Cadastre seu e-mail para receber notícias do Vitória

Você receberá um e-mail com um link, clique nele para ativar e confirmar sua inscrição. Caso não tenha recebido, cadastre-se novamente.

Viáfara: "NADA VAI TIRAR O VITÓRIA DO MEU CORAÇÃO". Por Franciel Cruz.

Franciel Cruz
‘NADA VAI TIRAR O VITÓRIA DO MEU CORAÇÃO’
Por Franciel Cruz

Por conta de minha formação ceticamente cartesiana, sempre desconfiei das chamadas forças sobrenaturais. Acreditava (e, de certo modo, ainda acredito) que somos senhores de nossos destinos, independentemente das ações exógenas (recebam, incréus, um exógena pelos mamilos).

Pois bem.

Acontece que a convicção, esta menina traquina, é um bicho traiçoeiro da disgrama. Basta um descuido e vupt, ela, a convicção, nos escapa, sem remorso algum. E comigo não foi diferente. Há exatos três anos e três dias, em 17/05/2008, comecei a mudar minha opinião sobre as artimanhas do destino. A partir da referida data, comecei a perceber que Ele, o destino, tem uma força descomunal, muito além do que pode imaginar nossa vã consciência (Chupa, Shakespeare!).

O seguinte foi este.

O ponteiro do relógio marcava 18h10, na Ilha do Retiro, quando vi que aquele colombiano, que estava vestindo pela primeira vez o manto Rubro-Negro, começava a selar uma aliança inquebrantável com o Clube e a torcida. Uma coisa completamente fora dos padrões do futebol moderno, onde o que sempre prevalece é o vil metal. Ele fez uma partida extraordinária não somente porque estava em boa forma, mas porque, além de tudo, pegava com as mãos, os pés, o coração e até mesmo com a língua.

Aliás, como fala este rapaz. Porém, todas as falas sempre foram no sentido de construir um clube respeitado e vencedor. Jamais ele admitiu ou engoliu calado qualquer coisa que viesse a desmerecer a imagem de um Vitória Grande. Ele sempre acreditou que era possível construir este Rubro-Negro de seus e de nossos sonhos. Um time destemido, que nunca se apequena.

Inclusive, acho que a maior e mais simbólica divergência de Viáfara com a atual diretoria é exatamente esta. Ele incomoda os que estão temporariamente no poder porque pensa um Vitória Forte, coisa que causa alergia a esta gente que se guia pela covardia e mesquinhez.

É verdade que, em todo este período, ele não foi apenas o goleiro espetacular, que pegou tudo e mais um pouco, a exemplo da Vitoriosa (sim, vitoriosa) campanha na Copa do Brasil do ano passado. Viáfara, é preciso fazer justiça aos fatos, teve também atuações medonhas. Na minha imodesta opinião, a pior de todas foi contra o Palmeiras.

Mas, derivo.

O que queria dizer é que a prova definitiva de que a ligação de VIáfara com o VItória era muito mais profunda do que a coincidência das duas letras iniciais, ocorreu no dia 12 de junho do ano passado.

Como sói acontecer, larguei mulher e filho e descambei para o Santuário para assistir a peleja entre Vitória x ABC pela Copa do Nordeste. Era uma noite fria, destas que, de quando em vez, se abate sobre a cidade, com uma neblina que torna este tipo de jogo ainda menos atrativo.

Pois muito bem.

O time B do Vitória fazia uma partida medonha e o gol da equipe potiguar poderia sair a qualquer momento. E quando tal profecia aconteceu, fiz o que costumo fazer nestas horas: xinguei até a décima geração de todo mundo e procurei alguém para compartilhar minha revolta. Porém, a arquibancada era um deserto de homens e idéias. Foi então que, olhando para perto do alambrado, vi o sacana do colombiano sofrendo com aquela derrota, que, ressalte-se, não alterava porra nenhuma a situação do Vitória. Porém, ele não admitia um clube perdedor. Tanto é assim que, na goleada que o expressinho meteu nas sardinhas em pleno pituacivisky, ele vibrou como menino nas arquibancadas. E também sofreu junto aos torcedores naquela apática apresentação na Vila Belmiro, depois de ser um dos comandantes da memorável festa no aeroporto 2 de Julho. (O nome do aeroporto é 2 de Julho, viu, cambada de sacanas?).

É por estas e outras que narrei, e na história entre Viáfara & Vitória existem e ainda existirão muitas outras, que a frase do título não me soa falsa. O colombiano, que tanto gosta de brincar, inclusive em momentos inadequados, está falando sério quando diz que nada vai tirar o Vitória do seu coração.

Nada mesmo. E, pra encerrar esta prosa, El Paredón, ouça o que falou o lírico Mário Quintana, numa pequena obra intitulada Poeminha do Contra.

“Todos estes que aí estão

Atravancando o meu caminho,

Eles passarão.

Eu passarinho!”.

É isso.

P.S. Por uma destas ironias do destino, Viáfara se despediu do Vitória exatamente no dia de seu aniversário.

Leia também:
// Viáfara: de paredão a vilão
// Viáfara se despede do Vitória: "ETERNAMENTE GRATO!!!"
__________
Comentários
9 Comentários

9 comentário(s):

Junior disse...

Deviamos exigir Viafara presidente do vitória.... E colocar esse palhaço chamado Alex portela bem longe de nós, de preferência fazer o que fez Paulo "Ovelha" ir por defunto!!!

ricardovinicius2010 disse...

Maravilhoso texto, esse colombiano é o cara e ninguém mudará isso, nem essa direitoria incompetente!!!

Anônimo disse...

FAÇO MINHAS AS SUAS PALAVRAS.

GOSTARIA DE LÊ,UM COMENTARIO SEU SOBRE OS

OS NOVOS CORONÉIS DO VITORIA.

Deco disse...

Excelente texto Sr. Franciel tenho a mesma visão que o mesmo tem acho que Viafara saiu por pensar grande e a diretoria como sempre nos apequena! Mas espero em outra oportunidade ver ele vestir nosso manto novamente!!!

BAND disse...

Seu Françuel e Caros Rubro negros

JA disse em outros momentos: de todos estes meus anos de ECV nunca vi um jogador como Viáfara que vestiu a camisa do clube. E pra mim fica assim:
NA HISTÓRIA DO LEÃO:
VIÁFARA = ETERNO ÍDOLO
PORTELA= ETERNO INCOMPETENTE
SRN

Anônimo disse...

FORA ALEX; VIAFARA PRESIDENTE ELE SIM AMA O VITÓRIA.

Anônimo disse...

Faço minhas as suas palavras, excelente exemplo a citação de Quintana.Viáfara é realmente um exemplo de profisional.Ético e comprometido, veste literalmente a camisa do clube.É sem dúvida uma grande hipocrisia colocar aculpa no colombiano.Sinceramente quem deveria deixar o clube era o Sr presidente.O mal se corta pela raiz!!

Anônimo disse...

BUENA SORTE VIÁFARA

Anônimo disse...

É uma injustiça demitirem viáfara!

Postar um comentário

Siga o ECVitóriaNotícias no Twitter: @ecvnoticias

Últimas notícias

Postagens populares (última semana)

Postagens populares (últimos 30 dias)

CAMPEONATO BRASILEIRO 2014 (28ª rodada)

Jogo ao vivo: Sport x VITÓRIA .


Dia: 12/10/14 (domingo)

Horário: 18:30h (hor. de Brasilia)


Links das rádios/tv na web:


Rádio Metrópole 101,3 FMRádio Transamérica 100,1 FMRádio TudoFM 102,5Rádio Itapoan 97,5 FMRádio CBN 100,7 FMRádio Sociedade 740 AMRádio Excelsior 840 AM