Inicialmente, o vice-coordenador Thiago Matos fez a apresentação do Movimento Somos Mais Vitória, com a exibição da configuração do Movimento, das ações realizadas e dos projetos futuros. Em seguida, foi projetado o vídeo editado pelo MSMV em homenagem ao goleiro, incluindo depoimentos dos torcedores. Viáfara, visivelmente emocionado, não conteve as lágrimas e chorou copiosamente.
O goleiro revelou que sua chegada à capital baiana gerou um grande choque inicial, por causa das diferenças climáticas e culturais. Em seguida, para surpresas de muitos, ele disse que sentiu muita diferença entre a infraestrutura do Vitória em relação à cidade de Curitiba. Mas, bastou pouco tempo para que ele passasse a se identificar com realidade local.
Debate – Logo após a apresentação, teve início um debate bastante franco e esclarecedor com os associados, constando inclusive perguntas de foro íntimo. Mas, o goleiro não se esquivou de nenhuma. Contando com a presença da esposa e da filha na platéia, ele respondeu sobre as acusações e boatos que surgiram nos últimos meses antes de sua saída, explicou a questão da compra dos aparelhos para a sala de fisiologia, contou sobre sua relação com a imprensa, companheiros de equipe e ex-dirigentes do clube, sua identificação com a torcida e a crise com a diretoria.
Foi marcante a sua declaração de que chegou e saiu “do Esporte Clube Vitória pela portas dos fundos”. Ele se referiu ao descaso com que foi recebido quando chegou a Salvador e da forma com que foi tratado após o final do Campeonato Baiano desse ano, sendo acusado de ser o único responsável pelo fracasso do pentacampeonato, além dos infortúnios gerados pelos desencontros de informação por parte da diretoria quanto à sua rescisão contratual.
Para finalizar, Viáfara foi homenageado com uma placa confeccionada pelo MSMV e, novamente bastante emocionando, participou de uma sessão de fotos e autógrafos, atendendo a todos, pacientemente.
Confira o depoimento de alguns participantes:
“Foi muito massa o evento, parabéns a todos que compareceram, aos coordenadores do Movimento e principalmente ao nosso El Paredón, que mais uma vez mostrou o carinho e amor que tem pelo clube e pela torcida rubro-negra, pela sua humildade em dar autógrafos e bater fotos pra todos com direito a replay da galera e mesmo assim ele sempre muito carinhoso e atencioso, isso sim é ser um ídolo de um clube com a grandeza do Esporte Clube Vitória”. Flávio Gustavo.
“se antes eu já admirava-o pelas suas atitudes dentro e fora do campo, a partir de hoje ele se transformou em um dos meus maiores ídolos da história do Vitória. Para meu filho de 8 anos, com certeza ele hoje se consolidou como o maior de todos”. Marcelo Carvalho.
“Até qualquer dia, ‘amigo de fé’, Julián Viáfara! Obrigado pelo respeito, carinho e amor dedicado ao E.C.Vitória e à sua torcida. Sentimentos que estão muito além deste ou daquele fato, desta ou daquela circunstância, deste ou daquele dirigente. Até porque, ‘estes, passarão. Viáfara, Paredão!’”. Jean Gerbase.
“Parabéns não só à organização e à coordenação do MSMV, mas a todos que de forma elegante e educada, compareceram, perguntaram, brincaram, vibraram, choraram e cantaram com emoção o hino do nosso VITÓRIA. Estivemos lá, eu e meu filho, nos emocionamos muito e assim esperamos que o Movimento possa cada vez mais se estruturar e agregar novos associados, pois é assim que poderemos mudar a História do VITÓRIA”. José Augusto e Leonardo.
“Viáfara poderia simplesmente pegar seu boné e já ter ido embora de Salvador, sem precisar mais se preocupar com o Vitória e a sua torcida. Mas não, esse tempo, desde que foi afastado do time, ele tem demonstrado todo o carinho e amor que tem pelo Vitória, o que nos faz acreditar, e isso ficou bastante claro no sábado, que realmente ele virou mais um torcedor apaixonado”. Paulo Henrique Martins.
“Gostaria de parabenizar o Movimento Somos Mais Vitória pelo encontro emocionante com o que, agora eu posso dizer, acredito ser o maior ídolo do Vitória desde sempre. Não falo sobre o maior jogador, mas sobre o que assimilou melhor o sentimento que nós todos compartilhamos pelo clube. E isto ficou claro para os que tiveram a oportunidade ímpar do encontro que eu considero como divisor de águas na relação Torcedor do Vitória – Esporte Clube Vitória”. Ricardo Alexandre Andrade.
Veja algumas fotos do evento: