Cadastre seu e-mail para receber notícias do Vitória

Você receberá um e-mail com um link, clique nele para ativar e confirmar sua inscrição. Caso não tenha recebido, cadastre-se novamente.

A tecnologia a serviço do esporte

O Vitória adquiriu, recentemente, um aparelho chamado “Reflotron Plus”, que vai ajudar na avaliação do estresse do jogador após uma partida. De acordo com o fisiologista Valter Abrantes, o jogo de futebol representa um grande estresse físico.

Anteriormente, a avaliação do estresse fisiológico sofrido no jogo era realizado considerando apenas parâmetros subjetivos, por meio de conversas com os atletas, utilização de escalas de dor e esforço percebido.

Para agregar neste processo de avaliação pós-jogo, foi que o clube adquiriu o “Reflotron Plaus”, que permitirá uma melhor análise e, consequentemente, tomadas de decisões. “Vale destacar que não se tratar de um recurso novo e que quase a totalidades dos grandes clubes de futebol tem esse recurso à sua disposição”, esclarece Valter Abrantes.

A fisiologia no futebol tem entre as suas atribuições a função de aproximar a ciência e seus recursos tecnológicos, do ambiente onde as decisões sobre os aspectos físicos eram baseados em fundamentos empíricos. Utiliza recursos para avaliar os atletas e conhecer suas características fisiológicas, identificando potencialidades e limitações físicas dos jogadores, assim como, controla as cargas de trabalho (intensidade, duração) nos treinos físicos, técnicos e táticos.

Trabalha sempre na perspectiva de equilibrar as exigências físicas com períodos de recuperação. Recursos tecnológicos para controlar as cargas de trabalho são utilizados, incluindo monitoração por GPS. Suplementos nutricionais que possam contribuir no desempenho do atleta e principalmente no processo de recuperação dos músculos também tem sido utilizados no clube.

Explicações fisiológicas
O exercício intenso induz microlesões no tecido muscular, principalmente nas ações de exercícios intermitentes com componente excêntrico (mudança de direção, frenagem, aceleração, saltos e etc...).

Essas microlesões levam a rupturas nas membranas celulares. Existem substâncias, a exemplo da enzima Creatina Quinaze (CK), que deveriam apenas ser encontradas dentro dos músculos, quando ocorre rupturas das membranas celulares, ocorre extravasamento dessa enzima para o sangue.

Quando analisamos bioquimicamente o sangue (através do Reflotron) e encontramos presença desta enzima, significa ou indica que os músculos sofreram estresse físico, mecânico e oxidativo, que por sua vez resultaram nas microlesões. Um músculo nesta condição se torna mais susceptível a sofrer rupturas maiores, que representam as lesões clínicas propriamente ditas e que são responsáveis pelo afastamento do atleta dos treinos e jogos”, acrescenta o fisiologista.

Vale ressaltar que mesmo não ocorrendo as lesões maiores, um músculo com microlesões não responde funcionalmente de forma satisfatória. Isso significa interferência no processo de contração (fadiga contrátil ou neuro-motora).

Desta forma o aparecimento da CK no sangue serve como indicador de lesão nos tecidos musculares. A partir da identificação do problema, medidas deverão ser adotadas, tais como: diminuição da carga de trabalho do atleta ou do grupo quando for o caso, aumento do período de recuperação, não apenas de descanso, mas também aumentando o tempo entre os treinos com características mais intensas. “Com isso, permitimos que o músculo lesionado seja reconstituído e recupere o seu funcionamento adequado”, conclui. (Site ECV)


__________
Comentários
0 Comentários

postar comentário(s):

Postar um comentário

Siga o ECVitóriaNotícias no Twitter: @ecvnoticias

Últimas notícias

Postagens populares (última semana)

Postagens populares (últimos 30 dias)

CAMPEONATO BRASILEIRO 2014 (28ª rodada)

Jogo ao vivo: Sport x VITÓRIA .


Dia: 12/10/14 (domingo)

Horário: 18:30h (hor. de Brasilia)


Links das rádios/tv na web:


Rádio Metrópole 101,3 FMRádio Transamérica 100,1 FMRádio TudoFM 102,5Rádio Itapoan 97,5 FMRádio CBN 100,7 FMRádio Sociedade 740 AMRádio Excelsior 840 AM