Cadastre seu e-mail para receber notícias do Vitória

Você receberá um e-mail com um link, clique nele para ativar e confirmar sua inscrição. Caso não tenha recebido, cadastre-se novamente.

Cerveja em Arena deverá ser liberada em 2012

Beber cerveja nos estádios poderá voltar a ser um hábito do torcedor brasileiro a partir do ano que vem, mas longe da tradicional arquibancada, apenas em camarotes e bares.

O consumo de bebidas alcoólicas é proibido no Estatuto do Torcedor, que veda o porte de “bebidas ou substâncias proibidas ou suscetíveis de gerar ou possibilitar a prática de atos de violência”, além de resolução da CBF.

Por conta da Copa-2014, e do patrocínio milionário que a Fifa ganhará de uma cervejaria, a Lei Geral da Copa deverá derrubar a proibição no Estatuto do Torcedor, o que na prática libera a cerveja assim que o texto for aprovado.

Não será possível circular com bebida no estádio. Mesmo que seja um copo de papelão, o indivíduo pode querer provocar um torcedor e jogar o líquido”, disse o relator da Lei Geral da Copa, deputado Vicente Cândido (PT-SP).

Segundo o deputado, o texto do Estatuto será alterado para deixar clara a liberação. “O artigo [do Estatuto] é dúbio, que fala em entorpecentes. Precisa de uma redação melhor para uniformizar no Brasil inteiro, para que inclusive a CBF mude a resolução dela e as leis estaduais sejam alteradas”, afirmou o deputado.

Como a mudança no Estatuto estará dentro da lei que cria as regras para a Copa, o texto deve ser aprovado em ritmo acelerado: ainda este ano na Câmara dos Deputados e no início de 2012 no Senado. Vicente Cândido será o responsável por oferecer a redação final do texto a ser discutido na comissão geral da Câmara.

ARENA MULTIUSO

A lei que proibiu a cerveja nos estádios foi aprovada no ano passado, mas, segundo o deputado, não se adéqua ao “novo conceito” de estádio — como acontece em outros países.

O argumento de que a bebida deixa o torcedor violento não me convence. O torcedor que quiser já entra bêbado no estádio hoje. Estamos construindo um novo conceito de estádio de arena, com eventos. Por que não pode no Morumbi no dia de jogo, mas pode no show da Madonna?”, disse o deputado.

Até agora, a proposta de Vicente Cândido não recebeu resistência dos colegas deputados. Apesar das mudanças que devem ser feitas por conta da Lei Geral da Copa, a cerveja só poderá ser consumida nos Estados que não têm lei local com a proibição. Caso haja uma lei estadual, será mantida a regra local –que poderá ser alterada para se adequar ao Estatuto do Torcedor.

Por: Filipe Coutinho
__________
Comentários
0 Comentários

postar comentário(s):

Postar um comentário

Siga o ECVitóriaNotícias no Twitter: @ecvnoticias

Últimas notícias

Postagens populares (última semana)

Postagens populares (últimos 30 dias)

CAMPEONATO BRASILEIRO 2014 (28ª rodada)

Jogo ao vivo: Sport x VITÓRIA .


Dia: 12/10/14 (domingo)

Horário: 18:30h (hor. de Brasilia)


Links das rádios/tv na web:


Rádio Metrópole 101,3 FMRádio Transamérica 100,1 FMRádio TudoFM 102,5Rádio Itapoan 97,5 FMRádio CBN 100,7 FMRádio Sociedade 740 AMRádio Excelsior 840 AM