Cadastre seu e-mail para receber notícias do Vitória

Você receberá um e-mail com um link, clique nele para ativar e confirmar sua inscrição. Caso não tenha recebido, cadastre-se novamente.

A culpa não é (só) do mordomo (Volume 2). Por Franciel Cruz.

Um dos melhores lugares para se conhecer a alma dos brasileiros é a fila de banco. Naquele espaço-período que nos separa do atendimento parece que vai explodir a vingança contra os opressores. Afinal, enquanto esperam, as pessoas desfilam uma fúria cívica dos seiscentos DEMÔNHOS. Todos ali estão cientes dos seus direitos. Xingam, berram, reclamam, revindicam e fazem exigências como se a revolução estivesse à espreita e fosse dar o ar da graça a qualquer momento em edição extraordinária.

Porém, ai, porém, (alô, Paulinho da Viola!) a indignação nestes recintos insalubres é estéril, pois o alvo da ira santa e insana está sempre no andar de baixo. Nunca é aquele que merece. O culpado, na ótica da turba ignara, é somente o Caixa de Óculos, que é lerdo e cego, ou o Office Boy da frente, que trouxe infinitos e desnecessários documentos. Às vezes, praguejam também contra os mendigos ou pivetes que ficam na porta dos estabelecimentos. Enquanto isso, os banqueiros riem e seguem cometendo todos os delitos sob a proteção da legislação. E a questão brechetiana prossegue insolúvel: “O que roubar um banco em comparação com fundar um ?

Mutatis mutandis (recebam, acomodados, um latinismo na torácica), o mesmo se aplica às arquibancadas da vida e morte severina. A culpa é sempre do técnico, que é burro, ou do jogador, que é barqueiro. Enquanto isso, os cartolas desfilam impunemente.

Bom.

Todos estes filosóficos prolegômenos são apenas para explicar os porquês de eu não ter seguido o grito da galera na hora do “Fora, Cerezo”, na fatídica e insossa apresentação de ontem à noite diante do ECPP. E silenciei não porque ache que o técnico esteja desenvolvendo um excelente trabalho. Ao contrário. Já o denunciei aqui várias vezes, seja por falta de comando, ou por pirraças pueris, como manter no time aquele homem chamado preguiça, que atende pelo nome de Lúcio Flávio.

No entanto, a verdade que salva e liberta é uma só. Silencie, principalmente, porque, neste instante, xingar técnico é novamente transferir a culpa para os subordinados e legitimar a atuação dos verdadeiros culpados. O alvo, o problema, amigos de infortúnios, está no andar de cima. A esculhambação que impera nas quatro linhas e na casamata é reflexo da (falta de) atitude e (da falta) do planejamento da direção. Sim, porque uma gestão que troca de diretor de futebol como a moça do Gerasamba troca de shortinho passa para os outros setores da instituição a imagem de descontrole, de vulnerabilidade ou coisa pior.

Ah, Sêo Françuel, mas por que o senhor e seus amigos também não fazem algo para tentar ajudar, invés de só criticar?”, pergunta-me a moça do shortinho Gerasamba, enquanto troca de indumentária uma vez mais.

E, como sói, eu respondo. Com fatos.

Seguinte.

No último sábado, por exemplo, minha comadre,o Esporte Clube Vitória realizou um evento sobre Planejamento Estratégico. Pois muito bem. Ato contínuo à divulgação, o MSMV enviou um ofício formal, reivindicando a participação no evento por entender que o tema era (e é) de extrema relevância para o futuro do Clube. Como resposta, o ECV largou a seguinte mensagem. Às Aspas. “Conforme contatos mantidos com Dr. Rodrigo Santos, consultor contratado para conduzir o processo de reestruturação Organizacional do Esporte Clube Vitória, nos foi informado que o evento é exclusivo para: DIRETORES, MEMBROS DO CONSELHO FISCAL E DE ÉTICA E GESTORES CONTRATADOS DO CLUBE. Dr. Rodrigo Santos informou ainda que posteriormente haverá eventos destinados a conselheiros e sócio”.

Apesar de entendermos que poderíamos contribuir de modo efetivo, nós, coordenadores do Movimento, achamos a justificativa plausível. O que não foi plausível, nem aceitável, foi ler três dias depois na página oficial do Clube que também participaram do evento “representantes da imprensa e de segmentos organizados da torcida rubro-negra

É graça uma porra desta?

Quer dizer que os conselheiros eleitos (nem questiono a eleição dos mesmos agora, pois já é matéria vencida) não são nem convidados a participar; quer dizer que uma entidade como o MSMV, que representa uma parcela expressiva de torcedores e sócios, é limada, excluída do processo, mesmo demonstrando interesse, mas setores da imprensa e representantes de segmentos organizados da torcida participam de algo que era somente para DIRETORES, MEMBROS DO CONSELHO FISCAL E DE ÉTICA E GESTORES CONTRATADOS DO CLUBE?

Francamente. Não será a saída apenas de Cerezo que vai resolver o problema do NOSSO Vitória.

A culpa, amigos, não é só do mordomo.

Por: Franciel Cruz (@ingresia)

P.S Eis abaixo o linque para o texto inicial sobre mordomos e culpas. A questão denunciada na ocasião, o nefasto tratamento que era dado aos sócios do SMV, foi razoavelmente equacionada.

http://victoriaquaeseratamen.wordpress.com/2010/03/13/a-culpa-nao-e-so-do-mordomo/
__________
Comentários
8 Comentários

8 comentário(s):

Anônimo disse...

FRANCIEL,VC LEMBRA QD DA VOLTA DE FITO NEVES?SE NÃO TIRA ELE NÓS NÃO TINHAMOS PASSADO DA PRIMEIRA FASE DA TERCEIRA LEMBRA?SÓ PASSAMOS NO ULTIMO JOGO CONTRA O PIRAMBU E O NOVO TECNICO FERREIRA QUE REINTEGROU ATLETAS COMO EMERSON QUE FITO FICAVA DE PIRRAÇA.FORA CEREZOOOOOO

Lyu Falcão disse...

Concordo em gênero, número e grau "Senhor das Letras"...Precisamos nos unir para tirar toda essa corja do alto da pirâmide à base, incluindo nisso o intocável Sr. Ricardo "marmota" Silva... Vamos fazer com o Vitória, como nós estudante fizemos na década de 90 com o então futuro ex Presidente Collor...vamos à Toca,vamos às ruas...mas vamos pedir o impeachment desses enganadores..que estão brincando com o nosso amado time.... vamos lutar leoninos...precisamos urgentemente nos movimentar,mas sem desordem,no mais pacífico e silencioso protesto, para eles saberem que não estamos nem um pouco satisfeitos com os desmandos ocorridos. O que não podemos fazer é ficarmos esperando essa Diretoria inerte fazer o q tanto desejamos. Um verdadeiro time....

Anônimo disse...

enquanto a imprensa de boca grande ficar recebendo $$$$ eles vão segurar a porteira (portela).

Anônimo disse...

Quem souber responda:

1º) Quem tirou o Vitória da Serie C, levou a uma final da Copa do Brasil e colocou o Vitória como um time reconhecido nacionalmente como um clube bem estruturado financeiramente?

2º) O Nordestão saiu após interferência de quem?


Att,

J Mocota

Avante Leão!!!

Anônimo disse...

A SITUAÇÃO DO NOSSO VITÓRIA É DIFICIL ,SE FICARMOS COM ESSA DIRETORIA AI NÃO VAMOS A LUGAR NENHUM PODE TER CERTEZA.É UM CICLO VICIOSO ESSE RICARDO SILVA ENTRA TREINADOR E SAI TREINADOR E ESSE CARA CONTINUA É ESTRANHO NO MINIMO,A MAIORIA DOS TREINADORES TEEM HOMENS DE CONFIANÇA ,MAS OS QUE VEEM PRO VITÓRIA ACEITAM FICAR COM RICARDO SILVA,PQ ISSO ? MUDANÇA JÁ.COMO PODE UM TIME JOGAR 20 PARTIDAS EU DISSE 20 PARTIDAS OFICIAS E NÃO TER PADRÃO DE JOGO. E A DIRETORIA NÃO VER ISSO ,TEM COISA ERRADA AI SIM,UM TIME BOM COMO ESSE PELO MENOS DE PAPEL FALO ENTENDEU E NÃO RENDE.QUE JA ASSISTIU OU OUVIU AS ENTREVISTAS DE CEREZO,O CARA FALA COISA COM COISA RAPAZ É RIDICULO.

Anônimo disse...

Concordo, em número, gênero e grau. Agora, muitos destes corneteiros torcedores não têm (prefiro acentuar) espírito coletivo de organização. Já defendi o impeachment desta diretoria, mas, antes tem que mudar o vetusto estatuto, para que nós sócios torcedores, tenhamos voz e voto.

Leo disse...

Prezado,
Gostei do seu artigo e concordo plenamente. Vou usar um conceito de Karl Marx (1818- 1883) para expressar o momento que o Vitória atravessa, trata-se da discussão sobre essência e aparência. Para se entender a essência das coisas temos que separá-la da aparência. A essência geralmente está oculta, porque não queremos vê-la ou não nos deixam ver. Aparência é aquilo que a gente enxerga de imediato. Algumas discussões neste fórum não toca no essencial da situação que o Vitória vive.
No meu sentir, o Vitória passa por um momento agonizante, em função da forma despreparada e irresponsável que Alexi Portela conduz o Clube. Negar essa realidade é um claro processo de alienação.
Paulo Carneiro cometeu erros na gestão do Vitória, tanto que fomos para uma terceira divisão, mas não podemos deixar de reconhecer suas virtudes, até por gratidão. Tentar obscurecer o que Paulo fez também tem conteúdo alienado.
A torcida do Vitória não pode ser um boneco nas mãos dos outros, sem luz própria, sem vontade própria. Um sujeito como Zé Eduardo (Bocão) não deveria ter nenhuma influência no clube e nem na torcida.
O enfoque central no Vitória são as eleições diretas pelo sócio torcedor, através disso superaremos nossas contradições. Essa é a grande esperança de um novo momento que a nossa torcida deveria pressionar, discutir, identificar quem é a favor e quem é contra.
Por sua vez, não vejo, na torcida, isso como uma bandeira principal, estamos mergulhados na aparência e distante da essência, e assim temos que ouvir as cantilenas do Zé Eduardo (Bocão), do tipo: "não tem ninguém que possa assumir o clube melhor que Alexi Portela". Quanta alienação...

Anônimo disse...

E uma quadrilha que tomou de assalto nosso Clube, porque o Ricardo Silva, é o maior desagregador dentreo do Clube, ainda fica alguns imbecis endeusando-o em ter sido Vice da Copa do Brasil, é ser insignificante mesmo, tods verão quando chegar alguém independente e banir este mau carater junto com Portela e sua sucia veremos que o Vitória terá uma trajetória de triunfos, mais com estes facinoras, continuaremos servindo de chacotas para o mundo do futebol, porque em quase 113 anos nenhum titulo de expressão, aturar Ricardo Silva e Flavio Tanajura estão no Clube por amizade e não por competencia devemos fazer coro contra estes abutres no proximo jogo

Postar um comentário

Siga o ECVitóriaNotícias no Twitter: @ecvnoticias

Últimas notícias

Postagens populares (última semana)

Postagens populares (últimos 30 dias)

CAMPEONATO BRASILEIRO 2014 (28ª rodada)

Jogo ao vivo: Sport x VITÓRIA .


Dia: 12/10/14 (domingo)

Horário: 18:30h (hor. de Brasilia)


Links das rádios/tv na web:


Rádio Metrópole 101,3 FMRádio Transamérica 100,1 FMRádio TudoFM 102,5Rádio Itapoan 97,5 FMRádio CBN 100,7 FMRádio Sociedade 740 AMRádio Excelsior 840 AM