mídia", e, por isso, deve ser administrado e comentado (pela mídia - imprensa falada, escrita e televisiva/televisada) com muita responsabilidade, com os cuidados devidos, principalmente por aqueles que são formadores de opinião, que escrevem, criticam, sugerem e influenciam na formação da consciência coletiva. Sabemos que o torcedor rubro-negro é diferenciado, é mais crítico, mais consciente e, automaticamente, mais exigente, porém, paixão é paixão.

Neste ano de 2012, tivemos vários Vitórias: O Vitória de Toninho Cerezo, de Ricardo Silva, De Paulo César Carpegiani - PCC, de Uellinton, novamente de Ricardo Silva, de Paulo César Gusmão, de Alexi Portela e, principalmente e eternamente, com muito amor e paixão, o NOSSO VITÓRIA, O VITÓRIA DO APAIXONADO TORCEDOR RUBRO-NEGRO.

Analisando e combinando as estatísticas desses Vitórias, ou melhor, de cada uma das fases do Vitória neste ano, chegamos à seguinte conclusão: O melhor dos Vitórias foi o de Paulo Cesar Carpegiani - PCC e o pior dos Vitórias foi o de Alexi Portela. Vejamos, então, as análises e estatísticas.

O ECVitória, contrariando a previsão do vice-presidente em 02/06/2012, quando disse que subiríamos se fizéssemos 66 pontos, carimbou o seu acesso à série "A" com 71 pontos de 114 disputados, com um aproveitamento de 62,3%, sendo 77,2% por PCC no primeiro turno (a melhor performance de todos os tempos da era dos pontos corridos - conquistando 44 pontos de 57 disputados) e 47,4% no segundo turno (27 de 57 pontos disputados).

Quando PCC saiu, depois da derrota, por 2 X 0, para o Atlético Paranaense (20/10), deixou o Leão com 63 pontos (44 pontos no primeiro turno e 19 de 36 pontos disputados no segundo turno - 52,8%), ou seja, um aproveitamento total de 67,7%. Se analisarmos a campanha de PCC até os 3 X 1 do jogo contra o Goiás (22/09), no Barradão, o Vitória estava com uma performance de 73,1% (57 pontos de 78 disputados). Até aí os Srs. Uellinton, Ricardo Silva e Alexi Portela ainda não tinham tirado a voz/linha de comando de Carpegiani - foi depois desse jogo que começaram as lambanças da panelinha da erva daninha & Cia. Ltda. - vide matérias no ECVItóriaNotíciias de 12/09 (Uelliton diz que está bem), 15/09 (Uelliton diz que PCC estava certo), 25/09 (Uelliton diz que pode jogar) e 27/09 (quando PCC diz que Uelliton não tinha condições físicas e técnicas de jogar). Depois disso, perdemos de 2 X 0 para o Avaí, 3 X 1 para o Paraná e, dentro de casa, de 2 X 0 para o Atlético Paranaense.

Liderança não é para quem quer e sim para quem realmente tem. É (será) preciso que esta linha de comando esteja sempre presente daqui pra frente, caso os dirigentes queiram que o NOSSO GLORIOSO VITÓRIA conquiste alguma coisa. Carpegiani, Chumbinho e todos os outros que passaram por aqui, sempre mencionaram sobre essa falta de liderança e sobre as panelinhas ou algo de podre no reino da Dinamarca. Esperamos que, se PC Gusmão ficar, não aceite Ricardo Silva como COORDENADOR/INIMIGO TÉCNICO. Ele Já deu o que tinha de dar no futebol profissional (pelo amor que Alexi tem por ele, pode até ser aproveitado em outro departamento).

Falando dos Vitórias de Toninho Cerezo, Alexi Portela, Ricardo Silva & Cia., estes perderam o Campeonato Estadual e a Copa do Brasil. No Campeonato Brasileiro, Ricardo Silva comandou 3 partidas e ganhou 3 pontos de 9 disputados - aproveitamento de 33,3%, enquanto Paulo César Gusmão disputou 12 pontos e ganhou 5, ou seja, teve um aproveitamento de simplesmente 41,67%.

Já disse em um dos meus artigos, que as estatísticas servem para auxiliar na tomada de decisão e mostrar a verdade dos fatos. Quem não uso os números para tal fim, corre o risco de fracassar mais rapidamente. Analisar os fatos e dar o valor que cada um merece, levando sempre em consideração a preponderância do coletivo sobre o individual, é um dos ingredientes da fórmula do sucesso, é um dos instrumentos dos competentes e profissionais.

Subimos para a série "A", porém, se nada mudar no planejamento, na linha de comando, nos objetivos e metas, e, principalmente, nas atitudes e na gestão do futebol profissional, em 2013 cairemos.

Hoje (27/11), em entrevista para a TV Bahia - Globo Esporte, O Presidente do ECVitória, Alexi Portela, disse que a meta para 2013 é ficar entre os dez. Aí eu pensei com meus botões: começou tudo de novo!!! Pensamento pequeno, metas idem. Sofrimento repetido.

Este foi a primeira parte da conclusão do livro "Crônicas de um coração rubro-negro". Dividi em duas partes para não cansá-los. Na próxima segunda-feira (03/12), publicarei a segunda e última parte.

EU JÁ SUBI NEGÔ, EU JÁ SUBI NEGÔ, EU JÁ SUBI NEGÔÔÔ!!!

VITÓRIA, VOCÊ É A SOMA DE TODOS NÓS!!!


Por: Antônio Rocha
__________
Comentários
1 Comentários

1 comentário(s):

Anônimo disse...

Caro Rocha,

Parabéns pelo texto inteligente e bem redigido.

Mas tem umas coisa que Mocota vai discordar de você.

Separar os resultados do Vitória entre presidente e treinador, isso não existe.

Na opinião de Mocota, este ano tivemos o Vitória de:

Alexi + Toninho Cerezo
Alexi + Ricardo Silva
Alexi + Carpegiani
Alexi + Ricardo Silva
Alexi + PC Gusmão

Mocota vê como discurso de oposição, querer colocar que quando o time vai bem o mérito é do treinador e da torcida e quando o time vai mal a culpa é só do Presidente.

Nan-nani-nan-não

A figura do Presidente tem que estar presente nos infortúnios e nas glórias.

Outra questão: Copa do Brasil/2012, quem eliminou o Vitória da Copa do Brasil foi Paulo Cesar Carpegiani tomando um "sapeca" de 4x1 em Curitiba.

Sob o comando de Ricardo Silva o Vitória vinha fazendo mais uma, de novo, novamente excelente Copa do Brasil.

Tem muitas coisa que você defende e Mocota concorda. Uma delas é justamente a falta de pulso da direção para tomar algumas decisões.

Por exemplo:

Olhando para Tite no Corinthians, Abel Braga no Fluminense, Murici no Santos, Mourinho no Real Madrid... e todos os técnicos que permanecem no cargo após bons trabalho a nível nacional, se fosse Mocota ou qualquer outro presidente de grande clube, Ricardo Silva desde 2010 estaria no comando sem interrupção.

Infelizmente, no Vitória, a parte corneteira da Torcida dita o ritmo.

PS - Repare que nem começou 2013 e já tem blogueiro corneteiro detonando Victor Ramos e Pedro Ken.

PS II - É bem capaz de quando chegar o final de 2013 Victor Ramos e Pedro Ken já estarem senso taxados de marginais, paneleiros, ervas-daninhas, mercenários, vagabundos, fdp...

PS III - Sem provas, deixe não, Antonio Rocha.

J Mocota - Avante Leão!!!

Postar um comentário

Siga o ECVitóriaNotícias no Twitter: @ecvnoticias

Últimas notícias

Postagens populares (última semana)

Postagens populares (últimos 30 dias)

CAMPEONATO BRASILEIRO 2014 (28ª rodada)

Jogo ao vivo: Sport x VITÓRIA .


Dia: 12/10/14 (domingo)

Horário: 18:30h (hor. de Brasilia)


Links das rádios/tv na web:


Rádio Metrópole 101,3 FMRádio Transamérica 100,1 FMRádio TudoFM 102,5Rádio Itapoan 97,5 FMRádio CBN 100,7 FMRádio Sociedade 740 AMRádio Excelsior 840 AM