Cadastre seu e-mail para receber notícias do Vitória

Você receberá um e-mail com um link, clique nele para ativar e confirmar sua inscrição. Caso não tenha recebido, cadastre-se novamente.

Hora de repensar. Por Maurício Naiberg.

Muitos torcedores e grande parte da imprensa creditaram a permanência do Vitória na segunda divisão do Campeonato Brasileiro à fatídica derrota para o São Caetano. É obvio que este tropeço, depois de casa, com um Barradão abarrotado de gente, foi um chute nas partes baixas do rubro-negro.

Mas esse foi apenas um jogo no universo de muitas decepções que a torcida assistiu durante toda a competição.

Vamos recapitular por partes para vocês entenderem melhor. Antonio Lopes continuou no cargo mesmo contribuindo, e muito, para deixar o clube na segundona. Naquele momento, a mudança era mais do que necessária. Lopes, com todo respeito ao seu passado, é fraco e enxerga o futebol como há 15 anos. O que ele fez mesmo foi desestabilizar o grupo em vários sentidos.

Logo após a saída de Lopes, a diretoria, talvez no afã de acertar e investir pesado, trouxe para o comando o também ultrapassado Geninho. Fraco? Claro que não, apenas acomodado e sem a ânsia de vencer, como pede a própria Série B. Além do equívoco de trazê-lo, o maior erro mesmo foi mantê-lo por tanto tempo. Observem o retrospecto: onze jogos, quatro triunfos, cinco derrotas e dois empates. Perda de tempo total, quando tudo estava indicando que isso seria maléfico para o elenco.

Agora, a última e decisiva falha da diretoria: Vagner Benazzi. Treinador acostumado a trabalhar em clube pequeno, fraco tecnicamente e psicologicamente. Já recebi muitos questionamentos sobre essa minha crítica. O Vitória realmente tem um bom percentual sob o comando de Benazzi. Tudo bem, concordo. Mas vocês acham mesmo que isso foi fruto do trabalho dele? Posso afirmar aqui que não. O rubro-negro tem jogador que decide, como Marquinhos e Geovanni.

Primeiro, ele não sabe comandar nem um treino. Seu trabalho se resume a rachão. Taticamente, zero. Os trabalhos táticos que aconteciam na Toca do Leão, por sinal, eram comandados por seus auxiliares, como Flávio Tanajura e Ricardo Silva. Fora isso, nenhuma movimentação para aprimorar jogadas aéreas, seja na defesa ou no ataque. Não é a toa que a equipe sofreu gols em diversas rodadas em lances assim.

Me digam aí: com Mineiro no banco, Esdras no elenco, porque colocar em campo Preto e Charles Vagner em boa parte da segundona? Só eu que vejo isso mesmo? Porque atuar com três volantes, de forma covarde e ridícula, quando se tem Lúcio Flávio, Geraldo, Felipe, Maia, Renan Silva à disposição? Benazzi apequenou o Vitória e o nivelou com clubes como Icasa, Boa, ASA e etc.

Se vocês me perguntarem se a diretoria tem culpa? Sim, lógico. Contudo, os esforços foram feitos nas contratações que o torcedor queria. Se vocês não sabem, Gilberto está muito perto do Vasco. Ele não jogou seu melhor futebol aqui, mas paciência, foi uma aquisição ousada e o intuito era agregar valores. Erros como Xuxa, Marcelo, Chiquinho, Charles, Preto, Pablo, acontecem.

A Inês é morta agora. O momento é de muita reflexão para não haver problemas em 2012. A Série B mais fácil da história ficou para trás. Acredito na força da sua torcida no ano que vem. Ela vai fazer a diferença. Botem fé!

Por: Maurício Naiberg
__________
Comentários
7 Comentários

7 comentário(s):

Anônimo disse...

Vamos em frente, Meu caro. O vitória precisa de nós!
Ouçam essa música e não desanimem.

http://www.youtube.com/watch?v=TcSUnjPpb_Q

Maurício, coloca essa música em algum lugar para que todos ouçam.

Abraço.

Anderson Abreu

Anônimo disse...

Com todo respeito a sua opinião Mauricio,mas Vagner Benazzi tem uma coisa que falta a muitos tecnicos do Brasil.Ele agrega o grupo,une todos no compromisso,pode não ser um grande estrategista,mas ainda é um bom treinador que chama o grupo pra si.Não estou aqui defendendo ele,mas seu aproveitamento foi melhor do que outras porcarias que passaram por aqui.O Vitória sonha em trazer Marcio Araujo,quando o Bahia estava na série B cansou de fazer merda na escalação,porém é um cara agregador,uniu o grupo até o final,mesmo pegando o trabalho de Renato Gaúcho na metade do campeonato.Enfim,se for pra trazer um treinador que traga um cara pra unir o grupo,e monte o time pra série B no campeonato baiano e na Copa do Brasil.

Anônimo disse...

Só não concordo quando vc diz que Preto seria banco pra Mineiro e Esdras. Pra mim ele foi uma boa contratação.

PH - Fsa disse...

Onde assino? Concordo 100%. Foi nessa de "bom retrospecto" que mantivemos Ricardo Silva durante tanto tempo no Leão. Benazzi é uma bosta. Um treinador q abre a boca pra dizer que não tirou um determinado jogador porque tinha medo de ser vaiado tem que treinar equipes como Feirense e Duqie de Caxias que não tem ninguem no estádio pra vaiar. Fora Alixo Portela!!

Anônimo disse...

Olhem os jornais de hoje (28/11/2011)deram um destaque enorme ao empate do Bahia frente ao Santos.Na opinião da crônica esportiva da Bahia, especialmente à escrita que cita o time do Bahia como realmente um time forte e de 1ª divisão.Tudo isso em função do resultado do Vitória, ou seja, feliz pelo tropeço do nosso time.
Vale destacar que não é a primeira vez que os jornais tentam diminuir a importância do Vitória no cenário local, dando assim maior ênfase a resultados do Bahia, que digam de passagem, são resultados pífios, fracos, sem o que comemorar.Porém eles conseguem enxergar grandeza onde não existe.Quando da volta à série A, o Vitória ficou tranquilo na zona da sulamericana, resultado que nem comemorei, pois achei ruim o desempenho do time entre os classificados, mas eles acham que o time deles está bem colocado, sendo que nem estará na sulamericana.Comemorar o quê? Uma vez província, sempre província.

Anônimo disse...

Espero que seja contratado um técnico para toda temporada, na minha opinião o Cerezo, tem história no clube, identidade com a torcida e faz o time jogar com alegria. Quando treinou fez uma boa campanha. Além disso penso que o embrião do time deve ser oriundo da divisão de base, mesclando com alguns jogadores mais experientes e com destaque no cenário nacional como Geovane e Lúcio Flávio por exemplo.

Anônimo disse...

Também discordo sobre Preto. Trata-se de um excelente jogador e que o vitória deve renovar. Marca bem, sai jogando fácil, ambidestro. Jogador raro no futebol. Sua chegada arrumou nosso meio de campo.

Postar um comentário

Siga o ECVitóriaNotícias no Twitter: @ecvnoticias

Últimas notícias

Postagens populares (última semana)

Postagens populares (últimos 30 dias)

CAMPEONATO BRASILEIRO 2014 (28ª rodada)

Jogo ao vivo: Sport x VITÓRIA .


Dia: 12/10/14 (domingo)

Horário: 18:30h (hor. de Brasilia)


Links das rádios/tv na web:


Rádio Metrópole 101,3 FMRádio Transamérica 100,1 FMRádio TudoFM 102,5Rádio Itapoan 97,5 FMRádio CBN 100,7 FMRádio Sociedade 740 AMRádio Excelsior 840 AM