Cadastre seu e-mail para receber notícias do Vitória

Você receberá um e-mail com um link, clique nele para ativar e confirmar sua inscrição. Caso não tenha recebido, cadastre-se novamente.

100 vezes Neto Baiano

Caneleiro. Esforçado. Louco. Provocador. Goleador. Esses são os mais amáveis adjetivos dedicados a Euvaldo José de Aguiar Neto, ou Neto Baiano. Atacante de força, nunca foi unanimidade com a torcida Rubro-Negra, mesmo sendo um legitimo “pescador de sardinha”.

Desde 2009, quando pisou no Barradão pela primeira vez, a trajetória de Neto sempre foi marcada pelos gols feitos, pelos gols perdidos e pelas polêmicas. E nessa brincadeira já se vão 100 jogos vestindo o manto rubro-negro. E não é só isso. Neto vai conquistar, quer você queira ou não, com números, lugar de destaque na história do Esporte Clube Vitória.

HISTÓRICO
Revelado pelo Mirassol-SP, Neto jogou no São Caetano, Internacional – onde foi Campeão Gaúcho, Mogi Mirim e até no futebol do Vietnã. Em 2005 foi vendido ao Jeonbuk Hyundai, da Coreia do Sul, por R$ 1,43 milhões, mas teve uma passagem apagada e retornou ao futebol brasileiro logo em seguida para atuar no Paulista-SP. Com o bom desempenho, foi emprestado ao Atlético-PR, mas nem chegou a entrar em campo. O jogador ainda passou por Palmeiras e Fortaleza antes de retornar novamente ao Paulista-SP. Em 2007, foi emprestado ao Bragantino, onde se sagrou Campeão da Serie C.

Em 2008, Neto retorna ao Paulista para a disputa do campeonato estadual. Foram 15 jogos e 9 gols que chamaram a atenção do Ipatinga, que disputaria a Serie A pela primeira vez em sua história. Depois de 10 jogos e apenas um gol marcado, hora de nova mudança. Desta vez o jogador se transferiu para a Ponte Preta para a disputa da Série B, atuando em 12 jogos e marcando apenas 2 gols.

O INÍCIO
Em 2009, Neto desembarcava no Aeroporto de Salvador em direção ao Barradão. Mesmo criticado, seguia fazendo gols em praticamente todas as partidas do Campeonato Baiano. Atuando ao lado de Jackson e/ou Nadson, o atacante marcou 22 gols em 35 partidas na sua primeira passagem.

Em 28 de abril de 2009 na vitória contra o Atlético-MG pela Copa do Brasil, Neto Baiano cravava o seu primeiro pino na história do clube: Fazia o milésimo gol do Esporte Clube Vitória no Estádio Manoel Barradas.



Pelo Campeonato Baiano foram 18 gols e o mais importante foi no último jogo contra o Bahia. O Vitória perdia, debaixo de forte chuva, por 2×0 (o BAVI do “Ah, eu acredito”) e tentava pelo menos um gol que lhe garantiria o titulo por ter vencido a primeira partida em Pituaçu. Quando o jogo parecia cada vez mais amarrado, Apodi da intermediária cruza, Neto briga com o zagueiro Nem pelo alto, ganha a bola e bate no canto do goleiro para explodir o Barradão. A partir dali, o Vitória tomou o controle do jogo e no final, Ramon ainda empatou e o VITÓRIA se consagrou TETRA-Campeão Baiano.



Na Copa do Brasil, o Vitória precisava reverter o placar de 4×0 sofrido em São Januário frente ao Vasco. Com 1 minuto, de falta, Neto Baiano fez 1×0. Minutos depois, o atacante foi acusado de cuspir em um jogador cruz-maltino, foi expulso e, mais tarde, suspenso por 8 partidas. Como ficaria algumas semanas sem jogar, o seu contrato foi renovado até o final de 2011 e o jogador foi emprestado ao JEF United do Japão, tendo um desempenho no máximo regular.

O RETORNO
Retornando ao clube no fim de 2010, o jogador chegou a fazer pré-temporada e revelou que não gostaria de continuar no Brasil. Pior, enfrentou a direção, as questões legais do seu contrato assinado em 2009 e a torcida. Contratou um advogado e buscou de todas as formas abandonar a agremiação.

“Ele não vai voltar pra Salvador e não joga mais no Vitória. Ele tem interesse de voltar pro Japão. Quer seguir a vida dele fora do Brasil. O Vitória o obrigou a renovar o contrato no Japão por um período que ele não queria. Ele me confidenciou que a estrutura não está das melhores. E a família dele não quer ficar por causa da insegurança”, revelou o advogado em entrevista ao Jornal Correio na época.

“Tem formas de contratação de direito de imagem que não foram bem feitas. Também há atrasos de depósitos de FGTS. Há brecha, mas o Neto quer resolver de forma amigável. Tentamos conversar, mas o clube foi irredutível. Se não conseguirmos de forma amigável, vamos pra Justiça”.

Revela o advogado na mesma entrevista.

O jogador tentou, mas não conseguiu o que queria e foi obrigado a voltar a treinar no Barradão. Com o discurso de arrependido, o jogador culpou a ex-mulher por toda situação criada. Pouco importava. Para a torcida rubro negra, Neto havia virado inimigo mortal, persona non grata, e era vaiado praticamente em todos jogos. O episodio é lembrando até hoje por parte da torcida. O jogador terminou o Campeonato Baiano de 2011 com apenas 4 gols, sendo que, 2 foram em cima do Bahia. No Campeonato Brasileiro da Segunda Divisão, Neto foi reserva durante boa parte, mas marcou 15 gols, totalizando 19 no ano e sendo o artilheiro do Leão na temporada.

NOVO ANO, NOVO JOGADOR
Em 2012, Neto parece obcecado por mudar esta história. Com uma excelente sequência de gols e provocações, o atacante é o jogador que mais fez gols no país no ano de 2012. São 21 gols em 17 partidas, alcançando a excelente marca de 1,23 gols por jogo. Mais solidário, dedica a marca aos companheiros e impõe audaciosas metas.

A primeira é chegar aos 28 gols e ultrapassar o atacante Claudio Adão como o jogador que mais fez gols em uma única edição do Campeonato Baiano. O feito ocorreu em 1986 quando o atacante marcou 27 vezes. Em paralelo, Neto ainda poderá buscar outro recorde. Caso faça mais de 26 gols no Campeonato Baiano, o jogador irá superar o companheiro Índio como o jogador do Vitória com maior número de gols em uma única edição. Índio marcou 26 gols em 2007.

A segunda é superar os atacantes Jonas e Neymar como os maiores goleadores do Prêmio Friedenreich, realizado pelo globoesporte.com e que premia o maior artilheiro da temporada no Brasil. Os dois atacantes marcaram 42 gols, cada, em 2010.

A terceira é ser o jogador com o maior número de gols no Estádio Manoel Barradas. O recorde pertence ao ex-companheiro Ramon Menezes que marcou 44 gols nas duas passagens que teve pela Toca. Neto já chegou aos 41 gols e está bem perto de superar a marca.

CURIOSIDADE
Caso queira ser mais audacioso, Neto poderá vislumbrar em ser o jogador com o maior número de gols vestindo a camisa do Vitória. Segundo o conselheiro Alexandre Ribeiro, o jogador Siri é o jogador que detém este feito. Foram 154 gols marcados entre os anos de 1938 e 1946. Mas Neto ainda está muito longe. Somando todas as passagens, são apenas 62 gols em 100 jogos – alcançando uma média de 0,62 gols por partida – e o jogador possui contrato até o final de 2011.

Mesmo com toda contestação, Neto Baiano ainda foi artilheiro nas duas temporadas que jogou pelo Vitória e caminha a passos largos para ser, pela terceira vez, artilheiro do Leão na temporada.

NETO BAIANO EM NÚMEROS
Em toda carreira
Jogos : 245
Gols: 115**

Pelo Vitória
Jogos: 100
Gols: 62
Gols no Barradão: 41
Cartões Amarelos: 6
Cartões Vermelhos: 2

METAS
MAIOR ARTILHEIRO EM UMA ÚNICA EDIÇÃO CAMPEONATO BAIANO
Cláudio Adão: 27 gols (1986)
Neto Baiano: 21 gols (2012)*


MAIOR ARTILHEIRO DO PRÊMIO FRIEDENREICH
Neymar e Jonas: 42 gols (2010)
Neto Baiano: 21 gols (2012)*

MAIOR ARTILHEIRO DA HISTÓRIA DO BARRADÃO
Ramon Menezes: 44 gols
Neto Baiano: 41 gols*

*Até a data de 26 de Março de 2012
**Segundo contagem pessoal do atacante, ele marcou 138 gols na carreira.

Matéria publicada no Leão da Barra.
__________
Comentários
2 Comentários

2 comentário(s):

Anônimo disse...

Lucas boa noite! eu tenho uma sugestão nova para o apelido de Neto Baiano: Neto o demolidor. Pois quando chega sai devastando todos os adversários. Inclusive o Jahia! rss!!

saudações rubro negra Larissa Fraga Nunes

Anônimo disse...

Neto Bahiano aproveite o jogo de amanhã, para fazer muitos e muitos gols, pois o time é fraco.

Postar um comentário

Siga o ECVitóriaNotícias no Twitter: @ecvnoticias

Últimas notícias

Postagens populares (última semana)

Postagens populares (últimos 30 dias)

CAMPEONATO BRASILEIRO 2014 (28ª rodada)

Jogo ao vivo: Sport x VITÓRIA .


Dia: 12/10/14 (domingo)

Horário: 18:30h (hor. de Brasilia)


Links das rádios/tv na web:


Rádio Metrópole 101,3 FMRádio Transamérica 100,1 FMRádio TudoFM 102,5Rádio Itapoan 97,5 FMRádio CBN 100,7 FMRádio Sociedade 740 AMRádio Excelsior 840 AM